Andressa

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Juvenis - Lição 8 - Sete passos para uma vida feliz
Texto bíblico: II Timóteo 3:14 – 17
Alvo: Ensinar que existem princípios estabelecidos por Deus para que vivamos uma vida feliz.
Quebra-gelo: O líder explica que a dinâmica é feita para o conhecimento de quem é quem no grupo, e se pretende fazer apresentação a dois, para isso se formam pares desconhecidos que durante uns minutos esses pares se entrevistem, após a entrevista feita pelos pares volta ao grupo, e nisso cada pessoal fará apresentação da pessoa que foi entrevistada, não podendo fazer a sua própria apresentação. Quem estiver sendo apresentado vai verificar se as informações a seu respeito estão corretas conforme foi passada na entrevista.
Moral: A um ditado que diz que a primeira impressão é a que fica muitas vezes fazemos pré- julgamento das pessoas sem conhecê-las. Quantas informações tivemos agora do nosso irmão que antes não sabíamos. Devemos nos relacionar em amor e aceitarmos uns aos outros.

Palavra radical Leia o texto e explique com suas próprias palavras
Existem sete princípios que devemos seguir para ter uma vida feliz. Princípios são ensinamentos básicos, verdades praticas que estão na Palavra de Deus e que devem se aplicados em todas as áreas da nossa vida: Familiar, escolar, espiritual, etc.

1° Principio: Caráter
É o conjunto das qualidades e os hábitos que cada um de nós tem.
Gálatas 5: 22, 23 fala sobre as características de um bom caráter.
Gálatas 5: 16-21 fala das características de um mal caráter.

2° Principio: Mordomia
Mordomia, ao contrario de que muitos pensam, não é viver numa “boa”, sem fazer nada, isto é um significado que o mundo dá. Na Bíblia o significado da palavra mordomia é administrar, cuidar com amor daquilo que Deus nos dá: roupas, brinquedos, livros, alimento, tempo, nosso corpo, natureza, família, estudo, etc.

3° Principio: Auto governo
É a capacidade que o homem tem de controlar o seu comportamento, as suas atitudes, em casa, na escola, em qualquer lugar que estiver, é o domínio próprio. Como podemos entender esse principio na nossa vida diária? Por exemplo, se não sei controlar minha língua, não levo desaforo para casa, e cada vez que alguém faz ou diz alguma coisa que eu não gosto, respondo da mesma maneira, corro o risco de levar uma surra. O mundo tem um principio comum bateu levou. O Senhor nos ensina outra coisa. “A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Pv 15:1

4° Principio: Semear e colher
“Tudo que o homem semear isso também ceifará.” Gálatas 6:7b
Essa é a lei da causa e do efeito, ou seja, para toda ação há uma reação. É a lei da semeadura e da colheita. Tudo o que plantamos, certamente colheremos, na mesma proporção. De acordo com a semente será a nossa colheita.
Se desobedecermos, receberemos correção;
Se estudarmos, aprenderemos e tiraremos boas notas;
Se formos gentis e educados com os outros, eles também serão conosco
Simples tudo o que eu quero que façam a mim, vou fazer para os outros, pois vou amá-los como a mim mesmo.

5° Principio: União
Romanos 12: 5 – Pense um pouco. O que é mais fácil? Carregar um fogão sozinho ou dividir o peso com alguém? Assumir o trabalho sozinho ou dividi-lo com alguém. Juntos podemos transformar o mundo; juntos, podemos construir uma sociedade justa; juntos decretarmos a derrota de satanás no planeta terra; juntos somos proteção uns para os outros.

6° Principio: Individualidade
É a identidade de cada um. Deus criou todas as coisas com identidades distintas, Cada um é um. Identidade fala das características que são especificas de uma pessoa, de um ser ou de alguma coisa. Como podemos entender isso?
A bíblia diz que em um corpo existem vários membros e cada um deles tem uma função e o seu valor. Precisamos aprender, com isso que as pessoas são diferentes, algumas são mais rápidas outras mais lentas; umas aprendem mais rápido outras precisam de um pouco mais de tempo; umas falam mais, são mais sociáveis, outras mais caladas, tímidas.

7° Principio: Soberania
É o poder supremo, autoridade do soberano, qualidade ou estado do que é soberano. O principio da soberania nos ensina que: Deus é o Senhor sobre todas as coisas, Ele é o supremo soberano de todo o universo. Ele é o Criador de todas as coisas, em todo o Universo. Tudo existem porque Ele as fez e elas continuarão a existir enquanto Ele sustentar. Gênesis 14:22
Quando entregamos os nossos caminhos ao Senhor e confiamos nEle, podemos descansar que tudo mais Ele fará.
Se vivermos os princípios que hoje aprendemos teremos uma vida feliz e vitoriosa!

Compartilhando na célula: Quais princípios têm regido a sua vida?

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Lição 107 A oração me faz forte como Jesus.
Texto bíblico: João 18. 1-11
Alvo: Ensinar para a criança que quando, oramos temos a força de Jesus!
Versículo a ser decorado: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26.41)
Quebra-gelo: Imagine que você é como o ar, que pode ir a qualquer lugar. Você é livre! Foi para a liberdade que Cristo vos libertou (Gálatas 5.1), está escrito.
Mas existem algumas situações que podem segura-lo e impedi-lo de crescer, tais como incredulidade, ansiedade, medo etc. Imagine que este balão seja uma das situações (mostre um balão vazio e comece a enchê-lo). Você é o ar que está dentro do balão e não consegue sair. Você acha a situação muito difícil a ponto de crer que Jesus não irá resolver? (Peça a elas para citarem exemplos). Como você poderá sair dessa situação?(deixe que respondam)
Existe uma solução: você deve começar a orar. Quanto mais você ora, mais você cresce (Sopre no balão). Quanto mais você ora, mais forte você irá ficar. Quanto mais você ora, mais acredita que terá uma solução. (continue falando e soprando até estourar o balão). Quando você ora você consegue sair do problema e ainda vai agradar a Deus. Hoje nós falaremos de duas pessoas que passaram por duas situações difíceis: uma delas orou e a outra não. O que será que aconteceu?

Contando Histórias
Leia o texto bíblico e explique com suas próprias palavras

Aplicação

a- A oração nos dá força, Jesus ficou forte porque orou.
Jesus era um homem de carne e osso. Ele enfrentou todos os momentos difíceis da sua vida com oração!
Ele ensinou isso a seus amigos, os discípulos. Ele disse que eles deviam orar antes de acontecer os problemas.
Hoje, isso serve para nós também. Por isso, você deve orar todos os dias. Ore para Deus guardar você, sua família, seus amigos e sua escola.
Quando você ora todos os dias, você fica forte e, quando vierem situações difíceis, você saberá como enfrentar cada uma delas.

Ilustração
O hábito de orar é fazer como um lutador de boxe. Ele treina todos os dias para, quando chegar o dia de lutar, estar forte o suficiente para vencer o seu adversário.
Quando você ora, você não treina o corpo, mas sim, o seu espírito, onde Jesus está! Por isso, quando vêm os problemas, você tem a força que vem de Deus para passar por eles e não desaminar.
A oração dava forças para Jesus. A sua oração também fará você tão forte quanto Ele!

b- Quem não ora fica fraco – Pedro não orou e por isso não teve forças para enfrentar os problemas.
Jesus avisou a Pedro para orar, pois ele teria que enfrentar momentos difíceis.
Pedro não levou muito a sério quando Jesus disse isso a ele, o que não foi bom!
Pedro não teve forças para enfrentar os seus problemas.
Se você deixar de orar, não vai ter forças para vencer. Você vai se sentir desanimado, indisposto, triste e, talvez, nem vai conseguir crer em Deus.
A oração é como uma comida. Ela nos dá força para ficar de pé.
Por isso, ore todos os dias! Use o seu disco de oração. Ele o ajudará a orar.
Quem ora fica forte como Jesus!

Hora de conversar
Você acha que Jesus era homem forte porque Ele era cheio de músculos?
De onde vinha à força de Jesus?
Como foi que Jesus ensinou seus amigos a vencer os problemas?
O que acontece quando você ora? (Fica forte como Jesus)
E o que acontece quando você não ora? (Fica fraco como Pedro)
Quem quer ficar forte como Jesus?
O que você precisa fazer? (Orar)

Hora de brincar
Material:
01 Prato ou uma tampa qualquer de plástico
Procedimento: Coloque os jogadores sentados em círculo.
Explique que, ao girar o prato no chão, você gritará o nome de um dos jogadores, que deverá se levantar e pegar o prato antes que ele pare de rodar. Se ele não conseguir, terá de falar uma situação difícil na vida (como notas ruins na escola), e dizer o que o Filho de Deus deve fazer para resolver a situação.
Juvenis - Lição 7 A armadura de Deus
Textobíblico:Efésios6:11 Alvo: Ensinar a importância de estarmos revestidos da armadura de Deus, para poder resistirmos às tentações do mundo.
Quebra-gelo: Líder deve pedir a todos os participantes que se apóiem em um pé só, onde deveram dar um pulo para frente sem colocar o outro pé no chão, um pulo para a direita outro para esquerda dar uma rodadinha, uma abaixada e etc. Moral: A Palavra nos ensina que é melhor que seja dois do que um, não podemos viver com o nosso individualismo porque podemos cair e não ter força para levantar. Porque ficarmos sozinhos e temos um ombro amigo do nosso lado. Um batalhão é mais forte do que um soldado sozinho.

Palavra radical
(Leia o texto bíblico)

A Bíblia diz que somos soldados de Cristo. Um soldado precisa de roupas e equipamentos especiais para vencer a batalha contra o adversário. Deus preparou para nós um conjunto completo de armas que podemos usar contra o nosso inimigo. Você como bom soldado de Cristo vai conhecer cada uma delas e também aprender usá-las contra satanás.

Usar o cinto da verdade (Efésios 6.14 a)
Em João 8.32 Jesus disse: “Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, Por que Jesus disse isso? Porque Ele sabia que o diabo é o pai da mentira (João 8.32) e só há um meio de combatera a mentira: com a verdade. A verdade te libertará das garras do diabo. Cingir quer dizer cercar, envolver. Isso quer dizer que devemos estar rodeados pela verdade e a verdade é Jesus (João 14.6). A mentira não pode fazer parte da nossa vida.

Vestir a couraça da justiça (Efésios 6.14 b)
Couraça é uma armadura para revestir o peito, como uma proteção. E o que é justiça? Justiça é tudo o que é correto e justo. É agir dentro da legalidade, cumprir a lei. Então, se você anda em justiça: sem prejudicar, e nem agredir ninguém, devolver o que pegar emprestado, pedir perdão quando errar, estará, assim, protegido do ataque do inimigo.

Tomar o escudo da fé (Efésios 6.16)
Escudo é uma peça da armadura que defende o corpo do guerreiro das lanças, setas ou espada do inimigo. O diabo lança setas de dúvidas, o tempo todo, na sua mente: Será que sou salvo? Será que Deus me perdoou, me perdoou deste pecado horrível?
Será que Deus pode me curar? Ele pode dar um emprego para o meu pai? Em Hebreus 11.1, a Palavra de Deus diz que a “fé é a certeza das coisas que esperamos, é a convicção dos fatos que não vemos”. Use este escudo, para se proteger das setas malignas, permanecendo forte, diante dos problemas e dificuldades, não deixe de crer, pois o Senhor é contigo!

Calçar as sandálias do evangelho da paz (Efésios 6.15)
Calçar os pés no evangelho da paz e permitir que a paz com Deus, recebida pela fé através de Cristo, não fique retida com você, mas tome conta de todos os seus relacionamentos, ao caminhar e se aproximar dos seus amigos, você deve ser um proclamador das boas novas de paz do Senhor Jesus, com palavras e ações.

Colocar o capacete da salvação ( Efésios 6.17)
O capacete tem a função de proteger a cabeça, que é a parte que controla e comanda todo o nosso corpo. Podemos viver sem um braço, sem uma perna, mas não podemos viver sem a cabeça. No reino espiritual, também não podemos viver sem a salvação, temos que ter a nossa mente totalmente renovada, guardada de pensamentos ruins.

Usar a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Efésios 6.17)
Em Mateus 4:1-11, Jesus estava no deserto, em jejum de 40 dias, e foi tentado 3 vezes por satanás, Jesus o venceu com o poder da Palavra. Jesus não teve medo, não se apavorou, não fugiu. Ele simplesmente combateu o diabo citando a palavra de Deus. É muito importante que você leia a Palavra de Deus, decore versículos. Use a Palavra de Deus para se defender, como também para atacar o diabo, declarando as promessas que Deus tem pra sua vida, e ele não pode tirá-las de você.

Atividade para a sala de aula
Forme seis grupos com os juvenis. Dê para cada grupo um item da armadura e peça para que eles discutam o que entenderam sobre ela. Depois cada grupo deverá encenar em que situação usaria essa peça da armadura.

Compartilhando na célula

Você tinha algum conhecimento sobre a armadura de Deus? Qual parte da armadura você tem usado com mais freqüência?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lição 106– A oração destrói as obras do diabo
Texto bíblico:
Negrito Marcos 5.1-20
Alvo: Ensinar que quando oramos o diabo se enfraquece!
Versículo a ser decorado: Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. (1 João 3.8)
Quebra- Gelo: Use metade de um papel cartaz preto. Distribua pedaços de papel para as crianças e peça a elas para escreverem coisas ruins que o diabo costuma fazer na vida das pessoas.
Cole os papéis no papel cartaz preto. Com uma tesoura, pique todo o papel cartaz enquanto você repete várias vezes à frase: Quando você ora o diabo enfraquece!

Contando a História
Jesus e os discípulos chegaram à região de Gerasa, no lado leste do lago da Galiléia. Assim que Jesus saiu do barco, foi encontrar-se com ele um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem vinha do cemitério, onde estava morando. Ninguém conseguia prende-lo, nem mesmo usando correntes.
Muitas vezes, já tinham amarrado as suas mãos e os seus pés com correntes de ferro, mas ele quebrava tudo, e ninguém conseguia dominá-lo. Ele passava dias e noites, nos montes e entre os túmulos, gritando e se ferindo de propósito com pedras.
Ele viu Jesus de longe, correu, caiu de joelhos diante dEle e gritou:
- Jesus filho do Deus altíssimo, o que o Senhor quer de mim? Em nome de Deus eu te peço: não me castigue! Ele disse isso porque Jesus havia falado:
- Espírito mal, saia desse homem!
Jesus perguntou:
- Como você se chama?
Ele respondeu
- O meu nome é multidão, porque somos muitos.
E pedia com muita insistência a Jesus que não expulsasse os espíritos maus para fora daquela região. Acontece que num morro perto dali havia muitos porcos comendo. Os demônios pediram a Jesus com insistência:
- Mande-nos ficar naqueles porcos; deixe-nos entrar neles! Ele deixou, e os espíritos saíram do homem e entraram nos porcos. E estes, que eram quase dois mil, se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram. Os homens que estavam tomando conta dos porcos fugiram e espalharam a noticia na cidade e nos campos. Muita gente foi ver o que havia acontecido. Quando chegaram perto de Jesus, viram o homem que antes estava dominado por demônios, e ficaram espantados porque ele estava sentando, vestido e em perfeito juízo. Os que tinham visto tudo aquilo lhe contaram o que havia acontecido com o homem e os porcos. Então começaram a pedir com insistência a Jesus que saísse da terra deles. Quando ele estava entrando no barco, o homem curado pediu com insistência: Deixe-me ir com o Senhor!
Mas Jesus não deixou e disse: Volte para sua casa e conte para os seus parentes o que o Senhor lhe fez e como Ele foi bom para você. Então ele foi embora e contava, na região das dez cidades, o que Jesus havia feito por ele. E todos ficaram admirados.

Aplicação

a) Você é “filho de Deus”, assim como Jesus!
A bíblia diz que o filho de Deus veio para desfazer as obras do diabo. “A bíblia também diz que todos os que receberam Jesus como Salvador de suas vidas são filhos de Deus.” João 1.12. Por isso você pode desfazer aquilo que o diabo tem feito para destruir as pessoas que você ama. Você pode fazer isso orando!

b) A sua oração destrói as obras do diabo.
Quando você orar para destruir as obras do diabo, você não vai pedir como você costuma orar pedindo a Deus. Essa oração deve ser feita de uma maneira diferente: você deve fazê-la com autoridade! E dizer eu quebro as obras do diabo em “Nome de Jesus”. Você não vai dar a ordem a Deus ou as pessoas. Você vai ordenar que no nome de Jesus o diabo saia da vida da pessoa. Entendeu? Quando você ora o diabo fica fraco e corre de medo! Por que a poder no nome de Jesus! E você como filho de Deus tem poder para usar esse nome Poderoso.

Hora de conversar

· O que o versículo que nós decoramos hoje diz que o filho de Deus faz? (destrói as obras do diabo)
· O que o diabo faz com as pessoas? (causa doenças e tristezas, rouba, destrói e mata...)
· O que acontece quando o filho de Deus ora em nome de Jesus?
· Você já orou e viu essas coisas desaparecerem da vida daqueles por quem você orou?
· Vamos ouvir um testemunho sobre isso! (peça a uma criança para contar como ela viu Deus agir através da sua oração e destruir aquilo que o diabo tentou fazer.)
· Decore o versículo com as crianças.

Hora de brincar: Material: dois pedaços de corda ou tecido com 50 cm cada.
Procedimento: Forme duas filas com os jogadores.
Explique que o primeiro jogador da fila fará um nó na corda e o entregará correndo para o último da sua fila. Este, por sua vez, desmanchará o nó dizendo “Quando eu oro, o diabo se enfraquece!”, e, correndo entregará para o outro jogador que agora é o primeiro da fila. Este também fará um nó e entregará para o último, e assim continua, até que todos tenham participado.
A fila que cumprir a tarefa primeiro vence.
Moral da brincadeira:Da mesma forma acontece quando oramos. Todas as obras do diabo são desmanchadas, porque ele se torna fraco para agir.