Andressa

domingo, 30 de agosto de 2009


Lição 93 Jonas agora obedece

Texto bíblico: Jonas 3
Versículo para memorizar: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” 1 João 1:9
Alvo: Ensinar a importância de testemunhar, ou seja, levar a mensagem de salvação para aqueles que ainda não aceitaram a Jesus.
Quebra-gelo: Quem sabe o que é um missionário? (Explique que um missionário é todo aquele que recebe uma missão, e que no nosso caso todos somos missionários, porque recebemos a missão de irmos por todo o mundo pregando o evangelho.

Introdução: Você se lembra que o profeta Jonas tinha uma tarefa especial? Deus queria que ele pregasse para as pessoas da cidade de Nínive, porque não conheciam o Deus Único Verdadeiro. Jonas, não quis obedecer e foi para outra cidade. Por isso foi engolido por um grande peixe. Então, se arrependeu, orou e Deus ordenou que o peixe vomitasse Jonas na terra.

Contando a história

I- Jonas obedece
Jonas teve uma experiência grandiosa com Deus e jamais poderia se esquecer que Deus o havia livrado. E, quando Deus falou outra vez com Jonas, para ir anunciar a Sua Palavra aos ninivitas ele foi imediatamente. A cidade de Nínive era muito grande e levava três dias para atravessá-la a pé. Jonas entrou na cidade, andou um dia e começou a falar para as pessoas, assim: “Dentro de quarenta dias Nínive será destruída!” Os ninivitas não conheciam ao Deus Verdadeiro e adoravam outros deuses e faziam coisas erradas e horríveis.

II- A Reação dos Ninivitas
A Bíblia diz que eles ouviram a mensagem de Jonas, se arrependeram de seus pecados e creram em Deus. Eles mostraram que estavam arrependidos de seus pecados quando se vestiram de panos de sacos e jejuaram. O rei ao ouvir a mensagem de Jonas levantou-se do trono, tirou o seu manto, vestiu-se de um pano de saco grosseiro e sentou-se sobre cinzas, em sinal de arrependimento; mandou, também, anunciar aos ninivitas a seguinte ordem: “Ninguém pode comer nada. Todas as pessoas e animais vistam-se de panos de saco grosseiro. Que cada pessoa ore a Deus com fervor e abandone os seus maus caminhos e suas maldades. Talvez assim Deus mude de idéia. Talvez o seu furor passe, e assim não morreremos!”

III- A reação de Deus
A Bíblia diz em 1 João 1: 9: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça” Foi justamente isso que aconteceu com o povo de Nínive. Deus viu que eles se arrependeram de seus pecados e abandonaram os seus maus caminhos por isso foram perdoados, e Deus não castigou a cidade como havia dito.

Conclusão: Jonas pregou a Palavra de Deus às pessoas se arrependeram, mudaram de atitude e foram perdoadas. Deus nos avisa através da sua Palavra que somos pecadores e nos dá a chance de nos arrependermos e sermos salvo. Se você ainda não se arrependeu de seus pecados e não aceitou a Jesus como o seu Salvador você pode fazer isso agora, e Deus irá lhe perdoar. Porém se você já O aceitou como Salvador é hora de como Jonas anunciar a Palavra de Deus para aqueles não a conhece. Testemunhe o amor de Jesus para os seus amiguinhos.

Hora de conversar
O que fez Jonas apos ter tido uma experiência grandiosa com Deus?
Quantos dias eram necessários para atravessar a cidade de Nínive a pé?
O que Jonas anunciou na cidade?
Qual foi a reação dos ninivitas?
Qual foi a ordem do rei?
O que Deus fez depois que o povo se arrependeu?
Porque as pessoas se arrependeram dos seus pecados?

Hora de brincar
Discuta com as crianças como compartilhar o evangelho com outras pessoas. Pergunte o que elas diriam a alguém sobre o pecado, o amor de Deus, quem é Jesus? O que Ele fez por nós, o que precisamos fazer para sermos salvos. Se o tempo permitir, duas crianças poderão representar uma situação de evangelismo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário