Andressa

sábado, 28 de novembro de 2009

Lição 105 - Vitamina Espiritual: Perdão

Lição 105 Vitamina Espiritual: Perdão
Texto bíblico: Marcos 11. 22- 26

Alvo: Ensinar que somente quando perdoamos, é que temos as nossas orações respondidas.
Versículo a ser decorado: Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós temos perdoado os que nos tem ofendido. Mateus 6.12.

Quebra gelo: peça para as crianças falarem os tipos de pecados que elas já cometeram. Em seguida, escreva cada um deles o lápis, distribuindo em uma cartolina branca. Diga assim: Quando você pede perdão a Deus por esses pecados, Deus os perdoa e até se esquece deles. Está escrito: Dos seus pecados jamais me lembrarei. (Isais 43.25) Em seguida pegue uma borracha e comece apagar um por um cada pecado.
Assim também nós devemos fazer com aqueles que pecam contra nós e nos magoam. Devemos perdoá-los apagando de nosso coração toda magoa raiva ou dor. A falta de perdão impede que nossas orações cheguem até o Deus, por isso perdoe sempre o seu irmão!

Contando a História
Disse Jesus: Tende fé em Deus. Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergua-te e lança- te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as ofensas.

Aplicação
A falta de perdão impede a resposta da oração
Jesus ensinou aos seus discípulos algo muito importante sobre a oração: A importância de perdoar aqueles que nos magoam e que, muitas vezes, nos deixam tristes e chateados. Ele disse que, antes de pedirmos qualquer coisa para Deus em oração, precisamos perdoar. Se não perdoarmos, as nossas orações ficam interrompidas, isto é sem resposta. Jesus disse que poderíamos orar pedindo tudo! Mas, logo depois, Ele disse que deveríamos nos lembrar de perdoar também. Por que Ele disse isso?

Ilustração
Digamos que uma pessoa tenha uma conta em um determinado banco e dê um cheque. A pessoa que recebe o cheque vai até o banco para descontá-lo. Chegando lá, o funcionário do banco diz que o valor do cheque está bloqueado. Isso significa que o dinheiro está lá, mas não pode ser retirado. Isso é mais o menos o que acontece quando você ora e o seu coração está cheio de mágoa e não quer perdoar alguém. Deus ouve a sua oração, mas ela fica bloqueada por causa da falta de perdão. Quando você perdoa, a sua oração é liberada e respondida.

Por isso Jesus disse: Se perdoarmos uns aos outros, então Deus nos perdoará!

a) Perdão é uma decisão.
Você não precisa esperar ter vontade de perdoar a pessoa que o ofendeu. O perdão é uma decisão, ou seja, é você quem decide perdoar. Você deve fazer isso mesmo sem sentir vontade. Faça por obediência a Jesus.

b) O perdão é para quem não merece.
Muitas vezes, a pessoa que ofendeu não merece ser perdoada nem mesmo pediu perdão pelo que fez. Mas mesmo assim, você deve perdoar. Sabe por quê? Porque se você não perdoar os outros, Deus também não irá perdoá-lo. Pense bem! Você merecia ser perdoado por Deus? É claro que não! Nenhuma pessoa merece o perdão de Deus. Mas, ainda assim, Ele nos perdoa. Ele faz isso porque nos ama. Assim também você deve perdoar os outros.

Hora de conversar
O que Jesus disse acerca de tudo o que pedirmos ao Pai?
O que impede as nossas orações de serem respondidas?
O que é o perdão?
Existe alguém que você precisa perdoar?

Obs.: No final ore para que haja liberação de perdão, leve esse momento bastante a sério para que as crianças venham abrir seus corações. (coloque um louvor espiritual de fundo)

Hora de brincar: A brincadeira fica a escolha do líder.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009



Lição 2 A igreja de Cristo


Texto bíblico: Efésios 2.20- 22; 2 Tessalonicenses 2. 13- 14
Alvo: O juvenil deverá entender o propósito principal da Igreja de Cristo na terra que é ser o corpo de Cristo.
Quebra- gelo:
Material:
Um pacote de espeto para churrasco.
Pegue todos os espetos e amarre bem firme. Forme um circulo com todos os participantes. Dê a oportunidade para cada um tentar quebrar os espetos de uma só vez. Depois de um espeto para cada pessoa e peça para ela quebrar.
Moral: Se permanecermos unidos como o feixe de espetos, ninguém conseguirá nos afastar do caminho do Senhor. Mas se nos separarmos uns dos outros, facilmente, encontraremos muitas dificuldades para servir a Deus e permanecermos na igreja. A Bíblia diz em Hebreus 10. 25 que não devemos deixar de congregar.

Palavra Radical
(Leia o texto e explique com suas próprias palavras)

O inicio da Igreja
A igreja é um projeto de Deus que foi concebido na mente dEle antes que o mundo fosse criado (Ap. 13.8). Mas o que realmente deu início a Igreja foi à morte de Cristo na cruz, pois Ele é a Pedra na qual a Igreja foi construída.
A Igreja está edificada em Jesus (Mateus 16.18). Ele veio ao mundo para confirmar a posição dos propósitos de Deus, servindo de alicerce, como na construção de um prédio. Ele é a pedra angular para edificação da igreja. A igreja é um organismo vivo do qual todos aqueles que creram desde a fundação do mundo, participarão e participam. Isso não significa que Deus separou apenas certa parte da humanidade para ser salva e outras não. Isso seria injustiça da parte de Deus. Deus deseja que todos sejam salvos. Porém a pessoa é livre para escolher.

O significado da Igreja
A palavra “Igreja” quer dizer “assembléia” “reunião” “congregação”. E o que é a igreja senão de pessoas que estão unidas com a finalidade de adorar ao Senhor? Isso mesmo! Não confunda o templo, ou seja, o prédio construído para as pessoas se abrigarem, com o significado que estamos aprendendo sobre a igreja. Quando a Bíblia fala de igreja, não quer se referir ao templo em si, à construção ou a qualquer coisa semelhante. A Igreja de Deus é constituída de homens e mulheres, meninos e meninas, moços e moças, novos e velhos, ricos e pobres, povos de diferentes raças e nações, todos os que creram em Jesus Cristo como Salvador de suas almas. A este conjunto de pessoas nós chamamos de Igreja de Deus.

O nome igreja também tem outros significados
Refere- se freqüentemente ao prédio onde os crentes se reúnem (por)
Exemplo: “Estamos indo á igreja”. Pode indicar a nossa comunhão local ou denominação.
A palavra é empregada freqüentemente com referencia a todos os crentes nascidos de novo, independente da nação. Mas seja como for, o significado bíblico de “Igreja” refere-se primariamente não ás instituições e culturas, mas sim ás pessoas reconciliadas com Deus.

A Igreja como corpo
A Igreja de Jesus é comparada a um corpo. Assim como no corpo humano cada membro exerce uma função especifica para o perfeito funcionamento do corpo. A igreja de Deus é um corpo, possuindo muitos membros, porém todos trabalhando em harmonia, sabendo que Cristo domina tudo, pois Ele é a cabeça da igreja (1 corintios 12.1).

A unidade dos membros
Como no nosso corpo um membro ajuda o outro, duas mãos trabalham juntas para levantar alguma coisa, para andar é preciso movimentar as duas pernas. Assim também devemos trabalhar em harmonia, nunca desprezando o outro membro se julgando melhor do que ele, ou invejar o outro membro se achando inferior a ele. Deus colocou cada membro no lugar certo, como Ele achou melhor. Cada um de nós é parte deste corpo e somos importantes independentemente de que parte somos. Todas as partes no nosso corpo são importantes. “Todos os membros trabalham “sentindo-se” importante na função que exerce, sem brigar” com os demais. “O Corpo deve estar unido num só propósito, fazer a vontade de Deus na terra”.

Atividade para a sala de aula
Forme grupos de quatro e permita que eles compartilhem entre si o que eles entenderam sobre a igreja de Cristo e se o que aprenderam é diferente do que pensavam antes (relembre os tópicos. Depois deixe que um representante de cada grupo compartilhe com a classe.

Compartilhando na célula
O que você tem feito para que outras pessoas participem da Igreja de Cristo?

Distribuindo as tarefas (Célula)

Distribua as tarefas para a próxima célula entre os juvenis e anote os nomes no relatório.