Andressa

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Juvenis- Lição 13- DEUS DÁ VALOR Á TODOS

Texto bíblico: (Êxodo 10:8-11)
Alvo: Ensinar que Deus ama a todos, não importa a idade.
Quebra-gelo: O líder escolhe.

Contando a história
(Leia o texto bíblico e explique com suas palavras)

Há muito tempo o povo de Deus sofreu muito como escravos numa terra chamada Egito. O rei do Egito chamava-se Faraó, ele era um rei muito poderoso mas, Deus ouviu o clamor do seu povo e chamou Moisés para libertar o povo e levá-los a uma terra chamada Canaã.
Deus mandou Moisés dizer a Faraó que ele deveria deixar o povo de Deus partir. Quando Moisés disse isso, o rei tentou negociar dizendo que ele deixaria uma parte do povo ir, mas não deixaria as crianças e juvenis, elas deveriam ficar no Egito.
Moisés não aceitou, pois sabia que esta não era a vontade de Deus. As crianças e juvenis faziam parte do povo de Deus e todos deveriam ser livres da escravidão. Por causa da atitude de Faraó, Deus castigou toda a terra do Egito e enviou uma praga de gafanhotos.
Deus não queria libertar só os adultos; se fosse assim, ele teria aceitado a proposta de Faraó, mas Deus não a aceitou. Ele queria libertar todo o Seu povo no Egito e levá-los para a boa terra de Canaã, onde eles seriam um povo livre.

Aplicação:
A atitude de dar o bolo apenas aos adultos mostra a atitude de Faraó, enquanto que reparti-lo com todos, incluindo as crianças e juvenis, mostra a atitude de Deus de salvar a todos. No Egito, Deus não queria libertar só os adultos. Ele queria salvar todo o seu povo, incluindo as crianças e juvenis. Hoje Deus também quer salvar a todos.
Faraó tentou impedir que as crianças e juvenis fossem morar naquela terra boa. Hoje também o diabo tenta impedir que as crianças e juvenis recebam o presente de Deus, que é Jesus!
Deus não os deixou no Egito nas mãos do perverso Faraó. Deus é o mesmo hoje e Ele não deixará o diabo tocar na sua vida, porque ele te ama e Ele vai cuidar de você. Nas mãos de Deus você esta seguro!
Deus tinha um plano para eles – levá-los para viverem livres da escravidão. Deus não mudou, hoje ele também deseja que todas as crianças e juvenis sejam livres do poder do diabo. Deus venceu naquela época, e vencerá hoje também!
Sabemos com somos importantes quando somos lembrados. É tão bom quando alguém se lembra da gente, não é mesmo? Bem, você pode ter certeza de que você é sempre lembrado, primeiro por Deus, porque você é importante para Ele e Ele nunca se esquece de você. Ele disse que nunca iria te deixar e jamais iria te abandonar – (nunca te deixarei, de maneira nenhuma te abandonarei), Hebreus 13:5. Em segundo lugar, você é lembrado na célula, porque somos uma família e todos são importantes. Quando você não vem para a célula ou a igreja nós todos sentimos a sua falta. Deus te ama e nós também!

Atividade para a sala de aula
Cada aluno deverá compartilhar o que lhe faz sentir importante.

Compartilhando na célula
Você se sente importante para Deus?

Distribuindo as tarefas
Distribua as tarefas para a próxima célula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário