Andressa

quinta-feira, 30 de julho de 2009


Compreendendo o desenvolvimento das Crianças



INTRODUÇÃO:


Amados, antes de tentarmos compreender a criança que estará diante de nós a cada Domingo, é conveniente fazermos uma reflexão sobre o nosso papel de obreiros do Senhor, trabalhando em sua seara. Devemos lembrar que temos em nossas mãos a responsabilidade de apresentar o nosso Deus vivo à estes pequeninos seres que, fisicamente, psicologicamente e espiritualmente são tão carentes d’Ele e não sabem. Mostrar estes aspectos ainda que rapidamente, é o que nos propomos neste trabalho.

I – A CRIANÇA FISICAMENTE:

1 – BERÇÁRIO: ( zero à 3 anos )
Ao nascer a criança já pode fazer vários movimentos e enfrenta a 3 grandes trabalhos:
- Enfocar os olhos
- Aprender a andar
- Aprender a falar

● Pode parecer que não há trabalho para o obreiro do Senhor nesta fase, mas eu afirmo: existe sim!
● Primeiro passo é procurar conhecê-los melhor e a seus pais também!
● As crianças do Rol de Berço crescem rapidamente.
● Seus músculos exigem ação e por isso são turbulentos.
● Elas falam pouco, mas, entendem quase tudo.
● Tenha paciência e calma.
● Use brinquedos fortes, grandes e leves.
● Dê-lhes atenção e não fique zangada.
● Cante corinhos com gestos e providencie para que a sua sala seja a mais confortável possível.

2 – JARDIM DE INFÂNCIA: ( 04 à 06 anos )
● Crescem rápido, tem maior controle motor.
● São ativas e cansam-se facilmente.
● Não conte histórias demoradas, não use palavras difíceis e não faça perguntas que exijam que ela se lembre.
● Alterne atividades calmas com atividades de movimento procure ter uma sala equipamento adequado e material apropriado para trabalhinhos.
● Tenha farmacinha de emergência.

3 – PRIMÁRIOS: ( 07 à 09 anos )
● Têm responsabilidade vibrante e curiosa.
● Cada idade desta faixa etária têm suas próprias características mas apesar de não serem iguais, há traços comuns entre elas.
● Nesta idade descobrem a escola secular os seus encantos e por saberem fazer comparações a Rede de Crianças pode ficar em segundo plano se o professor da mesma não levar a sério o seu trabalho, não dê tempo a eles de ficarem sem nada para ver, ouvir ou participar.
● Use amplamente recursos visuais.

4 – JUNIORES: (10 à 12 anos )
● Trabalhar com essa faixa etária não é fácil.
● Mas é muito gratificante.
● Os juniores não são mais crianças mas não podem ser considerado jovens.
● Sentem necessidade de serem liderados por alguém que os compreenda e os ajude a conhecerem a si mesmos.
● O professo de juniores deve ter um programa ativo.
● Evite fique sentados por muito tempo na mesma posição, evite louvores que pareçam infantis, crie suspense ao arrumar seu material para a aula e dê trabalhos atrativos e úteis para eles fazerem.
● Evite classe mista, se possível.

5 – ADOLESCENTES: ( 13 à 16 anos )
● Procure conhecê-los dentro e fora da Rede de Crianças.
● Tente identificar-se com eles.
● São desajeitados e muito críticos.
● Na tentativa de se adaptarem aos dois mundos existentes ( o seu, interior, e o outro, exterior ) entram em conflitos .
● Apesar de seu desenvolvimento rápido, podem estar bem dispostos num dia e no outro não querem fazer absolutamente nada.
● Varie seus métodos de ensino e faça com que eles participem ativamente da aula. Nunca dê-lhes atividades sem explicar-lhes o seu objetivo.
● Evite classes mistas ( as moças desenvolvem-se mais cedo que os rapazes ).

II – A CRIANÇA PSICOLOGICAMENTE:

1 – BERÇÁRIO: ( zero à 3 anos )
● São sensíveis, precisam de atenção, sendo ou muito boas ou rebeldes demais.
● Evite incidentes que possam ficar gravados em sua memória.
● Não deixe que ela se sinta coagida.
● Dê-lhe segurança e amor.
● Procure não faltar.
● Não gostam de serem mandadas mas fazem coisas que você sugerir.

2 – JARDIM DA INFÂNCIA: ( 04 à 06 anos )
● Gostam de brincar em conjunto mas têm tendência a destruir coisas.
● São egoístas, desejam aprovação dos outros e dos adultos.
● Não grite com elas.
● Já controlam o choro apesar de serem explosivos.
● Gostam de ajudar, são bondosos, mas também são teimosos e medrosas.
● Evite histórias que tenham suspense negativo.

3 – PRIMÁRIOS: ( 07 à 09 anos )
● São comunicativos, necessitam de companhia respeitam autoridade e são cooperadores.
● Têm muito “Fogo de Palha”.
● Não espere muito por eles.
● Ensine obediência através de sugestões com amor, e nunca dando ordens.
● Ensine o valor de competir, incentivando-os cooperando para o bom andamento da classe.

4 – JUNIORES: ( 10 à 12 anos )
● Têm boa memória, lêem muito, sentem necessidade de segurança.
● Gostam de organizar grupos do mesmo sexo.
● As meninas pensam mais em namoro, adoram heróis e são perfeccionistas.
● São instáveis emocionalmente, sensíveis ao desprezo, falta de amor ou hipocrisia.
● Promova passeios para a classe, ajude-os na formação de bons hábitos de leitura.
● Seja amigo constante e sincero
● Evite abraços ou outros gestos pois eles não gostam.
● Ame-os com o coração e não com gestos carinhosos.

5 – ADOLESCENTES: ( 13 à 16 anos )
● Estão sempre em busca de novidades.
● Muitos curiosos quanto a sexo e drogas.
● Querem ser adultos, independentemente e pertencer a comunidade.
● Fica encabulado com facilidade e têm consciência de seus problemas.
● Têm interesse pelo sexo oposto, mas seus sentimentos são inconstantes.
● Providencie preletores cristãos para falar sobre sexo e drogas.
● Conduza seus pensamentos em direção a Cristo.
● Providencie reuniões Sociais Mistas.

III – A CRIANÇA ESPIRITUALMENTE:

1 – BERÇÁRIO: ( zero à 3 anos )
● Têm sede de conhecer a Deus vivo e atuante.
● Têm a capacidade para entender e experimentar o amor de Deus, ouvidos, vendo e experimentando.
● Gostam de orar e dizer palavras simples para Deus, agradecendo por tudo.
● Tentam cantarolar os corinhos durante a semana.
● Desafina, inventa palavras mas canta com alegria.
● Gostam de ouvir sobre a criação ensinar-lhe que Deus criou o seu corpo.
● Evite expressões abstratas porque elas levam a sério.

2 – JARDIM DA INFÂNCIA: ( 04 à 06 anos )
● Pensa em Deus de um modo pessoal e consegue dar-lhe verdadeiro louvor.
● Ensine-a a orar de maneira pessoal com o senhor.
● Diga-lhe muitas vezes que Deus odeia o pecado.
● Tem curiosidade sobre a morte.
● Acredita nos adultos e está pronta a ouvir de Cristo.
● É a época propícia para apelo.

3 - PRIMÁRIO: ( 07 à 09 anos )
● São impacientes e não gostam de histórias em capítulos que duram muito tempo ou que sejam em seguida.
● Gosta da Escola Dominical e têm fé em Deus.
● Já entendem que Cristo as comprou com seu sangue e que pertencem a Jesus, querendo trabalhar para ele.
● Ensina-lhes a pedir a Deus a solução de qualquer problema.
● Ajude-os a conhecer Jesus, o melhor amigo.
● Dê-lhes trabalhos práticos. Distribuição de folhetos, ligações telefônicas para amigos não crentes, participação de corais, jograis, teatro e etc...

4 - JUNIORES: ( 10 à 12 anos )
● Reconhecem o pecado como algo que desagrada a Deus e a si mesmo.
● Têm fome de Deus.
● Sua fé é simples e a sua cabeça está cheia de dúvidas sobre a Bíblia.
● Gostam de encontrar respostas por si mesmos na Bíblia.
● Compreendemos melhor os simbolismos.
● Querem Cristo como Salvador e Senhor.
● Explique-lhes o valor do sangue de Cristo.
● “Se confessarmos os nossos pecados , ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 01:09
● Desafie-os a orar, fazendo pedidos específicos e pela resposta de Deus, vão saber a realidade divina e a sua atuação hoje na vida diária.
● Ofereça-lhes as ferramentas próprias para descobrir na Bíblia as soluções para seus problemas.
● Leve-os aos pés do Senhor e ajude-os a entender a importância de colocar a Cristo como líder de suas vidas.

5 - ADOLESCENTES: ( 13 à 16 anos )
● Estão prontos para salvação. Pode levá-los a Cristo sem receio.
● Ajude-os no seu crescimento Cristão: valor da oração, hora devocional, estudos Bíblicos, etc.
● Aplique-as verdades Bíblicas à vida de cada aluno, pois eles têm muitas dúvidas sobre o cristianismo.
● Dê-lhes oportunidade para fazerem perguntas e responde sempre apontando princípios Bíblicos.
● Treine-os e descubra suas aptidões para trabalhos da igreja.

Dicas para as crianças e adolescentes na internet



Neste espaço veremos algumas dicas de Segurança para ajudar as crianças e adolescentes no uso da internet.

Converse sobre estas dicas em sua família. Você pode adicionar suas próprias dicas!

Algumas Dicas de Uso para as crianças e adolescentes

1 - Lembre-se que na Internet você nunca pode ter certeza sobre com quem você está conversando. Infelizmente, muitas pessoas mentem e alguém que se diz ser uma criança pode na verdade ser um adulto perigoso.

2 - Nunca divulgue informações sobre sua vida, como por exemplo seu último nome, seu número de telefone, onde você vive, ou onde é sua escola - sem perguntar primeiro para seus pais. Desconfie daqueles que querem saber muito sobre você, pois mesmo com poucas informações as pessoas podem descobrir onde você mora.

3 - Tenha em mente as regras de segurança quando estiver on-line: seu comportamento e os sites da Web que você visita determinarão em grande parte sua segurança on-line. Sempre siga as regras de uso da Internet, esteja você em casa, na escola, na biblioteca ou em outros lugares. Elas existem para garantir que você possa se divertir de maneira segura na internet.

4 - Sempre mostre respeito aos outros: trate as pessoas que estão on-line como você gostaria de ser tratado. Nunca envie mensagens de e-mail ofensivas ou desagradáveis. Lembre-se de que qualquer coisa que você escrever ou enviar on-line pode ser reenviado a outras pessoas - até mesmo seus pais ou sua escola! Portanto, não diga nada que você não queira que os outros o ouçam dizer.

5 - Fazer planos para encontrar seus amigos de Internet na vida real normalmente é uma idéia muito ruim - não concorde com isso - porque as pessoas na vida real podem ser muito diferentes do que elas dizem que são pelo computador. Se você decidir encontrá-los, leve seus pais com você e encoraje seu amigo virtual a fazer o mesmo. Esta é uma idéia inteligente. No mínimo, faça com que seus amigos reais estejam sabendo o que você vai fazer.

6 - Desligue o computador se não se sentir confortável. Se alguém com quem você conversar ou alguma coisa que você vir quando estiver on-line o fizer se sentir desconfortável ou com medo, simplesmente feche o navegador e desligue o computador. Se você não fornecer informações suas a ninguém, ele ou ela não poderá ameaçá-lo, e você poderá simplesmente ignorar a pessoa (ou bloqueá-la) no futuro. Sempre avise aos seus pais ou professores se você se sentir com medo ou for ameaçado quando estiver on-line - eles sabem o que fazer.

7 - Se você receber e-mails suspeitos, arquivos ou fotos de alguém que você não conhece, remova-os para a lata de lixo. Você poderia ter muito que perder confiando em alguém você não conhece. Do mesmo modo, evite clicar nas URLs que lhe parecem suspeitas.

8 - Nunca distribua suas senhas para outros colegas.

9 - Nunca faça nada que possa custar dinheiro à sua família, como por exemplo compras online, a não ser que haja algum de seus pais ajudando você a fazer isto.

10 - Antes de você conversar com um desconhecido na Internet sobre algum problema que você está tendo, ou algo que você está sentindo, tente antes falar com um parente compreensivo ou um amigo e deixe-os saberem o que você está sentindo. Eles são um recurso melhor, mais confiável que um estranho em uma de bate papo.

11 - Evite entrar em salas de bate papo (chats) que parecem provocantes ou de muita discussão, e não deixa as pessoas online usarem o truque de fazer você pensar neles como amigos da vida real se você nunca os conheceu pessoalmente. E também não deixe as pessoas o envolverem em brigas online. Se você for procurar problemas na Internet, você achará isto, e coisas podem sair do controle rapidamente.



Vejam que legal: um contrato de confiança entre pais e filhos

Faça um Contrato de Uso da Internet com seus filhos !

Muitas famílias descobriram que criar um tipo de "Termo de Compromisso" com regras para uso da internet em conjunto com seus filhos ajuda as crianças e adolescentes a terem uma boa experiência construtiva na Internet e a aceitarem melhor as orientações dos pais. Uma das maneiras é fazer uma reunião em família, onde todos concordem em rascunhar um termo de compromisso entre pais e filhos. Também pode-se chamar de Acordo ou Contrato. Algumas famílias imprimem o documento no computador e assinam em conjunto com as crianças e adolescentes.

Veja abaixo um pequeno exemplo. Sinta-se encorajada a criar o seu próprio contrato, com pontos que façam mais sentido para sua família. Você pode encontrar mais alguns exemplos de contrato nos sites:

● SafeKids.Com - Family Contracts for Online Safety,
● Smart Parent.Com - Children's Pledge to Online Safety


Segurança OnLine - Contrato das Crianças e Adolescentes na Internet

1. Eu SEMPRE falarei com meus pais imediatamente se alguma coisa estiver confusa ou parecer assustador ou ameaçador.

2. Eu NUNCA darei meu nome completo, endereço, número do telefone, nome de minha escola ou sua localização, horário, senha, ou quaisquer informação de identificação quando eu estiver online. Eu sempre consultarei um adulto antes no caso de alguma exceção.

3. Eu NUNCA terei um encontro com alguém que eu só conheço pela Internet. Em casos raros, antes perguntarei aos meus pais o que eles acham, e se eu decidir conhecer um colega da internet, eu terei certeza de nós nos encontrarmos em um lugar público e que um pai ou um guardião estará comigo.

4. Eu NUNCA responderei a qualquer mensagem que use palavrões ruins ou palavras que me pareçam assustadoras, ameaçadoras ou estranhas. Se eu receber esse tipo de mensagem, eu a imprimirei e mostrarei para um adulto. Se eu for incomodado em uma sala de bate papo, eu usarei o botão "ignore" ou sairei dessa sala de bate papo.

5. Eu NUNCA irei para um website que custe dinheiro, ou farei compras via internet, sem primeiro pedir permissão aos meus pais ou professor.

6. Eu NUNCA enviarei uma foto pela Internet ou pelo correio normal para ninguém sem a permissão de meus pais.

7. Eu NUNCA enviarei o número do cartão de crédito dos meus pais sem a autorização dos meus pais.


Assinatura do filho(a) _______________________ Data ______

Assinaturas dos pais ________________________ Data ______

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Lições para a célula Kids


Lição 88 Elizeu amigo de Deus

Versículo para memorizar: “Divulguem os seus feitos entre as nações”. Salmos 105:1
Objetivo: As crianças aprenderão que Deus quer que nós falemos Dele para outros.
Quebra-gelo: Cite o lugar onde você gostaria de passar férias.
Texto bíblico: II Reis 5:1-17

Contando a História

Naamã era um grande comandante do exército. A Bíblia diz que Naamã era um homem forte e temível, mas ele tinha um problema. Ele tinha uma doença chamada lepra. Aqui está um poderoso comandante do exército com um sério problema de pele. Naamã tinha uma esposa. A esposa de Naamã tinha uma jovem empregada. A jovem empregada sentia muita pena de Naamã por causa da sua doença. Ela sabia que ele estava sofrendo, então ela pensou o que poderia fazer para ajudar. Ela conhecia um profeta chamado Eliseu. Eliseu tinha o poder através de Deus, para curar pessoas. Deus o usava para fazer milagres. Todos os milagres de Eliseu ajudaram as pessoas a conhecer a Deus. Eliseu estava sempre desejando ajudar pessoas pobres ou poderosas. Eliseu era amigo de Deus. A empregada ouviu falar de Eliseu. Então ela foi até a esposa de Naamã e falou para ela sobre Eliseu. Ela disse que Eliseu seria capaz de curar Naamã da lepra. A esposa de Naamã ficou toda eufórica com está notícia então ela foi contar ao esposo. A esposa de Naamã contou para ele o que a empregada havia dito. Naamã ficou cheio de esperança! Ele quis sair imediatamente, e ver se ele conseguiria ficar curado da lepra. Naamã tinha que pedir permissão ao seu patrão, o Rei, para deixar o exército. Quando ele pediu ao Rei, o rei respondeu: “Claro! Vá imediatamente!!” A Bíblia diz que Naamã levou muitos presente, para Eliseu, o profeta. Naamã organizou sua viajem para encontrar Eliseu. Finalmente Naamã chegou à casa de Eliseu. Ele desceu do cavalo e da carruagem e parou na porta. Mas Eliseu não saiu para recebê-lo! Ele mandou o empregado dizer a Naamã: “Vá ao rio Jordão e mergulhe sete vezes. Sua pele ficará curada e toda limpinha”. Quando Naamã ouviu isso quase teve um ataque! O que? Naamã disse: “Eu fiz essa viagem, Tirei um tempo do trabalho, fiz o que a mulher falou e ele me diz para pular rio? Está empregada não deve saber o que fala!” Naamã ficou muito, muito zangado. Ele disse: Eu pensei que Eliseu fosse sair de sua casa para falar comigo e depois clamar a seu Deus para me curar! Talvez, pelo menos passar sua mão sobre minha pele doente e curar minha lepra!”. Mas então, diz a Bíblia, que o servo de Naamã falou: “Escute. Se o profeta tivesse falado para você fazer algo bem grande, você não iria fazer? Porque então você não faz algo tão simples que ele lhe mandou fazer, ou seja, mergulhar sete vezes no rio Jordão!”. Naamã pensou e viu que isso fazia sentido. Então ele foi ao rio Jordão e mergulhou sete vezes como Eliseu tinha lhe mandado fazer. Era um milagre! Quando Naamã saiu do rio ele estava curado! A Bíblia diz que a sua pele estava novinha em folha Naamã estava tão feliz!! Ele voltou direto para Eliseu e lhe disse que, agora ele acreditava em Deus e no seu poder para curá-lo. Naamã estava tão agradecido que ele queria dar a Eliseu muitos presente, mas Elizeu não quis receber nada. Naamã pediu e implorou para que recebesse os presentes, mas Eliseu disse: “Não, não! Eu não quero nada sou um servo de Deus. foi Ele que lhe curou” Isto mudou sua vida para sempre. Uma jovem que estava disposta a falar ajudou mudar a vida de Naamã para sempre. Ela provou que não importa quem você seja, você pode fazer a diferença para Deus. Quando você busca oportunidades para dizer ou para outras pessoas o que Deus pode fazer, você nem imagina as coisas incríveis pode acontecer!

Hora de conversar

Qual era a profissão de Naamã?
Qual era o nome da doença que Naamã tinha?
Quem falou do profeta a Naamã?
Qual era o nome do profeta?
O que o profeta mandou Naamã fazer?
Naamã fez o que o profeta mandou? O que aconteceu em seguida?
Quem Deus deseja usar hoje?

Hora de brincar

Coloque as crianças em círculo e fale a frase: “Sete mergulho no Jordão Naamã teve que dar”, vai passando a bola e vai contando os números de 1 a 7, quando chegar no 7 a criança que ficou com a bola, conta um pouco da história e sai da brincadeira.

terça-feira, 28 de julho de 2009

A CRIANÇA E O SEU VALOR PARA DEUS

Após ter ressuscitado, Jesus aparece aos discípulos e lhes ordena dizendo: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura”. Marcos 16:15

Entendemos que as crianças também estão inseridas neste contexto, pois quando Deus olha para a humanidade Ele não faz acepção entre adultos e crianças, Ele vê almas pecadoras que precisam da Salvação em Cristo Jesus.

“Quem porventura é maior no reino dos céus? E Jesus chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como uma criança de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto aquele que se humilhar como esta criança, esse é maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como está em meu nome a mim me recebe. Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse uma grande pedra de moinho no pescoço e fosse afogado nas profundezas do mar”. Mateus 18:1-14

A criança é pecadora?

Neste texto vemos os discípulos questionando Jesus acerca de quem seria o maior no reino de Deus. Em resposta Jesus diz que eles deveriam se converter e serem humildes como uma criança. Jesus aqui não está falando que a criança não tem pecado, nem que para ela ser salva deve ser humilde. Temos falsa idéia de que a criança é pura e não tem pecado. No Salmo 51:5 o salmista diz: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe”. Romanos 5:12 diz: “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.

A criança é pecadora e precisa de Salvação!

Veremos então no texto de Mateus cinco princípios de atitude que devemos ter em relação às crianças:

1. Devemos receber a criança como receberíamos a Jesus. V. 5

Jesus disse que quem recebe uma criança está recebendo a Ele mesmo, vemos muitas vezes dentro da igreja pessoas que tem aversão às crianças, não suportam a presença delas na igreja ou em qualquer outro lugar, depois dizem amar Jesus. Como igreja precisamos olhar para as crianças vê-las como Deus as vê, elas também fazem parte do rebanho. Uma prova real de que não temos feito isso, é que na célula e até mesmo na igreja os melhores lugares e recursos são direcionados sempre aos adultos todas as melhorias e tudo que acontece é em função dos adultos, e as crianças são colocadas na maioria das vezes em segundo plano.

2. Não devemos deixar que nenhum dos pequeninos tropecem. V. 6

Aqui Jesus nos adverte:

“aquele que fizer uma criança tropeçar é melhor que se mate”. Baseado no fato de que Deus abomina o suicídio pode, os ver podemos ver quão importante é uma criança para Deus. Às vezes podemos pensar o seguinte: “Mas eu não faço nenhuma criança tropeçar!”.

A criança é observadora e imitadora do adulto, muitas vezes falamos para elas não faça isso, e nós mesmos fazemos, levando a criança se decepcionar e desacreditar das coisas de Deus. Temos que ter cuidado com o nosso testemunho, pois somos espelhos para as crianças.

Vemos também pais que exigem que seus filhos sejam responsáveis e não falhem na escola, porém na igreja estão livres para fazerem o que quiserem. Assim a criança aprende que a igreja não tem tanta importância.
Às vezes a criança aprende algo na igreja e quer compartilhar conosco e não damos atenção. Há muitas formas de fazermos uma criança tropeçar, mas a pior delas é não demonstrarmos que elas são especiais para Deus, tendo assim o mesmo valor que um adulto.

3. Não desprezem nenhum dos pequeninos v. 10

Desprezar fala de ignorar, de ser indiferente às necessidades espirituais delas. Não falo somente das crianças que estão congregando em uma igreja, mas principalmente as que estão no mundo sofrendo todos os tipos de ataques por parte do inimigo. A violência contra as crianças tem aumentado a cada dia, podemos citar neste caso a agressão física e moral, a abuso sexual, etc.

4. Não devemos deixar que os pequeninos pereceram. Vers. 14

A palavra perecer significa morrer, devemos atentar para a vida da criança enquanto há tempo. Pois não é da vontade do Pai que elas pereçam. Devemos trazer os pequeninos até Jesus. A criança não pode sair sozinha ela depende de um adulto para levá-la a igreja ou a célula.

Três razões por que muitas vezes resistimos o trabalho com as crianças

1. Por influência do inimigo

O diabo não quer que as crianças sejam salvas, pois uma criança salva representa uma alma salva, sendo assim uma ameaça para o inferno, pois ela terá muito mais tempo para evangelizar durante toda a sua vida.

2. Porque não são vistas como parte do rebanho

Neste mesmo texto Jesus fala acerca da ovelha perdida e o pastor que sai atrás desta ovelha, está usando uma criança como exemplo. A criança é ovelha do rebanho de Cristo por isso é da responsabilidade dos pastores e lideres zelarem para que elas não se percam do rebanho.

3. Por causa da visão distorcida

Muitos pais não se vêem como lideres espirituais de seus filhos, é uma falha acreditar que a responsabilidade de levar as crianças a Cristo é somente da igreja. O Salmo 44:1 diz “Ó Deus ouvimos com os nossos ouvidos, e nossos pais nos tem contado os feitos que realizaste em seus dias, nos tempo da antiguidade”. Também existem os que pensam que por serem salvos, seus filhos herdaram a Salvação. A Salvação é dada quando a pessoa confessa com os lábios e crê no coração. Romanos 10:9 diz: “Se com a tua boca, confessares ao Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”.
Primeiramente é da responsabilidade dos pais ensinarem aos seus filhos acerca das coisas espirituais, depois então da igreja. Temos visto que em muitas igrejas, o ministério com as crianças como algo sem valor. Colocam-se as crianças em uma salinha mal acomodadas e lhes dão uma folha de sulfite para rabiscarem uma coisa qualquer, então assim os pais podem assistir o culto tranquilamente. O que se torna um grande erro, pois a melhor idade que existe para falar de Jesus a uma pessoa é a infância, pois nessa fase ela é receptiva ao evangelho, não tem argumentos, nem conceito de religiões, ela é humilde e acredita naquilo que dizem ainda que o que lhe foi dito seja mentira. Ex.: papai Noel, coelho da páscoa, etc.
Em uma pesquisa a ONU divulgou que 50% da população no mundo são crianças de até 15 anos. Em outra pesquisa feita pela APEC (Aliança Pró Evangelização das Crianças) foi levantado que o evangelismo feito a uma pessoa:

· De 0 á 4 anos, 1% dos resultados do positivo;
· De 4 á 14 anos, 85% dos resultados são positivos;
· De 14 aos 30 anos, 10% dos resultados são positivos;
· Após os 30 anos, 4% dos resultados são positivos.

Podemos ver então que quanto mais o tempo passa, mais o coração das crianças vai endurecendo, tornando-se mais difícil levá-las ao conhecimento de Cristo. Precisamos investir nelas enquanto são pequenas, pois elas serão os futuros lideres e pastores da próxima geração.
Lembremo-nos, ainda, de que as crianças dependem de nós para mostrarmos-lhes o caminho certo.

“Ganhando uma criança para Cristo, ganha-se uma vida inteira que poderá ser utilizada a serviço de Deus”