Andressa

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lição 14 - NÃO SE ESQUEÇAM DE MIM

Versículo: Vinde ajuntai-vos a grande Ceia do Senhor. Apocalipse 19.17

Alvo: Entender o significado da Páscoa e da Santa Ceia.

Texto: Mateus 26. 17-30 Lucas 22.7-23

Quebra gelo:Separe algumas fotos sua de ocasiões especiais. Dê as fotos para as crianças verem, em seguida comece a relatar as experiências boas que teve no dia em que a foto foi tirada. Depois pergunte se elas tem fotos ou objetos que lhes trazem boas recordações. Deixe elas compartilharem.

Moral: Da mesma maneira que fotos, vídeos nos faz lembrar de coisas que foram importantes para nós, Jesus deseja que nunca nos esqueçamos Dele.

Introdução:Há muito anos, Deus tinha libertado o povo de Israel da escravidão do Egito, levando-o para a terra Prometida. Quem se lembra do nome do homem que Deus levantou para libertar o seu povo? Muito bem! Moisés. Antes de Moisés conduzir o povo além do mar vermelho, eles celebraram a primeira Páscoa. Estas famílias se encontravam para comer o cordeiro assado com ervas amargas e pão sem fermento. Cada parte da refeição tinha um significado diferente.

E os judeus comemoravam a Páscoa todos os anos, agradecendo a Deus pela libertação.

Contando a História

Certa vez João Batista estava pregando o arrependimento para a multidão, quando avistou Jesus e declarou: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

Jesus representava o cordeiro que na época de Moisés era morto todos os anos, para purificar o povo do pecado. Jesus veio a este mundo com um propósito único. Tirar o pecado do mundo. Algum tempo depois, Jesus sabia que estava chegando a sua hora de cumprir a sua missão na terra e que aquela seria a ultima Páscoa. Ele então pediu a dois discípulos que preparassem a festa em uma determinada casa. Quando tudo já estava preparado, Jesus sentou-se à mesa com os seus doze Discípulos. E como Ele é onisciente, ou seja, sabe de todas as coisas, já sabia o que estava para acontecer. Jesus seria traído, levado preso e depois crucificado. Por isso se reuniu com os seus discípulos naquela última Ceia. Aquele deveria ser um momento muito especial.

Jesus celebra a Ceia

Enquanto comiam Jesus tomou o pão, o abençoou, o partiu e deu aos discípulos. Disse que era o símbolo do seu corpo que seria dado por nós. Depois pegou o cálice de vinho e deu novamente graças. Então, passou o cálice aos discípulos e disse que aquele era o símbolo do seu sangue que seria derramado na cruz para nos salvar. Disse também que todas as vezes que eles se reunissem para Ceiar deveriam fazer em sua memória. Durante aquela Ceia Jesus também falou que alguém o trairia. Os discípulos, preocupados, perguntaram se seria um deles. E Jesus respondeu:” Será aquele que colocar a mão no prato comigo.

Quem trairia Jesus?

Isso mesmo Judas Iscariotes! Ele comeu o pão e depois saiu da sala, certamente com raiva porque fora desmascarado. Depois da Ceia, Jesus deu varias instruções para os discípulos, e também os consolou dizendo que o Espirito Santo viria para ficar com eles. Por fim os abençoou e saiu para orar em um lugar chamado Getsemâni, Jesus estava triste e abatido. Tanto que foi assim que orou: Pai se for possível não permita que isso aconteça, no entanto, que seja feita a sua vontade. De repente, Judas, o traidor apareceu, e junto com ele estavam soldados e uma multidão armada de espadas e paus. Judas combinou com eles que aquele que ele desse um beijo no rosto deveria ser preso.

O cordeiro morre por nossos pecados

Jesus então foi preso, condenado, espancado e crucificado em uma cruz de madeira. O Cordeiro de Deus, morreu pêlos nossos pecados. Após sua morte, foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou. Celebremos a Páscoa!. “Celebremos Jesus, pois o Cordeiro ressuscitou e vive para sempre”.

Todas as vezes que celebramos a Santa Ceia nos lembramos da morte e ressurreição de Jesus, até que ele venha.

Aplicação : A morte de Jesus foi uma demonstração do amor de Deus pelo homem. Foi o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo, e não o coelho. Não podemos deixar que ovos de chocolate e coelhos faça que nos esqueçamos de Jesus. Pois ele não divide sua Glória com ninguém. Somente a Ele seja dada toda Honra, Glória e Louvor, para sempre. Amém.

Hora de conversar

Existe alguma coisa que marcou a sua vida?

Quem traiu Jesus?

Você já se sentiu traído?

O que representa o pão e o vinho?

Do que nos lembramos quando celebramos a Santa Ceia?

Quem tirou o pecado do mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário