Andressa

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lição 8 NICODEMOS UM CARA LEGAL!

Texto bíblico: João 3.1-7
Versículo: Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (Jo 3.3)
Alvo: Ser bom não basta para ser salvo, é preciso crer e receber Jesus na sua vida.
Quebra – Gelo: Levar um bichinho de pelúcia, vestido com roupas de uma criança normal. Ex: calça jeans, camiseta, etc. Apresentá-lo como o mais novo membro da célula. Afirmar que ele vai ficar durante toda reunião e o nosso alvo é ganhá-lo para Jesus. (Continuar a interagir com o bichinho durante a história)

Contando História
Leia o texto bíblico e explique com suas próprias palavras.

Não basta ser bom, tem que nascer de novo.
Nicodemos era um homem bom e muito honesto. Todas as pessoas que o conheciam o admiravam, pois ele sempre falava a verdade e fazia o que era certo. Era difícil encontrar alguém como ele, pois ele parecia não ter defeito algum. Ele estava impressionado com os milagres que Jesus fazia. Por isso ele foi conversar com Jesus. Jesus disse a ele que , mesmo sendo alguém tão bom e honesto, ele precisava nascer de novo. Ele ficou surpreso, porque ele achava que tinha que voltar á barriga de sua mãe. Jesus então lhe explicou que não era desse tipo de nascimento que Ele estava falando. Jesus disse que a vida de Deus poderia nascer no coração dele, pois ela nasce dentro das pessoas que crêem em Jesus como O Filho de Deus.
Se fosse possível vocês voltarem para a barriga de suas mães e nascerem de novo, mesmo que voltassem dez, vinte ou cem vezes, ainda assim, vocês teriam que nascer de novo. Vamos ver por quê?

Nascer de novo é receber a vida de Deus no coração
O novo nascimento que Jesus falou para o homem bom, Nicodemos, é crer e confessar Jesus como seu Salvador e Senhor, quando fazem isso, a vida de Deus entra no seu coração. Por fora, o corpo nada muda, vocês continuam do mesmo jeito. Mas, por que dentro tudo fica diferente, pois agora Deus está lá dentro, vocês são verdadeiramente filhos de Deus, porque vocês têm o mesmo tipo de vida que Deus tem, é a vida de Deus!

A semente certa
Me respondam: Laranjeira dá o quê? Laranja! E Mangueira? Manga! E goiabeira ? Goiaba! E gente gera o quê? Gente!
Cada espécie gera de acordo com a sua semente. Então, como nascem os filhos de Deus? Da semente de Deus!
A semente de Deus é a vida de Deus que recebemos quando cremos e confessamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Quando recebemos a vida de Deus que recebemos dentro da gente, isso significa que nascemos de novo. Na verdade é Deus que nasce dentro da gente. Ele passa a morar nos nossos corações! Isso não é incrível?
Os homens só podem reproduzir a vida humana, mas Deus dá a vida que vem do Céu!

Hora de conversar
Nicodemos era um homem bom, isso era suficiente para ser salvo?
Para ser salvo precisamos do quê?
Para nascer de novo temos que voltar para barriga da mamãe?
Como podemos nascer de novo?
Para que Jesus veio a nós? (receber a vida de Deus no coração)
Para quem vocês vão levar este ensinamento?

Hora de brincar
Onde está a diferença?
Forme uma roda, escolha duas crianças da roda, peça para que uma saia e feche os olhos e a outra troque alguma coisa de seu vestuário, ex: sapato, boné, etc. A criança que ficou fora, deve entrar no meio e achar qual criança está diferente. Escolha outra criança e repita o processo.
Lição 6 DEIXANDO A CASA LIMPA!

Texto Bíblico: João 2.13-17
Versículo: Não sabeis que sois a casa de Deus e que o Espírito Santo habita em vós? ( 1 Co 3.16)
Alvo: Mostrar que somos santos porque Deus santo habita em nós.
Quebra – Gelo: Prepare dois copos: um todo sujo e outro bem limpo. Coloque água nos dois copos e ofereça para as crianças. Pergunte em qual deles, elas aceitariam beber água e por quê!
Enquanto oferece água no copo sujo, diga que os dois copos simbolizam os nossos corpos. Assim como ninguém bebe água em copo sujo como esse, Deus também não mora em um coração cheio de pecado. Mas, da mesma maneira que todos gostariam de beber no copo limpo, também Deus se agrada de um coração limpo sem pecado.

Contando Histórias
Imagine uma situação: Vocês chegam da escola com aquela fome, é claro, e de longe vocês vêem um tumulto de pessoas na porta de suas casas. Nossa! Vocês perguntariam assustados: Será que aconteceu alguma coisa lá em casa? Vocês então vão correndo e qual não é a surpresa: O quê? Uma feira dentro da minha casa?
Passado o primeiro susto, vocês vão observando alguns detalhes: Cebola e alho no sofá, a mesa cheia de alface, tomate, jiló, berinjela, batata. E no seu quarto a seção de carnes: pendurado nos cabides há algumas lingüiças e pedaços de carne, frangos, vivos em cima da sua cama e outros espalhados no cobertor e travesseiro. E aquele cheiro. Como vocês reagiriam? No mínimo, ficariam um tanto irritados, não é mesmo? Porque será? Porque, é claro, a sua casa não foi feita para isso, muito menos o seu quarto. Jesus ficou realmente muito nervoso quando Ele viu que as pessoas haviam transformado o Templo, que era a Casa de Deus em um mercado. Por quê?

Onde Deus está é santo
Há muitos anos, havia um lugar chamado templo, aonde Deus vinha e recebia adoração do Seu povo. Aquele lugar não era como os outros. Não era um prédio comum. Era a casa de Deus. Ali as pessoas iam adorar e fazer sacrifícios a Deus. Aquele lugar não era especial por suas riquezas, nem por causa do tamanho ou por causa das pessoas que iriam ali. Aquele lugar era diferente por causa da presença de Deus, porque onde Deus está é santo. Mas e hoje onde Deus mora? Será que ele está no prédio da Igreja, ou na casa do líder da célula, ou do pastor? Não. Se vocês receberam Jesus nos seus corações, Ele está agora dentro de vocês. Jesus ficou muito nervoso com aqueles negociantes, porque eles consideraram o lugar Onde Deus morava como um lugar qualquer. Da mesma forma, vocês não são uma pessoa qualquer, porque carregam dentro de si uma grande riqueza, que é a pessoa de Deus.

Vocês são a casa de Deus, vocês são santos.
A palavra de Deus diz: Não sabeis que sois casa de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Hoje, Deus mora dentro do coração de toda pessoa que já se arrependeu e recebeu Jesus na sua vida. A palavra santo quer dizer “separado”, livre de toda contaminação do pecado. Imagine uma situação: se a escova de dentes caísse dentro do vaso sanitário(sujo), vocês pegariam e usariam como se nada tivesse acontecido? Bem, eu imagino que não. O diabo sabe que nós somos a casa de Deus, por isso ele tenta nos sujar, tentando nos contaminar com coisas pecaminosas. Mas Deus diz que nós devemos Ter muito cuidado com o nosso corpo e com o que entra no nosso coração. Jesus expulsou aqueles mercadores do templo. Jesus estava mostrando para as pessoas que tudo aquilo que fazemos, falamos, pensamos ou usamos, e que não agrada a Deus, deve ser tirado da nossa vida, pois nós somos a casa de Deus. Mas será que tem jeito de sujar a casa de Deus? Tem? Mas como? Vamos ver: falar palavrão, desobedecer aos pais e os professores, bater nos colegas, roubar, mentir, Ter inveja, pensamentos sujos, ver filmes que não são apropriados, como filmes de terror, de violência, filmes e fotos de pessoas nuas e seminuas. Essas coisas não agradam a Deus, porque não vêm de Deus. Outra coisa, roupas que mostram muito o corpo, roupas sensuais, não combinam com um filho de Deus. A roupa foi criada por Deus para cobrir o corpo e não para mostrá-lo. A Bíblia diz que o “sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado”. Se houver pecados que têm sujado os seus corações, vocês precisam se arrepender e confessar. Se vocês fizerem isso, então vocês serão limpos!

Hora de conversar
Onde é a casa de Deus?
Quais são as maneiras que podemos sujar a casa de Deus?
O que é preciso fazer para limpar novamente a casa de Deus?
O que acontece quando confessamos os nossos pecados?
Como podemos manter a casa de Deus sempre limpa?

Hora de brincar (Operação faxina)
Forme duas equipes em formato de círculo, elas serão a casa de Deus. Coloque dentro do círculo as palavras que representam o pecado, que sujam a casa de Deus. Faça uma caixa com as perguntas da lição, escolha uma criança de cada vez que, faça a pergunta se a resposta for correta retira-se um pecado do círculo, se errar passa a vez. A brincadeira só termina quando a casa estiver toda limpa
Lição 5 Um mergulho radical!
Texto Bíblico: João 1. 29-34
Versículo: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! João 1. 29
Alvo: Mostrar que o batismo nas águas é um testemunho da nossa fé em Jesus.
Quebra-gelo: O material necessário é: uma vasilha com água e objetos que afundam na água (pedra, batedor de bife etc) e outros que não afundam (esponja, caixa de sabonete etc). Mostre cada um dos objetos e vá perguntando se elas acham se afunda ou não. Depois que as crianças derem suas opiniões, coloque um por um na água e deixe que cada uma veja com seus próprios olhos o resultado. Moral: Levar as crianças a entender a importância de ser testemunha de um fato, pois assim é com o batismo nas águas: ele é um testemunho público.
Contando a história
Vocês conhecem alguém que já fez algo bem diferente, radical? Com certeza não foi algo muito comum, não é mesmo? Por exemplo: um corte de cabelo, uma roupa diferente, ou mesmo um esporte como saltar de pára-quedas, escalar uma montanha etc. Vocês já perceberam que tudo que é radical tem a intenção de mostrar algo diferente para as pessoas?
Bem, Jesus, no início de Seu ministério, tomou uma atitude radical. Ele quis mostrar para as pessoas que Ele era alguém diferente, Ele era o filho de Deus.
No batismo, eu confesso Jesus diante das pessoas.
Vocês também devem ser radicais. Mostrar para todo mundo que vocês agora são filhos de Deus, pois quando recebemos Jesus na nossa vida nos tornamos pessoas diferentes e especiais.
O batismo de Jesus foi radical. A Bíblia diz que o e Espírito Santo veio sobre Ele em forma de uma pomba e uma grande voz se ouviu dizendo: Este é o meu filho amado! Todos que estavam ali viram e ouviram. A partir daí, com certeza, elas começaram a ver Jesus de maneira diferente.
Como será que as pessoas vêem vocês? Será que os seus amigos da escola, ou até mesmo seus pais e irmãos vêem vocês como filhos de Deus?
Talvez vocês possam pensar: mas eu ainda sou uma criança, nem posso ainda me batizar. Mas, vocês irão se batizar nas águas, sim, quando chegarem à idade certa, aos 12 anos. Mas enquanto isso tem algo muito importante que vocês podem fazer: mostrar, com seus testemunhos, para todos os seus amigos e a toda sua família que vocês agora se parecem com Jesus!
Hora de conversar
O batismo nas águas é importante?
Quem sabe o que significa o batismo nas águas?
Quem já se batizou nas águas?
Vocês conhecem alguém que é batizado?
Vocês já viram um batismo?
É um dia alegre ou triste?
Vocês gostariam de se batizar um dia? Por quê?

Hora de brincar
Coloque as crianças sentadas no chão em circulo. Coloque dentro de uma caixinha papéis com as perguntas referentes á lição e outros em branco. Ao som de uma música ou palmas, a caixinha vai circulando nas mãos das crianças, quando parar o som, a criança que está com a caixinha na mão abre e com os olhos fechados, tira um papel. Caso seja em branco passa a vez. Se tiver uma pergunta ela deve responder corretamente. Se acertar, ganha um pirulito ou o que o líder achar melhor. Continue a brincadeira até acabarem as perguntas. Obs.: As perguntas podem ser repetidas. Pois o alvo é que firmem o ensino.
Lição 3 O PRESENTE DE DEUS!

Texto Bíblico: João 1.12-13
Versículo: Mas, todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome. (Jo 1.12)
Alvo: Mostrar que o único meio de se unir a Deus é por meio de Jesus.
Quebra-Gelo: Pegue uma caixa de fósforo, cole do lado de fora frase: JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS. Do lado de dentro, cole o versículo, encaixe as duas partes.
Moral: Mostre que quando recebemos Jesus no coração, nos tornamos filhos de Deus.

Contando Histórias

O presente de Deus é Jesus!
Jesus Cristo é o filho de Deus que se tornou homem. Lembram da história do passarinho? Quem se lembra e poderia contar novamente? (deixe uma das crianças contar a história do passarinho, da última lição). Por que foi mesmo que Deus se tornou homem? Para viver junto da gente, porque Ele nos ama, não é?
Jesus veio da parte de Deus, Ele trouxe para nós um presente muito especial. Hoje nós vamos descobrir que presente é esse que Deus enviou para vocês e para mim. Esse é o presente mais caro que alguém pode receber e também o mais importante. Jesus veio para nos dar esse presente de Deus. É a vida de Deus! Receber esse presente significa que vocês vão viver para sempre com Deus.
Um presente perfeito – A mão e a luva (Leve uma luva que sirva perfeitamente nas suas mãos). É muito ruim ganhar um presente que não servem para nós. Vocês já ganharam alguma coisa que não puderam usar porque não servia para vocês? O presente de Deus serve direitinho para vocês. Sabem por que? Deus já fez cada um de vocês com o lugar certinho para recebe a vida dEle dentro de vocês. Esse lugar é o coração de vocês! Deus cabe direitinho lá dentro!
Vamos usar a luva para mostrar como o presente de Deus é perfeito para vocês. (pegue a luva). A luva é parecida com a nossa mão (mostre a luva fora da mão para as crianças). Ela é parecida com a mão porque foi feita a imagem da mão. Olhem só para luva, ela tem cinco dedos. Ela é assim, porque ela foi feita com o objetivo de receber a mão dentro dela. Mas a luva sem a mão não pode fazer nada. Vejam! A luva sem a mão não tem forma ( coloque ela perto de um copo), ela não pode segurar um copo. Por isso, ela precisa da mão para ser útil.. Da mesma maneira acontece com vocês e comigo,. Vocês são como essa luva e vocês são como a minha mão. Deus fez vocês parecidos com Ele para que vocês pudessem receber a Sua vida dentro de vocês. Sem a vida de Deus dentro de vocês, vocês ficariam vazios, iguais a luva fora da mão. Mas, quando a vida de Deus entra dentro de vocês (coloque a luva), vocês se tornam como Deus é, cheio de vida (levante sua mão para que todos vejam e façam movimentos com ela).

Um presente que dura para sempre!
Quando um amigo de vocês vai a sua casa e lhes dá um presente de aniversário, vocês recebem o presente, abrem se for uma bola, vocês brincam com ela. Mas, depois, quando seu amigo vai embora, ele leva o presente com ele ou deixa com vocês? O presente fica com vocês, mas seu amigo vai embora, porque eles não são a mesma coisa, não é?
Com o presente de DEUS é diferente, sabem por quê? Quando vocês recebem o presente de DEUS, vocês estão recebendo o próprio DEUS. Isso significa que DEUS vai junto com o presente e fica com vocês para sempre!
Depois que vocês O recebem, Ele não é como o seu amigo que vai embora e o presente fica. Ele fica de verdade no coração de vocês para sempre!
DEUS não é como seu amigo que apenas da um presente e vai embora. Sabem por quê? DEUS não quer apenas dar coisas, como por exemplo: comida, roupa, brinquedos etc. O presente de DEUS é uma pessoa: é Jesus!
Quando vocês recebem o presente de DEUS, vocês estão recebendo o próprio DEUS. Isso significa que vocês recebem junto com Ele tudo o que Ele possui.

Quem pode receber?
Toda pessoa pode receber o presente de DEUS. Todo ser humano pode receber a vida de DEUS.
Mas tem um detalhe, só tem uma maneira de receber. Essa maneira é igual para todos, ninguém recebe de maneira diferente. Vamos ver como é?

Como se recebe o presente de Deus?
A única maneira de alguém receber esse presente é através do Filho de Deus, Jesus Cristo!
Para receber, basta crer e receber a Jesus Cristo! Crer no nome de Jesus é crer que ele é o filho de Deus. Quando vocês crêem e confessam que Ele é o filho de Deus, vocês recebem a vida eterna de Deus em suas vidas.

Hora de Conversar
Quando ganharmos um presente de alguém que nos ama de verdade,, nós recebemos ou não?
Você deixam o presente de lado e fazem o quê?
Os presentes que vocês ganham duram para sempre ou eles acabam?
Qual foi o presente que Deus enviou para vocês?
O presente de Deus acaba ou ele dura para sempre?
Como vocês podem receber este presente
Vocês acham que receber Jesus é melhor do que receber outras coisas de Deus?
Quem já recebeu o presente de Deus na sua vida? Quem não recebeu o presente de Deus na sua vida? Quem não recebeu ainda e gostaria de receber?

Hora de brincar
Em uma caixa de presente coloque letras recortadas com formatos e cores iguais.. Coloque muitas letras para que cada criança da célula possa montar o nome JESUS. Lembre-se de colocar apenas as letras da palavra JESUS que sejam suficientes para que todas as crianças montem o nome. A criança então deverá Ter uma letra de cada para formar a palavra Jesus. O desafio é montar Qual é o presente de Deus utilizando as letras de dentro da caixa.
Lição 2: Vou alegre para a Casa de Deus

Objetivo:Que a criança experimente a alegria de congregar com os irmãos no templo para adorar a Deus.
Texto biblico: Fiquei alegre quando me disseram: "Vamos à casa de Deus, o SENHOR” Salmo 122:1

Materiais:
·Um cartaz com figuras que mostrem as atividades realizadas na igreja como: Louvar, ler a bíblia, abraçar, estar junto com os irmãos e etc.
·Desenho de uma criança alegre. Uma cópia para cada criança.
·Lapis de cor ou giz de cera para colorir a atividade.

Hora de falar com Jesus
Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos das
mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles façam o
mesmo com as outras crianças.

Hora de Louvar
Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar. Que fale sobre
a alegria de louvar ao Senhor.

Hora de ofertar
Ministre para as crianças sobre a necessidade de ofertar citando sempre um exemplo bíblico.

Hora da Palavra
Leia o texto direto da Bíblia para que toda a classe ouça. Salmo 122:1

Depois pergunte aos pequenos o que eles mais gostam na igreja. Ajude-os dando algum exemplo.
Fale que iniciará a história depois de todos dar um lindo sorriso e um grito de júbilo.

Atenção crianças! Quem estiver alegre diga: “estou alegre” Quem estiver alegre dê uma
gargalhada bem alto. Estamos alegres porque é muito bom estar aqui, no templo, junto aos
irmãos, adorando ao Senhor.
O que fazemos quando vimos para a igreja?
(Mostrar a Figura 1 e vá apontando para os desenhos e deixe as crianças responder)
Quando vimos a igreja sorrimos, cantamos, brincamos com os coleguinhas, ouvimos historinhas
da Bíblia, fazemos trabalhinhos divertidos e aprendemos muitas coisas boas. Todos devemos ficar
felizes porque Jesus mora no nosso coração e por estarmos com os nossos maninhos na Igreja,
a casa do Papai do céus.
Todas as vezes que o papai e a mamãe chamarem você para vir na Igreja, você deve ficar
contente. Deus é muito bom e fica muito feliz quando a gente se reúne no Templo para adorá-lo.
(Figura 2)
Mas ele quer ver também os seus coleguinhas e amiguinhos aqui com você, então você pode
convidá-los pra vir na Igreja.

Hora de desenhar e colorir
Prepare figuras que reforce o ensino.

Hora do lanchinho
Ore agradecendo a Deus pelo lanche e distribua para as crianças.

Hora de brincar
Brincadeiras em grupo, brinquedos, etc.
Lição 1 JESUS É DEUS!

Texto bíblico: João 1.1-4
Versículo: Todas as coisas foram feitas pôr meio dele, e nada do que foi feito se fez. (Jo 1.3)
Alvo: Mostrar que Jesus Cristo é Deus e já existia desde o princípio.
Quebra-gelo: Pegue uma moeda de R$ 1,00. Pergunte: O que é que eu tenho na mão? Uma moeda?
Vamos brincar de cara e coroa? Qual o valor da cara e da coroa? O valor é o mesmo!
Moral: Da mesma maneira que essa moeda tem dois lados, ambos com o mesmo valor, assim são Jesus e Deus. (Em um papel escreva o nome de Jesus e cole em um dos lados da moeda, em outro papel escreva o nome Deus e cole do outro lado.) Vejam! Eles são um só, como essa moeda. Onde Deus está Jesus está também porque Jesus Cristo é Deus!

Contando Histórias
Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio a Palavra estava com Deus.
Pôr meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte de vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

Hoje nós vamos começar uma grande aventura, pois vamos estudar um livro da Bíblia muito especial, o Livro de João. Ele conta a história do Filho de Deus, Jesus Cristo é o Filho de Deus!
Ele criou todas as coisas, mas Ele mesmo não foi criado pôr ninguém, pois Ele sempre existiu. Pôr isso o Livro de João começa dizendo que Jesus Cristo estava lá no princípio de todas as coisas com Deus.
Vamos pensar agora lá na criação, quando Deus criou a Terra e o Céu, mas antes de tudo começar Cristo Jesus já existia, pois Ele era Deus. Tudo em sua volta era cheio de glória e de beleza, Ele vivia entre os anjos e governava sobre todas as coisas. Ele criou tudo o que existe – O Céu, o Sol, a Lua, as estrelas...(pergunte a s crianças o que mais Ele criou? ... a Terra , os animais, as plantas. Tudo foi Ele quem fez, imaginem só como Ele é criativo. Ele fez tanta coisa diferente e bonita!
Mas sabem o que Ele fez de mais especial? O ser humano! Ele criou o homem e a mulher. Deus queria que eles vivessem perto dEle, mas eles desobedeceram a Deus, pôr isso, eles tiveram que viver longe de Deus. Deus agora estava no Céu e o homem e a mulher sozinhos na Terra. Isso não era bem o que Deus queria.
Sabem qual foi a idéia que Deus teve? (pergunte para as crianças; quem sabe?)
Ele enviou Seu filho Jesus Cristo para buscar o homem de volta para Deus. A vinda do Filho de Deus à terra foi realmente uma grande aventura. Ele teve que enfrentar muitos inimigos. Mas o Filho de Deus tinha uma força especial, sabem qual era o segredo da sua força! (quem sabe o segredo do Filho de Deus?) Era a vida de Deus que estava nEle. Pôr isso, cada vez que ele falava, essa vida saía dEle e mudava tudo que tinha morte em vida. Ele fez muitos sinais e muitas pessoas que sofriam passaram a sorrir, pois receberam a vida de Deus. O livro de João conta essa grande aventura do Filho de Deus na Terra e como Ele Transformou a morte em vida. Preparem-se! A vida de Deus vai também mudar as suas vidas!

Cristo sempre existiu, pois Ele é Deus!
Deus é único. Só existe um Deus. Antes de tudo existir, Deus já existia. Tudo o que existe foi criado pôr Deus. Vocês também foram criados por Ele. Deus planejou que vocês nascessem no dia em que vocês nasceram, na família que cada um nasceu, do jeito que cada um é. Ele criou todos vocês para viverem com Ele, não para viverem sozinhos. Deus quer dar a vocês tudo o que Ele tem, porque Ele ama vocês. Mas, mais do que dar coisas, Ele quer que vocês o conheçam. Pôr isso Ele enviou Seu Filho Jesus para mostrar a todas as pessoas como Deus é.
Vamos usar uma moeda para entendermos melhor. Vejam, a moeda tem dois lados. Quero fazer uma pergunta: Qual é o lado verdadeiro? Os dois são verdadeiros, porque os dois fazem parte da moeda. Embora ela tenha dois lados, ela é uma só. Assim também é Jesus Cristo, O Filho de Deus, Ele é um com Deus.

Jesus é o retrato de Deus!
Deus queria muito que o homem O conhecesse pôr isso Ele enviou Jesus para mostrar as pessoas como Deus era. Ele viveu aqui na Terra como uma pessoa normal. Ele tinha um corpo normal, sua aparência era de um homem comum, ele comia, ele bebia, mas Ele nunca pecou.
Jesus mostrou o amor de Deus pelas pessoas, o caráter reto de Deus e também os Seus planos de viver juntamente com o homem e a mulher que Ele tinha criado. As pessoas da sua época puderam, então, conhecer a Deus. Hoje não é diferente. Só existe uma maneira de nós conhecermos a Deus, é pôr meio do Seu Filho Jesus Cristo. Vocês não precisam ver a Jesus com os seus olhos para poder conhecê-lo. Vocês podem conhecê-lo através da Bíblia. Pôr isso vamos estudar o que a Bíblia fala sobre Jesus. A Bíblia é o livro que Deus escreveu para nos mostrar o que Ele pensa sobre nós e como Ele nos ama. Quando conhecemos a Jesus, conhecemos a Deus porque Jesus é Deus!
Vamos imaginar uma situação. Imagine que seus avós ou algum parente viva em outro lugar longe daqui. Seus pais, então falam com eles pelo telefone sobre vocês, contam com quem vocês se parecem, seu rosto etc. Eles então começam a imaginar como vocês são. Seus pais mandam fotos suas para ao vovô e a vovó, pra que eles possam conhecer cada um de vocês. Quando eles olham as fotos, aí sim eles vão saber exatamente com cada um é. Foi isso que Deus fez, Ele mandou Jesus para mostrar exatamente como Deus é, pois Jesus é Deus, Ele veio de Deus para nos mostrar como é Deus. Sabem como vocês podem conhecer a Deus? Conhecendo a Jesus!

Hora de conversar

Vocês já receberam a visita de alguém importante?
Como vocês se sentiram importantes também?
Vocês têm vontade de conhecer alguém que vocês consideram importante?
Quem? Porque vocês gostariam de conhecê-lo(a)?
Vocês acham que Deus é mais importante que essas pessoas?
Vocês querem conhecer a Deus?
Como vocês acham que podem conhecer a Deus?

Hora de brincar: Escreva em papéis separados a frase “Cristo sempre existiu, pois Ele é Deus” cole em um cartaz com fita adesiva, de maneira que possam ser tiradas e colocadas novamente. Mas deixe a frase fora de ordem. Separe as crianças em grupos. Durante a atividade, peça para os grupos tentarem colocar em ordem a frase.
Juvenis- Lição 25- O ORGULHO
Texto Bíblico: Provérbios 16.18
Alvo: Ensinar que Deus não suporta o orgulho e que o mesmo leva a destruição.

Palavra Radical
Pv 16.18: “O orgulho vem antes da destruição”.
O que a Bíblia está dizendo é que o orgulho precede a quase todos os outros pecados.

Sabe o que é o orgulho?
é aquela exaltação do ego, é aquela condição mental em que uma pessoa se encontra, quando começa a pensar, deliciosamente, que é superior a todo mundo.

A Bíblia também diz aí em Pv 16.5: “O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos”. E ainda no mesmo livro de Provérbios, em 29.23, lemos: “O orgulho do homem o humilha”.

Deus detesta o orgulho
O orgulho que Deus detesta não é o respeito próprio ou o legítimo sentimento de dignidade pessoal.
O que Deus reprova, é sim, o amor próprio, soberbo, indesejável, desproporcionado.
É esse orgulho que é repugnante para Deus. Deus não suporta, não admite o orgulho. Ouça o que Deus diz: “ ...Não vou tolerar os homens de olhos arrogantes e de coração orgulhoso” (Sl 101.5).

Você sabe o que o orgulho faz?
"O orgulho divide os homens". - O orgulhoso não pede licença; atropela. O orgulhoso não pede perdão; justifica-se. O orgulhoso não dá explicações; ameaça. O orgulhoso não pede ajuda... Não agradece; só cobra. Não perdoa; vinga-se. Não delega autoridade; faz tudo sozinho. O orgulhoso não elogia; só reclama..."

O orgulho pode assumir várias formas, mas todas têm origem no coração humano.

Algumas pessoas são orgulhosas no olhar, no vestir... outras, se orgulham da vida social que levam... se orgulham de seus negócios, de sua raça...
Noutras palavras, o orgulho pode ser espiritual, intelectual, material e social; mas o mais repugnante dos quatro, é o orgulho espiritual – a soberba do espírito é que levou Lúcifer à queda e é por aí que começam todos os pecados.

Ouça o que está escrito na Bíblia, em Es 14.12-15: “Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! 13 Você, que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. 14 Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo”.15 Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!”

Aqui encontramos Lúcifer dizendo: “Eu subirei... eu erguerei o meu trono... eu subirei mais alto... eu serei...”. Foi justamente o orgulho do coração de Lúcifer, o primeiro pecado cometido no mundo.

Amado: Quando nós, como Lúcifer, começamos a sentir que somos auto-suficientes e todo-poderosos, já estamos pisando terreno perigoso.
A pessoa que, cheia de orgulho, começa a confiar em seus feitos, em suas virtudes próprias, pondo de lado a mão de Deus, essa pessoa está destinada ao juízo de Deus.

Aquele que repete o gesto do antigo fariseu que disse: “Graças te dou, ó Deus, porque não como os demais homens”, que se julga bom e justo a seus próprios olhos, que está vestido de trapos imundos, mas pensa que é o homem mais bem vestido do mundo... a esse Deus abomina.

Está escrito no livro de Tiago 4.6: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Há pessoas que se gabam em sua justiça própria, que se acham melhores que seus semelhantes, e dizem: “Eu não faço isso, não faço aquilo”.

São pessoas que guardam a lei, mas que se esquecem do espírito dela – são culpadas da soberba espiritual.

...pensam ser muito puros; pensam ser mais espirituais que os outros, porque oram várias vezes ao dia, porque fazem leitura da Bíblia, porque cumprem todos os deveres religiosos e, por isso, acham que todos os outros estão em constante pecado...

Conta-se que certo senhor foi passar uns tempos fora, visitando os seus familiares. E quando voltou, encontrou um tal de João na rodoviária, e perguntou: “Oh! João! Houve alguma novidade na minha ausência?” “O senhor nem imagina”, disse o João, “deu uma ventania tão forte, mas tão forte, que derrubou a minha casa”. “Isso não me espanta nem um pouco”, disse o homem, que aliás se dizia cristão: “Eu bem que avisei, João, seus pecados iam ser castigados”. João respondeu: “Hummm... o vento derrubou a casa do senhor também,!” “Não me diga!” exclamou horrorizado e comentou: “Como são os mistérios de Deus, né?!”.

Infelizmente, é comum encontrar esse tipo de cristão por aí. Nas igrejas tem o “crente pavão” - ele tem postura de rei: é soberbo, prepotente, arrogante e orgulhoso. Acha-se o mais crente, o mais espiritual, o melhor em tudo; é pavão! ...ele nunca olha para a feiúra dos seus próprios pés.


A atitude de pessoas orgulhosas assim, é de arrogância, é de superioridade, é de desprezo ou desdém pelos outros... pois, amados: de todas as soberbas esta é a pior!

Outra forma de orgulho é a soberba intelectual.

A Bíblia diz aos que sofrem desse orgulho: “A ciência incha, mas o amor edifica” (1Co 8.1); o conhecimento traz orgulho. O conhecimento enche a pessoa de orgulho. Ela sabe, ela é entendida...

Esse tipo de orgulho é o que se manifesta diante daqueles que não estudaram, que não conseguiram um diploma na escola...

Esse orgulho é o que se manifesta diante daqueles que, talvez, até nem escrever ou ler conseguem... e vem o orgulhoso e diz: “Não é assim que se faz. Você não sabe porque não aprendeu. Deixa comigo. Eu sei”.

O orgulhoso intelectual, o tipo que acha que sabe-tudo, se esquece de que nossas capacidades mentais e habilidades para o conhecimento, são dadas por Deus!

Ora, o grande conhecimento que temos hoje, em grande parte, é resultado dos esforços de muitas outras pessoas antes de nós... haverá razão para o orgulho?

O orgulho faz muito mal à pessoa. Ela se enche de confiança própria ao invés de se encher de confiança em Deus.

Convém lembrar outro provérbio bíblico, Pv 3.5: “Confie no Senhor de todo o seu coração, e não se apóie em seu próprio entendimento”.

Os orgulhosos não gostam de esperar em Deus e de confiar nEle.

Um garoto que brincava no quintal de casa, inventou de empurrar uma enorme pedra, claramente superior às suas próprias forças. O menino empurrava a pedra com as mãos, com os pés, com as mãos e uns dos pés, com o corpo, de costas, e a pedra não se mexia. Então começou a chorar. Aí, o pai, que observava tudo, aproximou e disse: “Filho, você está chorando, mas ainda não usou todos os recursos!”. “Usei, sim, papai”, respondeu a criança, que chorava. “Não”, corrigiu o pai, “você não tentou tudo; você ainda não pediu a minha ajuda”.

É o que o orgulhoso faz... não confia no Pai que está Céu!

Outra manifestação do orgulho é aquela provocada pelos bens materiais.

A pessoa tem geladeira nova, roupas caras, negócio próprio e se orgulha de tudo, dizendo: “Eu consegui, eu conquistei, eu comprei...”, esquecendo que tudo vem de Deus.

A Bíblia diz em Dt 8.18: “...lembre-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza...”.

Nesse orgulho causado pelos bens materiais, a pessoa se exalta ao invés de exaltar a Deus; ela se concentra naquilo que tem ao invés de se concentrar naquilo que é aos olhos de Deus... e aí, ela se torna escrava do que possui.

No Sl 62.10, lemos esse conselho: “...se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração”. E em outra parte a Bíblia diz: “...o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” (1Tm 6.10).

Amado: vem de Deus todas as coisas que possuímos, inclusive a habilidade de acumular riquezas! ...até mesmo o tempo para desfrutar dos bens materiais nos vem de Deus!

Então, por que todo esse orgulho pelas coisas materiais? ...O orgulho é um dos sentimentos mais ridículos que o homem pode abrigar. Tudo o que temos nos foi dado.

...Tiago, em sua carta, ensina: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (Tg 1.17).

Tudo quanto você possui, você possui porque recebeu de Deus. É Deus quem lhe deu a força para o trabalho, a mente para pensar e um maravilhoso país, o Brasil, que lhe dá oportunidade e liberdade. Tudo isso lhe tem vindo de Deus!

Conclusão
Sim, a Bíblia ensina que o orgulho é pecado.

Amado: qualquer espécie de orgulho é pedra de tropeço para o reino de Deus.

O maior pecado que deixará homens e mulheres fora do reino de Deus é o pecado do orgulho. Esse é o pecado que Deus mais odeia.

Agora, que é que você pode fazer com esse pecado?

Você deve confessar o seu orgulho. Todo orgulho que você possuir deve ser confessado.

Tempo para meditação (música ao fundo).
Talvez, você seja como aquele garoto que brincava no quintal de casa.

Estava fazendo as suas coisas, estava levando a sua vida, mas a certa altura, você encontrou uma pedra, surgiu um obstáculo no seu caminho, um problema difícil apareceu diante de você.

Qual é a pedra que está no seu caminho? ...a rebeldia de um filho? ...a incompreensão do marido? ...a insatisfação da esposa?

Qual é a pedra no seu caminho? ...problemas financeiros?...nervosismo? ...rancor? ...pornografia?...a mentira? ...a rejeição?

E agora, quem sabe, exatamente como fez aquela criança, você também tem se lançado, sozinho, a remover essa pedra, a resolver esse seu problema, a dar um jeito nessa sua situação...

Porém, cheio de orgulho, você tem dito: “Eu posso dar um jeito. Eu sei o que fazer... eu mesmo resolvo isso...”.

E assim, com suas próprias forças e sabedoria, você fez de tudo, tentou de uma forma, tentou de outra... imaginou que podia, por si mesmo, remover a pedra... porém, só se machucou mais, só se feriu mais, e agora... agora você chora o seu problema, chora a sua dor, chora por sua condição... chora por causa do seu próprio fracasso, da sua própria derrota... chora porque lamenta não saber mais o que fazer, chora porque esgotou todos os recursos, chora porque acabou as forças...

Veja a que ponto o teu orgulho te fez chegar!

Ah! Mas eu tenho uma boa notícia para você: Deus, o nosso Pai que está no céu, tão bom e tão amável, tem contemplado a sua situação. Deus, a tudo tem observado com grande atenção.

Nesta hora mesma, quando você chora o seu fracasso, quando você lamenta sua falta de força, sua falta de poder, sua falta de condição, e com a voz embargada, diz: “Já fiz de tudo! Tentei tudo! Experimentei tudo!”

Ah! Deus vê você e cheio de ternura te diz: “Filho, filha, você ainda não usou todos os recursos. Eu sou o Deus vivo e Todo-poderoso, Eu sou Aquele te fez e que te ama, que faz milagres e coisas maravilhosas acontecer, e você ainda não pediu a minha ajuda”.

Pois, Deus está te dizendo hoje: “Deixa teu orgulho. Peça que Eu te ajude e Eu te ajudarei”.
Juvenis- lição 23 - Autoridade Espiritual parte- 2

Texto bíblico: "Todo homem esteja sujeito ás autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele estabelecida." Rm 13.1
Alvo: Ensinar quem são as autoridades que Deus estabeleceu sobre as nossas vidas e que devemos nos submeter a elas.
Quebra-gelo:

Palavra Radical
Introdução: Na semana passada aprendemos que todas as vezes que nos submetemos às autoridades levantadas por Deus estamos agradando o coração do Senhor. Hoje iremos aprender quem são essas autoridades e as bênçãos da submissão.

Deus Delega Autoridades em Todas as Áreas da Vida: Civil: Governantes, Juizes, Policiais, Professores, Médicos, Rm 13.1-3. Trabalho: Chefes e patrões. Ef 6.5-6; Tt 2.9-10; 1 Tm 6.1-2. Família: Pais ou responsáveis. Ef 5.22-24; 6.1-4. Igreja: Pastores, discipuladores, lideres e outros. 1Co 12.28; Hb. 13:7,17Todo discípulo do Senhor, onde estiver, procura saber quem é a autoridade, para a ela se submeter.
Quem são as Autoridades Delegadas na Igreja Deus é quem chama homens e mulheres e os capacita para exercerem uma função específica em seu Reino. Deus levantou profetas, sacerdotes e reis no passado para guiar seu povo, Deus estabeleceu sua liderança para a igreja (Ef 4:11). Esta liderança é dada por Deus para o bom andamento de sua obra.

Cristo: é a maior autoridade dentro da igreja, pois Ele é o cabeça. Efésios 5:22 “E sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.

Em nossa igreja temos a visão que Deus ergue pessoas como autoridade fazendo delas:

Pastores: Têm a responsabilidade de conduzir, pastorear as ovelhas de Cristo de um modo geral, sendo responsável pela igreja.
Discipuladores: Tem a responsabilidade de cuidar dos lideres de célula.
Lideres: Tem a responsabilidade de cuidar das vidas que estão na célula.

A autoridade espiritual deve ser obedecida As pessoas querem ouvir a Escritura, e até querem receber a oração, no entanto, não aceitam a autoridade dessas pessoas em suas vidas particulares. A recomendação da Palavra aos Hebreus é que lideres devem ser obedecidos, pois a responsabilidade dele é cuidar de suas vidas (Hb 13:25). O pecado de desobediência gera morte. Aqueles que entram por este caminho são mal sucedidos (Sl 78:8).

Qual é o Propósito da Autoridade na Igreja?A autoridade está para ensinar, educar na justiça, instar, aconselhar, ordenar, corrigir, consolar, repreender, disciplinar, animar e abençoar.Precisamos de guias que nos levem pelas mãos, para que não fiquemos no caminho, sem atingirmos o alvo. "Ide, fazei discípulos…" (Mt 28.19-20

Você já ouviu falar do Super-Espiritual?É aquele que aparenta ser espiritual e temer a Deus, mas esconde uma grande rebelião. O super-espiritual costuma dizer: "Eu só obedeço a Cristo. Não estou sujeito a nenhum homem!" Toda vez que se diz "Deus, quero te obedecer", o Senhor responde: "Ótimo! Então, obedeça o teu pai, teu pastor, teu líder!" Aí o super-espiritual declara: "Não, eu só obedeço ao Senhor, a ninguém mais. Só obedeço o que tu me falares pessoalmente!" E, o Pai, responde com toda firmeza: "Mas o meu desejo é que me obedeças através deles". Existem juvenis que não obedecem aos pais e nenhuma autoridade sobre a sua vida, são completamente rebeldes e ainda assim querem ser abençoados por Deus. Regularmente escutamos esta resposta: "você não sabe como é meu pai, meu pai é incrédulo, meu líder pega no meu pé, e assim por diante…" É inadmissível declarar obediência a Deus e não às autoridades por Ele delegadas. Sempre que obedecemos às autoridades delegadas estamos submissos a Deus, estamos agradando ao Pai. Obedecer somente quando se concorda não é espírito de submissão. É rebeldia e independência. Concordando ou não com a ordem, devemos obedecer de coração. As bênçãos que desfrutamos quando nos submetemos.Quando vivemos o princípio de submissão às autoridades delegadas por Deus, podemos desfrutar dos benefícios. alguns benefícios: Ter direção (Pv 15:22), ser pastoreado (Hb 13:25); receber a palavra de Deus (At 20:21), ser abençoado por Deus. Muitas vezes não somos abençoados porque não nos submetos as pessoas que Deus ergueu como autoridade sobre nossas vidas. Não pense que o seu pastor, discipulador, líder está pegando no seu pé, que ele é chato e quer o seu mal, pelo contrário como autoridade sobre a sua vida ele tem a responsabilidade de ensiná-lo e conduzi-lo no caminho do Senhor.

Conclusão: Submissão é prestar obediência a uma autoridade delegada. É exteriorizar um espírito submisso, mesmo quando ninguém está por perto. É renunciar à opinião própria quando se opõe à orientação daqueles que exercem autoridade sobre nós. O princípio da autoridade deve ser respeitado e vivido, pois é um princípio de Deus que, praticado, é uma bênção. Deus quer uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus, por isso nos coloca o seu princípio de Autoridade e Submissão. Al"Todo homem esteja sujeito ás autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas." Rm 13.1.

Compartilhando na célula: Você é submisso as autoridades delegadas por Deus?
JUVENIS- Lição 22- Autoridade espiritual

Texto bíblico: Rm 13.1
Alvo: Ensinar que todos devem estar de baixo de uma autoridade e que há bênçãos para aqueles que se submetem.
Quebra- gelo:
Palavra Radical
Hoje iremos aprender sobre autoridade espiritual e entender porque muitas vezes oramos e não somos abençoados.
Existem princípios estabelecidos por Deus que devemos seguir e nos submeter para não cairmos em condenação.

Submissão, um Princípio de DeusA. O que é Submissão?Submissão é prestar obediência inteligente a uma autoridade delegada. É exteriorizar um espírito submisso, mesmo quando ninguém está por perto. É renunciar à opinião própria quando se opõe à orientação daqueles que exercem autoridade sobre nós. Quando é que aprendemos o que é a submissão?
Quando aceitamos o senhorio de Cristo sobre nossas vidas. Quando verdadeiramente renuncio a tudo o que tenho, nego a mim mesmo, tomo a cruz e sigo ao Senhor. Sigo submisso às direções e orientações que recebo das autoridades que Deus colocou sobre a minha vida. "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus", "antes a si mesmo se esvaziou"... "a si mesmo se humilhou", "tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz" (Fp 2 5-8). Só existe um caminho para a submissão, andar como Cristo andou (1Jo 2.6). Ele é o nosso modelo. E, "embora sendo Filho (Jesus homem), aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu" (Hb 5.8).
Você sabe o que acontece quando não somos submissos?Sem submissão jamais chegaremos ao alvo. Nem estaremos sendo cooperadores do Senhor. Se alguém é independente, rebelde, não é membro do corpo, pois sendo membro será sempre dependente, submisso. Como pode um membro subsistir no corpo se não se submeter às ordens da cabeça? Assim também nós não podemos subsistir no corpo de Cristo se não formos sujeitos as autoridades constituídas por Deus.
Autoridades constituídas por Deus: Rm 13.1Deus é um Deus de ordem, por isso Ele ergue pessoas e coloca em posição de autoridade para que haja ordem no mundo. Imagine se não houvesse as autoridades a bagunça que seria! Cada um fazendo o que lhe desse na cabeça! O princípio de autoridade delegada é que rege todas as relações do homem com o homem, bem como do homem para com Deus. Todas as coisas estão debaixo deste princípio, nada está solto. Este é um princípio de ordem e paz, nunca de confusão. Deus assim criou todas as coisas, mas ao rebelar-se, Lúcifer gerou a confusão. E, pior, está levando todos os homens a viverem debaixo do princípio de rebelião.
Estar debaixo de autoridade não é ser inferior.Há uma tendência de se pensar que se submeter é ser inferior. Jesus nunca foi inferior ou menor que o Pai pelo simples fato de lhe ser submisso. Pelo contrário, Jesus Cristo tem o nome que está acima de todo nome (Fp 2.9). Temos que entender que entre iguais há uma relação de autoridade e submissão. Isto faz parte da ordem divina. As autoridades delegadas estão em todas as áreas de nossas vidas. Um discípulo do Senhor deve, onde estiver, procurar saber quem é a autoridade delegada para a ela se submeter.

A autoridade de Deus.Deus é a maior de todas as autoridades. Nada está acima da autoridade de Deus no universo. É indispensável para aquele que deseja cooperar com o Senhor, conheça e submeta-se a autoridade de Deus. "A maior das exigências que Deus faz ao homem não é a de carregar a cruz, servir, fazer ofertas, ou negar-se a si mesmo. A maior das exigências é que Obedeça". "Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocausto e sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria..." 1Sm 15.22-23Diante disso, rejeitar uma ordem de Deus é o mesmo que ir contra o próprio Deus. Jesus prega o Evangelho do Reino porque conhece o problema principal do homem: a sua independência para com Deus. Na independência de Deus mostra a Rebeldia.
O Princípio de Satanás.Satanás era um “Querubin” transformou-se em Satanás quando tentou ser ter a mesma autoridade que Deus, quando quis competir com Deus, e assim se tornou um adversário de Deus. Foi a rebeldia que provocou a queda de Satanás". A intenção de Satanás de estabelecer o seu trono acima do trono de Deus foi o que violou a autoridade do Senhor. O princípio de rebelião é passado a todos os homens depois da queda de Adão. Este princípio o Senhor abomina: é como feitiçaria.
Conclusão: Todas as vezes que nos submetemos as autoridades levantadas por Deus estamos agradando o coração do Senhor. Quando alguém peca contra essas autoridades, peca diretamente contra o Senhor. Não podemos permitir espaço para rebeldia em nossas vidas. Temos que viver em completa santidade, assim como Jesus, que em nada foi rebelde ao Pai. Ele vivia, como vive, para agradar ao Pai e em tudo lhe ser submisso.
Atividade para a sala de aula
Promova um debate entre os juvenis. O tema deve ser as conseqüências da insubmissão.

Compartilhando na célulaVocê se considera uma pessoa submissa ou acha tem muito a melhorar?
Juvenis- Lição 21 - VOCÊ TEM UM AMIGO DE VERDADE

Texto bíblico: Lc. 8:41-54
Alvo: Ensinar que Amigo é aquele que ajuda de verdade. As crianças e os juvenis devem saber que as pessoas às vezes erram ou falham com a gente, mas que Jesus é amigo verdadeiro de todas as horas.

Palavra Radical
Lc. 8:41-54 (Líder, leia o texto na Bíblia).

Comentário do texto
Jairo era um homem rico, importante e religioso. Ele era chefe da sinagoga (lugar onde os religiosos se reuniam para prestar culto a Deus) E ele era o chefe dessa sinagoga, tinha um cargo muito importante.
Por isso, com certeza, ele conhecia pessoas muito ricas, importantes e religiosas. Mas na hora mais importante da sua vida, quando a sua filhinha estava doente, quase morrendo, os amigos ricos, importantes e religiosos não puderam ajudá-lo.

1. Jairo precisava de um amigo que o ajudasse de verdade, que pudesse curar a sua filha completamente.
O dinheiro, os amigos e a sua religião não puderam ajudá-lo.
Jesus era o amigo certo que Jairo precisava. Mas os amigos de Jairo desprezavam Jesus porque ele convivia com pessoas pobres, simples e doentes.

2. Jairo precisava de um amigo que tivesse o mais perto possível, pois sua filha estava muito mal. Então quem seria esse amigo?
Jairo lembrou-se de Jesus, e quem Ele estava ali por perto.
Jairo decidiu procurar o amigo Jesus. Afinal ele já tinha ouvido falar de Jesus, de como ele ajudava as pessoas, e que isso era verdade mesmo. No caminho para ajudar a sua filha, Jairo pôde ver Jesus parando para ajudar a uma mulher que foi ao seu encontro pedindo ajuda. Jesus parou e curou a mulher desconhecida. Jairo, então pode ver que Jesus era realmente um amigo leal.

3. Jairo falou com Jesus pessoalmente, ou seja, ele não mandou recado para Jesus ir até a sua casa. Foi Jairo quem pediu ajuda, por isso mesmo Jesus atendeu ao seu pedido.
Devemos orar e fazer as nossas petições ao Senhor. A Bíblia diz em Isaias que as mãos de Deus não estão encolhidas para que não possa nos abençoar, nem seus ouvidos tapados para que não possa ouvir as nossas orações. Se você falar com Deus Ele vai te atender.

4. Jairo, depois disso, tornou-se amigo de Jesus.
Jesus deseja ser nosso amigo, ser participante em nossas vidas, nos aconselhar em nossas decisões, nos ajudar nos momentos mais difíceis de nossas vidas.

Aplicação: Aprenda que dinheiro, amigos importantes, ou mesmo religião não podem ajudá-lo a resolver seus problemas. Mas Jesus sim! Por isso, chame por Ele!Jesus é o seu amigo mais rico e mais importante que você pode ter. Jesus é o seu amigo que está sempre por perto. Ele disse que estaria sempre com você, assim como uma sombra. Isso está escrito no Salmo 121:5 “O Senhor é a sua sombra...” A sombra é algo que nos acompanha aonde quer que vamos. É isso mesmo que Ele quis dizer para você: que aonde você for, Ele vai junto com você. Sabe porque ele disse isso? Ë porque aquele que o recebe no seu coração se torna um só com Ele. Você carrega Jesus dentro de você. Por isso, Jesus está mais perto de você do que você imagina: Ele está dentro de você! Puxa vida, isso é que é amigo! Você também pode conversar com seu amigo Jesus. Você não precisa orar a nenhum outro nome. Peça diretamente a Ele aquilo que você precisa e Ele o ouvirá. Não importa a idade que você tenha. Assim como Jesus ajudou a Jairo e curou a sua filha, Jesus também vai ajudar você em tudo o que você precisar. Basta você chamar por Ele!
Você pode ter certeza de que Jesus será seu amigo para sempre. Nesse amigo você pode confiar!


Atividade para a sala de aula
Você pode repetir a brincadeira do quebra-gelo, mas agora usando FRASES como presente.
Escreva várias frases de incentivo, elogio, etc. As crianças tiram um papel com o nome de uma criança e também tira um papel com uma frase e fala para o amigo. E assim por diante.


Compartilhando na célula
Quem é o seu melhor amigo? Você acha que esse amigo, por mais legal que ele seja, é melhor do que Jesus?

MENSAGEM PARA O LÍDER
“Quem sai chorando enquanto semeia, voltará alegre com a colheita!
Nunca esqueça que você está semeando na vida dos juvenis”
Juvenis- Lição 20 - A BATALHA A SER VENCIDA
Texto bíblico: 1 Coríntios 10.2-6"Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas; anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo; e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão."
Alvo: Ensinar que para vencer satanás devemos batalhar espiritualmente, e usar as armas que Jesus nos deixou.
Quebra-gelo:

Palavra RadicalNo texto de 1 Coríntios podemos ver que há uma batalha espiritual a ser vencida e nós temos armas e estratégias espirituais para vencê-la. Alguns princípios precisam ser conhecidos, para que entendamos que a nossa guerra é contra o inimigo de nossas almas que está no mundo. Quantas pessoas se sentem presas, não têm liberdade, sabem que poderiam ir além, romper, estar numa posição de vencedor. Talvez você se sinta assim!
As estratégias do diabo

- Uma das estratégias do inimigo é: te prender, colocando-o em fortalezas, em limitações, o diabo quer tirar nossa liberdade. - A outra estratégias de satanás e nos fazer ordinários, a palavra ordinário significa comum, o diabo quer que nos sintamos comuns. Ele faz isso lançando setas mentirosas em nossas mentes dizendo que não somos capazes pois somos doentes, fracos, pequenos, inferiores, pobres, tristes Mas Deus nos chamou para ser EXTRAORDINÁRIOS.
O sonho de Deus para nós Deus quer nos levantar para fazer a diferença nessa nação, pois quem nos faz capaz é Ele. Nós fomos chamados para sermos formadores de opinião. O sal precisa salgar, pois se for insípido só serve para ser pisado, ou seja, estar sob autoridade, e autoridade de quem? Deus não nos chamou para sermos controlados, mas para sermos guiados ... "as ovelhas ouvem a sua voz" João 10:3.
As estratégias de DeusEm Atos 12:4, Deus nos dá estratégias para sairmos das prisões. Você pode vir a ser preso, mas você não vai ficar preso.1. Atos 4:5-22 - o poder da pregação (palavra) Pedro e João mesmo presos continuaram falando de Jesus com intrepidez. Quando Deus quer usar uma pessoa para falar as verdades do Senhor, Ele quebranta o coração.2. Atos 12 - o poder da oração Seja um intercessor. Deus vai abrir portas quando você começar a orar. Quando há intercessão há poder de Deus.O texto de Lucas 13:6-9 exemplifica bem essa verdade: "certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. " ver. 6, então mandou cortá-la, mas havia um intercessor, que pediu por ela e a árvore não foi cortada.Trazendo para nossa vida, nós somos a árvore e temos um intercessor que é Jesus. Deus deseja que você faça o por outras pessoas.3. Atos 16:19-26- o poder da adoração
Podemos ver como Deus operou na vida de Davi através da adoração, todas as vezes que ele adorava a Deus com sua harpa a unção de Deus era liberada e as cadeias eram quebradas. Não há cadeia que segure um adorador.
Juvenis- Lição 16- A BÊNÇÃO DOS BONS FILHOS (2ª Parte)

Texto bíblico: Dt 28.1-14 Alvo: Ensinar que existem muitas bênçãos para aqueles que obedecem os mandamentos de Deus.
Quebra-gelo:

Palavra Radical: Em Deuteronômio, encontramos uma lista das bênçãos que começam a aparecer quando obedecemos a Deus. E logo depois, vem uma lista das maldições decorrentes da desobediência.Primeiro, encontramos as bênçãos
“Se vocês obedecerem fielmente ao SENHOR, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o SENHOR, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. 2 Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao SENHOR, o seu Deus: 3 “Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo. 4 Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. 5 A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas. 6 Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem. 7 “O SENHOR concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete fugirão. 8 “O SENHOR enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem. O SENHOR, o seu Deus, os abençoará na terra que lhes dá. 9 “O SENHOR fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se obedecerem aos mandamentos do SENHOR, o seu Deus, e andarem nos caminhos dele. 10 Então todos os povos da terra verão que vocês pertencem ao SENHOR e terão medo de vocês. 11 O SENHOR lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês. 12 “O SENHOR abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado. 13 O SENHOR fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do SENHOR, o seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo. 14 Não se desviem, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje lhes dou, para seguir outros deuses e prestar-lhes culto”.
Depois as maldições Contudo, mais adiante (Dt 28.15-19, 38, 45), podemos ler as maldições: “Entretanto, se vocês não obedecerem ao SENHOR, o seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão: 16 “Vocês serão amaldiçoados na cidade e serão amaldiçoados no campo. 17 A sua cesta e a sua amassadeira serão amaldiçoadas. 18 Os filhos do seu ventre serão amaldiçoados, como também as colheitas da sua terra, e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. 19 Vocês serão amaldiçoados em tudo o que fizerem. (...) 38 Vocês semearão muito em sua terra, mas colherão bem pouco, porque gafanhotos devorarão quase tudo. (...) 45 Todas essas maldições cairão sobre vocês. Elas os perseguirão e os alcançarão até que sejam destruídos, porque não obedeceram ao SENHOR, o seu Deus, nem guardaram os mandamentos e decretos que ele lhes deu”.
O princípio da obediência
Deus requer de nós que sejamos filhos obedientes.Pratique o princípio da obediência – honrar os pais é um mandamento do Senhor.Se não cumprimos esse mandamento, estamos desobedecendo a Deus. E a desobediência nos afasta de Deus!Amados: a desobediência aos pais traz prejuízos, traz tristezas e até morte!Contudo, o mais grave de tudo é que a desobediência é pecado, porque é quebrar o mandamento de Deus.E quando desobedecemos a Deus, não há bênçãos; elas não vêm sobre nós – ao contrário, é a maldição que vem sobre nós.A Bíblia fala de bênçãos e fala de maldições... As bênçãos de Deus dependem da nossa obediência.Vou lhe contar uma história havia uma garotinha de 6 anos de idade. Ela não falava, não andava e tinha sérios problemas de saúde. Um pastor foi orar por ela, quando começou a oração, um espírito maligno falou através dos lábios daquela criança: “Eu estou aqui porque fui autorizado”. Nem os pais nem os avós da menina entenderam aquilo. Mas depois, a avó se lembrou do passado de sua filha, que era a mãe dessa garotinha de 6 anos. A avó contou: “Quando minha filha era jovem, ela me dava muitos problemas. Eu vivia angustiada por causa dela... ela chegava em casa de madrugada, namorava um rapaz, namorava outro... saltava a janela às escondidas... não me respeitava, me xingava, me respondia mal... E eu dizia a ela: Quando você tiver uma filha, ela vai te dar o dobro do trabalho que você está me dando”. A mãe falou isso para a filha dela. Aquela jovem mãe havia sido uma péssima filha – agora, estava se cumprindo na vida dela a maldição resultante da sua desobediência ao mandamento de Deus que diz: “honra teu pai e tua mãe”.

Deus quer bênção para você. O Senhor não quer que ninguém sofra... Deus não deseja que você tenha que tomar remédio para depressão... Deus não quer que seu dinheiro seja gasto só com médicos e remédios... Deus quer é a sua bênção!Mas muitos filhos desobedecem a Deus no que diz respeito ao mandamento de honrar os pais – e essa atitude traz para eles a maldição, traz para eles as conseqüências da desobediência. Quando desobedecemos a Deus, não há bênçãos; elas não vêm sobre nós – ao contrário, é a maldição que vem sobre nós. Porém, observe que o desejo de Deus é trazer bênção, porque a esse mandamento, Deus acrescentou duas promessas: “Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o SENHOR, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o SENHOR, o teu Deus, te dá”.

Atividade para sala de aula: Complete o versículo- Escreva em pedaços de papéis partes dos versículos das bênçãos e as maldições de Dt. 28. Coloque-os dentro de uma caixinha, depois retire um a um. Eles deverão completar os versículos.
Ex.: Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no... resposta: no campo

Compartilhando na célula: Você tem dificuldade para obedecer aos seus pais? Por quê?
Juvenis - Lição 19 - Vença a preguiça
Texto bíblico: Provérbios 6.6
Alvo: Ensinar que devemos vencer a preguiça, e as conseqüências dela em nós.
Quebra- gelo:

Palavra Radical
Hoje iremos aprender coisas preciosas acerca da preguiça. O rei Salomão, inspirado por Deus, nos da como exemplo a formiga. Quando diz: “Vai ter com a formiga ó preguiçoso”. A formiga não tem preguiça!
Você já observou como é lindo e interessante o trabalho delas em conjunto, carregando sobre as costas folhas, insetos, pedacinhos de comida, entre outros, para o “sustento de sua família” e para fazerem estoque para o inverno; além disso, elas com suas próprias patinhas constroem suas belas e grandes “casas”, os formigueiros.
Observe uma formiga subindo pela parede. Ela não para, não olha para trás, nem tem dúvidas aonde quer chegar.
Você pode até derrubá-la que ela recomeçará o seu trajeto da mesma forma, com a mesma decisão e rapidez.
Derrube-a novamente, e ela recomeçará o seu trajeto quantas vezes for preciso, com a mesma objetividade e perseverança. Quando ela se encontra com outras formigas, balança as antenas, apenas um breve cumprimento, mas não para, segue o seu objetivo decidida. Continue derrubando-a, e logo irá perceber que o cansado agora é você, pois ela não desiste fácil.
Agora vamos falar sobre a

Você sabe o que é preguiça?
Preguiça: Aversão ao trabalho; negligência, indolência, ociosidade, inatividade.
Preguiça é gostar de não fazer nada! Podemos encontrar na Bíblia vários versículos que falam sobre a preguiça e as conseqüências dela.

“O preguiçoso envergonha os pais. As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. - Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha”. Provérbios 10. 4,5O filho sábio, que alegra o seu pai e a sua mãe terá, entre as suas boas características, a diligência no trabalho, ajudando com as tarefas de casa. Se dedica aos estudos para ter uma boa profissão no futuro de modo que possa sustentar a si mesmo, e não precise depender de seus pais. Ele terá seu próprio lar; sua própria família; seu próprio trabalho; seu próprio salário.

O preguiço arruma desculpas
O preguiçoso diz: Há um leão lá fora! Serei morto na rua
Cada dia tem 24 horas repletas de oportunidades para crescer, servir e ser produtivo. Ainda assim é muito fácil desperdiçar tempo. Por exemplo: Na frente do computador, televisão, na rua com amigos, dormindo e etc. Rejeite a preguiça, a ociosidade e fique longe de alguém que desperdiça tempo. Este provérbio contem a maior desculpa de todos os tempos! Se eu sair, talvez encontre um leão na rua e seja morto por ele! Que probabilidade haveria de alguém encontrar um leão nas ruas de uma cidade antiga? Praticamente nenhuma. Até mesmo a distante possibilidade é tudo que o preguiçoso precisa como desculpa para evitar qualquer trabalho. O preguiçoso é desperdiçador O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser diligente. Provérbios 12. 27 O diligente faz bom uso daquilo que seus pais lhe oferece; o preguiçoso os despreza. O desperdício se tornou um estilo de vida para muitos que vivem em uma terra abundante desperdiçam: comida, roupas, materiais escolar e etc. Faça bom uso e valorize tudo aquilo que Deus lhe deu! O preguiçoso mendigará O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega e nada receberá. Provérbios 20. 4 Você já deve ter ouvido advertências semelhantes a essas. Se não estudar, será reprovado no teste; se não economizar, não terá dinheiro quando precisar. Deus quer que fiquemos precavidos contra as necessidades futuras, a fim de que possamos evitá-las. Não podemos esperar que o Senhor nos resgate quando causamos nossos problemas por falta de planejamento e ação. Ele nos ajuda, mas também espera que sejamos responsáveis. O preguiçoso morre desejando O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. Provérbios 21. 25
O preguiçoso vive sonhando, porém não chega a lugar nenhum por não se esforçar para trabalhar.Aplicação: Há muitas pessoas que sonham quando crescerem serem: pastores, médicos, advogados, professores, não levam em conta o caminho a ser seguido e esforço a ser feito para conseguir. Claro que devemos confiar em Deus, e Ele com certeza nos ajudará a alcançar nossos sonhos, se forem da Sua vontade, contudo, precisamos fazer a nossa parte (fazer os cursos que a igreja oferece, estudar, trabalhar, ler muito, e etc.) Siga o exemplo da formiga que trabalha e não desiste. O Senhor é contigo!!! Vença a preguiça!

Compartilhando na célula
Você às vezes é tentado a usar a possibilidade do perigo como desculpa para a preguiça?
Juvenis- Lição 18- NÃO BASTA CRER, É PRECISO CONFESSAR.

Texto bíblico: Romanos 10 : 9
Alvo: Ensinar que não basta somente crer em Jesus, é preciso confessá-lo como Salvador. As crianças precisam saber que confessar a Jesus é a maneira de recebê-lo.
Quebra-gelo: Recorte algumas figuras de revistas (frutas, cores, legumes, atitudes...). Mostre três ou mais figuras de frutas para um juvenil e peça para que primeiro pense na fruta que ele mais gosta entre as três. Diga: Nós só poderemos descobrir qual fruta ele escolheu, se ele nos disser. Agora então você vai CONFESSAR para nós a sua escolha, nós sabemos que ela está escondidinha dentro de você. Qual fruta você escolheu? (faça com três juvenis).
Moral: Só podemos descobrir a escolha de alguém quando ela confessa.

Palavra Radical

Comentário do texto:
˙ CONFESSAR é declarar com a boca.
˙ A Bíblia diz que nós devemos confessar a Jesus com a nossa boca, para podermos recebê-lo em nosso coração.
˙ Quando confessamos a Jesus, expressamos uma escolha, uma decisão em nosso coração: “Eu quero Jesus”.
˙ Não basta crer porque até o diabo, nosso inimigo, também crê que Jesus é o filho de Deus. É preciso confessar, declamar com a sua boca que você crê e O aceita como Senhor e Salvador de sua vida.

CRER EM QUE?
˙ Crer no que a Bíblia diz. A Bíblia diz em Isaías 53, que Jesus sofreu em seu lugar, para que você não tivesse mais que sofrer. Diz que a cruz era para você; mas, Ele foi em seu lugar e morreu para que você não precisasse morrer.
˙ Crer que Jesus é o Filho de Deus, que morreu para perdoar os seus pecados e fazer de você um filho de Deus.
˙ Mas, lembre-se: só pode receber a Sua vida aqueles que crêem e confessam que Jesus é seu Senhor e Salvador.

CONFESSAR O QUE?
Confessar aquilo que a Bíblia diz. Que Jesus morreu por você e que você precisa dEle para ser salvo e ir para ao céu.
Será que alguém que sofreu tanto em seu lugar, até a morte, merece confiança?
Se você confia em Jesus, só lhe resta entregar a sua vida e Ele e receber a vida dEle dentro de você.
Quando você crê, a porta do seu coração se abre e quando você confessa, Jesus entra e faz do seu coração a Sua casa.

Aplicação:
O BANQUETE ERA MEU E EU NÃO SABIA!
NARRADOR: Era uma vez, um rapaz que em um concorrido sorteio ganhou uma passagem de ida e volta, para viajar em um navio transatlântico.
TIAGO: Oba, eu ganhei, eu ganhei! Vou viajar de navio! Que massa!
AMIGOS: Que sorte, heim, cara! Não dá pra levar um amiguinho aí não?!
TIAGO: Sinto muito, mas sorte não é pra todos. Vou é arrumar minhas malas!
NO NAVIO: Nooosa! Como pode ser tão grande assim?! Puxa, e que luxo! Olha só quanta comida gostosa! Ai, será que está viagem vai durar muitas horas?! Estou começando a ficar com fome, e não tenho dinheiro nenhum.
NARRADOR: Mal sabia ele que se tratava de uma viagem de 3 dias, e ao final do primeiro dia...
TRIPULANTES DO NAVIO: Nossa que jantar especial! Tava gostoso demais!! Agora vamos para aquele salão, lá estarão servindo a sobremesa.
TIAGO: Ei, moço! Você sabe quantas horas a mais de viagem nós ainda teremos?!
FUNCIONÁRIO DO NAVIO: Ora, meu rapaz! Esta viagem durará mais dois dias! Não fique tão ansioso, logo nós chegaremos ali. Este é um navio muito confortável, divirta-se!
TIAGO: Tá... Como alguém pode se divertir escutando este barulho triste de um estômago roncando o tempo todo?!
NARRADOR: No segundo dia, bem cedo... Tiago estava decidido, não agüentava mais, iria fazer uma proposta para os funcionários da cozinha, quem sabe eles aceitariam.
TIAGO: Ehh... Sabe, teria possibilidade de eu trabalhar com vocês o resto desta viagem? Eu poderia lavar os pratos, e então vocês me davam um pouco de comida.
COZINHEIRO: Do que você está falando?! Você não sabia que este bilhete lhe dá o direito à viagem e também as refeições do navio? Você não precisa pagar nada, meu rapaz. Entre que eu vou lhe servir aquilo que você quiser.
TIAGO: (com cara de bobo)

“Se o Tiago tivesse falado antes que queria comer, não teria passado tanta fome. Não basta sentir, é preciso falar”.
Assim também acontece no relacionamento entre Jesus e as pessoas. Muitas pessoas pensam que são Filhos de Deus, mas nunca expressam uma decisão de segui-lo.
NÃO BASTA CRÊR, É PRECISO CONFESSAR.
Quando confessamos a Jesus, expressamos uma escolha, uma decisão em nosso coração: “Eu quero Jesus”.

APELO: Deus ama muito você. Ele sonha com você. Ele deseja muito morar no seu coração, e resolver os seus problemas. Ele deseja estar ao seu lado em todos os momentos por mais difíceis que pareçam, Ele quer ser o seu melhor amigo.
Mas, para que isso aconteça você precisa fazer uma escolha. JESUS É A ÚNICA ESCOLHA QUE LEVA A DEUS.
Hoje, você pode fazer essa escolha e receber Deus em sua vida. Nunca mais você estará sozinho, porque Jesus estará sempre com você.
Você crê em Jesus? Você quer confessar a Jesus hoje e recebê-lo em seu coração?
Então, vamos fazer uma oração. (Se todos que estiverem na reunião forem convertidos, faça a oração renovando a aliança.

Atividade para sala de aula: A escolha do líder

Compartilhando na célula
Pra você, o que significa aceitar Jesus como Senhor e Salvador?
Lição 118- NÃO BASTA CRER, É PRECISO CONFESSAR.

Texto bíblico: Romanos 10 : 9
Versículo para memorizar: “ Se você confessar com sua boca que Jesus Cristo é O Senhor, crendo do fundo do coração que Deus O ressuscitou dentre os mortos, será salvo”.(Romanos 10 : 9)
Alvo: Ensinar que não basta somente crer em Jesus, é preciso confessá-lo como Salvador. As crianças precisam saber que confessar a Jesus é a maneira de recebê-lo.
Quebra-gelo: Recorte algumas figuras de revistas (frutas, cores, legumes, atitudes...). Mostre três ou mais figuras de frutas para uma criança e peça para que primeiro pense na fruta que ele mais gosta entre as três. Diga: Nós só poderemos descobrir qual fruta ele escolheu, se ele nos disser. Agora então você vai CONFESSAR para nós a sua escolha, nós sabemos que ela está escondidinha dentro de você. Qual fruta você escolheu? (faça com três crianças).
Moral: Só podemos descobrir a escolha de alguém quando ela confessa.

Contando a história

Comentário do texto:
˙ CONFESSAR é declarar com a boca.
˙ A Bíblia diz que nós devemos confessar a Jesus com a nossa boca, para podermos recebê-lo em nosso coração.
˙ Quando confessamos a Jesus, expressamos uma escolha, uma decisão em nosso coração: “Eu quero Jesus”.
˙ Não basta crer porque até o diabo, nosso inimigo, também crê que Jesus é o filho de Deus. É preciso confessar, declamar com a sua boca que você crê e O aceita como Senhor e Salvador de sua vida.

CRER EM QUE?
˙ Crer no que a Bíblia diz. A Bíblia diz em Isaías 53, que Jesus sofreu em seu lugar, para que você não tivesse mais que sofrer. Diz que a cruz era para você; mas, Ele foi em seu lugar e morreu para que você não precisasse morrer.
˙ Crer que Jesus é o Filho de Deus, que morreu para perdoar os seus pecados e fazer de você um filho de Deus.
˙ Mas, lembre-se: só pode receber a Sua vida aqueles que crêem e confessam que Jesus é seu Senhor e Salvador.

CONFESSAR O QUE?
Confessar aquilo que a Bíblia diz. Que Jesus morreu por você e que você precisa dEle para ser salvo e ir para ao céu.
Será que alguém que sofreu tanto em seu lugar, até a morte, merece confiança?
Se você confia em Jesus, só lhe resta entregar a sua vida e Ele e receber a vida dEle dentro de você.
Quando você crê, a porta do seu coração se abre e quando você confessa, Jesus entra e faz do seu coração a Sua casa.

Aplicação:
O BANQUETE ERA MEU E EU NÃO SABIA!
NARRADOR: Era uma vez, um rapaz que em um concorrido sorteio ganhou uma passagem de ida e volta, para viajar em um navio transatlântico.
TIAGO: Oba, eu ganhei, eu ganhei! Vou viajar de navio! Que massa!
AMIGOS: Que sorte, heim, cara! Não dá pra levar um amiguinho aí não?!
TIAGO: Sinto muito, mas sorte não é pra todos. Vou é arrumar minhas malas!
NO NAVIO: Nooosa! Como pode ser tão grande assim?! Puxa, e que luxo! Olha só quanta comida gostosa! Ai, será que está viagem vai durar muitas horas?! Estou começando a ficar com fome, e não tenho dinheiro nenhum.
NARRADOR: Mal sabia ele que se tratava de uma viagem de 3 dias, e ao final do primeiro dia...
TRIPULANTES DO NAVIO: Nossa que jantar especial! Tava gostoso demais!! Agora vamos para aquele salão, lá estarão servindo a sobremesa.
TIAGO: Ei, moço! Você sabe quantas horas a mais de viagem nós ainda teremos?!
FUNCIONÁRIO DO NAVIO: Ora, meu rapaz! Esta viagem durará mais dois dias! Não fique tão ansioso, logo nós chegaremos ali. Este é um navio muito confortável, divirta-se!
TIAGO: Tá... Como alguém pode se divertir escutando este barulho triste de um estômago roncando o tempo todo?!
NARRADOR: No segundo dia, bem cedo... Tiago estava decidido, não agüentava mais, iria fazer uma proposta para os funcionários da cozinha, quem sabe eles aceitariam.
TIAGO: Ehh... Sabe, teria possibilidade de eu trabalhar com vocês o resto desta viagem? Eu poderia lavar os pratos, e então vocês me davam um pouco de comida.
COZINHEIRO: Do que você está falando?! Você não sabia que este bilhete lhe dá o direito à viagem e também as refeições do navio? Você não precisa pagar nada, meu rapaz. Entre que eu vou lhe servir aquilo que você quiser.
TIAGO: (com cara de bobo)

“Se o Tiago tivesse falado antes que queria comer, não teria passado tanta fome. Não basta sentir, é preciso falar”.
Assim também acontece no relacionamento entre Jesus e as pessoas. Muitas pessoas pensam que são Filhos de Deus, mas nunca expressam uma decisão de segui-lo.
NÃO BASTA CRÊR, É PRECISO CONFESSAR.
Quando confessamos a Jesus, expressamos uma escolha, uma decisão em nosso coração: “Eu quero Jesus”.

APELO: Deus ama muito você. Ele sonha com você. Ele deseja muito morar no seu coração, só para ficar pertinho de você e ser o seu melhor amigo.
Mas, para que isso aconteça você precisa fazer uma escolha. JESUS É A ÚNICA ESCOLHA QUE LEVA A DEUS.
Hoje, você pode fazer essa escolha e receber Deus em sua vida. Nunca mais você estará sozinho, porque Jesus estará sempre com você.
Você crê em Jesus? Você quer confessar a Jesus hoje e recebê-lo em seu coração?
Então, vamos fazer uma oração.

Hora de brincar
As crianças da célula devem encenar a história: “O banquete era meu e eu não sabia” e fazer uma aplicação com Jesus. Muitas pessoas têm a oportunidade de receber a Jesus e ter vida de alegria e paz, mas não sabem disso.
No final, peça a uma das crianças para dar uma pequena palavra, concluindo a história.
Um momento para dar testemunhos.
Lição 117- AJUDANDO UNS AOS OUTROS.

Texto bíblico: Josué 1:6
Versículo para memorizar:
Quebra-gelo: Coloque as crianças sentadas em circulo. A primeira criança põe a mão virada para baixo e a próxima põe a sua mão em cima e diz: “ posso ajudar você”, uma outra põe a mão e diz:”Sê forte e corajoso”, assim também todos devem dizer, alternando as frases. Quando todas tiverem posto uma mão, segue-se com a outra. Uma vez feita à pilha, o primeiro jogador retira a mão do fundo e a coloca por cima. Vai-se aumentando a velocidade. Se um errar sua fala, finaliza-se o jogo.
Alvo: As crianças precisam aprender a amar e ajudar os seus irmãos, mesmo fazendo coisas simples, como dar uma palavra de fé para os que estão tristes.

Contando a História

˙ No texto que nós lemos, Moisés tinha caminhado pelo deserto com o povo por muitos anos e então Moisés morreu.
˙ Deus chamou Josué para ficar no lugar de Moisés e levar o povo até Canaã. Josué teria que passar com o povo pelas grandes muralhas de Jericó, lutar contra o povo daquela cidade e vencer. Naquela hora, Deus sabia exatamente o que Josué precisava, então Deus disse: “Sê forte e corajoso!” Estas poucas palavras ajudaram Josué a vencer!
Deus também espera que nós tenhamos essa mesma atitude com o nosso próximo.
A pergunta é: COMO PODEMOS AJUDAR UNS AOS OUTROS?

Falando
Às vezes, nos sentimos tristes e sozinhos. Nestas horas precisamos de irmãos que nos ajudem e nos animem.
Quando falamos o que a Bíblia diz, nós fortalecemos aqueles que estão fracos e eles se tornam fortes de novo, por causa da Palavra de Deus que falamos.
Na verdade, não somos nós que fazemos coisa alguma, mas, é a Palavra de Deus em nossa boca que tem poder.
Quando você vir o seu amiguinho com problemas, fale uma palavra de ânimo para ele, assim como Deus fez com Josué: “Sê forte e corajoso!”
Podemos praticar isso em nossa célula, falando uns aos outros palavras de fé.

De acordo com as necessidades:
Devemos ajudar uns aos outros conforme a necessidade de cada um.
Muitas vezes, nossos irmãos precisam mais do que de uma palavra de ânimo. Pode ser que eles estejam precisando de comida, de roupa e até mesmo de dinheiro.
Precisamos aprender a repartir o que temos e ajudar aqueles que precisam.
A Bíblia diz que Deus ama a quem dá com alegria.
Na célula, ninguém deve passar necessidade alguma. Somos uma família e devemos ajudar uns aos outros em amor.

Hora de conversar

Alguém já te ajudou, falando coisas como: “Vai dar certo! Jesus vai fazer! Jesus vai te dar?” (estimule-os a falar)
Alguém já te ajudou, fazendo alguma coisa para você?
Ex: ajudando a estudar para uma prova difícil. Comprando algo que você precisava muito?
E VOCE JÁ AJUDOU ALGUEM, FALANDO OU FAZENDO ALGUMA COISA BOA?

Curiosidade:
˙ Qual é o animal que tem uma das maiores línguas?
˙ É aquele que tem o maior pescoço!
˙ A girafa é o animal que tem o pescoço mais comprido. Ela não tem dentes na frente, por isso, ela arranca as folhas com a língua, que pode medir quase meio metro de comprimento, uau!!! Que linguão!!!
˙ Quando uma pessoa fala demais dos outros, ela é chamada de linguaruda, ou seja, “língua grande”. Na verdade, a língua da pessoa não é grande, isto apenas significa que ela fala muito. Isso é feio e também é pecado.
˙ Se os animais pudessem falar, a girafa seria mesmo uma linguaruda. A girafa não pode falar, mas, nós podemos, e devemos ter muito cuidado com o que falamos. Devemos falar coisas boas aos nossos irmãos. Fale para o seu coleguinha alguma coisa que a Bíblia nos manda fazer uns aos outros.
˙ Ex: amar uns aos outros, perdoar, falar a palavra de Deus uns aos outros.

Hora de brincar
Temos abaixo uma lista de problemas e soluções. Escreva (antes da reunião da sua célula) cada problema em um pedaço de papel de uma cor e cada solução em um papel de outra cor.
Espalhe no chão os pedaços de papel, com a parte escrita para baixo e peça que cada membro da célula escolha um (cada criança poderá ficar com mais um papel).
Escolha alguém para começar lendo um dos problemas, quem tiver o papel da solução deve sair do seu lugar e ficar ao lado da criança e dizer “Eu posso te ajudar”, em seguida ler a solução.
Todos baterem palmas e quem leu a solução agora pode ler seu problema. E assim segue, o quebra-gelo até tudo ser resolvido.
Lição 115- Daniel na cova dos leões
Texto bíblico: Daniel 6
Versículo para Memorizar: Ele socorre e salva, no céu e na terra, Ele faz milagres e maravilhas. Daniel 6: 27
Alvo: Ensinar a criança a ter fé para orar em qualquer situação.
Quebra-Gelo: Brincadeira das balas. Esconda as balas, o suficiente para todas as crianças na sala antes delas entrarem para a célula. Coloque algumas fáceis e outras difíceis de encontrar, estimule todas a encontrar as balas, não deixando ninguém desistir por causa da dificuldade. Quem encontrar a sua bala deverá voltar pra o seu lugar, enquanto os outros continuam procurando. Depois que todas as crianças encontrarem suas balinhas explique que, da mesma forma, não devemos desistir de orar, de buscar a Deus, até que Ele responda a nossa oração!Contando histórias Líder essa semana vamos falar sobre Daniel na cova dos leões, foi uma situação muito difícil que Daniel teve que enfrentar indo para cova cheia de animais famintos. Vamos meditar um pouco em Daniel Capitulo 6. Líder faça a leitura com as crianças devagar, e de preferência na Bíblia na linguagem de hoje. Depois explique para elas o porquê Daniel chegou até ali. Havia um rei chamado Dario ele dividiu seu país em 120 províncias e escolheu 120 homens para governar. Um desses homens era Daniel, pois ele era um homem muito competente, que o próprio rei quis colocá-lo numa posição bem alta. Isso gerou ciúmes nos outros ministros. Então eles pensaram nunca vamos achar um motivo que possa prejudicar Daniel, a não ser que seja algo que esteja ligado na região onde ele trabalha. Ai eles foram ate o rei Dario e disse o seguinte: Nós temos autoridade sobre nosso reino, pedimos ao senhor que dê uma ordem e que ela não seja desobedecida por ninguém, que durante 30 dias ninguém peça nada pra nenhum deus, que seja somente ao senhor se isso acontecer será jogado na cova dos leões. O rei concordou e assinou e pediu que fosse publicada a ordem, pois ele nem imaginava que seria pra prejudicar Daniel. E quando o rei selava uma ordem ela não podia ser quebrada jamais. Quando Daniel soube da ordem do rei ele subiu foi para sua casa como de costume abriu a janela, ajoelhou e orou, dando graças ao seu Deus como costumava fazer três vezes por dia. Os inimigos de Daniel foram junto da casa dele e viu-o orando ao seu Deus. Então eles foram procurar o rei e contaram tudo o que eles tinham visto a respeito de Daniel. Aí o rei ficou muito triste e teve que cumprir a sua ordem. Líder termine você mesmo contando o final da história para as suas crianças com muita emoção e vibração.
Conclusão: Deus deve estar em primeiro lugar na sua vida. Mesmo que você tenha que desagradar outras pessoas.
Dica: Se possível use fantoches de palitos de sorvete ou de dedos isso chama a atenção das crianças, e tenha uma boa célula.
Hora de Conversar

Porque aqueles homens ficaram com ciúmes de Daniel?
O qual foi o plano que eles criaram para prejudicar Daniel?
Quantas vezes Daniel orava por dia?
Porque Deus livrou Daniel da cova dos
leões?

Hora de brincar

Brincadeira do faça ao contrário do que eu digo: Todas as crianças devem ficar bem atentas aos seus comandos. Quando você ler um comando, as crianças devem fazer exatamente ao contrário. A criança que se confundir ou não fazer o gesto, deverá sair da roda.Exemplo: “Não bater palma” a criança deverá fazer ao contrário, “bater palmas” e assim por diante:pessoas. “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens!”(Atos 5:29)
* Agachar
* Chorar
* Abrir os olhos
* Não orar
* Não ler a Bíblia
* Não falar o versículo do dia
* Não abraçar o colega
* Colocar um pé para frente
* Abaixar as mãos
* Brigar com o colega