Andressa

quarta-feira, 9 de março de 2011

JUVENIS- LIÇÃO 20- TODOS DEVEM CONGREGAR

Texto bíblico: Hebreus 10:25a “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns”

Alvo: Ensinar que todos devem congregar, pois a igreja é a família de Deus.

PALAVRA RADICAL

Hoje iremos falar da importância de congregarmos. Congregar significa é = a estar juntos. Existem pessoas que acham que ir ao culto de domingo é pra quem quer e se estiver com vontade. Não! Não é assim que se faz! Não é assim que a bíblia ensina! Há pessoas que por qualquer motivo faltam ao culto: Cansaço, indisposição, visita de primos, aniversários, passeios, etc. Tem juvenis da célula que nunca foram ao culto. Mas a partir de agora você passa, a saber, que Deus quer que você vá ao templo onde todos os outros juvenis estão reunidos, para você ser muito mais abençoado.

Mas alguém pode perguntar: porque eu preciso congregar (= estar junto)? A Bíblia diz por quê. Veja os motivos:

1º motivo para que você esteja congregando: Deus abençoa quando você está sozinho, mas existe uma bênção especial quando você está com outros irmãos!

No decorrer dos anos, temos aprendido que existe uma graça que é liberada sobre nós individualmente, mas há outro nível de graça e desfrute que somente podemos receber quando estamos reunidos com os irmãos: é a GRAÇA COLETIVA (quando estamos juntos). O mesmo Jesus que nos ensinou que você deve orar em secreto no seu quarto, também nos ensinou que você deve fazer oração de concordância com os seus irmãos (Mt.18.19). Por isso, aquela pessoa que deixa seguidamente de congregar e de participar da célula e dos cultos da igreja está perdendo algo em sua vida espiritual. Deixar de reunir-se é uma atitude errada. Fazendo isso, a pessoa está dizendo que não necessita de ninguém, que é auto-suficiente e que pode viver a vida cristã sem qualquer ajuda do Corpo de Cristo (que á a igreja). Participar do culto dos santos tem que ser uma prática diária pra você, mas em função do tempo em que vivemos deve ser algo que fazemos pelo menos duas vezes por semana: na célula e na celebração. Você tem que estar na célula e no templo aos domingos.

2º motivo para que você esteja congregando: Não há igreja sem comunhão!

Você sabia que no Velho Testamento, o povo se reunia para adorar na tenda da congregação, ou da comunhão? Quando o povo estava ali, eles eram a “congregação” de Israel. E você sabia que no Novo Testamento, a Palavra de Deus nos exorta a que não deixemos de nos congregar. Hb.10.25. (líder, leia o texto com eles novamente)

Por que alguns juvenis deixam de ir ao culto da igreja? Alguns estão impedidos pois seus pais não vão. Outros o líder não tem como levar. Outros estão doentes fisicamente; Mas alguns não vão porque preferem ficar em casa assistindo TV, na internet ou brincando na rua. Você sabia que o próprio Senhor Jesus ia à sinagoga todos os sábados para congregar (Lc 4.16). Se somos Seus discípulos, precisamos fazer como Ele fez. Não tem como ser crente vencedor sem congregar no templo e na célula. Todos os crentes devem se reunir para que possam receber da graça de Deus. Você também tem que estar sempre junto com seus amigos crentes, na célula e no culto de Domingo.

3º motivo para que você esteja congregando: O corpo (que é família de Deus) se expressa na reunião !

Algumas pessoas dizem que não precisam ir ao culto porque hoje Deus não habita em prédios feitos por mãos humanas e que, portanto, elas podem adorar e invocar ao Senhor em qualquer lugar. Isso é verdade, de fato, Deus não habita em prédios, mas nós não vamos adorar com os irmãos por causa do lugar, mas por causa da comunhão do Corpo. Se a congregação quiser, pode se reunir em qualquer lugar, mas, segundo a palavra de Deus, os santos (que somos nós) devem se reunir. Precisamos nos reunir. Quando nos reunimos há uma bênção espiritual, o poder de Deus é multiplicado:

4º motivo para que você esteja congregando: a presença do Senhor se manifesta no reunir!

Em Mateus 18.20, Ele prometeu Sua presença à Igreja de maneira coletiva. Ele disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Uma coisa é ter a presença do Senhor em nosso espírito, outra coisa é desfrutar de Sua presença quando estamos juntos como Igreja.

Como um crente pode rejeitar estar onde a presença de Deus está? Semana após semana, muitos crentes têm uma desculpa para não irem ao culto. Alguns se desculpam, dizendo que é demais exigir ir ao culto toda semana. Mas a verdade é que a sua freqüência ao culto fala do lugar das coisas de Deus na sua vida. A maior indignidade que qualquer cristão pode cometer contra o Senhor é deixá-lO em uma posição secundária. Todavia, as mesmas pessoas que dizem ter dificuldade para congregar encontram tempo pra ir ao shopping, para a academia, para os passeios e aniversários. Isso é a mesma coisa de dizer: Deus não é a minha prioridade!

Um juvenil vencedor é aquele vai à célula e também vai ao templo no domingo.

Você deve falar com seus pais sobre isso e até convidá-lo para ir com você.

Compartilhando na célula

Você está sempre na célula e no culto, ou só quando não tem outra coisa pra fazer?

JUVENIS - LIÇÃO 19 - VENÇA A PREGUIÇA

Texto bíblico: Provérbios 6.6

Alvo: Ensinar que devemos vencer a preguiça, e as conseqüências dela em nós.

PALAVRA RADICAL

Hoje iremos aprender coisas preciosas acerca da preguiça. O rei Salomão, inspirado por Deus, nos da como exemplo a formiga. Quando diz: “Vai ter com a formiga ó preguiçoso”. A formiga não tem preguiça!

Você já observou como é lindo e interessante o trabalho delas em conjunto, carregando sobre as costas folhas, insetos, pedacinhos de comida, entre outros, para o “sustento de sua família” e para fazerem estoque para o inverno; além disso, elas com suas próprias patinhas constroem suas belas e grandes “casas”, os formigueiros.

Observe uma formiga subindo pela parede. Ela não para, não olha para trás, nem tem dúvidas aonde quer chegar.

Você pode até derrubá-la que ela recomeçará o seu trajeto da mesma forma, com a mesma decisão e rapidez.

Derrube-a novamente, e ela recomeçará o seu trajeto quantas vezes for preciso, com a mesma objetividade e perseverança. Quando ela se encontra com outras formigas, balança as antenas, apenas um breve cumprimento, mas não para, segue o seu objetivo decidida. Continue derrubando-a, e logo irá perceber que o cansado agora é você, pois ela não desiste fácil.

Você sabe o que é preguiça?

Preguiça: Aversão ao trabalho; negligência, indolência, ociosidade, inatividade.

Preguiça é gostar de não fazer nada! Podemos encontrar na Bíblia vários versículos que falam sobre a preguiça e as conseqüências dela.

O preguiçoso envergonha os pais
As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. - Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha”. Provérbios 10. 4,5
O filho sábio, que alegra o seu pai e a sua mãe terá, entre as suas boas características, a diligência no trabalho, ajudando com as tarefas de casa. Se dedica aos estudos para ter uma boa profissão no futuro de modo que possa sustentar a si mesmo, e não precise depender de seus pais. Ele terá seu próprio lar; sua própria família; seu próprio trabalho; seu próprio salário.

O preguiço arruma desculpas

O preguiçoso diz: Há um leão lá fora! Serei morto na rua

Cada dia tem 24 horas repletas de oportunidades para crescer, servir e ser produtivo. Ainda assim é muito fácil desperdiçar tempo. Por exemplo: Na frente do computador, televisão, na rua com amigos, dormindo e etc. Rejeite a preguiça, a ociosidade e fique longe de alguém que desperdiça tempo.

O preguiçoso é desperdiçador
O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser diligente. Provérbios 12. 27
O diligente faz bom uso daquilo que seus pais lhe oferece; o preguiçoso os despreza. O desperdício se tornou um estilo de vida para muitos que vivem em uma terra abundante desperdiçam: comida, roupas, materiais escolar e etc. Faça bom uso e valorize tudo aquilo que Deus lhe deu!

O preguiçoso mendigará
O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega e nada receberá. Provérbios 20. 4
Você já deve ter ouvido advertências semelhantes a essas. Se não estudar, será reprovado no teste; se não economizar, não terá dinheiro quando precisar. Não podemos esperar que o Senhor nos resgate quando causamos nossos problemas por falta de planejamento e ação. Ele nos ajuda, mas também espera que sejamos responsáveis.

O preguiçoso morre desejando
O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. Provérbios 21. 25

O preguiçoso vive sonhando, porém não chega a lugar nenhum por não se esforçar para trabalhar.

Aplicação: Há muitas pessoas que sonham quando crescerem serem: pastores, médicos, advogados, professores, não levam em conta o caminho a ser seguido e esforço a ser feito para conseguir. Claro que devemos confiar em Deus, e Ele com certeza nos ajudará a alcançar nossos sonhos, se forem da Sua vontade, contudo, precisamos fazer a nossa parte (fazer os cursos que a igreja oferece, estudar, trabalhar, ler muito, e etc.) Siga o exemplo da formiga que trabalha e não desiste. O Senhor é contigo!!! Vença a preguiça!

Compartilhando na célula

Você às vezes é tentado a usar a possibilidade do perigo como desculpa para a preguiça?

JUVENIS- LIÇÃO 18- NÃO BASTA CRER, É PRECISO CONFESSAR.

Texto bíblico: Romanos 10 : 9

Alvo: Ensinar que não basta somente crer em Jesus, é preciso confessá-lo como Salvador. As crianças precisam saber que confessar a Jesus é a maneira de recebê-lo.

PALAVRA RADICAL

Comentário do texto:

CONFESSAR é declarar com a boca.

A Bíblia diz que nós devemos confessar a Jesus com a nossa boca, para podermos recebê-lo em nosso coração.

Quando confessamos a Jesus, expressamos uma escolha, uma decisão em nosso coração: “Eu quero Jesus”.

Não basta crer porque até o diabo, nosso inimigo, também crê que Jesus é o filho de Deus. É preciso confessar, declamar com a sua boca que você crê e O aceita como Senhor e Salvador de sua vida.

Crer em que?

Crer no que a Bíblia diz. A Bíblia diz em Isaías 53, que Jesus sofreu em seu lugar, para que você não tivesse mais que sofrer. Diz que a cruz era para você; mas, Ele foi em seu lugar e morreu para que você não precisasse morrer.

Crer que Jesus é o Filho de Deus, que morreu para perdoar os seus pecados e fazer de você um filho de Deus.

Mas, lembre-se: só pode receber a Sua vida aqueles que crêem e confessam que Jesus é seu Senhor e Salvador.

Confessar o que?

Confessar aquilo que a Bíblia diz. Que Jesus morreu por você e que você precisa dEle para ser salvo e ir para ao céu.

Será que alguém que sofreu tanto em seu lugar, até a morte, merece confiança?

Se você confia em Jesus, só lhe resta entregar a sua vida e Ele e receber a vida dEle dentro de você.

Quando você crê, a porta do seu coração se abre e quando você confessa, Jesus entra e faz do seu coração a Sua casa.

O banquete era meu e eu não sabia!

NARRADOR: Era uma vez, um rapaz que em um concorrido sorteio ganhou uma passagem de ida e volta, para viajar em um navio transatlântico.

TIAGO: Oba, eu ganhei, eu ganhei! Vou viajar de navio! Que massa!

AMIGOS: Que sorte, heim, cara! Não dá pra levar um amiguinho aí não?!

TIAGO: Sinto muito, mas sorte não é pra todos. Vou é arrumar minhas malas!

NO NAVIO: Nooosa! Como pode ser tão grande assim?! Puxa, e que luxo! Olha só quanta comida gostosa! Ai, será que está viagem vai durar muitas horas?! Estou começando a ficar com fome, e não tenho dinheiro nenhum.

NARRADOR: Mal sabia ele que se tratava de uma viagem de 3 dias, e ao final do primeiro dia...

TRIPULANTES DO NAVIO: Nossa que jantar especial! Tava gostoso demais!! Agora vamos para aquele salão, lá estarão servindo a sobremesa.

TIAGO: Ei, moço! Você sabe quantas horas a mais de viagem nós ainda teremos?!

FUNCIONÁRIO DO NAVIO: Ora, meu rapaz! Esta viagem durará mais dois dias! Não fique tão ansioso, logo nós chegaremos ali. Este é um navio muito confortável, divirta-se!

TIAGO: Tá... Como alguém pode se divertir escutando este barulho triste de um estômago roncando o tempo todo?!

NARRADOR: No segundo dia, bem cedo... Tiago estava decidido, não agüentava mais, iria fazer uma proposta para os funcionários da cozinha, quem sabe eles aceitariam.

TIAGO: Ehh... Sabe, teria possibilidade de eu trabalhar com vocês o resto desta viagem? Eu poderia lavar os pratos, e então vocês me davam um pouco de comida.

COZINHEIRO: Do que você está falando?! Você não sabia que este bilhete lhe dá o direito à viagem e também as refeições do navio? Você não precisa pagar nada, meu rapaz. Entre que eu vou lhe servir aquilo que você quiser.

TIAGO: (com cara de bobo)

“Se o Tiago tivesse falado antes que queria comer, não teria passado tanta fome. Não basta sentir, é preciso falar”.

Assim também acontece no relacionamento entre Jesus e as pessoas. Muitas pessoas pensam que são Filhos de Deus, mas nunca expressam uma decisão de segui-lo. NÃO BASTA CRÊR, É PRECISO CONFESSAR.

Conclusão: Quando confessamos a Jesus, expressamos uma escolha, uma decisão em nosso coração: “Eu quero Jesus”. (Faça o apelo para os juvenis).

Compartilhando na célula

Pra você, o que significa aceitar Jesus como Senhor e Salvador?

JUVENIS – Lição 17- ZELAR É NOSSA RESPONSABILIDADE

Texto- bíblico: Gn 2:15 “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar”.

Alvo: Ensinar o juvenil a zelar pelos seus pertences e o da sociedade.

Introdução: Nessa lição vamos falar sobre a importância de ser,os zelosos com o que ganhamos, e por aquilo que pertence a toda sociedade. Mas o que isso tem haver com a Bíblia? Na igreja não deveríamos falar apenas de coisas espirituais? Sim, na igreja devemos falar de coisas espirituais, entretanto, o espiritual diz respeito a nossa vida como um todo.

PALAVRA RADICAL

Desde a origem da humanidade Deus deu ao homem responsabilidades.

Gn 2:15 “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”

O texto é claro quanto o dever do homem no Éden, ali o homem tinha o privilégio de estar em um lugar perfeito, com toda natureza em volta, mas tinha uma grande responsabilidade, cuidar de tudo que havia ali. Ter algo e cuidar é um dos legados de Deus para a humanidade.

O que significa zelar?

Tratar com zelo, com cuidado, administrar diligentemente.

Mas o que isso tem haver com você que é adolescente? Tudo. Você pode não ter um jardim do Éden para cuidar como Adão tinha, mas você tem roupas, tênis, material escolar, enfim, uma serie de coisas que precisa cuidar. Ganhar as coisas é muito bom, porém se você não souber cuidar disso desde a adolescência, quando ficar mais velho será mais difícil. Algumas pessoas passam a cuidar daquilo que adquirem apenas quando sai do “bolso” dela.

Administrar os bens (Mt 25:14-30)

O texto diz respeito aos talentos recebidos, mas podemos interpretá-lo também no que diz respeito a administração dos bens materiais. As vezes lemos esse texto e pensamos: “Que cara vacilão, podia ao menos ter aplicado o dinheiro como o seu Senhor falou”. Porém muitas vezes agimos assim quando não sabemos administrar o dinheiro que vem a nossa mão, o tênis e a roupa nova que ganhamos, o material escolar, a mochila nova. No começo o cuidado é extremo, depois é deixado em qualquer lugar, esquece, suja e não limpa. É preciso ter a compreensão de que tudo que temos foi Deus que nos deu através de intermediários e por isso precisamos cuidar. Outro fator importante, dinheiro não cai do céu! Se você estraga algo, para conseguir outro será muito difícil. Seus pais trabalham bastante para poder comprar as coisas para você. Lembre-se que foi um presente de Deus que você ganhou por isso você deve fazer de tudo para ele durar o maior tempo possível.

Cuidar da casa de Deus (I Rs 6) Nesse capítulo é possível observar os detalhes e como o povo de Israel foi zeloso na construção do templo do Senhor. Da mesma maneira devemos agir nos dias de hoje em nossa igreja. É preciso cuidar do banheiro, das salas, do templo, NÃO JOGAR LIXO NO CHÃO. A igreja precisa ser um local limpo e bem cuidado, isso não depende apenas dos zeladores, mas de cada membro. Além de vermos exemplos na bíblia não podemos esquecer que é falta de educação não zelar por aquilo que é coletivo.

Cuidar dos bens da sociedade

Devemos também cuidar dos bens da sociedade. Ex.: na escola, no ônibus, nos parques, nas ruas, etc. Existem muitos adolescente que são verdadeiros vândalos quebram tudo o que vêem pela frente, riscam as carteiras e paredes da escola, quebram os orelhões telefônicos, rasgam os bancos dos ônibus, jogam lixo na rua, quebram os brinquedos das crianças no parque. Esse tipo de comportamento não agrada a Deus! Devemos zelar pelos bens da sociedade também.

Conclusão: O intuito dessa lição é mostrar que precisamos cuidar muito bem das coisas que possuímos, pois é um presente de Deus e o melhor momento para aprender isso é na adolescência. Fazendo isso agradamos o coração de Deus e Ele nos confiará coisas maiores.

Compartilhando na célula

Você tem cuidado bem das suas coisas ou precisa melhorar?