Andressa

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lição 1 JESUS É DEUS!

Texto bíblico: João 1.1-4
Versículo: Todas as coisas foram feitas pôr meio dele, e nada do que foi feito se fez. (Jo 1.3)
Alvo: Mostrar que Jesus Cristo é Deus e já existia desde o princípio.
Quebra-gelo: Pegue uma moeda de R$ 1,00. Pergunte: O que é que eu tenho na mão? Uma moeda?
Vamos brincar de cara e coroa? Qual o valor da cara e da coroa? O valor é o mesmo!
Moral: Da mesma maneira que essa moeda tem dois lados, ambos com o mesmo valor, assim são Jesus e Deus. (Em um papel escreva o nome de Jesus e cole em um dos lados da moeda, em outro papel escreva o nome Deus e cole do outro lado.) Vejam! Eles são um só, como essa moeda. Onde Deus está Jesus está também porque Jesus Cristo é Deus!

Contando Histórias
Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio a Palavra estava com Deus.
Pôr meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte de vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

Hoje nós vamos começar uma grande aventura, pois vamos estudar um livro da Bíblia muito especial, o Livro de João. Ele conta a história do Filho de Deus, Jesus Cristo é o Filho de Deus!
Ele criou todas as coisas, mas Ele mesmo não foi criado pôr ninguém, pois Ele sempre existiu. Pôr isso o Livro de João começa dizendo que Jesus Cristo estava lá no princípio de todas as coisas com Deus.
Vamos pensar agora lá na criação, quando Deus criou a Terra e o Céu, mas antes de tudo começar Cristo Jesus já existia, pois Ele era Deus. Tudo em sua volta era cheio de glória e de beleza, Ele vivia entre os anjos e governava sobre todas as coisas. Ele criou tudo o que existe – O Céu, o Sol, a Lua, as estrelas...(pergunte a s crianças o que mais Ele criou? ... a Terra , os animais, as plantas. Tudo foi Ele quem fez, imaginem só como Ele é criativo. Ele fez tanta coisa diferente e bonita!
Mas sabem o que Ele fez de mais especial? O ser humano! Ele criou o homem e a mulher. Deus queria que eles vivessem perto dEle, mas eles desobedeceram a Deus, pôr isso, eles tiveram que viver longe de Deus. Deus agora estava no Céu e o homem e a mulher sozinhos na Terra. Isso não era bem o que Deus queria.
Sabem qual foi a idéia que Deus teve? (pergunte para as crianças; quem sabe?)
Ele enviou Seu filho Jesus Cristo para buscar o homem de volta para Deus. A vinda do Filho de Deus à terra foi realmente uma grande aventura. Ele teve que enfrentar muitos inimigos. Mas o Filho de Deus tinha uma força especial, sabem qual era o segredo da sua força! (quem sabe o segredo do Filho de Deus?) Era a vida de Deus que estava nEle. Pôr isso, cada vez que ele falava, essa vida saía dEle e mudava tudo que tinha morte em vida. Ele fez muitos sinais e muitas pessoas que sofriam passaram a sorrir, pois receberam a vida de Deus. O livro de João conta essa grande aventura do Filho de Deus na Terra e como Ele Transformou a morte em vida. Preparem-se! A vida de Deus vai também mudar as suas vidas!

Cristo sempre existiu, pois Ele é Deus!
Deus é único. Só existe um Deus. Antes de tudo existir, Deus já existia. Tudo o que existe foi criado pôr Deus. Vocês também foram criados por Ele. Deus planejou que vocês nascessem no dia em que vocês nasceram, na família que cada um nasceu, do jeito que cada um é. Ele criou todos vocês para viverem com Ele, não para viverem sozinhos. Deus quer dar a vocês tudo o que Ele tem, porque Ele ama vocês. Mas, mais do que dar coisas, Ele quer que vocês o conheçam. Pôr isso Ele enviou Seu Filho Jesus para mostrar a todas as pessoas como Deus é.
Vamos usar uma moeda para entendermos melhor. Vejam, a moeda tem dois lados. Quero fazer uma pergunta: Qual é o lado verdadeiro? Os dois são verdadeiros, porque os dois fazem parte da moeda. Embora ela tenha dois lados, ela é uma só. Assim também é Jesus Cristo, O Filho de Deus, Ele é um com Deus.

Jesus é o retrato de Deus!
Deus queria muito que o homem O conhecesse pôr isso Ele enviou Jesus para mostrar as pessoas como Deus era. Ele viveu aqui na Terra como uma pessoa normal. Ele tinha um corpo normal, sua aparência era de um homem comum, ele comia, ele bebia, mas Ele nunca pecou.
Jesus mostrou o amor de Deus pelas pessoas, o caráter reto de Deus e também os Seus planos de viver juntamente com o homem e a mulher que Ele tinha criado. As pessoas da sua época puderam, então, conhecer a Deus. Hoje não é diferente. Só existe uma maneira de nós conhecermos a Deus, é pôr meio do Seu Filho Jesus Cristo. Vocês não precisam ver a Jesus com os seus olhos para poder conhecê-lo. Vocês podem conhecê-lo através da Bíblia. Pôr isso vamos estudar o que a Bíblia fala sobre Jesus. A Bíblia é o livro que Deus escreveu para nos mostrar o que Ele pensa sobre nós e como Ele nos ama. Quando conhecemos a Jesus, conhecemos a Deus porque Jesus é Deus!
Vamos imaginar uma situação. Imagine que seus avós ou algum parente viva em outro lugar longe daqui. Seus pais, então falam com eles pelo telefone sobre vocês, contam com quem vocês se parecem, seu rosto etc. Eles então começam a imaginar como vocês são. Seus pais mandam fotos suas para ao vovô e a vovó, pra que eles possam conhecer cada um de vocês. Quando eles olham as fotos, aí sim eles vão saber exatamente com cada um é. Foi isso que Deus fez, Ele mandou Jesus para mostrar exatamente como Deus é, pois Jesus é Deus, Ele veio de Deus para nos mostrar como é Deus. Sabem como vocês podem conhecer a Deus? Conhecendo a Jesus!

Hora de conversar

Vocês já receberam a visita de alguém importante?
Como vocês se sentiram importantes também?
Vocês têm vontade de conhecer alguém que vocês consideram importante?
Quem? Porque vocês gostariam de conhecê-lo(a)?
Vocês acham que Deus é mais importante que essas pessoas?
Vocês querem conhecer a Deus?
Como vocês acham que podem conhecer a Deus?

Hora de brincar: Escreva em papéis separados a frase “Cristo sempre existiu, pois Ele é Deus” cole em um cartaz com fita adesiva, de maneira que possam ser tiradas e colocadas novamente. Mas deixe a frase fora de ordem. Separe as crianças em grupos. Durante a atividade, peça para os grupos tentarem colocar em ordem a frase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário