Andressa

segunda-feira, 31 de agosto de 2009


O Encontro com Deus Kids é Tremendo!!!
Dias 02.03 e 04 de Outubro.


Estamos nos preparando para o 5º Congresso Kids da Igreja Batista Água Viva.Será uma grande benção! Não fique de fora! Maiores informações com os discipuladores de sua rede, ou no site da Igreja Água Viva.

domingo, 30 de agosto de 2009


Lição 93 Jonas agora obedece

Texto bíblico: Jonas 3
Versículo para memorizar: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” 1 João 1:9
Alvo: Ensinar a importância de testemunhar, ou seja, levar a mensagem de salvação para aqueles que ainda não aceitaram a Jesus.
Quebra-gelo: Quem sabe o que é um missionário? (Explique que um missionário é todo aquele que recebe uma missão, e que no nosso caso todos somos missionários, porque recebemos a missão de irmos por todo o mundo pregando o evangelho.

Introdução: Você se lembra que o profeta Jonas tinha uma tarefa especial? Deus queria que ele pregasse para as pessoas da cidade de Nínive, porque não conheciam o Deus Único Verdadeiro. Jonas, não quis obedecer e foi para outra cidade. Por isso foi engolido por um grande peixe. Então, se arrependeu, orou e Deus ordenou que o peixe vomitasse Jonas na terra.

Contando a história

I- Jonas obedece
Jonas teve uma experiência grandiosa com Deus e jamais poderia se esquecer que Deus o havia livrado. E, quando Deus falou outra vez com Jonas, para ir anunciar a Sua Palavra aos ninivitas ele foi imediatamente. A cidade de Nínive era muito grande e levava três dias para atravessá-la a pé. Jonas entrou na cidade, andou um dia e começou a falar para as pessoas, assim: “Dentro de quarenta dias Nínive será destruída!” Os ninivitas não conheciam ao Deus Verdadeiro e adoravam outros deuses e faziam coisas erradas e horríveis.

II- A Reação dos Ninivitas
A Bíblia diz que eles ouviram a mensagem de Jonas, se arrependeram de seus pecados e creram em Deus. Eles mostraram que estavam arrependidos de seus pecados quando se vestiram de panos de sacos e jejuaram. O rei ao ouvir a mensagem de Jonas levantou-se do trono, tirou o seu manto, vestiu-se de um pano de saco grosseiro e sentou-se sobre cinzas, em sinal de arrependimento; mandou, também, anunciar aos ninivitas a seguinte ordem: “Ninguém pode comer nada. Todas as pessoas e animais vistam-se de panos de saco grosseiro. Que cada pessoa ore a Deus com fervor e abandone os seus maus caminhos e suas maldades. Talvez assim Deus mude de idéia. Talvez o seu furor passe, e assim não morreremos!”

III- A reação de Deus
A Bíblia diz em 1 João 1: 9: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça” Foi justamente isso que aconteceu com o povo de Nínive. Deus viu que eles se arrependeram de seus pecados e abandonaram os seus maus caminhos por isso foram perdoados, e Deus não castigou a cidade como havia dito.

Conclusão: Jonas pregou a Palavra de Deus às pessoas se arrependeram, mudaram de atitude e foram perdoadas. Deus nos avisa através da sua Palavra que somos pecadores e nos dá a chance de nos arrependermos e sermos salvo. Se você ainda não se arrependeu de seus pecados e não aceitou a Jesus como o seu Salvador você pode fazer isso agora, e Deus irá lhe perdoar. Porém se você já O aceitou como Salvador é hora de como Jonas anunciar a Palavra de Deus para aqueles não a conhece. Testemunhe o amor de Jesus para os seus amiguinhos.

Hora de conversar
O que fez Jonas apos ter tido uma experiência grandiosa com Deus?
Quantos dias eram necessários para atravessar a cidade de Nínive a pé?
O que Jonas anunciou na cidade?
Qual foi a reação dos ninivitas?
Qual foi a ordem do rei?
O que Deus fez depois que o povo se arrependeu?
Porque as pessoas se arrependeram dos seus pecados?

Hora de brincar
Discuta com as crianças como compartilhar o evangelho com outras pessoas. Pergunte o que elas diriam a alguém sobre o pecado, o amor de Deus, quem é Jesus? O que Ele fez por nós, o que precisamos fazer para sermos salvos. Se o tempo permitir, duas crianças poderão representar uma situação de evangelismo pessoal.
Lição 92 Jonas desobedeceu

Texto Bíblico: Jonas 1, 2
Versículo para memorizar: “Eis que é melhor obedecer do que o sacrificar” 1 Samuel 15:22
Alvo: Ensinar que Deus sabe todas as coisas e quer que sejamos obedientes sua Palavra.
Quebra-gelo: Pergunte quem tem medo do escuro? Por quê?
Contando a história

Introdução: Nas próximas semanas estaremos estudando sobre a vida de Jonas. Jonas foi um profeta que resolveu desobedecer a Deus, descobriremos qual foi às conseqüências da sua desobediência.

I-Deus fala com Jonas
O profeta Jonas morava em Samaria. Certo dia Deus que conhece tudo e todos, e sabendo das coisas erradas que o povo de uma cidade chamada Nínive estava fazendo, falou com Jonas assim: “Apronte-se e vá para a grande cidade chamada Nínive e grite contra ela, porque a maldade deles chegou aos meus ouvidos”. (Jn 1:2) Para Jonas essa tarefa não seria nada fácil, pois sabia que Deus é amor, e que se aquele povo se arrependessem, Deus não os destruiriam. Deus amava os ninivitas, mas não as coisas erradas que eles faziam. Jonas se aprontou, mas não foi para a cidade de Nínive e sim Társis na Espanha, desobedecendo assim à ordem de Deus.


II- A viajem de Jonas

Jonas pagou a passagem e embarcou no navio rumo à cidade de Társis. Quando Jonas estava viajando, Deus mandou um vento muito forte, e houve uma grande tempestade no mar. A tripulação estava em perigo, pois o navio estava quase partindo ao meio. Os marinheiros ficaram com medo, começaram a gritar, pedindo ajuda, e jogaram as cargas no mar. Enquanto isso Jonas dormia no porão do navio profundamente. O capitão do navio encontrou Jonas e disse para ele orar e pedir para que Deus tivesse pena deles e que não os deixassem morrer. Os marinheiros resolveram então tirar a sorte para descobrir quem era o culpado por todo aquele mal. A sorte caiu sobre Jonas, e eles quiseram saber quem ele era, de onde era e o que havia feito para acontecer aquela tempestade. Jonas contou que havia desobedecido a Deus, e que eles deveriam jogá-lo no mar, para que a tempestade passasse. Então eles oraram e jogaram Jonas no mar e o mar se acalmou. Os marinheiros reconheceram que Deus é o Único e verdadeiro Deus.

III- Jonas dentro do grande peixe
Quando Jonas caiu no mar, Deus ordenou que um grande peixe o engolisse, porque o amava e tinha um plano para a sua vida. Jonas ficou três dias e três noite no ventre do peixe. Ali naquele lugar tão ruim, escuro e sozinho Jonas reconheceu o seu pecado. Jonas não conseguiu esconder o seu pecado de Deus, pois Ele sabe de todas as coisas. Não pense que você pode esconder alguma coisa de Deus; Ele sabe de tudo! Jonas sabia que a única pessoa que poderia ajudá-lo naquela situação tão difícil era o Deus único e Verdadeiro. Jonas em sua oração disse que cumpriria a vontade de Deus, pois sabia que a salvação vinha dEle. Depois que ele orou Deus deu a ordem ao grande peixe, e ele vomitou Jonas na praia. Que maravilha Jonas reconheceu o seu pecado orou e Deus o livrou. Conclusão: Jonas aprendeu uma grande lição: ninguém pode se esconder ou fugir da vontade de Deus. Lendo a Bíblia podemos conhecer a vontade de Deus e devemos obedecê-la imediatamente.

Hora de conversar:
Qual era o nome do Profeta?
Como se chamava a cidade que Deus mandou Jonas ir? E para qual ele estava indo?
O que aconteceu quando Jonas estava no barco?
O que aconteceu com Jonas quando ele foi lançado ao mar?
Dentro do grande peixe Jonas orou, o que ele falou para Deus?
O que você aprendeu hoje?

Hora de brincar: Faça uma câmera de filmagem com uma caixa de sapato e um copo descartável, improvise também um microfone. Entreviste as crianças, elas deverão contar a história conforme forem lembrando.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009






Á - É - I - Ó – U
DO TRABALHO COM CRIANÇAS

Segundo o Dicionário Aurélio, Á - É - I - Ó - U, é a substantivação de a, e, i, o, u com que se designam as primeiras letras ou rudimentos de uma matéria.
Você se recorda de como veio a aprender a ler e escrever? Lembra quantas vezes escreveu as vogais em seu primeiro caderno?
Para deixar de ser analfabeto é necessário dominar, em primeiro lugar, os rudimentos da gramática, e, infelizmente, quantos ainda vivem em absoluta ignorância!
No trabalho com as crianças existe, também, muita ignorância por não se conhecer as noções básicas para se obter resultados satisfatórios e eternos.
Há muitos que são ANALFABETOS em trabalhos com crianças, fazendo tudo de maneira apenas superficial e sem qualidade.
Deseja conhecer e dominar esta matéria? Então escreva em sua mente e coração, até gravar bem, o Á-É-I-Ó-U do trabalho com crianças.

A - AMOR

“Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: APASCENTA OS MEUS CORDEIROS” (Jo 21.15)
Pedro que negara ao Senhor três vezes é questionado três vezes pelo Senhor: “Amas-me” e só ao responder: “Tu sabes que te amo” é que recebe a missão de apascentar, pastorear, tanto cordeiros como ovelhas.
Interessante neste texto é Jesus utilizar a palavra “cordeiro” que identifica os pequeninos de um rebanho de ovelhas, o que nos faz pensar que, também, as crianças precisam de cuidado pastoral. Sim, as crianças precisam ser apascentadas e não pajeadas.
Muitos trabalhos com crianças se resumem apenas em tomar conta dos pequenos para que não atrapalhem os grandes e os que estão à frente das crianças tios ou tias que pouco ou quase nada fazem par a formação espiritual das mesmas.
O que leva alguém a ser consciente de sua responsabilidade pastoral com as crianças é estar tomado de amor ao Senhor Jesus.
Só quem ama ao Senhor poderá amar também as crianças e dedicar-se a elas, pois o amor de Cristo nos constrange, julgado nós isto: Um morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si mesmos, mas para aquEle que por eles morreu e ressuscitou” (II Co 5.14-15).
É preciso verificar que no Velho Testamento encontramos o mesmo princípio. Em Deuteronômio 6.4-9, antes da ordem para que os pais inculquem a Palavra de Deus em seus filhos, há o mandamento: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
Não haverá ministério eficaz com crianças sem um coração pleno de amor ao Senhor.

E - ESPERANÇA
“Que virá a ser, pois, este menino? (Lucas 1.66)
Quando estas palavras foram pronunciadas, por ocasião do nascimento de João Batista, o seu pai, Zacarias, tinha uma profunda convicção e esperança, chegando a afirmar: “Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo” (Lucas 1.76).
No Velho Testamento, no Salmo 78 versos 1 a 8, fica bem claro que ao falarmos às futuras gerações sobre o Senhor e a maravilha de seu Amor e sua Salvação, estas crianças confiarão ao Senhor e serão obedientes à sua vontade, escapando de virem a ser uma geração rebelde e infiel.
O trabalho com as crianças exige que se olhe para o futuro com a esperança que elas não serão escravas de Satanás, mas serão servos fiéis; que elas não estarão perdidas, mas salvas eternamente; pois, semearemos em seus corações a preciosa Palavra do Senhor que tem a garantia de não voltar para Ele vazia.
Não haverá ministério eficaz com as crianças sem esta esperança de que veremos os frutos de nosso trabalho, para a glória de Deus.

I - INVESTIMENTO

Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário. A mulher tomou o menino, e o criou (Ex 2.9)
Quanto custa formar uma criança? Sem dúvida trabalhar com os pequeninos exige gastos, exige investimentos. Investimentos não só de dinheiro, de material, mas também de tempo.
Quanto trabalho com crianças é feito na base de improvisação e pode-se afirmar seguramente que é para as atividades que envolvem as crianças que nunca se conseguem as verbas necessárias. Embora se saiba que o trabalho com as crianças produz mais resultados do que o trabalho com jovens e adultos, chegando alguns a afirmar que dá um retorno de 90% contra 10%, investe-se apenas 10% nas crianças, quando se investe.

Não haverá ministério eficaz com as crianças sem assumir os devidos custos:
a) custos para melhor preparo de aulas;
b) custos para ter-se melhores materiais didáticos;
e) custos para se transmitir melhor o ensino da Palavra de Deus às crianças;
d) custos para se tornar uma influência amiga e marcante na formação da personalidade da criança.

O - ORAÇÃO

Levante-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama o teu coração como água perante o Senhor; levante a Ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas (Lm 2.19).
Diante de um quadro terrível, quando o povo estava sendo levado para o cativeiro, levanta-se este desafio do profeta Jeremias: “Clama ao Senhor pela vida de teus filhinhos”
Mais do que nunca há necessidade de oração em favor das crianças. Nada poderá ser alcançado senão através da oração.
Aquele que trabalha com as crianças precisa aprender o segredo da oração por si mesmo, pelo seu preparo, que sua vida seja um exemplo e pala salvação das crianças e seu crescimento espiritual.
É imperioso reconhecer a verdade daquela afirmação de Agostinho: “É mais importante falar de Deus acerca das crianças, do que falar às crianças acerca de Deus!”
Não haverá ministério eficaz com as crianças sem a prática da oração.

U - URGÊNCIA

“Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai Celeste que pereça um só destes pequeninos” (Mt 18.14).
É urgente ganhar as crianças para Cristo. Enquanto crianças elas são mais suscetíveis de serem evangelizadas, de reconhecerem seu pecado, de crerem na pessoa e obra de Jesus.
A medida que vão crescendo, que vão se adultizando, vão também endurecendo os seus corações e ficando cada vez mais marcadas pelos pecados.
Tem sido comprovado que os 85% dos que são cristãos, tomam esta importante decisão entre 15 e 30 anos; 4% após os 30 anos e 1% de 1 a 4 anos.
Esta estatística nos mostra como é urgente ganhar as crianças. Infelizmente muitos não crêem na evangelização das crianças e protelam a comunicação da mensagem.
Quantas crianças acabam sendo igrejadas e não evangelizadas!
Quem trabalha com as crianças deve ter como prioridade conduzí-las à salvação em Cristo, pois esta é a vontade de Deus.
Não haverá ministério eficaz com as crianças sem este sentimento de urgência quanto ganhá-las para Jesus.

Sim! Eis aí o Á-É-I-Ó-U do trabalho com as crianças, os rudimentos básicos para ter um trabalho frutífero.

sábado, 8 de agosto de 2009

Lição 90 Deus Senhor e rei

Texto Bíblico: Daniel 6
Versículo para memorizar: “Andareis após o Senhor, e a ele temereis e guardareis os seus mandamentos” Dt: 13:4
Alvo: As crianças aprenderão que Deus é Senhor e Rei e quer que nós O sigamos.
Quebra- Gelo: Você já foi ao Zoológico? Teve a oportunidade de ver os leões? Conte como foi.

Hora de conversar

Hoje você vai ver uma das dificuldades que Daniel passou com o rei Dario. Daniel orava três vezes por dia ao Deus Senhor e Rei, mas havia pessoas que não gostava de Daniel e queria prejudicar a sua vida perante o Rei Dario. Então esses presidentes foram até o rei e queriam fazer um decreto dizendo o seguinte: que durante 30 dias ninguém fizesse nenhuma petição a não ser ao rei Dario, mostrando sua fidelidade ao rei e se alguém fosse pego fazendo petição a outro deus seria jogada na cova de leões. Então o rei assinou inocente sem saber o que havia feito. Então Daniel quando soube do acontecido foi até o seu quarto e foi orar a Deus ,pois ele fazia suas orações a Deus três vezes por dia. Ele ajoelhou e deu graças a Deus como de costume. Então aqueles homens ficaram tentando descobrir se Daniel estavam orando ao seu Deus para acusar ele de estar quebrando o decreto do rei. E pegaram Daniel orando ao seu Deus e comunicaram ao rei sobre o que havia acontecido então o rei ficou muito triste e tentou salvar a vida de Daniel, mas não conseguiu fazer com que fosse anulado o decreto dele. Então o rei mandou chamar Daniel e lançou na cova dos leões e disse o seguinte: Que o seu Deus a quem você serve te salve. E colocaram uma pedra na cova e esperaram para ver o que ia acontecer, e o rei foi para a sua casa e não comeu nem bebeu nada e não conseguiu dormir. Pela manhã o rei correu logo para ver o que tinha acontecido, e chamou pelo nome de Daniel e disse: “Daniel servo do Deus vivo você esta salvo dos leões”, então Daniel respondeu dizendo: “O rei vive para sempre”, o meu Deus enviou um anjo para me proteger dos leões e fechou a boca dos Leões”. Então o rei fez um novo decreto dizendo que durante o seu reinado todos os povos adorassem ao Deus vivo o Deus de Daniel.

Conclusão:Puxa! Mais uma vez Deus salvou a vida de Daniel ele realmente amava a Daniel e Daniel amava a Ele de todo coração. E você ama a Deus de todo coração o só quando esta passando por alguma dificuldade. Nunca se esqueça Deus tem que ter prioridade em sua vida e ser Senhor e Rei. Deixe Deus ajudar você tomar decisões certas para agradar o coração do Senhor.

Hora de conversar

Quantas vezes Daniel orava por dia?
Qual foi o decreto que o rei assinou?
Daniel cumpriu o decreto do rei?
O que o rei mandou fazer com Daniel?
O que aconteceu com Daniel na cova dos leões?
Qual foi o novo decreto que o rei assinou?

Hora de brincar

Distribua sulfite para as crianças e peça para elas desenharem um Daniel na cova dos leões.