Andressa

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lição 20 - JESUS E SEUS RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

Texto bíblico: Jo 2:1-12 e Lc 2:39-52
Versículo: Vós, filhos, em tudo obedeça os vossos pais. Cl 3.20

Alvo: Ensinar para as crianças que elas devem honrar e obedecer a seus pais, e priorizar o Reino de Deus.

Quebra-gelo: Pegue três crianças para fazer uma peça rápida, uma representara a mãe e as outras duas os filhos. A mãe dirigindo-se ao primeiro filho, diz: filho arrume o seu quarto hoje. O filho responde: Não. Mais tarde, porém arrepende-se e vai arrumar o quarto. Então a mãe dirige-se ao segundo filho e diz a mesma coisa. O filho responde: Sim mamãe, mas não vai.

Moral: Qual dos dois filhos fizerem a vontade da Mãe? O primeiro. Mesmo ele negando ajuda a sua mãe, mais tarde arrependeu-se e foi ajudá-la. Devemos estar sempre prontos a obedecer aos nossos pais, sem reclamar ou fazer corpo mole. Às vezes queremos brincar, assistir televisão ou fazer outras coisas e acabamos deixando de lado as nossas tarefas. O melhor a ser feito é, faça primeiro as suas tarefas e depois, tenha todo tempo livre para fazer outras coisas. Seja um filho obediente!

Introdução: Quem aqui sabe quem foram os pais de Jesus? Isso mesmo, Maria, e Deus. José, o carpinteiro era padrasto de Jesus. José como pai adotivo de Jesus junto com Maria sua mãe, como todos os pais, educaram e orientaram Jesus visando o seu crescimento e felicidade.

Contando a História

Quem aqui já foi a uma festa? E, quem aqui já viu a comida ou a bebida de uma festa acabar antes da hora?

Sabiam que isso aconteceu com Jesus?

Maria, mãe de Jesus, segundo alguns estudiosos, seria uma das pessoas responsáveis pela festa do casamento. Que aflição! Quem poderia socorrê-la em uma situação tão difícil? Ela, então, lembra-se de seu filho, no qual punha toda sua confiança e corre até Ele. Jesus sabe de sua responsabilidade e realiza o seu primeiro milagre atendendo a sua mãe, transformando água em vinho. Aqui aprendemos que, ao nos dar uma ordem, ou mesmo nos fazer um pedido, devemos obedecer a nossa mãe, pois assim, além de lhe darmos honra estaremos fazendo a vontade de Jesus. Maria sabia que somente Jesus poderia ajudá-la e O procurou achando Nele obediência.

Quando sua mãe lhe procura lhe acha com obediência?

Jesus obedeceu a sua mãe porque é assim que Deus Pai nos quer: obedientes! E a ordem de Deus Pai é que todos nós sigamos a Jesus e nos tornemos seus discípulos. Quem aqui deseja obedecer a Deus Pai e tornar-se um discípulo de Jesus??!

Já aprendemos que Jesus obedeceu a sua mãe e que nós também devemos obedecer as nossas mães, certo? Mas há algo muito importante que devemos saber acerca dos nossos pais. O que aconteceria se, por acaso, nossos pais nos proibisse de vir para célula e participar da igreja? Quando Jesus estava fazendo a vontade de Deus no templo seus pais foram buscá-lo, isso iria atrapalhar o serviço do Reino de Deus, Jesus simplesmente priorizou o Reino. Jesus disse a sua mãe que “devia estar na casa do Pai”, isto é, cuidando das coisas do Pai, Jesus era obediente e queria obedecer a Deus. Jesus queria mostrar para sua mãe que o mais importante é servir a Deus, porém, “Ele a respeitou” e voltou com seus pais para Nazaré (explique para as crianças que José era o pai adotivo de Jesus e que ainda assim Ele o obedecia e honrava, e que as crianças que tem padrasto devem agir da mesma maneira que Jesus). A Bíblia diz que em tudo Jesus era submisso aos seus pais.

Deus enviou Jesus ao mundo com o propósito de morrer pela humanidade. No Getsemâni podemos ver que Jesus teve medo, mas ainda assim foi obediente e fez a vontade do Seu Pai Celestial.

E seus pais quiserem impedi-lo de vir para célula ou para igreja? Lembre-se de como Jesus agiu com os seus pais e faça o mesmo. Ore por sua família que, em breve, você virá junto com eles para a célula e para a igreja. E se por acaso você faltou com respeito ou desobedeceu a sua mãe ou ao seu pai, hoje mesmo peça perdão a eles. Lembre-se que Jesus, mesmo quando era uma criança, obedeceu à vontade de Deus e você deve fazer o mesmo. Chega de priorizar as brincadeiras ao invés de ir para célula. Sua prioridade tem quer ser igual à de Jesus: O Reino de Deus. Convidamos você agora a priorizar as coisas de Deus na sua vida, o Reino de Deus na sua vida, começando com a sua decisão de tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus.

Conclusão: Hoje aprendemos coisas muito importantes com Jesus: que devemos obedecer respeitar e honrar os nossos pais e, que devemos ter como prioridade em nossas vidas o Reino de Deus. Se você já tomou sua decisão ao lado de Jesus e seus pais também, então não se esqueça de ir com eles para a nossa igreja no próximo domingo para celebrarmos a Jesus; se você já é crente e seus pais ainda não são, esta é à hora de você falar de Jesus para eles e vê-los mudar de vida como você já mudou; mas se você ainda não é crente não perca mais esta oportunidade de seguir a Cristo, pois somente Ele poderá lhe dar vida eterna. Tome sua decisão em viver para Jesus agora, amém?

Hora de conversar: Quando Maria falou para Jesus que o vinho havia acabado o que Ele fez?

Você costuma obedecer a sua mãe?

Seu pai já te proibiu de vir à célula?

Qual o exemplo de Jesus que devemos seguir?

O que José era de Jesus?

Qual Foi a atitude que Jesus teve para com José?

Você tem padrasto?

O que você aprendeu hoje?

Hora de brincar: Minha família e eu- O objetivo desta atividade é que todos conheçam a família de todos.
Quantos membros tem? Qual o nome dos pais? Avós? Responsáveis? Irmãos/ãs? E vale até falar dos animais de estimação.
Entregue folhas brancas para a turma peça que cada um desenhe sua família. Você pode também fazer esta atividade com colagem, deixando a disposição imagens diversas de outras pessoas para que eles possam recortar e montar a imagem que pode representar seus familiares. Com os trabalhos prontos, monte um VARAL com os desenhos e de a oportunidade para as crianças apresentar a sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário