Andressa

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Lição para célula de criança

Lição 109 – Desde o ventre Jesus o escolheu!

Texto bíblico:
Lucas 1:5- 25
Alvo: Ensinar que temos muito valor!
Quebra- Gelo: Desafio: Pisca ou não pisca?!!!
Quero ver quem conseguirá ficar sem piscar, quando eu bater palmas bem à frente de seus olhos. Os outros servirão de juízes. Portanto, observem bem! Quem conseguir ficar sem piscar ganhará um brinde.
Moral: É possível ficar sem piscar numa hora dessas. Alguém explicar por quê?
Existe uma área em nosso cérebro que funciona como uma área de defesa. Então, quando colocamos a mão numa panela quente, o que fazemos imediatamente? Tiramos a mão. A área de defesa enviou esta mensagem.
Isto funciona também para proteger a menina dos nossos olhos. Ela fica bem dentro do olho. Se você passar perto de uma árvore e um galho vier na direção de seus olhos, ele baterá no seus olhos já fechados. Isto acontece em questão de segundos, sem você se esforçar para isso. Isso é que é proteção!
Assim também Deus guarda seus filhos. A bíblia diz que nós somos como “meninas dos olhos para Deus” e, desde o ventre, Ele nos guarda, pois somos importantes para Ele.

Contando a História

Há muito tempo vivia um casal chamado Zacarias e Isabel. Ambos eram obedientes e amavam muito a Deus. Mas existia algo que os deixavam muito tristes: nunca puderam ter nenhum filho e eles lá eram bem velhos. Mas, um dia, quando Zacarias estava orando no templo, ouviu a voz de um anjo do Senhor que lhe dizia: “Zacarias, não tenha medo, porque a tua oração foi ouvida; Isabel, Isabel tua mulher dará a luz a um filho, a quem darás o nome de João.” E o anjo ainda disse que João seria um homem cheio do Espírito Santo, mesmo enquanto ainda estivesse dentro do ventre de sua mãe. João Batista nem existia ainda, mas Deus já sabia qual seria seu nome e como seria sua vida!
Mas, sabe qual foi a atitude de Zacarias? Ele duvidou que isso pudesse acontecer e perguntou ao anjo: mas como isso poderia acontecer, se eu e minha esposa somos muitos velhos? Então, por ter duvidado do que Deus falou através do anjo, Zacarias ficou mudo até o dia em que João nasceu.

João nasceu com um amor muito grande Por de Deus em seu coração e sabia que tinha uma missão a cumprir: Ele deveria falar para as pessoas se arrependerem de seus pecados porque Jesus, O Filho de Deus, viria, e eles poderiam crer e serem salvos. João se sentiu muito privilegiado por poder falar de Deus para as pessoas. Tanto que ele decidiu ter uma vida diferente dos outros. Vivia para agradar a Deus. Até o lugar que ele escolheu para viver era diferente: vivia no deserto. Sua comida e sua maneira de se vestir também eram diferentes: João comia gafanhotos e mel silvestre, e se vestia de peles de camelo.
Um dia, Jesus elogiou João Batista na frente de todos que ali estavam. Jesus disse que até aquele dia não existia nenhum profeta que tivesse feito algo maior do que João fez, pois ele foi escolhido para preparar o coração das pessoas para a achegada dos filhos de Deus.
E ele fez isso muito bem. Valeu a pena!

Aplicação

Deus escolheu você
Os pais de João Batista eram diferentes dos outros. Eram velhos demais e Isabel era estéril (nunca poderia ter filhos),mesmo assim, Deus quis que João Batista nascesse deles. Deus também escolhe você, independente do tipo de pais que você tenha.

João Batista foi um fruto de um milagre, pois seus pais não poderiam mais ter filhos. Quando você recebe Jesus no coração você também é fruto de um milagre. A salvação é um milagre na vida das pessoas.
Jesus amou João primeiro. Sabe por que você está aqui hoje? Porque Jesus o ama, mesmo antes de você o conhecer.
João Batista foi escolhido antes de nascer, você também é um escolhido de Deus, pois Jesus disse: “Não foi você que escolheu a mim, pelo contrário, eu escolhi você!” (João 15:16).

Para que Deus o escolheu?
Pra pregar sobre o amor de Deus para as pessoas, assim como João Batista.
João falou de Deus para as pessoas. Você também foi chamado para falar de Jesus para as pessoas. Fale do que Jesus fez por você, sua família...
João viveu de um jeito diferente. Você foi chamado para viver como Jesus viveu, viveu fazendo tudo para agradar ao Pai, por isso tudo o que Ele fazia dava certo.
Jesus elogiou João. Quando você chegar no céu, você também ouvirá elogios da boca de Jesus, Ele lhe dirá: Servo bom e fiel!

Hora de conversar
Você acredita que Deus tem um plano em sua vida?
O que você gostaria de ser quando crescer?
Quando você estava dentro da barriga de sua mãe, Deus já cuidava de você. Que tipo de perigo você poderia correr enquanto estava lá?
O que você poderia fazer hoje pra ganhar elogios de Jesus?
Você já sofreu algum acidente e percebeu que Deus te livrou do pior?
O que você aprendeu hoje?

Hora de brincar
Distribua folhas de sulfite e lápis para cada criança. A criança deverá desenhar a figura dela dentro da barriga de sua mãe. E escrever a frase: “Desde o ventre Jesus me escolheu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário