Andressa

domingo, 20 de setembro de 2009

Lição 96 - O tesouro é uma pessoa: Jesus!

Texto bíblico:
O filho pródigo. (Lucas 15).
Alvo: As crianças aprenderão que quem tem Jesus, tem tudo!
Versículo a ser decorado: “Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. (Mateus 6.21)
Quebra- Gelo: Hoje falaremos sobre um tesouro, que não está escondido, mas que nem todos conseguem Encontrá-lo. Você já sabe o que é? Vamos dar cinco pistas que o ajudarão a descobrir.
Este Tesouro é tão importante que já escreveram sobre Ele.
Não é preciso ter muita inteligência para encontrá-Lo, mas é preciso ter fé.
Só poderá encontrar este Tesouro aquele que O buscar de todo o coração.
A vida deste Tesouro está escrita no livro mais vendido do mundo;
O maior Tesouro que existe não é um objeto, é uma pessoa.
Conclusão: muitas pessoas costumam passar a vida toda tentando acumular bens que ladrões podem roubar como dinheiro, casa, carro, jóias, e acabam se esquecendo de conhecer aquele que é o maior Tesouro que existe: a pessoa de Jesus Cristo. Não é errado ter bens materiais, mas é errado viver somente para adquirir coisas. Por isso, concentre-se no alvo certo, concentre-se em conhecer a cada dia a pessoa de Jesus Cristo!

Contando a História
Texto Bíblico: Lucas 15. 11 – 32 (Leia o texto e explique)

E Jesus disse ainda: Um homem tinha dois filhos. Certo dia, o mais moço disse ao pai:
- Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança. E o pai repartiu os bens entre os dois.
Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha.
O rapaz já havia gastado tudo, quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade.
Então, o rapaz procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
Caindo em si, ele pensou: “Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra e eu estou aqui morrendo de fome! Vou voltar para a casa do meu pai e dizer:
-Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Por Favor, aceite-me como um dos seus trabalhadores .”
Então, saiu dali e voltou para a casa do meu pai. Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu para abraçá-lo e beijá-lo.
E o filho disse:
- Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!
Mas o pai ordenou aos empregados:
- depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no seu dedo e sandálias nos seus pés. Matém, também, um bezerro gordo. Vamos festejar, porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.
E assim começaram a festejar à sua volta.
Aplicação:Aquele filho estava interessado apenas na herança que o pai tinha.
Ele viveu muito tempo achando que a herança era o seu maior tesouro, mas, quando a herança acabou, ele percebeu que o seu maior tesouro era uma pessoa: o seu pai!
Essa história nos traz uma linda lição. Assim como aquele rapaz, nós também somos “filhos de Deus” e possuímos uma “herança”.
Tudo o que Jesus tem é nosso. Na ultima lição, falamos que Deus nos dá coisas boas de acordo com a Sua riqueza. Como filho de Deus, você tem acesso ao Tesouro Dele, basta usar a chave da oração.
Mas você não deve ser como esse filho da história que ouvimos, porque ele estava interessado apenas naquilo que Deus poderia lhe dar. Deus espera que você se interesse pela pessoa Dele.
Nessa história, mesmo o pai amando o seu filho, ele o deixou partir. Ele queria que o filho ficasse, porque o amava também. Assim também é com Deus. Ele espera que cada um dos seus filhos ore, não apenas para receber bênçãos, mas porque O ama.
O verdadeiro Tesouro que nós temos não são coisas de valor ou as bênçãos que Deus nos dá, mas é uma pessoa: a pessoa de Jesus! Jesus disse que onde estivesse o nosso coração estaria também o nosso tesouro. Isso significa que aquilo que nós mais desejamos e amamos é realmente o nosso tesouro.
Jesus espera que você O ame mais que tudo. Aí, sim, Ele será o seu tesouro!

Hora de conversar
Vocês acham que o filho pródigo esta certo em pedir a sua herança e dar as costas para o pai?
Vocês acham que valeu a pena ter gastado tudo e perder a companhia do pai?
Vocês acham que Deus quer mais que nos dar coisas?
O que você acha Deus quer?
Se Jesus é nosso tesouro, como nós podemos desfrutar Dele?

Hora de brincar
Brincadeira:
Alvo principal ou alvo secundário?
Material: massa de modelar
Receita:
03 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de sal
½ xícara de água fria
01 colher de chá de óleo

Procedimento:
Misture tudo com a mão, até formar uma massa branca. Divida na quantidade de cores que quer fazer e acrescente anilina, tinta guache ou suco em pó.
Peça às crianças para modelarem as coisas que elas consideram ser o Alvo Principal (bíblia, oração, cântico, amor ao próximo, o aconchego nos braços do Pai), e o que consideram ser o Alvo secundário em nossas vidas (tênis novos, roupas, brinquedos, TV,videogame).
Se você tivesse 15 minutos para fazer qualquer uma dessas coisas principais ou secundárias, qual você escolheria?(Resposta pessoal).
A sua escolha demonstra que tipo de tesouro você tem buscado conhecer. Busque conhecer o verdadeiro Tesouro, que é Jesus Cristo.

Disse o Senhor: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. (Jeremias 29.13

domingo, 13 de setembro de 2009

Lição 95 A oração é a chave do tesouro
Texto bíblico: Lucas 18
Versículo: E o meu Deus segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. (Filipenses 4.19)
Alvo: Ensinar para as crianças que a oração é a chave da nossa vitória e abre os tesouros dos céus.
Quebra-gelo

Material: Um bolo e vários tipos de chaves.
Escolha uma criança e peça para ela ficar do lado de fora da reunião com um bolo na mão, feche a porta com a chave. Essa criança deve bater na porta pedindo para entrar e dizendo que tem um presente especial para dar. Do lado de dentro, explique para as crianças que atrás da porta existe algo muito especial e feito com muito amor para elas. Mas só existe um jeito de receber o que está guardado do outro lado: abrindo a porta com a chave certa. Uma criança por vez recebe uma e tenta abrir a porta. Deixe a chave verdadeira por último e receba o bolo das mãos da criança.
Conclusão: Explique que o mesmo acontece no nosso relacionamento com Deus: ele tem muitos presentes especiais para nos dar (maiores e melhores que este delicioso bolo), o único problema é que, às vezes, não usamos a chave certa, isto é, não oramos pedindo aquilo que precisamos. A oração é a chave que abre os tesouros dos céus. (Diga que o bolo será compartilhado com todos no final da reunião)

Contando Histórias
Jesus tinha uma turma de doze amigos. Eles acompanhavam Jesus por todos os lugares. Jesus achava agradável a companhia deles. Mas Jesus queria que eles aprendessem a fazer os mesmos milagres que Ele fazia. Nossa! Isso parecia mesmo difícil!
Mas Jesus contou para eles o segredo: Era a Oração! O filho não pode fazer nada sozinho, só pode fazer aquilo que o Pai ensinar. (João 5.19)
Jesus orava todos os dias, assim Ele sempre sabia o que Deus queria fazer e como ajudar as pessoas.
Certa vez, Jesus contou uma história para seus discípulos, a fim de ensiná-los sobre a importância da oração. Essa história está escrito no livro de Lucas, no capítulo 18, na Bíblia Sagrada. Ouça bem! Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar: EM certa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém nessa cidade morava uma viúva que sempre o procurava para pedir justiça, dizendo:
- Ajude-me e julgue o meu caso contra o meu adversário!
Durante muito tempo, o juiz não quis julgar o caso da viúva, mas, ao final pensou assim: “É verdade que eu não temo a Deus e também não respeito a ninguém, porém, como está viúva continua me aborrecendo, vou dar a sentença a favor dela. Se eu não fizer isso, ela não vai parar de me amolar até acabar comigo.”
E o Senhor Jesus continuou:
- Prestem atenção naquilo que aquele juiz desonesto disse. Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro de dia e de noite? Será que Ele vai demorar em ajudá-la? Eu afirmo a vocês que ele julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa. Mas, quando o Filho do homem vier, será que vai encontrar fé na Terra?
Aplicação: Aquela mulher procurou a pessoa certa, isto é, o juiz, pois ele tinha autoridade para resolver o seu problema. O juiz nessa história simboliza a pessoa de Deus. Quando nós oramos, devemos orar a Ele e a mais ninguém. “A Bíblia nos ensina a orar em nome de Jesus”, porque só Ele pode nos representar diante de Deus.
A oração é como uma chave. Ela abre portas diante de nós. Comece a usar a chave do tesouro e Deus vai suprir sua necessidade, assim como o juiz Fez ao ajudar aquela mulher.

Hora de conversar
A quem a mulher pediu ajuda?
Outra pessoa poderia julgar a causa dela?
O que o juiz disse?
O que Jesus queria nos mostrar com essa história?
Você já orou a Deus de acordo com a sua necessidade?

Hora de brincar
Amarre uma guloseima (bala, pipoca, chocolate, etc.) no meio de um barbante de 3 metros, amarre um palito de picolé em cada extremidade do barbante. Duas crianças disputaram a guloseima. Ao ser dado o sinal cada criança deverá enrolar o barbante rapidamente no palito. Vence quem chegar primeiro ao centro que é onde está a guloseima. (procure participar todas as crianças da brincadeira, para isso serão necessários mais barbantes e guloseimas)

domingo, 6 de setembro de 2009

Edificação da célula de criança

Lição 94 Jonas aprende uma lição

Texto bíblico: Jonas 4
Versículo para memorizar: “Eu te constitui para luz os gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra” Atos 13:47.
Alvo: Ensinar que a vontade de Deus é que o mundo inteiro conheça o Seu amor. E para isso Ele nos ergueu como missionários para falar do amor de Jesus a toda humanidade.
Quebra-gelo: Você já evangelizou alguém? E que lugar?

Contando a história

Introdução: Vocês estão lembrados do que aconteceu quando Jonas levou a Palavra de Deus em Nínive? Isso mesmo os ninivitas se arrependeram dos seus pecados e Deus não destruiu a cidade. Até o rei se arrependeu e proclamou um jejum para toda a população. Jonas foi usado por Deus para que aquelas pessoas deixassem de fazer o que era mau perante o Senhor. Isso que aconteceu foi algo maravilhoso você não acha? Com tudo isso Jonas aprendeu uma lição. Vamos ver qual foi a lição que ele aprendeu?

1- Jonas com raiva
Jonas não estava contente com aquela situação, pois havia profetizado que a cidade de Nínive seria destruída em quarenta dias. Mas como os moradores buscaram a Deus e se arrependeram de seus pecados, Deus mudou de idéia e não castigou a cidade. Ele talvez tivesse pensando que se passaria por um profeta mentiroso e, também, porque os ninivitas eram inimigos do povo de Deus (israelitas), e no futuro poderiam ser atacados por aquele povo.
A Bíblia diz que Jonas estava com raiva, muito aborrecido, e orou assim:
-“Ó Deus Eterno, eu não disse, antes de deixar a minha terra, que era isso mesmo que ias fazer? Foi por isso que fiz tudo pra fugir para a Espanha! Eu sabia que és Deus e tem compaixão e misericórdia. Sabia que és sempre paciente e bondoso e que estás sempre pronto a mudar de idéia e não castigar. Agora, ó Deus Eterno, acaba com a minha vida, porque para mim é melhor morrer do que viver” (VS.2-3). Você já pensou? Jonas estava muito triste porque os ninivitas não seriam mais destruídos por Deus. Ele desejava até morrer.
E Deus respondeu: -“Jonas, você acha que tem razão para ficar com tanta raiva assim?” (v.4)

2- Uma lição objetiva
Jonas saiu de Nínive, foi para o lado onde o sol nasce e fez um abrigo com galhos secos, e sentou-se para ver o que ia acontecer com a cidade. Jonas tinha esperança de que Deus ainda fosse distraí-la. Deus queria ensinar algo importante para Jonas, então fez crescer uma planta que ficou acima de Jonas, para lhe dar um pouco mais sombra, de modo que ele se sentisse confortável. Jonas ficou muito feliz por causa daquela planta. No dia seguinte , quando o sol ia nascer, por ordem de Deus um bicho atacou a planta, e ela se secou. Depois que o sol nasceu Deus mandou um vento quente vindo do leste; fazia tanto calor e o sol batia na cabeça de Jonas, que quase desmaiou. Jonas disse:
-“Para mim é melhor morrer do que viver!” (v. 8).
Deus perguntou:
-“Jonas, você acha que está certo tanta raiva por causa dessa planta? (v.9).
Jonas achava que sim, afinal de contas a planta tinha morrido e o sol o estava incomodando.
Deus aproveitou para mostrar que Jonas estava triste pela morte de uma planta que ele nada fizera para crescer, e mesmo assim tinha pena dela. Quanto mais Deus, tinha pena das pessoas da Cidade de Nínive, onde muitos não sabiam definir entre certo e o errado, e havia muitos animais. E, assim, termina a história do livro de Jonas. Deus queria ensinar para Jonas que Ele ama as pessoas. Por isso, envia missionários para levarem uma mensagem de arrependimento e salvação.

Aplicação: Deus mandou o profeta Jonas para anunciar a destruição de Nínive, a principio, ele fugiu da vontade de Deus, mas reconheceu que o melhor que tinha a fazer era obedecer. Então, anunciou a palavra aos Ninivitas que se converteram, e Deus não destruiu aquela cidade. Deus criou todas as pessoas e deseja que todas sejam salvas, e para que isso aconteça e vai usar as nossas vidas assim como usou Jonas.

Hora de conversar
Porque Jonas estava com raiva?
O que Deus disse para Jonas?
O que Deus usou para falar com Jonas?
O que aconteceu com a Planta?
O que Deus perguntou para Jonas?
Qual foi a lição que Jonas aprendeu com tudo isso?

Hora de brincar
Brincadeira livre.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009


Belinha (turma da Geração Kids)








Nossos Lideres de Célula Kids e Juvenis

1. Ana Claudia: Profetas Kids
2. Carol: Kidcipulos
3. Eleuza: Exercito de Cristo
4. Marcio: Pequenos Adoradores
5. Graça: Pequenos Profetas
6. Léia: Geração Eleita
7. Fabiana: Soldadinhos de Cristo
8. Suéllen: Jardim de Deus
9. Adriana: Ovelhilhas de Cristo
10. Robson: Sal da Terra
11. Léia: Cordeirinhos de Cristo
12. Rafaella: Pipoquinhas de Jesus
13. Willian: Adoração Kids
14. Patricia: Cordeiros de Cristo
15. Juliana: Geração de Samuel
16. Marcia: Estrela do amanhã
17. Vera: Sementes Kids
18. Luana:Pequenos Adoradores
19. Nara: Mais de Deus
20. Elizete: Pequenos Profetas
21. Ivonete: Crianças diante de Deus
22. Natalia: Santa Geração Kids
23. Sandra: Exercito Kids
24. Jeremias: Deus proverá
25. Elizeu: Gerando mais que Vencedores
26. Beatriz: Nova Geração Kids

“Rede Geração Kids Conquistando Gerações para a Glória de Deus”.