Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS – LIÇÃO 50- O BOM TESTEMUNHO NA ESCOLA

JUVENIS – LIÇÃO 50- O BOM TESTEMUNHO NA ESCOLA

Texto bíblico: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso. Pai que está nos céus." (Mateus, 5:16) Alvo: Ensinar o juvenil a dar bom testemunho na escola.

Introdução: “Você vai à aula para HONRAR AO SENHOR.” E talvez você pergunte: “Honrar ao Senhor na escola? Como?”

PALAVRA RADICAL

O que significa honrar ao Senhor na escola? Para alguns adolescentes seria simplesmente tirar boas notas, se esquecendo de que é imprescindível um caráter cristão. Outros acham que seria suficiente não colar, mas estes passam cola.

Então como honrar a Deus inteiramente? Tudo isto que conversamos fala de nossas atitudes. Quando estas atitudes e todo nosso comportamento são irrepreensíveis, nos assemelhamos a Jesus e damos um bom testemunho Dele.

Uma das formas de honrar a Deus é dar bom testemunho! Você pode escolher ser uma testemunha de Cristo. Testemunhar é declarar ter visto, ouvido ou conhecido algo ou alguém. É também manifestar, demonstrar. Você pode através de palavras e de atitudes declarar conhecer a Cristo, manifestar Sua graça e demonstrar Seu amor.

Testemunhar a Cristo na escola implica em várias atitudes. Vamos conhecê-las?

Não tome a forma do mundo através de influência de amigos sobre você. Ao invés disso, influencie as pessoas levando-as a conhecer Jesus. (Rm 12:2 / Sl 1:1)

Não cole e nem passe cola. A cola é uma mentira, uma farsa para que seu professor ache que você aprendeu tudo. Quando você passa cola, você está sendo cúmplice no erro do seu colega. (Jo 8:44)

Obedeça aos professores e outras autoridades da escola.

Tenha o fruto do Espírito. O fruto do Espírito tem várias características que, se você possuir, falarão mais alto que sua própria voz. (Gl 5:22-23)

Cumpra os horários e realize todas as atividades propostas pela escola. Exemplo: Feira de Ciências, Festa da Família, Campeonatos Esportivos, etc.

Seja prestativo. Ajude aos seus colegas e professores quando estes necessitarem.

Procure tirar boas notas. Desta maneira o nome do Senhor seja glorificado. (Cl 3:23)

Tenha bom senso. O que todos fazem, não quer dizer que deve ser feito por você. E também não quer dizer que é o melhor. ( I Co 6:12)

Tenha sempre uma palavra abençoadora e edificadora na ponta da língua. Você terá muitas oportunidades de dizê-las no meio de suas conversas ou até com um colega que está triste.(Ef 4:29)

Tem uma frase que diz: “As palavras convencem, mas o testemunho arrasta multidões.” O que você diz é importante mas fala mais alto quem você é, e não o que você diz. Se você fala de Deus, todos esperam que você tenha um comportamento de filho Dele. Um comportamento cristão.

Se você não tem nenhum amigo cristão na escola, talvez você se sinta sozinho no início deste desafio. Mas não desista, queira fazer a diferença, pois o Senhor quer te usar.

Compartilhando na célula: Comente algo que você fez que trouxe um impacto positivo na vida de um colega seu de escola.

JUVENIS - LIÇÃO49 - O ESTUDO É COISA SÉRIA!

JUVENIS - LIÇÃO49 - O ESTUDO É COISA SÉRIA!

Texto bíblico: Oséias 4-6 Alvo: Ensinar o juvenil a importância e seriedade dos estudos.

Introdução: Estudar é buscar conhecimento e para isso é necessário pelo menos um pouco de curiosidade. É comum vermos muitos adolescentes que não levam os estudos a sério, pois o estudo exige dedicação e para isto, muitas vezes, tem-se que deixar um pouco de lado a internet, a TV...E não é fácil! Somado a curiosidade e dedicação o estudo envolve também o propósito, e não são todos os adolescentes que tem metas, pois acham que o futuro, profissão é uma realidade muito distante.

PALAVRA RADICAL

Podemos ver em Oséias 4- 6 que Deus tem a preocupação que o povo aprenda, conheça a sua Palavra. Vemos vários textos que diz respeito a estudarmos a Palavra de Deus. Deus se importa com os estudos. Devemos estudar a palavra de Deus e também estudar o estudo secular.

O exemplo de Daniel Na bíblia temos o exemplo de Daniel, que foi um jovem que se destacou em sua época. Em vários momentos da sua história vemos que ele era excelente um tudo o que fazia. No início do livro de Daniel (cap.1) a bíblia nos descreve o critério de seleção dos jovens que o rei queria: “jovens instruídos em toda sabedoria, doutos em ciência e versados no conhecimento...” Talvez hoje Daniel e seus amigos seriam conhecidos como “os Nerds”, mas essas qualidades não vieram da noite para o dia, eles com certeza tiveram muito trabalho, determinação e dedicação. Mais a frente no verso 8 podemos notar sua determinação quando ele e seus amigos resolveram não se contaminar com as iguarias do rei. No cap. 9 temos mais um exemplo, Daniel se dedica a orar pelo povo e olha o que diz em Dn 10:12.

O que significa a palavra estudar?

Estudar: Aplicar a inteligência a, para aprender; examinar; analisar; observar atentamente; afetar; exercitar-se a, adestrar-se em. Aplicar o espírito, a memória, a inteligência para saber ou adquirir instrução ou conhecimentos; ser estudante.

É preciso dedicação (Pv. 23:12) Dedicação é aplicar a inteligência para aprender...” Muitos pensam que dedicar-se aos estudos é ficar horas e horas sentado numa cadeira, sofrendo, tentado enfiar na cabeça algo impossível. Quase uma tortura!

A dedicação não é somente a quantidade de tempo que gastamos, mas o modo como se utiliza o tempo para algo. Prestar atenção nas aulas e realmente entender o que o professor diz é um bom começo. Muitos alunos deixam tudo para a última hora e tentam estudar o conteúdo de todo o bimestre, trimestre ou até semestre em uma única vez. Alguns até conseguem se sair bem nas provas, mas são poucos. A expectativa de não conseguir estudar a matéria toda, decorar e ainda o estresse que envolve esse hábito faz com que os estudos sejam um fardo pesado, sem prazer, sem entusiasmo e cansativo.

É preciso disciplina Para adquirirmos um hábito ou aprendermos algo é importante ter disciplina. Talvez você já até se organizou para ter um tempo regular de estudo, porém quando chega a hora tudo de mais legal aparece para fazer ou então bate aquela preguiça e você acaba deixando para depois. Mas isso não acontece só com você e por incrível que pareça essa é uma boa oportunidade para se superar.

Quando falamos em disciplina também falamos em domínio próprio. Em gálatas 5:16, 17 diz que a carne milita contra o Espírito, pois são opostos entre si. E é isso mesmo que acontece, quando nos decidimos a aplicar aos estudos temos que estar firmes no nosso propósito e colocar diante de Deus, pois Nele podemos todas as coisas.

Conhecimento que produz conhecimento Quando aprendemos a ler fica mais fácil aprender coisas novas e a buscar nosso próprio conhecimento. E não pára por aí! Quando aprendemos uma matéria nova, lemos um bom livro, temos maior facilidade para entendermos muitas coisas que estão a nossa volta. Até mesmo no português, quanto mais lemos mais compreendemos outros textos, de maneira mais simples e escrevemos melhor.

Podemos pedir sabedoria para Deus Deus nos abençoou com a capacidade de aprender. Além de aprendermos na escola, faculdade, podemos aprender diretamente com Deus. Ele nos fala através da Sua palavra, por meio das coisas simples da vida, pelos nossos amigos, líderes e família. E o nosso coração deve estar atento e sensível ao Espírito Santo, a sabedoria que vem lá do Alto. Em Provérbios 8:11 a sabedoria é descrita como melhor do que as jóias e que nada se compara a ela. Veja também Pv. 3:13,14. E ainda em Tiago 1:5,6 diz que se precisarmos de sabedoria podemos pedir a Deus pois Ele nos concederá.

Ter propósito e honrar a Deus O estudo é como um alicerce no qual podemos construir nossa futura profissão. Uma casa será boa se o alicerce for bom. Os estudos nos preparam para entrarmos na faculdade e em cima dele construirmos novos saberes, específicos da nossa profissão. É isso mesmo!!! Com os estudos podemos visar nossa profissão! Sonhe com sua carreira e que você será um instrumento nas mãos do Senhor com ela. Não tenha medo de ser aquilo que está no seu coração. Você pode até pensar que não tem condições porque não estuda numa escola particular ou porque não tem como pagar uma faculdade. Contudo, entregue seu caminho ao Senhor, faça seu melhor e o mais Ele com certeza fará.

Conclusão: Estudar é um privilégio, pois muitas pessoas não podem ou enfrentam muitas dificuldades para ter acesso. Aproveite, coloque seus estudos e sonhos diante de Deus. Quando nos dedicamos, disciplinamos temos mais facilidade de sermos excelentes não só nos estudos, mas também em outras áreas da nossa vida. Além disso, Deus honra o trabalho das nossas mãos (Salmo 1:3 e 37:23).

Compartilhando na célula

Você gosta de estudar? Qual profissão você quer exercer futuramente?

JUVENIS - LIÇÃO 47- EU POSSO NAMORAR?

JUVENIS - LIÇÃO 47- EU POSSO NAMORAR?

Texto-biblico: Eclesiastes 3:1-20 Alvo: levar os adolescentes a entenderem o porquê de não namorar.

Introdução:Na semana passada aprendemos porque não devemos ficar. Mas outro assunto que causa bastante polêmica é o namoro. Isso acontece porque vivemos num mundo onde os adolescentes ficam, namoram e não estão nem aí. Muitos ou quase todos nem respeitam a opinião dos pais. Bem, já que quase todos adolescentes são assim, começam a surgir a várias perguntas e questionamentos. Por que não namorar? É pecado namorar?

PALAVRA RADICAL

O que é namoro? O namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a experimentação sentimental entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento. Na maioria das vezes os casais que namoram não se casam o primeiro namorado (a).

O que a Bíblia fala sobre o namoro? A Bíblia não fala nada sobre o namoro. Principalmente, porque o namoro é um costume ocidental. O que se tem de informação sobre namoro, está na tradição hebraica. Segundo ela, se não fosse possível que seus pais escolhessem o cônjuge de seu filho, o que era preferencial, e fosse necessário que ele mesmo fizesse a escolha, a ele só seria lícito comprometer-se em noivado com a moça ou seja, prometer-se a ela, por meio dos pais da moça. A conversa não podia ser direto com a “pretendida”, mas sim com os pais dela. Neste compromisso, qualquer envolvimento sexual ou afetivo com outra mulher, que não a noiva, já implicava em traição. Mas também, não era permitido qualquer contato sexual, em nenhuma intensidade, com a noiva. Em alguns casos nem sequer o desenvolvimento de uma amizade, pois até esta deveria acontecer apenas no casamento.

Como era o namoro antigamente? Antigamente não existia o namoro e sim a “corte”. O rapaz cortejava a moça. Isto era feito da seguinte forma: era estipulado um horário para o rapaz visitar a moça. Esta visita acontecia numa sala de visitas bem iluminada e o casal permanecia a 50 centímetros de distância no sofá, a mãe da jovem ficava vigilante na sala, fazendo “tricô”. Quando davam 9 horas esta começava a tossir impacientemente para que, dessa forma, o pretendente percebesse que era hora de ir embora. O namoro mais moderno, no qual os casais saiam sem a companhia de uma terceira pessoa, surgiu por volta da década de 20, nos centros urbanos. A partir daí ele foi se tornando mais liberal até chegar aos dias atuais, quando foi substituído pelo “ficar” (um encontro casual onde duas pessoas trocam certas intimidades durante determinado momento e depois não se vêem mais).

Por que não devo namorar?

A adolescência é a fase da confusão mental A adolescência é caracterizada pela instabilidade (altos e baixos, amores e ódio, admiração e desprezo), e também pela mudança no conhecimento do corpo (os hormônios estão à flor da pele, pulando). Tudo isso é muito difícil de dominar. O namoro visa o casamento. Os adolescentes não condição financeira para isso? Não sabem o que vão ser da vida direito? Nem qual profissão irá seguir? E mais, se o objetivo do namoro é o casamento, e não uma experiência que, “se der certo deu se não fazer o que?”. Imagine dois adolescentes que começam namorar com 13 anos, com quantos vão se casar?

O namoro rouba a fase da adolescência O período da adolescência é precioso e é a base para uma fase adulta estável e tranqüila. Quando se preocupa com namoro normalmente o casal se isola, perde o tempo de estar com os amigos, jogar futebol, praticar esportes e ter amizades saudáveis. Existem muitos casos de pessoas que se casaram após longo tempo de namoro na adolescência, e, após terem se casado, quiseram curtir a vida que não tiveram na adolescência, trazendo, assim, vários problemas para o casamento.

O namoro estimula a intimidade Não dá para acreditar que um adolescente normal possa agüentar namorar tanto tempo sem pecar. Normalmente o casal quer ficar sozinho, e aí acabam tendo oportunidade de ser estimulados ao sexo pela TV, pelos “amigos” ou “amigas”, ficam com a mente vazia, e, como conseqüência disso, tendo mais momentos juntos, alguns já começam a pôr a mão onde não devem, enganar os pais, e acabam tendo relacionamento sexual antes de casarem. Pecam contra Deus. O sexo é só para o casamento!!! Quando Deus fez o homem e a mulher em Gn. 2:4 a 17 e 18 a 25, no verso 24, diz que, na união do casal, os dois viram uma só carne. Portanto a união sexual não é só uma união de corpo, mas também de alma. Então, quando alguém tem uma relação sexual com outro, suas almas ficam ligadas. Isso acaba acarretando sérios problemas emocionais. Além disso, existe o risco das doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce, que tem um alto índice entre os adolescentes. Essa gravidez pode acabar gerando o aborto, ou, sendo uma gravidez indesejada, causar problemas emocionais à criança, etc. O namoro na adolescência não é um relacionamento que visa o casamento, mas sim o conhecimento do corpo, o que não é muito diferente de ficar, já que o casal não tem o objetivo de ter um relacionamento em santidade, e sim de conhecer o corpo do outro.

Existe tempo para todas as coisas Em Eclesiastes 3:1-20. O texto diz que há tempo para todas as coisas, e não há nada melhor do que desfrutar de algo no tempo ideal. Até a lei determina uma idade para o indivíduo poder exercer certas atividades como, exército, emprego fixo, responder pelos próprios atos pois, até então, o indivíduo é considerado menor e existe alguém que é responsável por ele. Na adolescência você ainda não é responsável legalmente pelos seus atos! Muitas vezes queremos antecipar as coisas na nossa vida. No tempo certo Deus irá colocar alguém em seu caminho para que você possa desenvolver um relacionamento sério estabelecido pelo Senhor. Um relacionamento radical (Corte), o qual vise o respeito à pessoa e à família, o conhecimento da pessoa, quais são os seus sonhos, planos e projetos, tendo como objetivo o casamento. Espere o tempo certo e desfrute o melhor de Deus para sua vida.

Conclusão: Nosso desejo é que todos vocês tenham entendido bem o que aprendemos hoje, e a partir deste estudo saibam que vocês não deixam de namorar porque a igreja proíbe, mas porque vocês têm um compromisso com Deus em entregar a sua adolescência para Ele, em vez de namorar. Pois vocês sabem que é o melhor para suas vidas não perder tempo com namoro. Esse deve ser o tempo em que você venha desfrutar bastante de suas amizades, de seus estudos, de seu ministério e de sua comunhão com Deus. Lembre-se: Namoro não presta.

Compartilhando na célula: Depois de termos aprendido sobre namoro qual é a conclusão você chegou?

LIÇÃO 46- ORKUT! O QUE DEUS DIRIA DO

JUVENIS – LIÇÃO 46- ORKUT! O QUE DEUS DIRIA DO SEU?

Texto bíblico: 2 Coríntios 5.17 "Se alguém está em cristo nova criatura é, tudo se fez novo" Alvo: Ensinar os juvenis como se comportarem no Orkut e fazerem a diferença. Dica para o Líder: Cite outros sites de relacionamentos como: MSN, twiter, sônico, etc.

Introdução: Todo mundo está falando dele. O Orkut é a maior novidade do momento quando o assunto é comportamento cyber. Alguns não sabem direito o que é, mas já ouviram falar dele, outros participam dessa comunidade, com mais ou menos freqüência. Mas, para todos, o Orkut parece exercer um estranho fascínio, tanto para apoiá-lo, como para criticá-lo. Por um lado vemos a possibilidade de fazer novos amigos/amigas. Por outro temos também a idéia mentirosa de querer ser o que não somos.

PALAVRA RADICAL

Mau comportamento de alguns crentes no Orkut

Muitos cristãos estão usando este meio de comunicação de forma desagradável a Deus. Independente de todas as ferramentas que o Orkut proporciona, parece que não é a somatória delas que envolve as pessoas na sua onda. Muitos cristãos estão participando de comunidades mundanas que até algumas pessoas não cristãs jamais pensariam em estar. Infelizmente muitos jovens têm sido influenciados por amigos ímpios ao invés de influenciar. Como podemos dar exemplo como filhos de Deus, se no Orkut, nossas fotos revelam impureza, seios, pernas e nádegas à mostra para quem quiser ver. Imagine a tristeza no coração de Deus.

Talvez você esteja ai achando isso uma bobagem. Mais eu lhe pergunto: O que as pessoas dizem quando tem acesso a sua identidade no Orkut? Podemos ver muitos relatos de pessoas mentirosas (crentes) em seus perfis, sabemos que o pai da mentira é o diabo. Seja mentira virtual ou não. Tem também aqueles que nem se identificam como crentes, e quando o fazem os seus vídeos, depoimentos e fotos negam! Na realidade muitos têm sido tragados pelo diabo dentro de suas casas. Sem contar à confusão que as comunidades postam. Ocasionadas por várias mentes pensando de formas variadas. E temos ainda o risco de estarmos sendo ensinados por satanistas. Desde heresias a prostituição, tem de tudo. "Como uma fonte de água doce jorra ao mesmo tempo água salgada". Entre o perfil das pessoas mundanas e o perfil do povo de Deus no Orkut, não há muita diferença, pois ambos fazem “caras e bocas”, ouvem as mesmas músicas, curtem as mesmas coisas. Em Romanos 6 Paulo declara: “Andemos nós em novidade de vida” e em 2 Coríntios 5.17 "Se alguém está em cristo nova criatura é, tudo se fez novo". Como pode então o povo de Deus estar no Orkut e não fazer nenhuma diferença?

Fazendo a diferença

Não há problema em você ter Orkut, o problema está em como você está se comportando nele.

Você tem feito a diferença?

Como devo usar o meu Orkut?

As pessoas ao entrar em nosso Orkut deve logo saber que somos cristãos, Jesus disse: “Aquele que me negar diante dos homens eu também o negarei diante do Pai”. Não podemos nos esquecer que na cruz o sangue de Jesus escorreu por nós, fomos comprados por alto preço e não podemos nos conformar com os padrões deste mundo impostos a nós. Se você tem vídeos ou fotos em seu álbum, nos padrões acima citados, delete. Devemos fazer a diferença, a Palavra declara que os que seguem a Jesus de forma alguma serão confundidos.

Devemos usar o Orkut como uma ferramenta para divulgar o evangelho, colocando mensagens de Salvação em nossa pagina de recados, enviar mensagens evangélicas e convites para nossos amigos participarem da célula e do culto, ajudar na divulgação dos trabalhos da igreja como: Encontros com Deus para juvenis, Eventos, campanhas etc. Podemos criar álbuns que mostrem os trabalhos de nossa célula de nossa igreja e muito mais. Enfim devemos influenciar através do nosso Orkut, mostrando que ser crente é ser diferente, que ser crente é bom demais! “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação”. (1Ts 4.7)

Compartilhando na célula

Você tem Orkut? Como você tem usado o seu Orkut? (cite outros sites de relacionamentos)

JUVENIS – LIÇÃO 45- A COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA

JUVENIS – LIÇÃO 45- A COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA

Texto bíblico: I Samuel 16: 14- 23

Alvo: Ensinar para os juvenis que a musica foi criada para adorar a Deus, porém o diabo tem usado a música para realizar as suas obras que é matar, roubar e destruir.

PALAVRA RADICAL

A música é uma linguagem ampla e através dela podemos transmitir qualquer mensagem. Deus criou a música e também deu ao o homem o dom de expressar através dela seus sentimentos e emoções com a finalidade de louvá-lo. O Espírito Santo nos inspira colocar em canções mensagens que trarão edificação para aqueles que ouvem. Pois quando cantamos ou tocamos ministramos do espírito que está em nós diretamente ao espírito daquele que ouve.

I Samuel 16: 14- 23 diz que Davi tinha um coração puro e era obediente aos pais e a Deus, era um moço que buscava constantemente a direção de Deus para a sua vida. Eventualmente era chamado para tocar diante do rei Saul. Enquanto tocava, ministrava do espírito que havia nele. Transmitia sua qualidade de vida, isto é acontecia esta comunicação espiritual com o rei Saul que, ao ouvir aquela música, ainda que fosse somente tocada, sentia-se liberto das opressões e do espírito que o atormentava.

A música mundana

Ezequiel 28: 1-19 Querubim ungido (vers. 14)

O diabo também conhece e utiliza os mesmos mecanismos para difundir sua malignidade: confundir, perturbar, deprimir, deturpar a mente, trazer sensualidade, prostituição e homossexualismo, levar as drogas ministrar violência, suicídio, satanismo e resistência a Palavra de Deus.

Exemplo: Os caminhoneiros costumam ouvir um tipo de música que trás um espírito de prostituição misturado com desilusão amorosa e melancolia em letras que relatam uma noite inesquecível, que nunca é com a esposa e sim com outras mulheres. O resultado disto todos nós sabemos a maioria dos caminhoneiros tem amantes em diversos lugares dos trechos em que viajam. Este é apenas um exemplo de ministração mundana através da música.

Agora vamos ver outros exemplos:

Rock transmite espírito de violência e satanismo: A canção dos Beatles do "The Devils White Album" ("O Álbum Branco do Diabo"). Esse foi o primeiro disco em que se transmitiu sinais ocultos através do inconsciente, para comunicar o "evangelho de Satanás".

As bandas Rolling Stones, The Who, Black Sabbath, Led Zeppelin, Kiss (abreviatura de "Knights in Satan's Service"- "Cavaleiros a Serviço de Satanás") em uma música, cujo título é: "She is Satan's Daugther" - tradução: "Ela é filha de Satã". Estes dentre outros grupos continuam a usar a sua música como um instrumento para injetar mensagens satânicas dentro do seu lar. E gerar violência.

Funk, aché e samba: gera sensualidade, hoje vemos na televisão ou internet pessoas semi-nuas rebolando despertando a sensualidade. Muitos pais acham bonito quando vêm seus filhos de quatro ou cinco anos com roupas sensuais rebolando, na verdade está sendo despertado na criança o espírito de e sensualidade que a levará a prostituição. Hoje em dia não é difícil vermos crianças de nove e dez anos namorando e iniciando a vida sexual.

Hip hop: gera preconceito e revolta;

Musica romântica e sertaneja: geralmente alimenta laços de alma e incentivam o adultério.

Mensagens subliminares

As mensagens subliminares transmitidas pela música, não são percebidas pelos sentidos exteriores, e dessa forma não existe nenhuma possibilidade de defesa contra esse tipo de agressão. Mas o subconsciente tem condições de decifrar essas mensagens, influenciando a consciência através da memória.

Consagração da musica a demônios

Existe nos EUA e em nível internacional uma associação denominada "Wicca" - Associação de Mágicos e Feiticeiros, que possuem três gravadoras. Cada disco tem a tarefa de contribuir para a destruição moral e a ruína interior dos jovens de hoje. Eles praticam na gravação dos discos uma espécie de culto ao diabo e consagram-se à pessoa do diabo.

Os Rolling Stones, por exemplo, pertencem a uma seita de adoradores do diabo da região de San Diego. Outro grupo conhecido, "Garry Funkell", também produz a mesma espécie de música. Essa associação estabeleceu como objetivo divulgar especialmente discos de orientação ideológica que leva a juventude ao satanismo.

Conclusão: Você juvenil separado por Deus, deve santificar-se a cada dia, não se envolva nos laços do diabo. Ele se disfarça de anjo de luz para enganar os escolhidos de Deus. Talvez você pensasse: “não tem nada de mais ouvir ou dançar uma musica mundana!”, saiba que quando isso acontece o diabo se alegra e diz: “isso mesmo continue me adorando através da música meu filho!” Por essa razão devemos estar atentos a que tipo de música estamos ouvindo, tocando, ou dançando. Tiago 3: 11-12 Nos diz que de uma mesma fonte não pode jorrar dois tipos de água, ou ela é doce ou salgada. A música foi criada por Deus para adorá- lo, abençoar e edificar a igreja de Cristo. Não se esqueça disso!

Compartilhando na célula

Você ouve musica mundana?

JUVENIS- LIÇÃO 43- NOVA ERA- OS ENGANOS DO DIABO

JUVENIS- LIÇÃO 43- NOVA ERA- OS ENGANOS DO DIABO

Texto bíblico: Deuteronômio 18: 10-14 Alvo: Levar os juvenis a terem um posicionamento firme contra as práticas esotéricas, para que não caiam nas armadilhas do diabo.

PALAVRA RADICAL

Introdução: Hoje em dia é cada vez mais comum, encontramos amigos e colegas da escola e do trabalho, que não saem de casa sem ler o Horóscopo, ou que levam consigo algum “amuleto” para terem sorte e afastarem o mau olhado. Outros fazem pequenos rituais para se concentrarem, emitem sons esquisitos e cantam os chamados “mantras”. É o Esoterismo que está virando moda.

1. Onda mística- esotérica no Brasil

O termo “Místico”, geralmente é associado nos dicionários, á crença no sobrenatural, ou no que é divino, no que está acima do ser humano. Portanto, de certa forma, os cristãos também podem ser chamados de místicos, por crerem no Deus das Escrituras Sagradas, pois Ele sem dúvida é sobrenatural em relação aos humanos. Ultimamente, entretanto, o “misticismo” tem sido muito mais associado, á magia, ocultismo e as crenças nas divindades condenadas pelo Deus criador. “O esoterismo é um sistema filosófico religioso oculto. Eles têm doutrinas secretas comunicada apenas aos seus adeptos. Há uma simbologia em tudo o que existe e com o estudo desta simbologia, o homem poderá compreender as razões fundamentais de sua existência”. Hoje em dia, temos centenas de seitas religiosas, com ensinos secretos diferentes, que poderíamos denominar “Seitas Esotéricas”. As pessoas sentem-se atraídas pelas ofertas que o misticismo faz como o domínio de certos segredos misteriosos, contatos paranormais e extraterrestres, experiências sobrenaturais e sensoriais. Da mente e da natureza.

2. Influencias do movimento esotérico. “Nova Era” O movimento Nova era, vem a cada dia ganhando mais espaço em todos os meios de comunicação. Livrarias e bancas estão repletas de livros e revistas. Eles estão trazendo temas como:

a) Poder das pirâmides- dizem que as pirâmides atraem forças cósmicas e possuem poderes sobrenaturais.

b) Volta das bruxas- eles querem tirar aquela imagem negativa que as bruxas tiveram na Idade média, afirmam que as bruxas podem ser boas, lendo futuro das pessoas, através das mãos ou cartas. Podemos ver isso em desenhos e filmes como: Clube das Winks, Harry Potter e outros.

c) Gnomos ou duendes- eram fabulas contadas as crianças européias, desde a Idade média. Hoje, a Nova era diz que são Reais, pois são os “deuses das florestas”.

d) Supervalorização dos anjos- crêem que os anjos são intermediários entre Deus e os homens.

e) Astrologia- hoje muito procurada. Eles afirmam que os astros podem interferir na vida das pessoas. A astrologia começou por volta de 1500 a.C., em países como a Assíria e Babilônia, que adoravam planetas como se fossem deuses.

f) O homem é um Deus- dizem que o homem é ignorante da sua própria divindade. Acham que se este “deus” que vive em nosso subconsciente for despertado, todos os nossos os problemas serão resolvidos.

g) Nova definição sobre quem é Deus, e quem é satanás- A Teosofia não acredita no Deus bíblico, nem no Deus dos cristãos. Recusa a idéia de um Deus pessoal. Pra eles Deus e o diabo são um só e a mesma entidade, vista de dois aspectos diferentes. Ou seja, Deus não é tão bom, e o diabo não é tão mal quanto a Bíblia relata.

O que a bíblia diz a respeito de todas estas coisas:

A Bíblia diz que não existem forças cósmicas sobrenaturais, mas sim forças demoníacas, também chamadas de forças espirituais da maldade “(Ef. 6:12). Há um só Deus o criador do Céu e da terra, Fazer a imagem de qualquer coisa e chamá-la de “deus”, é uma loucura. Deus considera pecado a idolatria e abomina tal pratica. Deus sempre ordenou que ninguém busque astros, pois são coisas criadas por ele.

A idéia de o homem ser igual a Deus, já vem desde o jardim do Éden, quando o diabo (que foi expulso do por querer ser igual a Deus) Convenceu Eva de que se comessem do fruto proibido, seriam como Deus (Gn 3.5)

A prática de magia, feitiçaria e coisas semelhantes são condenadas tal como seus praticantes. Jesus disse em Jo 8:44 “... (o diabo) ele jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e o pai da mentira”. Embora se esforce para que pensem diferente, satanás não está em pé de igualdade com Deus, pois é apenas um anjo caído. Ele NUNCA será mais poderoso que Deus.

Conclusão: Querido Juvenil, como você viu, este assunto é muito sério! Existem forças demoníacas tentando atrair e a muitos de seus amigos, através da curiosidade pelas coisas ocultas e pela magia (diante de Deus, magia branca ou negra são a mesma coisa). Agora que você já está informado nada de jogos de adivinhação, brincadeira do copo, ciganas, horóscopos etc. Estas coisas não são brincadeiras inocentes, mas sim armadilhas do diabo para lançar confusão na mentes e afastar as pessoas da boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Dt 29:29: Nm 23:23.

Compartilhando na célula

Você alguma vez se envolveu com praticas esotéricas ou conhece alguém que está en

JUVENIS LIÇÃO – 42 - IRAI-VOS, MAS NÃO PEQUEIS

JUVENIS LIÇÃO – 42 - IRAI-VOS, MAS NÃO PEQUEIS

Texto bíblico: Provérbios 22: 17- 28

Alvo: Que os juvenis aprendam a lidar com a ira, o visando controlar os seus efeitos.

PALAVRA RADICAL

1. A Ira é um sentimento a ser controlado

“E fácil deixar-se arrebatar por uma paixão. Qualquer um pode fazer isso. Mas irar-se com a pessoa certa no tempo certo. No tempo certo com o objetivo certo e da maneira ser isso não é fácil e nem todos podem fazer isso”

“Deus nos criou com capacidade de sentirmos em emoções; amor, ira, repugnância, medo, culpa, alegria, exaltação e outros sentimentos. As emoções representam uma parte importantíssima dos acontecimentos mais nobres e úteis do homem, mas também contribuem para os atos mais trágicos de sua vida”.

A IRA é uma emoção dada por Deus ao homem. O próprio Criador manifesta na bíblia, diversas vezes, este sentimento. Como um Ser Perfeito, o Senhor manifesta esta ira, em equilíbrio com Sua Justiça e Misericórdia. O homem, sendo imperfeito não tem o mesmo equilíbrio, utilizando a ira como fator negativo, com uma regularidade impressionante.

Um dos grandes desafios do ser humano e manter DOMÍNIO PRÓPRIO, com relação ao sentimento de ira. Quando não controlada, a ira pode causa inúmeros estragos como: quebra de amizades, brigas vergonhosas, famílias abaladas e até atos criminosos.

2. O Lado positivo da ira

Temos contato muito mais freqüente, com as “explosões e problemas” causados pela ira. Entretanto, ela tem o seu “lado bom” e saudável. Vejamos alguns exemplos:

a) Quando é uma indignação contra a violação dos padrões de Deus - algumas vezes, o próprio Jesus irou-se desta forma (Mt 15:7-9; 23:13, 33). Mas é interessante notar que Ele atacava mal e a maldade; não tinha objetivo de humilhar as pessoas praticavam o erro. Sua intenção era alertá-los para voltarem aos padrões corretos.

b) Quando atua como um “alarme” contra um perigo ou uma ineficiência - existem ocasiões em que a passividade pode custar à vida de alguém. Por exemplo: um pai que grita irado “pare!”, a um menino desatento, que está prestes a atravessar a rua com um caminhão vindo em sua direção. Caso houvesse maior tempo para explicações, agiríamos mais controla-damente. A explosão da ira, muitas vezes alerta contra um perigo próximo, ou exorta contra ineficiência. Nem sempre este “alarme” é acionado sem magoar ou ferir alguém. Por isso é necessária a disposição de pedir perdão ou acertar com quem nos irritamos (Ef 4:26).

- “Irai-vos e não pequeis; não se ponha a sol sobre a vossa ira...”

c) Quando é uma repreensão honesta, que leva a outra pessoa a arrepender-se e a mudar para melhor - O verdadeiro amigo não fala somente o que é bom e agradável; quando é necessário, ele deve repreender de forma leal, mesmo que a outra pessoa se entristeça (Pv 27:5-6; 2 Tm 4:2; 2 Co 7:8-10.

O lado negativo da Ira

a) Ela pode ser altamente destrutiva- dependendo da direção em que a ira se manifesta, ela pode ferir muitas pessoas:

Explosão de ira- as energias emocionais são disparadas contra alguém e podem provocar reações idênticas, voltadas contra o primeiro a explodir.

Implosão de ira- a pessoa se fecha dentro de sua irritação, e as tensões são liberadas contra si mesma.

Negação da ira- quando a pessoa irada, ao invés de enfrentar o motivo da irritação, nega que esteja com o problema, tentando adiar sua solução. Quando alguém lhe pergunta a respeito, geralmente a resposta é: “Está tudo bem”!”O acúmulo de “negações” da ira, pode gerar uma explosão descontrolada” num futuro próximo.

Em todos os estes casos, as energias emocionais são usada destrutivamente, sem contribuir para a solução dos problemas.

b) A ira pode ser resultado de não conhecermos todos os fatos

Devido ao fato dos homens serem imperfeito, cada um vê a situação de acordo com a sua perspectiva, não se preocupando com os outros lados da questão. Como conseqüência muitas vezes ficamos irritados com coisas que julgamos errada, mas que de fato não seriam consideradas erradas, se estivéssemos de posse de todos os dados. Sem dúvida podemos sentir-nos vulneráveis, ameaçados por criticas ou tornamo-nos críticos, por entendermos mal as atitudes dos outros e tirarmos conclusões precipitadas, negativas e injustificadas

c) A ira freqüentemente leva ao pecado – isto fica implícito na advertência de Paulo: “Irai-vos, mas não pequeis...”. O pecado desse tipo pode manifestar-se de varias maneiras:

Vingança- amargura, ódio, represália e uma atitude critica, são resultados da ira, sendo todas estas atitudes condenadas nas escrituras. A vingança pertence somente a Deus. Não existe qualquer justificação bíblica para a represália ou o explodir a da ira humana. (Rm 12: 19;

Abuso verbal- os cristãos tem a responsabilidade de controlar as suas palavras, mas isto é extremamente difícil quando estamos zangados. No velho testamento quem não se controla é descrito como o insensato-(Pv. 14:29. Tiago dia que o homem deve ser tardio para falar e tardio para se irar. (Tg 1:19; 3:1-18.

Falsidade – a pessoa irada e magoada, que não tem coragem de acertar o problema, pode vir a utilizar-se de sutilezas, falsidades, tramar enganos, divulgar fofocas contra o ofensor. O objetivo é dar o troco, ferir, vingar-se, sem um ataque frontal. Jesus diz que a nossa palavra tem que ser sim ou não. Não há lugar falsidades. O que passar disto, é procedência do diabo (Mt 5:37.

Possíveis causas da ira

Injustiça- pode acontecer no sentido de indignar-se com injustiça cometida contra outras pessoas, ou então contra o fato de sentir-se com a injustiça cometida contra o fato de sentir-se prejudicado de forma injusta.

Frustração- a frustração é um obstáculo que nos impede de alcançar um objetivo. Chegar atrasado a um compromisso por causa de um pneu furado pode causar- nos uma leve frustração.

Exemplo bíblico: Caim (gn 4:1-7)

Por causa da inveja Caim ira-se contra seu irmão Abel e o mata

Vejamos algumas causas que o leva a este ato:

Possível perda de atenções para o irmão “caçula” (Abel), desde a infância.

Relacionamento apenas formal com Deus.

Inveja pelo sucesso do irmão.

Ira extremamente expressa na face.

Deseja não contido de vingança.

Tornar-se mentiroso, sarcastico, tentado enganar a Deus.

Faz- se vitima quando descoberto.

Conclusão: A palavra nos ensina, irai-vos, mas não pequeis. Não de lugar ao diabo através da ira, resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Seja guiado pelo espírito Santo exercendo domínio sobre todas as coisas.

Compartilhando na célula

Você lembra-se de alguma vez que ficou muito zangado? Conte como foi.

JUVENIS – LIÇÃO 41- SOLIDÃO NÃO!

JUVENIS – LIÇÃO 41- SOLIDÃO NÃO!

Texto bíblico: Salmo 25:8-21

Alvo: Ensinar o que é a solidão e que Deus nunca nos deixará só.

PALAVRA RADICAL

Introdução: Alguns dizem que a palavra “adolescente” é quase um sinônimo da palavra “turma”. Isso, porque é comum notar como eles andam em grupos. Um grupo se identifica com um tipo de roupa, músicas oi gostos. Outro grupo faz questão de “não gostar” das roupas, músicas e gostos do primeiro grupo, só pra afirmar o “jeito de ser” da sua turma. Mas independente das preferências que tem, a verdade é que geralmente os adolescentes andam em “bandos”.

Existem alguns grupos que se isolam tanto nas chamadas “panelinhas”, que deixam frustrados muitos outros garotos e garotas, que seriam ótimos amigos no futuro. Nesta “frustração” de não entrar em determinada “panela”, muitos adolescentes agem positivamente, dizendo: “se esses caras não querem minha amizade, vou procurar outra turma”, e logo encontram um pessoal mais aberto, que os recebem.

Infelizmente, nem todos os adolescente encontram saídas positivas para esses casos. Muitos em sua frustração por não terem sido aceitos, partem para um isolamento negativo, curtindo uma solidão terrível, que pode ter conseqüências muito tristes.

Como o adolescente que ama a Jesus, não quer ver ninguém triste, muito menos “fora da roda”, vamos estudar um pouquinho deste problema, para que você possa identificar pessoas que estão se sentindo solitárias, para tentar comunicar que não devem permanecer desta forma, dividindo com elas o seu amor por Cristo.

A solidão é um problema?

Precisamos inicialmente fazer uma diferença entre “isolamento” e “solidão”. ISOLAR-SE, é afastar-se voluntariamente das pessoas, e nem sempre isso é mau. Existem momentos, em que é saudável ficar sozinho para alguma atividade, curtir um som ou para pensar um pouco na vida. Você começa e termina o seu “isolamento”, quando quiser.

A SOLIDÃO existe quando nos vemos forçados a permanecer sozinhos. Não é algo agradável, mas chato, penoso. Gostaríamos que ela terminasse logo, mas ela persiste, apesar de lutarmos contra ela. Neste caso, a solidão pode tornar-se um problema.

Algumas causas da solidão

Existem muitos motivos, que podem provocar nas pessoas um sentimento de solidão. Não temos condições de abordar todos, mas citaremos alguns:

Competição: tanto nos estudos quanto no trabalho, somos estimulados a competir e a desconfiar que as outras pessoas poderão tomar o nosso lugar. Não se valoriza o tempo de amizades, pois o que importa é gastar tempo para se tornar o melhor, naquilo em que trabalham. Conseqüência acabam por se isolar.

Vicio da televisão: existem pessoas que gastam boa parte do seu de lazer em frente de uma televisão. Muitas vezes preferem viver a irrealidade das historias contadas, do que relacionar-se com vizinhos e parentes. Entrar num mundo de sonhos, sem conviver com a realidade das pessoas, resultará em uma vida solitária.

Afeição: O ser humano tem necessidade de se sentir ligado aos seus semelhantes. Ele não foi feito para viver isolado de todos. Mas não é só isso: ele quer ter o carinho dos que o cercam. Quando o homem está em um ambiente onde só há maus tratos, existe frustração e a tendência de isolar.

Aceitação: aprendemos sobre o que é aceitação, através do que nossos pais nos comunicaram sobre isso: pelo toque carinhoso, pelo tempo investido em ouvir opiniões, nas correções (quando necessárias), na afeição. A ausência destes elementos na infância, ou se as atitudes da criança foram ignoradas, se ela foi excessivamente criticada etc., pode ter gerado um pensamento de que não se tem valor e uma tendência de ser introvertido. Acham que provavelmente outras pessoas não irão aceita-la também.

Baixa auto-estima: diz respeito à opinião que temos de nos mesmos. Neste caso é quando subestimamos o nosso valor. Isto torna a pessoa introvertida e com pouca confiança de que possa construir novas amizades. Depende muito dos poucos amigos que conseguiu e quando estes não estão disponíveis, vem um profundo sentimento de insegurança e solidão.

Incapacidade de comunicar-se: geralmente estas pessoas têm dificuldades de se expressar, até em conversas simples e pacificas. Boa parte dos problemas de relacionamentos pessoais vem da dificuldade de comunicação. Quando existe uma quebra de dialogo, algumas pessoas simplesmente não sabem como se reaproximar ou como voltar à comunicação, preferindo o isolamento.

Atitudes de hostilidade: “Você já notou como algumas pessoas parecem estar sempre zangadas? Mesmo quando sorriem existe uma atitude subjacente de vingança e hostilidade. (...) Algumas vezes as pessoas iradas sentem-se frustradas, contrariadas ou ressentidas devido a injustiças reais ou imaginárias. Ocasionalmente a ira é derivada do ódio a si mesmo que se dirige exteriormente a outros. Quando tais pensamentos são acompanhados por atitudes negativas e queixas constantes, as pessoas se afastam e isto cria tanto solidão como infelicidade contínua”

Medo: há medo de se mostrar como realmente é com o temor de ser mais rejeitado do que se já esta sendo; medo de mostrar-se íntimo, tentando não ser ferido com uma decepção. Refugiam-se na solidão, por achá-la menos dolorosa do que o sofrimento de se relacionarem. Não querem correr o risco de uma nova rejeição.

Quais os sintomas da solidão?

“a solidão envolve um sentimento intimo de vazio, que pode ser acompanhado de tristeza, desânimo, sensação de isolamento, inquietação. ansiedade e um desejo intenso de ser amado e necessário e alguém. As pessoas solitárias em geral, sentem-se deixadas de lado, indesejadas ou rejeitadas, mesmo quando cercadas por outros”. Cada pessoa manifesta a solidão de uma forma diferente, mas é comum haver uma combinação de fatores como: isolamento, desânimo, egoísmo, autopiedade, enveredando muitas vezes para o alcoolismo, drogas e violência.

O que a Bíblia Mostra sobre a solidão?

Veremos alguns princípios importantes para analisarmos a questão:

Deus não quis que o homem permanecesse só (Gn 2:18).

O propósito de Deus para o homem na Criação, não foi viver sozinho, mas conviver com muitos (Gn 1:28).

Muitos homens de Deus passaram por momentos de solidão, mas ela nunca é recomendada. Várias vezes, porém o Senhor dá suprimento aos Seus servos:

Gn 28:10-17: Jacó, fugindo de Esaú, é tranqüilizado por Deus, através de um sonho, mostrando Seu propósito.

Gn 39:20-23: José, ao ser fiel a Deus, é injustamente acusado, preso e permanece por anos na prisão. Mas o Senhor não o abandonou.

At 7:29-34: Moisés, após 40 anos de fuga no deserto, Deus o chama para tirar Seu povo do Egito.

IRs 19:3-15: Elias fugiu desesperado, com medo da ameaça de morte feita por Jezabel. O Senhor manda anjos, que o alimentam por todo o caminho. E depois Ele o orienta.

Sl 25:16-21: O rei Davi, muitas vezes sentiu-se isolado, só e com inimigos à sua volta. Mas sempre pediu o livramento do Senhor, confiando que Ele não lhe faltaria.

A Bíblia mostra a nossa necessidade de comunhão com Deus e com os homens:

I Jo 4:9-12: Deus nos amou e nos enviou Jesus, para não permanecermos solitários, longe dEle. Da mesma forma, somos instruídos a amarmos uns aos outros.

Tg 5:16: Devemos confessar os nossos pecados e orar uns pelos outros.

Tg 2:1-3: Não podemos isolar ou fazer acepção de pessoas, mas aceitarmo-nos.

Através destas passagens, você pode ver que a Palavra de Deus se concentra em nos instruir e motivar, para que trabalhemos o nosso relacionamento com o Senhor. No entanto, este relacionamento deve ter também a amplitude horizontal: pessoas com pessoas. Uma relação que se desenvolve de forma crescente com Deus e com os outros, torna-se a base para a solução do problema da solidão.

Conclusão: Jesus nos ama e nos ensina em sua Palavra que Ele iria para o Céu, mas não nos deixaria órfãos enviaria o Espírito Santo e que Ele faria morada em nossos corações. Quem tem Jesus nunca está só, pois Ele é o “Emanuel” que significa: “Deus conosco”. O Senhor preencherá todo o vazio em nossos corações. Lembre-se “Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: Solidão não! Jesus está comigo!

Compartilhando na célula

Você se sente sozinho?

Que conselho você daria a uma pessoa solitária?