Andressa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

JUVENIS - LIÇÃO 4 – O BATISMO

Texto Bíblico: Atos 2: 37 – 39

Alvo: reconhecer a necessidade de batizar-se para fazer parte do corpo de Cristo.

PALAVRA RADICAL

Leia o texto na bíblia e explique com suas próprias palavras

A Importância do batismo

O batismo foi ordenado por Jesus. E, além disso, ele mesmo deixou-nos o exemplo quando foi batizado, por João Batista, assim que iniciou o seu ministério na terra (Mateus 3. 13-17) e os primeiros crentes também nos deixaram o exemplo. O batismo nas águas é importante, pois através dele, a pessoa é aceita como parte do povo de Deus na igreja. Mas é importante lembrar que o batismo não salva ninguém. Ele é apenas um testemunho público de que você faz parte do Corpo de Cristo.

O significado do batismo

A palavra batismo significa “mergulho”, “submersão”. Você já viu uma pessoa sendo batizada nas águas? Em um rio, em uma piscina, ou até mesmo em um batistério (lugar próprio para se realizar o batismo dentro do templo?) é uma cerimônia muito bonita! Quando a pessoa é deitada e volta à superfície, tal gesto representa um sepultamento. Isso mesmo! Quando alguém é batizado, seus pecados são sepultados e nasce uma nova pessoa para viver para o Senhor. O crente morre para o mundo e vive em uma nova vida de fé em Cristo.

Tipos de batismo

Existem dois tipos de batismo: o batismo por aspersão e o batismo por imersão. No primeiro batismo, um pouco de água é respingada na cabeça da pessoa que vai se batizar. No segundo batismo, a pessoa é mergulhada totalmente em grande quantidade de água. Este é o batismo no qual Cristo foi batizado e é o que nós seguimos devido ao seu simbolismo e ele é feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 18. 19)

Para quem é o batismo?

Os evangélicos não batizam crianças, porque ela não tem do que se arrepender. O batismo é destinado àquelas pessoas que se afastam da prática do pecado e querem tornar isso público. Essas pessoas, quando se batizam, mostram que querem se tornar uma nova criatura. Se você já tem 12 anos, o batismo também é pra você! Peça o batismo ao pastor de sua igreja, pois dessa forma você estará obedecendo a uma ordenança de Jesus.

Compartilhando na célula

Existe alguma coisa que te impede se batizar? Ou se for batizado, conte como foi a sua experiência sobre o batismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário