Andressa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

JUVENIS - LIÇÃO 6- A PALAVRA DE DEUS NOS LIBERTA

Texto bíblico: João 8.44

Alvo: Ensinar que o poder do diabo está no engano, mas o poder de Deus está na verdade.

Introdução: Você sabia que se colocarmos um sapo dentro de uma panela cheia de água quente, ele pula pra fora feito um louco, ele não é bobo, sabe que água quente não é boa pra ele e com certeza o matará. Mas e escutem essa: Se você colocar o mesmo sapo numa panela com água fria e for esquentando aos poucos, a temperatura do corpo do sapo vai se adaptando ao calor e o engana. Ele não percebe o quanto a água está se tornando quente, até que morre completamente cozido. Eu conheço muitas crianças que estão sendo enganadas lentamente, iguais ao nosso amigo sapo. A água está esquentando lentamente e elas não estão nem percebendo. Pode ser que aqui hoje tenha alguém na mesma situação do nosso amigo sapo. Hoje nós vamos aprender a pular assim que a água começar a esquentar. Sabe como? Aprendendo sobre a verdade.

PALAVRA RADICAL

No evangelho de João 8.44 diz: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhes os desejos. Ele foi homicida desde o principio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. Deus nos escolheu para ser Seu povo, e através de nós, Deus é conhecido pelas nações como o único Deus verdadeiro. E Ele diz na Sua palavra para que seu povo não faça as coisas que os outros povos fazem porque não agradavam a Ele. Olhe só alguns exemplos: Feitiçaria e coisas relacionadas quem pratica são chamados por Deus de rebeldes e pecadores, são pessoas que invocam demônios e quando morrerem vão para o inferno.

O diabo lança uma semente do mal para atrair as pessoas para o Reino das trevas

Você já ouviu falar de EMO? – pessoas que se vestem de preto usam franjão cobrindo o olho, usam maquiagem preta nos olhos independente do sexo, e fazem outras coisas que não agradam a Deus, aí eles falam assim “isso é coisa de jovem”. O diabo é muito esperto, por isso ele vai entrando nas casas, nas famílias, nas vidas das pessoas aos poucos e quando você menos esperar já está achando tudo normal e que “não tem nada haver”, que é a frase que ele mais gosta, essas coisas estão nos filmes, desenhos, novelas, nos jogos de vídeo game. Pense um pouquinho... quem aqui já assistiu algum filme de Harry Potter, ou tem livro? (Pergunte a eles coisas que parecem que são de Deus, mas, tem um fundo maligno - vampiro bonzinho, demônios do bem...). Isso tudo é pra enganar, é uma falsa verdade, e o que não é verdade, é mentira.

O diabo é o pai da mentira

Quando concordamos com essas mentiras, estamos vivendo no engano do diabo, aceitando e fazendo coisas que desagradam a Deus. É igual à história do sapo, está dentro da panela na água fria e ela vai esquentando aos poucos e sem perceber ela começa a ferver e ele não consegue sair da panela e morre cozido.

Conhecendo a verdade através da Palavra

A Bíblia é a verdade e ela nos liberta de toda mentira.

Três coisas aprendemos com essa história:

1º - A PALAVRA DE DEUS É A VERDADE – É isso mesmo! Quando conhecemos a Palavra de Deus, estamos conhecendo a verdade de Deus, que nos liberta de toda mentira. ”Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (João 8.32)

2º - DEVEMOS TER CUIDADO COM O ENGANO DO DIABO – Porque o poder do diabo está no engano, ele nunca vai aparecer, com tridente na mão, com cara de demônio, ele vai tentar nos enganar com suas mentiras, parecendo que é bonzinho, mas é só parecendo ser bom.

3º - LER A BÍBLIA TODO DIA NOS AJUDA A NÃO ACREDITAR NAS MENTIRAS DO DIABO - Quando lemos a Bíblia todo dia, estamos, guardando a Palavra de Deus no nosso coração e quando precisamos dela é fácil usar, pois ela já está dentro de nós. “Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti”. (Salmo 119.11)

Atividade para a sala de aula: PROCURANDO A VERDADE – Escreva nome de bichos em papéis, sempre dois de cada, distribua entre os participantes, dado o sinal de início, começam a imitar o animal, tentando encontrar o seu par. No final ministre que não devemos nos deixar enganar, que assim como tivemos que procurar o nosso par, devemos também procurar sempre a verdade e nesse caso a verdade é a Palavra de Deus.

Compartilhando na célula

Você tem alguma dúvida se é Deus ou não, a cerca de alguma coisa que você faz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário