Andressa

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Juvenis - Lição 19 - Vença a preguiça
Texto bíblico: Provérbios 6.6
Alvo: Ensinar que devemos vencer a preguiça, e as conseqüências dela em nós.
Quebra- gelo:

Palavra Radical
Hoje iremos aprender coisas preciosas acerca da preguiça. O rei Salomão, inspirado por Deus, nos da como exemplo a formiga. Quando diz: “Vai ter com a formiga ó preguiçoso”. A formiga não tem preguiça!
Você já observou como é lindo e interessante o trabalho delas em conjunto, carregando sobre as costas folhas, insetos, pedacinhos de comida, entre outros, para o “sustento de sua família” e para fazerem estoque para o inverno; além disso, elas com suas próprias patinhas constroem suas belas e grandes “casas”, os formigueiros.
Observe uma formiga subindo pela parede. Ela não para, não olha para trás, nem tem dúvidas aonde quer chegar.
Você pode até derrubá-la que ela recomeçará o seu trajeto da mesma forma, com a mesma decisão e rapidez.
Derrube-a novamente, e ela recomeçará o seu trajeto quantas vezes for preciso, com a mesma objetividade e perseverança. Quando ela se encontra com outras formigas, balança as antenas, apenas um breve cumprimento, mas não para, segue o seu objetivo decidida. Continue derrubando-a, e logo irá perceber que o cansado agora é você, pois ela não desiste fácil.
Agora vamos falar sobre a

Você sabe o que é preguiça?
Preguiça: Aversão ao trabalho; negligência, indolência, ociosidade, inatividade.
Preguiça é gostar de não fazer nada! Podemos encontrar na Bíblia vários versículos que falam sobre a preguiça e as conseqüências dela.

“O preguiçoso envergonha os pais. As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. - Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha”. Provérbios 10. 4,5O filho sábio, que alegra o seu pai e a sua mãe terá, entre as suas boas características, a diligência no trabalho, ajudando com as tarefas de casa. Se dedica aos estudos para ter uma boa profissão no futuro de modo que possa sustentar a si mesmo, e não precise depender de seus pais. Ele terá seu próprio lar; sua própria família; seu próprio trabalho; seu próprio salário.

O preguiço arruma desculpas
O preguiçoso diz: Há um leão lá fora! Serei morto na rua
Cada dia tem 24 horas repletas de oportunidades para crescer, servir e ser produtivo. Ainda assim é muito fácil desperdiçar tempo. Por exemplo: Na frente do computador, televisão, na rua com amigos, dormindo e etc. Rejeite a preguiça, a ociosidade e fique longe de alguém que desperdiça tempo. Este provérbio contem a maior desculpa de todos os tempos! Se eu sair, talvez encontre um leão na rua e seja morto por ele! Que probabilidade haveria de alguém encontrar um leão nas ruas de uma cidade antiga? Praticamente nenhuma. Até mesmo a distante possibilidade é tudo que o preguiçoso precisa como desculpa para evitar qualquer trabalho. O preguiçoso é desperdiçador O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser diligente. Provérbios 12. 27 O diligente faz bom uso daquilo que seus pais lhe oferece; o preguiçoso os despreza. O desperdício se tornou um estilo de vida para muitos que vivem em uma terra abundante desperdiçam: comida, roupas, materiais escolar e etc. Faça bom uso e valorize tudo aquilo que Deus lhe deu! O preguiçoso mendigará O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega e nada receberá. Provérbios 20. 4 Você já deve ter ouvido advertências semelhantes a essas. Se não estudar, será reprovado no teste; se não economizar, não terá dinheiro quando precisar. Deus quer que fiquemos precavidos contra as necessidades futuras, a fim de que possamos evitá-las. Não podemos esperar que o Senhor nos resgate quando causamos nossos problemas por falta de planejamento e ação. Ele nos ajuda, mas também espera que sejamos responsáveis. O preguiçoso morre desejando O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. Provérbios 21. 25
O preguiçoso vive sonhando, porém não chega a lugar nenhum por não se esforçar para trabalhar.Aplicação: Há muitas pessoas que sonham quando crescerem serem: pastores, médicos, advogados, professores, não levam em conta o caminho a ser seguido e esforço a ser feito para conseguir. Claro que devemos confiar em Deus, e Ele com certeza nos ajudará a alcançar nossos sonhos, se forem da Sua vontade, contudo, precisamos fazer a nossa parte (fazer os cursos que a igreja oferece, estudar, trabalhar, ler muito, e etc.) Siga o exemplo da formiga que trabalha e não desiste. O Senhor é contigo!!! Vença a preguiça!

Compartilhando na célula
Você às vezes é tentado a usar a possibilidade do perigo como desculpa para a preguiça?

Nenhum comentário:

Postar um comentário