Andressa

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lição 20 - JESUS E SEUS RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

Texto bíblico: Jo 2:1-12 e Lc 2:39-52
Versículo: Vós, filhos, em tudo obedeça os vossos pais. Cl 3.20

Alvo: Ensinar para as crianças que elas devem honrar e obedecer a seus pais, e priorizar o Reino de Deus.

Quebra-gelo: Pegue três crianças para fazer uma peça rápida, uma representara a mãe e as outras duas os filhos. A mãe dirigindo-se ao primeiro filho, diz: filho arrume o seu quarto hoje. O filho responde: Não. Mais tarde, porém arrepende-se e vai arrumar o quarto. Então a mãe dirige-se ao segundo filho e diz a mesma coisa. O filho responde: Sim mamãe, mas não vai.

Moral: Qual dos dois filhos fizerem a vontade da Mãe? O primeiro. Mesmo ele negando ajuda a sua mãe, mais tarde arrependeu-se e foi ajudá-la. Devemos estar sempre prontos a obedecer aos nossos pais, sem reclamar ou fazer corpo mole. Às vezes queremos brincar, assistir televisão ou fazer outras coisas e acabamos deixando de lado as nossas tarefas. O melhor a ser feito é, faça primeiro as suas tarefas e depois, tenha todo tempo livre para fazer outras coisas. Seja um filho obediente!

Introdução: Quem aqui sabe quem foram os pais de Jesus? Isso mesmo, Maria, e Deus. José, o carpinteiro era padrasto de Jesus. José como pai adotivo de Jesus junto com Maria sua mãe, como todos os pais, educaram e orientaram Jesus visando o seu crescimento e felicidade.

Contando a História

Quem aqui já foi a uma festa? E, quem aqui já viu a comida ou a bebida de uma festa acabar antes da hora?

Sabiam que isso aconteceu com Jesus?

Maria, mãe de Jesus, segundo alguns estudiosos, seria uma das pessoas responsáveis pela festa do casamento. Que aflição! Quem poderia socorrê-la em uma situação tão difícil? Ela, então, lembra-se de seu filho, no qual punha toda sua confiança e corre até Ele. Jesus sabe de sua responsabilidade e realiza o seu primeiro milagre atendendo a sua mãe, transformando água em vinho. Aqui aprendemos que, ao nos dar uma ordem, ou mesmo nos fazer um pedido, devemos obedecer a nossa mãe, pois assim, além de lhe darmos honra estaremos fazendo a vontade de Jesus. Maria sabia que somente Jesus poderia ajudá-la e O procurou achando Nele obediência.

Quando sua mãe lhe procura lhe acha com obediência?

Jesus obedeceu a sua mãe porque é assim que Deus Pai nos quer: obedientes! E a ordem de Deus Pai é que todos nós sigamos a Jesus e nos tornemos seus discípulos. Quem aqui deseja obedecer a Deus Pai e tornar-se um discípulo de Jesus??!

Já aprendemos que Jesus obedeceu a sua mãe e que nós também devemos obedecer as nossas mães, certo? Mas há algo muito importante que devemos saber acerca dos nossos pais. O que aconteceria se, por acaso, nossos pais nos proibisse de vir para célula e participar da igreja? Quando Jesus estava fazendo a vontade de Deus no templo seus pais foram buscá-lo, isso iria atrapalhar o serviço do Reino de Deus, Jesus simplesmente priorizou o Reino. Jesus disse a sua mãe que “devia estar na casa do Pai”, isto é, cuidando das coisas do Pai, Jesus era obediente e queria obedecer a Deus. Jesus queria mostrar para sua mãe que o mais importante é servir a Deus, porém, “Ele a respeitou” e voltou com seus pais para Nazaré (explique para as crianças que José era o pai adotivo de Jesus e que ainda assim Ele o obedecia e honrava, e que as crianças que tem padrasto devem agir da mesma maneira que Jesus). A Bíblia diz que em tudo Jesus era submisso aos seus pais.

Deus enviou Jesus ao mundo com o propósito de morrer pela humanidade. No Getsemâni podemos ver que Jesus teve medo, mas ainda assim foi obediente e fez a vontade do Seu Pai Celestial.

E seus pais quiserem impedi-lo de vir para célula ou para igreja? Lembre-se de como Jesus agiu com os seus pais e faça o mesmo. Ore por sua família que, em breve, você virá junto com eles para a célula e para a igreja. E se por acaso você faltou com respeito ou desobedeceu a sua mãe ou ao seu pai, hoje mesmo peça perdão a eles. Lembre-se que Jesus, mesmo quando era uma criança, obedeceu à vontade de Deus e você deve fazer o mesmo. Chega de priorizar as brincadeiras ao invés de ir para célula. Sua prioridade tem quer ser igual à de Jesus: O Reino de Deus. Convidamos você agora a priorizar as coisas de Deus na sua vida, o Reino de Deus na sua vida, começando com a sua decisão de tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus.

Conclusão: Hoje aprendemos coisas muito importantes com Jesus: que devemos obedecer respeitar e honrar os nossos pais e, que devemos ter como prioridade em nossas vidas o Reino de Deus. Se você já tomou sua decisão ao lado de Jesus e seus pais também, então não se esqueça de ir com eles para a nossa igreja no próximo domingo para celebrarmos a Jesus; se você já é crente e seus pais ainda não são, esta é à hora de você falar de Jesus para eles e vê-los mudar de vida como você já mudou; mas se você ainda não é crente não perca mais esta oportunidade de seguir a Cristo, pois somente Ele poderá lhe dar vida eterna. Tome sua decisão em viver para Jesus agora, amém?

Hora de conversar: Quando Maria falou para Jesus que o vinho havia acabado o que Ele fez?

Você costuma obedecer a sua mãe?

Seu pai já te proibiu de vir à célula?

Qual o exemplo de Jesus que devemos seguir?

O que José era de Jesus?

Qual Foi a atitude que Jesus teve para com José?

Você tem padrasto?

O que você aprendeu hoje?

Hora de brincar: Minha família e eu- O objetivo desta atividade é que todos conheçam a família de todos.
Quantos membros tem? Qual o nome dos pais? Avós? Responsáveis? Irmãos/ãs? E vale até falar dos animais de estimação.
Entregue folhas brancas para a turma peça que cada um desenhe sua família. Você pode também fazer esta atividade com colagem, deixando a disposição imagens diversas de outras pessoas para que eles possam recortar e montar a imagem que pode representar seus familiares. Com os trabalhos prontos, monte um VARAL com os desenhos e de a oportunidade para as crianças apresentar a sua família.

Lição 19 - JESUS RESSUCITA A FILHA DE JAIRO

Texto básico: Marcos 5:21-43 ( ler o texto na Bíblia)

Versículo: “... todo o que nele crê recebe remissão dos pecados”.

Alvo: ensinar que Jesus é a única esperança de ter o seu pecado perdoado.

Quebra-gelo: (A escolha do líder)

Introdução:Quando amanheceu em Cafarnaum, as pessoas correram para a praia do Mar da Galiléia. Jesus estava atravessando o lago com os Seus discípulos! Naquele dia, no meio da multidão, havia duas pessoas muito diferentes. Uma era um homem muito importante; a outra era uma mulher que a maioria nem notava. Embora os dois fossem muito diferentes, eles tinham algo em comum: ambos não tinham esperança e ambos estavam desesperados para receber ajuda de Jesus!

Contando a história

Um homem chamado Jairo abriu depressa caminho entre a massa do povo. A Bíblia diz que ele era um líder na sinagoga (lugar Judeu de adoração). A maioria dos líderes da sinagoga não cria que Jesus era o filho de Deus e não queria nada com Ele. Mas Jairo chegou naquele dia com um pedido urgente. E para a surpresa do povo aquele líder judeu orgulhoso ajoelhou-se aos pés de Jesus. E provavelmente com lágrimas nos olhos, suplicou que Jesus fosse a sua casa.

“Minha única filha está doente e morrendo”, o suplicou. “por favor, coloque as mãos sobre ela e a cure para que possa viver!” Todos podiam ver que Jairo estava desesperado. Sua filha de 12 anos estava morrendo e ele não podia fazer nada para salvá-la. Jesus concordou em ir com ele imediatamente.

Jesus se importou com Jairo e com sua filha doente. Ele queria ajudá-los. Jairo ficou aliviado ao saber que Jesus ia acompanhá-lo. Jairo caminhava rapidamente pelas ruas estreitas, com a multidão seguindo de perto.

Não havia tempo a perder! Cada minuto fazia a morte se aproximar mais de sua filha.

A mulher doente há doze anos

Na multidão que seguia Jesus havia uma mulher que estava doente há doze anos! A Bíblia diz que ela já havia consultados muitos médicos e gastou todo o seu dinheiro, mas continuava bem doente. Pela lei judaica, ela era considerada “impura” e precisava ter cuidado para não tocar em ninguém. A mulher tinha certeza que se chegasse até Jesus, Ele iria curá-la. Ela abriu caminho vagarosamente entre a multidão. A mulher finalmente conseguiu chegar até Jesus. Ela esticou o braço trêmulo e tocou as vestes de Jesus. Na mesma hora ela sentiu a força da cura em todo o seu corpo__ ela estava curada! Lágrimas de alegria rolaram de seus olhos. Depois de tanto anos, seu sofrimento acabara!

__ Quem me tocou?__ Perguntou Jesus. Os discípulos disseram, “vês a multidão Te aperta e dizes quem me tocou?” Jesus sabia que alguém havia tocado nele com fé e fora curado.

Será que Ele não sabia que era a mulher?

Sabia! Ele é o Deus que sabe tudo! Ele talvez quisesse que a mulher contasse abertamente o que lhe acontecera.

A mulher ajoelhando-se aos pés de Jesus, contou como havia tocado o Seu manto e fôra curada.

Ele falou bondosamente com ela: “filha, a tua fé te salvou, vai-te em paz, e fica livre do teu mal.

Mas, e a filha de Jairo?

De repente Jairo viu alguns mensageiros que vinham de sua casa. “Sua filha morreu”, disse um deles. “por que ainda incomodas o Mestre?” Os olhos de Jairo se encheram de lágrimas de tristeza. “Não temas, crê somente”. Jesus disse a Jairo que até aquela notícia terrível não era sem esperança.

Deixando a multidão para trás, Jesus e três dos seus discípulos __ Pedro, Tiago e João__ seguiram para casa de Jairo.

Quando ali chegaram, ouviram muito barulho. Como era tradição judaica, muitas pessoas estavam reunidas ali. Choravam alto e tocavam música triste em flautas. Jesus disse aos pranteadores que parassem de chorar. “A criança não está morta, mas dorme”, disse Jesus.

As pessoas só balançaram a cabeça e riram de Jesus, pensando que ele era tolo.

Será que a menina está realmente morta?

Jesus pediu que todos saíssem e levou os três discípulos e os pais da menina ao quarto em que ela estava deitada, imóvel. Ele abaixou-se sobre a criança e pegou gentilmente sua mão pequenina e sem vida. A seguir, falou com autoridade: “Talita cumi!” As palavras significavam: "Menina levanta-te!”

Jesus ordenava à menina morta que voltasse à vida! Para surpresa deles, a menina abriu os olhos! Ela saiu da cama e andou! O Senhor Jesus trouxe de novo à menina vida a filha de Jairo pelo seu grandioso poder!

Jesus disse aos pais da menina que lhe dessem de comer. Pediu a Jairo e aos outros no quarto que não contassem a ninguém sobre aquele milagre. Ele não queria que as pessoas O procurassem pelos milagres que fazia, mas por crerem realmente nEle. Jesus queria perdoar os pecados deles.

Aplicação: Hoje não é diferente muitas pessoas vão até Jesus por interesse, para receber benefícios e não para buscar o perdão para os seus pecados. Devemos sempre nos achegar a Jesus com o coração arrependido por nossos pecados. E saber que Ele está pronto para nos perdoar. Devemos também crer, que Ele é poderoso e resolverá os nossos problemas, por mais impossível que pareça.

Hora de conversar

Qual o problema para o qual Jairo precisava desesperadamente de ajuda?

Como Jesus respondeu quando Jairo pediu que curasse sua filha?

Qual o problema muito sério que eu e você nascemos?

O que aconteceu quando Jesus estava a caminho da casa de Jairo?

Porque que Jesus e perguntou quem O tocará?

Que noticia triste Jairo ouviu quando ia para casa?

Que milagre Jesus realizou na casa de Jairo?

Hora de brincar: Divida a turma em duas equipes e dê a cada uma um pedaço de papel e um lápis. Durante dois minutos (ou outro tempo estabelecido) peça que escrevam coisas surpreendentes da Bíblia que Jesus fez (por exemplo: curou o cego de nascença, ressuscitou Lázaro). Terminado o tempo, peça a cada equipe para ler a sua lista. A equipe com a lista mais longa pode receber um pequeno prêmio. Se o tempo permitir, peça a algumas crianças que compartilhem testemunhos de coisas maravilhosas feitas por Deus na vida delas ou de alguém próximo. Termine lembrando as crianças de que nada é impossível para Deus.

Lição 18 - JESUS CURA UM FILHO DE UM OFICIAL

Lição 18 - Jesus cura o filho de um oficial

Texto Bíblico: João 4: 46-53

Versículo: “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Hebreus 11.6

Alvo: Levar a criança a viver pela fé em Jesus.

Quebra-gelo: Forme um circulo com as crianças. Coloque no meio do circulo uma cadeira, um ventilador, e uma pessoa vestida de grávida. Diga para as crianças que uma pessoa muito especial está sentada na cadeira. Pergunte a elas se sabem que é? Elas provavelmente irão responder é Jesus! Pergunte se elas estão vendo Jesus sentado na cadeira? Ligue o ventilador e peça cada uma delas tentar pegar o vento. Pergunte se elas estão vendo o vento. Direcione-se a pessoa grávida e pergunte se elas estão vendo o bebê na barriga da mãe, e se sabem dizer o sexo da criança.

Moral: Mostre para as crianças que nós não podemos ver o vento, mas podemos sentir a sua brisa suave. Uma mulher grávida, não pode ver o seu filho ainda na barriga, mas pode senti-lo.

Por fim explique para as crianças que não podemos ver Jesus, mas podemos senti-lo e tocá-lo pela fé. E que chegará o dia, em que nós não somente sentiremos a presença de Jesus, mas poderemos vê-lo com os nossos olhos e adorá-lo para sempre. Obs. Devemos crer em Jesus pela fé.

Introdução

Imagine como seria morar em uma mansão. (discuta brevemente)

Quando Jesus morava na terra, havia uma casa muito bonita na cidade de Cafarnaum. Ela talvez tivesse uma vista linda das águas azuis do mar das Galiléia. O dono da casa era chamado de nobre, porque era um dos oficiais do rei. Ele provavelmente tinha muitos empregados e sua família possuía tudo o que queria.

Contando a História

O povoado de Caná ficava bem distante da casa do oficial. As notícias de que Jesus se achava ali se espalhou rapidamente pela região. As novidades chegaram à casa do oficial em Cafarnaum.

A Bíblia diz que o oficial tinha um filho quase morrendo. Embora o oficial fosse um homem importante, os médicos não puderam ajudar seu filho. Não havia aparentemente cura para a sua doença. Imagine a tristeza profunda que a família deve ter sentido! Toda esperança parecia perdida.

O oficial sabia sobre Jesus e Seu poder para realizar milagres. “Você acha que Jesus poderia vir e curar nosso filho?” a mulher do oficial deve ter perguntado.

O oficial saiu de sua linda casa e se apressou pela estrada pedregosa até Caná. Ele sabia que cada minuto que passava seu filho poderia estar morrendo. Depois de muitas horas de viajem o oficial chegou a Caná. Ao chegar encontrou Jesus num grande grupo de pessoas. Ele se aproximou com coragem, sabendo que Jesus era sua única esperança. “Por favor” pediu ele a Jesus “venha comigo até Cafarnaum e cure meu filho que está morrendo!” Jesus olhou para o homem. Em todo o lugar aonde ia, muitas pessoas se aproximavam dEle. Algumas estavam realmente desesperadas pela sua ajuda. Outras simplesmente desejavam ver um milagre.

“vocês não acreditarão em mim a não ser que vejam milagres”, disse Jesus.

Será que ele não teve pena do oficial que estava tão preocupado? Não se importava com o filho do homem que estava à beira da morte?

Sim, Jesus se importava! Ele só queria que o homem tivesse fé, acreditasse realmente que Ele era o filho de Deus. O oficial estava desesperado. “Senhor,” suplicou, “peço que venha antes de meu filho morrer!” Jesus reconheceu a fé que o homem tinha nEle. “Pode ir para casa”, Jesus disse a ele,” Seu filho vai viver”.

A Bíblia diz que o Homem confiou em Jesus e foi embora. Ele não insistiu para que Jesus o acompanhasse. Creu simplesmente que a palavra de Jesus era verdadeira. Ele teve fé em Jesus. O oficial andou cerca de um dia até chegar a Cafarnaum. Ao chegar à sua cidade, o oficial encontrou seus servos indo ao seu encontro. Eles disseram ao oficial: “Seu filho estava vivo e curado!” “Quando ele melhorou?” perguntou o oficial. Ontem responderam os empregados. “perto da sétima hora.” Foi ontem exatamente nessa hora que eu falei com Jesus! Pensou ele. Ao chegar em casa o oficial, encontrou o filho vivo e curado. Houve grande alegria na casa do oficial naquele dia. Ele deve ter contado a todos sobre sua conversa com o Senhor Jesus. Deve ter contado como Jesus, o Deus Poderoso, curou seu filho, só com suas palavras! A Bíblia diz que todos na casa do oficial creram. Eles não só sabiam sobre Jesus, como colocaram a sua fé no Senhor Jesus como Deus Filho, seu Salvador.

Aplicação: Você já teve fé e aceitou Jesus como seu Salvador. Você sabe que ele perdoou o seu pecado você já pertence a ele. Mas isso foi só o começo! Deus quer que você continue a viver pela fé. Ele quer que você confie nele todos os dias. A Bíblia contém muitas promessas para aqueles que pertencem a Deus. Ele quer que você dependa de cada uma dessas promessas. Isso é o que chama viver pela fé. Você deve Ter fé em todas as situações por mais difícil que pareça. Quando alguém querido esta doente, quando papai e a mamãe estão brigando, se você ou alguém estiver em dificuldade. Pode Ter fé de que Deus está no controle de tudo o que acontece com você. Não esqueça Deus quer que você confie nEle! Ele quer que você viva pela fé. (termine com uma oração, pedindo a Deus que ajude as crianças a viverem pela fé.)

Hora de conversar

Quem estava muito doente na cidade de Cafarnaum?

O que o oficial fez quando ouviu falar que Jesus estava em Caná?

O que Jesus mandou que o oficial fizesse?

Como o oficial mostrou que tinha fé em Jesus?

De acordo com o nosso versículo a memorizar porque você precisa ter fé?

O que aconteceu na casa do oficial, como resultado da cura?

Você tem algum problema difícil e precisa da ajuda de Jesus? Qual?

Hora de Brincar: Faça uma cópia e corte as referências dos versículos abaixo. Coloque-as de cabeça para baixo em uma mesa. Peça para uma criança de cada vez escolher a referência e tentar encontrar o versículo na Bíblia. Ensine a criança a encontrar o versículo. Se ela já souber, deixe que ensine ás outras como encontrá-lo. Peça para a criança ler o versículo em voz alta e repetir a promessa bíblica. Discuta a promessa e peça para as crianças pensarem numa situação em que precisariam confiar nela. Continue enquanto houver interesse e o tempo permitir.

Referências: Isaías 41:10, Filipenses 4:6-7, Jeremias 31:3, Romanos 8:39, Hebreus 13:6, Filipenses 4:19, Mateus 7:7, Romanos 8:28.

Lição 17 - JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO

Texto básico: João 6

Versículo: E pegando ele os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos aos céus e os abençoou. João30.11|

Alvo: saber que Jesus é misericordioso e está sempre pronto a operar milagres. Devemos orar agradecendo o Deus pelo nosso alimento e compartilhar o que temos.

Quebra Gelo: pegue um bombom, pirulito ou bala. forme um circulo com as crianças e dê o doce a uma criança pergunte a ela o que deseja fazer com o doce. Passe o doce para a próxima criança. O doce deverá passar por todas e todas deverão responder a mesma pergunta. Preste atenção nas respostas e analise se existe nelas o desejo de compartilhar.

Moral: Mostrar para a criança que não importa se temos apenas um doce devemos sempre ter o desejo de compartilhar. No final de o doce a todas as crianças.

Introdução: É muito bom comermos coisas gostosas! Não é mesmo? Principalmente quando estamos com aquela fome. Você lembra aquele dia que sua mãe preparou para você aquele lanche gostoso. De repente chegou os seus amiguinhos bem na hora, e você comeu tudo rapidinho para não dar a eles. Pois é hoje nós iremos conhecer uma história parecida com a sua, então preste bastante atenção para saber o final da história.

Contando a história

Os apóstolos haviam retornado de uma missão especial e se ajuntaram com Jesus para contar-lhe tudo o que haviam feito e ensinado. Jesus então os convida para descansar, pois onde estavam haviam muitas pessoas e eles não tinham tempo nem para comer. Entraram num barco, e foram para um lugar deserto, bem afastado.

Será que as multidões ficaram para trás?

Não foi bem assim muitos porém, os viram partir, e os reconheceram; e sabendo disso, saíram de suas cidades e correram para lá, a pé, e chegaram antes deles.

Quando Jesus desembarcou a multidão já estava lá, Jesus tomado de compaixão, curou os que estavam doentes e lhes ensinou muitas coisas boas.

Acho que eles estão com um grande problema o que será?

Já estava escurecendo quando os discípulos aproximaram-se dele dizendo: O lugar é deserto e a hora já é avançada; despede as multidões, para que indo às aldeias, comprem o que comer.

Jesus lhes disse: não precisam retirar dai-lhes vós de comer.

Será que os discípulos não tinham como alimentar a multidão ou queriam comer o que tinham sozinhos? Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. Jesus disse a eles: Trazei-os a mim. Jesus então mandou a multidão sentar-se na grama, pegou os pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e os abençoou.

O que será que vai acontecer agora?

Depois de partir os pães, deu-os aos discípulos, e estes às multidões.

Que incrível um grande milagre aconteceu! Jesus multiplicou os cinco pães e os dois peixes, cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças puderam comer e saciarem sua fome e ainda sobraram doze cestos cheios.

Aplicação

Jesus estava cansado e com fome, quando viu a multidão teve compaixão e abriu mão do seu tempo de descanso para ajudar as pessoas. Jesus quer que você e eu também estejamos dispostos a ajudar as pessoas. A Bíblia não diz se os discípulos estavam querendo dispensar a multidão para comer os pães e os peixes sozinhos, mas nos ensina a compartilhar o que temos com os que não tem nada. Devemos sempre orar e agradecer a Deus pelo nosso alimento, pedindo a Ele para nos abençoar e nunca deixar faltar a comida em nossa mesa.

Hora de compartilhar

Ø Porque Jesus e os discípulos foram para um lugar deserto?

Ø O que fez a multidão quando viu eles partindo?

Ø O que aconteceu quando eles desembarcaram?

Ø Qual era a dificuldade apresentada pelos discípulos?

Ø O que Jesus fez com os pães e os peixes?

Ø Quantas pessoas comeram?

Ø O que devemos fazer em relação as pessoas quando elas não tiverem o que comer?

Ø O que devemos fazer antes de comer o nosso alimento?

Hora de brincar

Escreva em tiras papel diversas situações tiradas do texto como: entrar no barco, curar, etc.

Depois coloque todas as tiras em um saquinho. Faça um circulo com as crianças e peça para tirarem um papel do saco e ler o que está escrito em voz baixa, ela terá que fazer a mímica para os outros descobrirem. Todas as crianças deverão participar.

Lição 16 - O NOSSO REI CHEGOU

Texto básico: Marcos 11. 1-11

Versículo: “ Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!” Marcos 11.9

Quebra-gelo: Peça para uma pessoa ir vestida de Jesus na célula, antes da pessoa entrar diga para as crianças que elas terão um convidado especial, e que por isso elas deverão recebê-lo bem. Combine com as crianças palavras de boas vindas que poderão ser feitas em grupo. Depois permita que cada uma delas expresse como receberia Jesus.

Moral: Explique para as crianças que elas devem receber Jesus bem todos os dias, não fazendo coisas erradas que venha entristecê-lo pois ele habita em nós e estará conosco todos os dias até a consumação do séculos.

Introdução: Vocês sabem o que um rei faz? Ele governa um reino e da ordens aos seus súditos.

Vive em meio ao luxo e a pompa e Jamais iria aceitar deixar o palácio e o trono para morar em um lugar simples e pobre. Mas Jesus fez isso! Ele deixou o Céu e o seu trono para, com humildade, vir ao mundo, nascer numa estrebaria, sofrer acusações injustas e morrer na cruz, sendo Santo. Tudo para nos salvar! E enquanto esteve entre nós fez maravilhas e também ensinou as pessoas como chegar ao Céu. Certamente Ele foi um Rei muito diferente, não é mesmo?! Ele é o Rei dos reis.

Contando a História

Jesus andava por toda a parte fazendo o bem. A Bíblia nos diz em Atos 10. 38 que” Ele foi ungido com o Espirito Santo e com poder. Por onde passava fazia o bem e curava a todos os oprimidos do diabo, porque Deus estava com Ele”. Jesus já estava sendo conhecido pelas maravilhas que fazia e pela bondade com que tratava as pessoas. Ele não se importava com o que a pessoa era, possuía ou fazia, mas a todos demonstrava amor. Na época da páscoa os judeus viajam de todas as partes do País para passarem a semana das festividades em Jerusalém. Desta vez não foi diferente, a cidade estava lotada. As ruas estreitas parecia não comportar tanta gente! Mas a cada instante novos grupos iam chegando. Nos diversos grupos só se comentava a última maravilha operada por Jesus.

Mas o que Jesus teria feito para causar tanto comentários?

Jesus tinha trazido seu amigo Lázaro novamente a vida. Ele já havia morrido a quatro dias e Jesus o ressuscitou! Agora, o povo estava ansioso, aguardando o grande momento da chegada do Rei prometido.

Quando eles estavam perto de Jerusalém num lugar chamado Beftagé, no Monte das Oliveiras, Jesus falou a dois dos seus discípulos:-“ vão até aquela vila logo ali, e assim que entrarem vocês verão um jumentinho? Amarrado que nunca foi montado. Desamarem-no e tragam-no aqui. E se alguém lhes perguntar o que estão fazendo, digam apenas: O nosso Mestre precisa dele e devolverá daqui a pouco”.

Mas para que Jesus precisaria de um Jumentinho?

Os discípulos fizeram o que o Mestre mandou. Quando os donos souberam que o jumentinho era para Jesus, o deixaram levar. Logo que o jumentinho chegou, os discípulos colocaram seus mantos sobre ele para que Jesus montasse, o jumentinho não ficou assustado. Desta forma estava se cumprindo a profecia profeta Zacarias, que disse que o verdadeiro Rei não chegaria galopando um cavalo de guerra, mas montado num tranqüilo jumentinho. Assim todos podiam ver que Jesus, o Rei prometido de Deus chegara em paz à sua cidade.

Os peregrinos que aguardavam Jesus e os seus discípulos estavam em Jerusalém, ao vê-los se aproximando, se alegraram e estendiam no caminho seus mantos e túnicas para que Jesus passasse por cima deles.

O povo da cidade em grande numero, cortava ramos de palmeira e se juntava a grande multidão, clamando: “ Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel!”

Vocês sabem o que significa “ Hosana”? A principio era uma oração “salva, pedidos”. Depois se transformou em uma palavra que expressa louvor e honra.

Como era grande a felicidade que eles sentiam!

Será que você ficaria feliz se visse Jesus?

Obs. Ouça atentamente os comentários e faça um esforço para retratar a cena de modo que entendam que é realmente maravilhoso estar diante do Filho de Deus!

Aplicação: Mesmo não estando presente fisicamente, Jesus pode estar no coração. Sua presença nos faz sentir uma alegria tão grande quanto sentiram os israelitas que o viram chegar montado um jumentinho. Que lição Jesus da a todas aquelas pessoas e também a nós hoje! o Rei dos reis não quis chegar na cidade em uma bela carruagem e nem montado num cavalo puro sangue, pelo contrário, Ele entrou humildemente em sua cidade. Não se importou com o que os poderosos iriam dizer ou pensar, mas viveu aquele momento com grande alegria, recebendo daqueles que o amavam o carinho e louvores. Da mesma forma, hoje, Ele se agrada dos seus louvores também. Então vamos louvar ao Senhor, ao nosso Rei.

Hora de conversar

Porque Jesus estava ficando conhecido entre o povo?

Qual foi a maravilha que Jesus havia operado, que deixou pessoas curiosas em conhece-lo?

Você pode testemunhar uma maravilha que Jesus operou em sua vida?

Qual foi a cidade em que Jesus foi recebido?

Qual foi o meio de Transporte que Jesus usou?

O que as pessoas fizeram quando Jesus entrou na cidade?

O que significa a palavra Hosana?

Hora de brincar: Coloque as crianças sentadas no chão em um circulo. Coloque dentro de uma caixinha papéis com as perguntas referentes a lição e outros papéis em branco. Ao som de uma música ou palmas, a caixinha vai circulando nas mãos das crianças, quando parar o som, a criança que está com a caixinha na mão abre e com os olhos fechados, tira um papel. Caso seja em branco passa a vez. Se tiver uma pergunta, ela deve tentar respondê-la corretamente. Se acertar, ganha um pirulito ou o que o líder achar melhor. Continue a atividade até acabar as perguntas.

Obs.: o líder pode elaborar outras perguntas e também colocar perguntas repetidas. Pois alvo é que firmem o ensino.

Lição 15 - O MAIOR DOS MESTRES

Texto básico: Mateus 5.1-12 ( ler na Bíblia pausadamente para as crianças compreenderem o texto).

Versículo: “Aquele que diz está nele, também deve andar como ele andou”. 1 João 2.6

Alvo: conhecer as bem- aventuranças e saber que Jesus quer que cheguemos ao céu, por isso nos deixou sua palavra.

Quebra- gelo

Pegue algumas folhas de sulfite e carbono e recorte de tamanhos iguais aproximadamente em quatro pedaços cada folha de sulfite e carbono, em seguida grampeie as duas folhas com o carbono no meio. Prepare o suficiente para o numero de crianças de sua célula. Entregue a cada criança o papel e um lápis ou caneta e peça para elas escreverem o nome de Jesus na primeira folha.

Moral: A cópia feita com o carbono e uma cópia fiel a primeira folha. Jesus deseja que sejamos cópias fiéis dEle. E para isso deixou- nos seus ensinamentos.

Contando Histórias

Introdução:

Na época em que Jesus andou aqui na terra os lideres religiosos daquele tempo não aceitam os ensinamentos dEle sobre Deus. Eles tinham suas próprias idéias de como deveriam agradar ao Senhor e eram muito rigorosos quando ao cumprimento das leis de Moisés.

Jesus ensinava que o modo como agimos uns com os outros tem muito mais importância do que qualquer costume ou tradição.

Contudo, os religiosos proibiram Jesus de ensinar nas sinagogas, por isso Ele passou a falar para seus discípulos e para a multidão que o seguia ao ar livre.

Certa vez, Jesus subiu a um monte e ao sentar-se, começou a ensinar-lhes. Ele é o Mestre dos mestres! E ensinava coisas muito importantes para a vida dos homens, principalmente sobre o que devemos ser e fazer para morar no céu.

Todos nós queremos ir um dia para o céu, não é mesmo?

Mas para que isso aconteça é preciso fazer tudo que Jesus ensinou. Como está escrito em Mt 5.3-12 e saber quais são as promessas feitas àqueles que servem a Jesus?

Bem aventurados quer dizer felizes. Jesus estava falando para as pessoas que felizes são aqueles que servem a Deus, independentemente das dificuldades.

Ora a base de tudo isso é a fé. Nós temos que crer em Jesus de todo nosso coração e aceita-lo como Salvador.

É difícil cumprir todas as leis que Jesus nos ensina?

Uh... não é fácil! Não é nada fácil fazer a vontade de Deus num mundo onde a maioria das pessoas fazem o contrário!

Mas, o próprio Deus pode e quer nos ajudar. Devemos amar as pessoas que nos querem mal, as que nos aborrecem a até aquelas que falam mentiras contra nós.

Desta forma seremos chamados filhos de Deus, pois somente os filhos de Deus tem tanto amor!

Vocês são capazes de amar as pessoas que lhes aborrecem? Quem são essas pessoas?

Vamos então orar por essas pessoas que nos aborrecem? Vamos contar para Jesus o que elas nos fazem e pedir que Ele tenha misericórdia delas e as perdoe? Vamos ama-las

Aprendendo as bem aventuranças e muitos outros versículos Bíblicos saberemos como nos tornar seus discípulos, ser iguais a Jesus e a fazer o que nos mandou. Só sendo puro de coração veremos a Deus, isto é iremos morar no céu e alcançaremos a verdadeira felicidade. Mas saiba que é possível ser feliz ainda aqui nesta terra!

Aplicação

O Senhor Jesus queria ensinar a multidão que o ouvia que a felicidade não depende do que possuímos, nem do que fazemos. Talvez você não tenha um computador, ou um game, ou bicicleta. Ou uma linda boneca, mas você pode ser feliz porque tem Jesus. Ele é o melhor bem que uma pessoa pode Ter. Jesus quer te fazer feliz! Deixa Ele cuidar de você. Seja uma cópia fiel de Jesus.

Hora de conversar

Ø O que significa ser bem aventurado?

Ø O que é preciso para fazer a vontade de Deus?

Ø Você já se sentiu aborrecido por causa de alguém?

Ø Como devemos agir em relação as pessoas que nos aborrecem?

Ø O que é ser um pacificador?

Ø Segundo as bem- aventuranças o que devemos fazer para ver a Deus?

Hora de brincar

Em uma cartolina escreva as bem-aventuranças e enumere cada uma delas. Dê a cada criança um numero de acordo com os versículos do quadro. Tenha os números repetidos em um saco e comece o sorteio. A criança que for sorteada deverá ler o versículo de acordo com o seu numero. As que não souberem ler podem ser ajudadas pelo o Líder. Dê algum prêmio para a criança (bala ou pirulito) para incentivá-la.

Lição 14 - NÃO SE ESQUEÇAM DE MIM

Versículo: Vinde ajuntai-vos a grande Ceia do Senhor. Apocalipse 19.17

Alvo: Entender o significado da Páscoa e da Santa Ceia.

Texto: Mateus 26. 17-30 Lucas 22.7-23

Quebra gelo:Separe algumas fotos sua de ocasiões especiais. Dê as fotos para as crianças verem, em seguida comece a relatar as experiências boas que teve no dia em que a foto foi tirada. Depois pergunte se elas tem fotos ou objetos que lhes trazem boas recordações. Deixe elas compartilharem.

Moral: Da mesma maneira que fotos, vídeos nos faz lembrar de coisas que foram importantes para nós, Jesus deseja que nunca nos esqueçamos Dele.

Introdução:Há muito anos, Deus tinha libertado o povo de Israel da escravidão do Egito, levando-o para a terra Prometida. Quem se lembra do nome do homem que Deus levantou para libertar o seu povo? Muito bem! Moisés. Antes de Moisés conduzir o povo além do mar vermelho, eles celebraram a primeira Páscoa. Estas famílias se encontravam para comer o cordeiro assado com ervas amargas e pão sem fermento. Cada parte da refeição tinha um significado diferente.

E os judeus comemoravam a Páscoa todos os anos, agradecendo a Deus pela libertação.

Contando a História

Certa vez João Batista estava pregando o arrependimento para a multidão, quando avistou Jesus e declarou: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

Jesus representava o cordeiro que na época de Moisés era morto todos os anos, para purificar o povo do pecado. Jesus veio a este mundo com um propósito único. Tirar o pecado do mundo. Algum tempo depois, Jesus sabia que estava chegando a sua hora de cumprir a sua missão na terra e que aquela seria a ultima Páscoa. Ele então pediu a dois discípulos que preparassem a festa em uma determinada casa. Quando tudo já estava preparado, Jesus sentou-se à mesa com os seus doze Discípulos. E como Ele é onisciente, ou seja, sabe de todas as coisas, já sabia o que estava para acontecer. Jesus seria traído, levado preso e depois crucificado. Por isso se reuniu com os seus discípulos naquela última Ceia. Aquele deveria ser um momento muito especial.

Jesus celebra a Ceia

Enquanto comiam Jesus tomou o pão, o abençoou, o partiu e deu aos discípulos. Disse que era o símbolo do seu corpo que seria dado por nós. Depois pegou o cálice de vinho e deu novamente graças. Então, passou o cálice aos discípulos e disse que aquele era o símbolo do seu sangue que seria derramado na cruz para nos salvar. Disse também que todas as vezes que eles se reunissem para Ceiar deveriam fazer em sua memória. Durante aquela Ceia Jesus também falou que alguém o trairia. Os discípulos, preocupados, perguntaram se seria um deles. E Jesus respondeu:” Será aquele que colocar a mão no prato comigo.

Quem trairia Jesus?

Isso mesmo Judas Iscariotes! Ele comeu o pão e depois saiu da sala, certamente com raiva porque fora desmascarado. Depois da Ceia, Jesus deu varias instruções para os discípulos, e também os consolou dizendo que o Espirito Santo viria para ficar com eles. Por fim os abençoou e saiu para orar em um lugar chamado Getsemâni, Jesus estava triste e abatido. Tanto que foi assim que orou: Pai se for possível não permita que isso aconteça, no entanto, que seja feita a sua vontade. De repente, Judas, o traidor apareceu, e junto com ele estavam soldados e uma multidão armada de espadas e paus. Judas combinou com eles que aquele que ele desse um beijo no rosto deveria ser preso.

O cordeiro morre por nossos pecados

Jesus então foi preso, condenado, espancado e crucificado em uma cruz de madeira. O Cordeiro de Deus, morreu pêlos nossos pecados. Após sua morte, foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou. Celebremos a Páscoa!. “Celebremos Jesus, pois o Cordeiro ressuscitou e vive para sempre”.

Todas as vezes que celebramos a Santa Ceia nos lembramos da morte e ressurreição de Jesus, até que ele venha.

Aplicação : A morte de Jesus foi uma demonstração do amor de Deus pelo homem. Foi o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo, e não o coelho. Não podemos deixar que ovos de chocolate e coelhos faça que nos esqueçamos de Jesus. Pois ele não divide sua Glória com ninguém. Somente a Ele seja dada toda Honra, Glória e Louvor, para sempre. Amém.

Hora de conversar

Existe alguma coisa que marcou a sua vida?

Quem traiu Jesus?

Você já se sentiu traído?

O que representa o pão e o vinho?

Do que nos lembramos quando celebramos a Santa Ceia?

Quem tirou o pecado do mundo?

Lição 13 - SIGAM-ME

Texto Bíblico: Lucas 6.12-18

Versículo: Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens. Mateus 4.19

Alvo: Ensinar sobre quem eram os discípulos de Jesus, e despertar na criança a missão de evangelismo.

Quebra- gelo: Faça um circulo com as crianças e separe uma delas para participar do quebra gelo. Vá para o meio da roda e peça para a criança te acompanhar, diga para ela que tudo o que você fizer ela deverá fazer também. Em seguida ore, cante, bata palmas, pule, de gargalhadas e etc.

Moral: Explique as crianças, que o discípulo deve fazer tudo o que o seu Mestre ensina. E que foi assim entre Jesus e os discípulos.

Introdução: Vocês sabem o que quer dizer a palavra discípulo? Discípulo é a pessoa que aprende com o professor e pratica tudo o que o professor lhe ensina. Por isso, os discípulos de Jesus o chamava “Mestre”.

A mensagem de salvação deveria ser pregada para o mundo inteiro e Jesus sabia que iria precisar de pessoas para ajudá-lo em sua missão, por isso pediu a Deus que o ajudasse a escolhê-las. Essas pessoas eram seus discípulos, pois tudo que aprenderam com Ele passaram a praticar.

Contando a História

(Líder leia o texto bíblico antes)

Quantos discípulos Jesus escolheu? Exatamente! Jesus escolheu doze discípulos.

Pedro foi uns dos primeiros discípulos. Jesus o encontrou numa praia da Galiléia quando ele estava pescando.

Tiago e João trabalhavam com ele no barco e também foram chamados por Jesus. Certo dia, André irmão de Pedro, ouviu sobre Jesus e ficou tão alegre e animado que aceitou Jesus como salvador e imediatamente passou a falar dEle para outras pessoas. Filipe também aceitou Jesus e se tornou seu discípulo. Quanto isso aconteceu, ele foi correndo contar a novidade para Bartolomeu, que duvidou que o Rei dos reis, tão esperado pudesse vir de uma aldeia tão humilde como Nazaré. Porém, quando este conheceu Jesus, o amor de Deus inundou o seu coração e ele se convenceu de que Jesus era o verdadeiro Messias, e o aceitou.

Os outros foram Tadeu e seu irmão Tiago. Judas, apesar de ter sido escolhido por Jesus, seria aquele que o trairia mais tarde.

Outro discípulo escolhido foi Mateus. Ele trabalhava recebendo o pagamento dos impostos, Porém, quando ouviu a mensagem de Jesus, largou o trabalho e o seguiu. Mateus ficou tão feliz que para comemorar convidou Jesus e Muitos amigos para almoçar na sua casa. Ele queria que seus amigos também conhecessem o Salvador. Os fariseus, lideres religiosos da época, criticaram Jesus porque Ele se sentar à mesa com pecadores. Mas Jesus lhes disse que não veio para os que se acham bons, e sim para os que estão doentes, que confessam que dEle precisam. Tomé e Simão também foram escolhidos.

Quem vocês acham que precisa ser salvo?

Jesus amou ao mundo todo. E mesmo lá no passado desejava que todas as pessoas soubessem quem Ele era, foi por isso que Ele preparou um grupo de doze ajudantes, os primeiros discípulos. Jesus os preparou tão direitinho que eles foram capazes de fazer muitos milagres e muitas outras coisas, da mesma maneira que o seu Mestre fazia.

Jesus confiou muito neles. Ele os preparou com todo o carinho para anunciarem a todas as pessoas o Reino de Deus depois de sua morte na cruz.

Quem são os discípulos hoje?

Os doze discípulos de Jesus já não estão mais aqui. Você e eu somos os discípulos de Jesus hoje. Todo aquele que aceita Jesus torna-se seu discípulo. E para aprendermos as coisas que ele quer nos ensinar, devemos ler a Bíblia e falarmos com Ele em oração. O Senhor se alegrará muito ao ver que vocês, seus discípulos hoje, não só o amam e obedecem, como também falam do seu amor as outras pessoas.

Obs. Identifique a criança não salva e faça o apelo a ela, para que ela se torne um discípulo de Jesus.

Hora de conversar

1. Quantos discípulos Jesus chamou?

2. Os discípulos deixaram tudo o que estavam fazendo para seguir a Jesus. Você seria capaz de fazer o mesmo?(cite exemplo do cotidiano da criança)

3. Qual era a missão dos discípulos?

4. Para nos tornarmos discípulos de Jesus o que precisamos fazer?

5. Como discípulo de Jesus o que você precisa fazer?

Hora de brincar: Recorte modelos de peixes em garrafas plásticas coloridas entre 8 e 10 centímetros escreva o versículo num papel e cole em cada peixinho. Com o furador faça um furinho em cada cauda de peixe. Com palitos de churrasco, barbante e clips prepare duas varas de pescar. Coloque os peixinhos dentro de uma caixa grande com jornal ou papel cortado em tiras, amasse o papel para dar volume. Organize duas equipes em filas. Equipe verde e equipe amarela. Cada criança tem dez segundos para pescar o peixe, se não conseguir passa a vez para a outra equipe.

Lição 12 - UM CHAMADO A VIDA

Texto bíblico: João 11

Versículo: Disse Jesus: Se creres, verás a glória de Deus! (Jo 11.40)

Alvo: Mostrar que Jesus pode mudar qualquer situação na nossa vida, mesmo as que parecem impossíveis.

Quebra – Gelo: Vocês conhecem algum super- herói? Falem o que ele pode fazer e o que ele não pode fazer. Bem, todo super-herói tem seus limites, isto é, há certas coisas que ele não pode fazer, o poder dele é limitado. Jesus não é um super-herói, Ele é Deus, por isso para Ele não existe nada que não possa fazer. O poder dEle não acaba nunca. A maneira de vocês verem o poder de Deus agindo em suas vidas é através da fé! A fé realiza o impossível!

Contando Histórias

(Leia o texto bíblico e explique com suas palavras)

A sua fé é uma voz chamando por Jesus.

Os amigos de Jesus, Lázaro, Marta e Maria, tiveram um problema sério, e a 1ª coisa que eles fizeram foi chamar a Jesus. Eles sabiam que quando nós chamamos por Jesus, Ele vem, e só Jesus podia curar Lázaro.Com a gente é igual, quando temos um problema sério devemos nos lembrar de Jesus e chama-lo, pois isto significa que cremos em Jesus. Ruim é quando não esperamos o tempo necessário. As vezes, enquanto esperamos, o problema piora e pensamos: Não está adiantando nada, não vai mudar nada, não vou mais orar! Esse é o teste da fé, não devemos nunca desistir, temos que continuar orando e crendo, pois Jesus está sempre a caminho para mudar a situação. A demora existe para nós, porque a demora faz parte dos planos de Deus. Para as irmãs de Lázaro, Jesus demorou a chegar. Mas o plano de Deus não era curá-lo e sim ressuscitá-lo, só que elas não sabiam disso.

Quem crê espera acontecer.

Vocês devem aprender essa lição. Quando estiverem orando por algum problema nunca percam a paciência e esperem no Senhor Jesus, a sua situação vai mudar pois Jesus responde sempre é só esperar. Muitas pessoas não esperam o tempo de Deus e acabam não vendo Deus agir em suas vidas. O modo de vocês esperarem é crendo que Jesus vai agir na hora certa!

O impossível desaparece quando se ouve a voz de Deus. As irmãs de Lázaro acreditavam que Jesus podia curá-lo, mas não imaginavam que Jesus, ressuscitaria seu irmão. Isso também acontece com algumas pessoas, crêem que Jesus pode ajudar em algumas situações, mas em outras não crêem e acabam desistindo. Mas coisas impossíveis, é onde Deus pode mostrar sua glória e poder. Espere por Jesus e nunca desista, quando Jesus chamou Lázaro e disse: Lázaro, vem para fora! O milagre aconteceu e Ele ressuscitou, então somente creia e nunca desista de Jesus.

Com vocês não é diferente.

Jesus ama vocês como Ele amava Lázaro e suas irmãs. Jesus quer te ajudar, quer curar, Ele quer dar um bom emprego para seus pais. Quer ajudar a tirar boas notas na escola. Creiam em Jesus e verão a sua glória!

Hora de conversar!

O que vocês acham que poderia ser um problema muito difícil de resolver, hoje na vida de uma criança? Dê exemplos: Brigas entre os pais, desemprego, pais que não se converteram, enfermidade sem cura, alcoolismo, etc.

Vocês já pediram a Jesus para lhes ajudar nessa situação? Vocês acham que está demorando?

Vocês crêem que Jesus vai responder? Vocês acham que existe alguma coisa impossível para Jesus?

Vocês lembram o que Jesus disse para Marta? Se você crer, você verá a glória de Deus!

Vocês crêem que Jesus, pode mudar essa situação nas suas vidas?

Façam uma oração e peçam para Jesus fazer um milagre na vida de todas as crianças. Peça para ás crianças ajoelharem e ore por cada uma de maneira específica.

Hora de Brincar

Faça duas equipes e coloque-as de pé em círculo. Cada equipe escolhe uma criança para ser Lázaro, que ficará no meio da equipe. Ao sinal do líder cada equipe deve enrolar s criança com papel higiênico (sem tampar o nariz),Quando terminar de enrolar, devem falar o versículo inteiro e gritar: Lázaro vem para fora! Agora podem desenrolar Lázaro. Vence a equipe que terminar tudo primeiro. Faça quantas vezes desejar, assim outras crianças podem ser o Lázaro do dia.

Material: rolos de papel higiênico

Moral: Quando falamos a Palavra de Deus, seu poder é liberado para fazer milagres.