Andressa

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Lição- 114- TODOS PRECISAM DA SALVAÇÃO

Texto bíblico: Êxodo 12.
Versículo para memorizar: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, (João 1: 29).
Alvo: Ensinar que Todos são salvos pela fé em Jesus.
Quebra-gelo: Recorte as figuras dos personagens ou objetos, enrole como um canudo e amarre com uma fita.
Esconda cada um em um lugar diferente da sala. Dê às crianças uma pista e peça-lhes para procurá-los. (Quente ou frio)
Aquele que encontrar a pista e acertar o nome do personagem ou do objeto, ganha um pirulito. Só ganha quem conseguir achar o papel e acertar o nome. Dê o pirulito no final.
Dica: A lição bíblica é o coração da aula, não deixe que esse momento caia na rotina. Procure a cada reunião apresentar algo novo para as crianças. A “encenação” é algo que prende a atenção, fixa o ensino e elas gostam muito.

Contando a historia

Oito vezes Deus tentou fazer Faraó ouvir, mas as oito vezes Faraó disse não. Puxa, Faraó é mesmo durão! Mesmo depois de tantas pragas, ele não deixou o povo de Deus sair do Egito. Mas, por causa da desobediência de Faraó, Deus, então, decide enviar a pior de todas as pragas: a morte dos primogênitos (o filho mais velho de toda família, inclusive dos animais). Muitos iriam morrer.
Mas, Deus diz para Moisés como o Seu povo poderia se proteger dessa destruição que viria sobre a terra do Egito.
Eles deveriam matar um cordeiro e passar o sangue do lado de fora da porta. O sangue era “o sinal” para que o anjo da morte não tocasse no filho mais velho daquela família. Tinha que ser “... um cordeiro para cada família”. Isso quer dizer que todos da família deveriam estar dentro de sua casa; assim estariam protegidos.
Quando a praga destruidora veio, ela entrou nas casas e também no palácio do rei e o filho mais velho de Faraó foi morto, como muitos outros nas famílias dos egípcios. Mas, nas casas onde estava a marca do sangue na porta, a praga não entrou. Nestas casas, todos foram salvos.
Depois disso, todo o povo de Deus saiu do Egito junto com Moisés para a terra que Deus havia lhes prometido.

Aplicação:
Jesus é o cordeiro de Deus. “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, (João 1: 29).
Assim como a morte daquele cordeiro salvou a vida daquelas famílias lá no Egito, a morte de Jesus nos salva.
Hoje, nós não precisamos mais matar um cordeiro como o povo fez no Egito. Aquele cordeiro apenas representava Jesus, que um dia iria morrer por todos, para nos dar a salvação.
Assim como o sangue daquele cordeiro protegeu o povo de Deus lá no Egito, o sangue de Jesus hoje nos protege, pois o Seu sangue apaga todos os nossos pecados.
Ser salvo pela fé significa “crer que Jesus morreu para te salvar”. Crer de verdade, assim como aquelas crianças e juvenis que estavam com suas famílias lá no Egito creram que o sangue daquele cordeiro na porta da sua casa iria salva-los da morte.
A sua parte é crer em Jesus, à parte de Deus é te salvar!

Hora de conversar
Porque Deus ordenou a morte dos primogênitos?
O Deus disse que o seu povo deveria fazer para que a praga não viesse sobre eles?
Por que hoje o povo de Deus não precisa mais matar um cordeiro e passar sangue na porta para ser salvo?
O que significa ser salvo pela fé? Fé em que (quem)?

Hora de brincar

Distribua folhas de sulfite e lápis para cada criança. Peça para elas desenharem o que aprenderam hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário