Andressa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lição 36 Eu existo para fazer a vontade de Deus

Texto bíblico: Números 13: 14

Versículo: “Aparte-te do mal e pratica que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la”. Salmos 34: 14.

Alvo: Ensinar a criança a fazer a vontade de Deus ainda que outras pessoas não façam.

Quebra-gelo: Faça uma encenação com duas crianças, uma pedirá para a outra mentir a respeito de alguma coisa errada que fez se não ela não irá ser mais sua amiga. A outra criança diz para a amiga eu não vou mentir, pois isso desagrada a Deus e é pecado. A amiga vai embora fazendo Belém-belém nunca mais fico de bem. A outra criança ora e pede pra Deus mudar o coração da amiga, minutos depois a amiga volta e pede desculpas dizendo ter se arrependido, as duas oram juntas uma pela outra e depois vão embora cantarolando: lá, lá, lá.

Moral: Nunca devemos fazer algo que desagrada a Deus para agradar as pessoas, ainda que essa pessoa seja o nosso melhor amigo. Nós existimos para fazer a vontade de Deus.

Contando a História

A Bíblia conta que, muitos anos atrás. Deus mandou escolher um homem de cada tribo do povo de Israel, que era o povo de Deus. Sabem o que eles deveriam fazer? Aqueles homens deveriam espionar a terra que Deus havia prometido a Seu povo. Está terra era chamada Canaã. Moisés fez como Deus ordenara.

Veja o nome das pessoas que Ele escolheu para serem espiões (Líder leia Números 13:4-16 e peça as crianças para relacionarem os nomes dos espiões com as tribos que pertenciam).

Quando Moisés mandou espiões aterra de Canaã disse: (Leia Números: 17-20). E assim aqueles doze homens foram espionar a terra de Canaã. Imagino que todos estavam curiosos. Afinal aquela era a terra que Deus tinha prometido Abraão a muito tempo atrás!

Quando os espiões chegaram lá, viram coisas estranhas, como homens muito altos eles eram tipo gigantes, e cachos de uvas bem grandes. Eles cortaram um cacho de uva e precisaram de dois homens e a ajuda de uma vara para carregarem o cacho. Eles também pegaram um cacho de romãs e figos. Depois de quarenta dias voltaram. Dez espiões disseram para Moisés que a terra era boa que dava leite e mel, mas estavam apavorados com as pessoas que moravam naquela terra, pois eram fortes e as cidades muito grandes. Então, Calebe, um dos espiões, e disse que tinha certeza que conquistariam a terra. Mas os outros espiões continuavam dizendo que todos morreriam se tentassem conquistar a terra.

Os israelitas, o povo de Deus, começaram a gritar, chorar e reclamar contra Moisés e Arão.

Mas ouçam o que dois espiões Josué e Calebe disseram: “O Senhor nos dará a terra!” Josué e Calebe confiavam em Deus! Então disse Deus a Moisés: “Nenhum dos homens que estão reclamando irão entrar na terra de Canaã, a não ser Josué e Calebe. Apenas os filhos daqueles homens é que irão aproveitar a terra que eles rejeitaram”.

E foi exatamente isso que aconteceu, aquelas pessoas que não confiaram em Deus ficaram quarenta anos no deserto sofrendo, depois morreram. Somente Josué e Calebe entraram na terra de Canaã, juntamente com a nova geração!

Josué e Calebe não foram na conversa dos amigos. Eles viram as dificuldades, mas confiaram que Deus poderia ajudá-los. Vale à pena confiar em Deus!

E você? O que faz quando quer tomar a decisão certa e seus amigos pensam diferentes? Por exemplo, já aconteceu de você não querer colar na prova e os seus colegas deixarem a cola bem na sua carteira? Ou quando pedem pra você mentir para a professora? Ou ficar rindo de um colega deficiente?

Conclusão: Você deve fazer a vontade de Deus ainda que as pessoas não façam. Mesmo que os nossos colegas pensem diferentes e até briguem ou riam da gente, pois nós existimos para fazer a vontade de Deus!

Hora de Conversar

O que Deus mandou Moisés fazer?

O que os homens deveriam fazer?

O que os homens viram na terra de Canaã?

Porque os homens não entraram na terra Canaã?

Quem entrou na terra de Canaã?

O que você aprendeu hoje?

Hora de brincar: Escreva frases tiras de papel. Peça a algumas crianças que escolham uma tira e, por meio de gestos, "digam" o que está escrito no papel. Após cada apresentação, o grupo tenta adivinhar o que foi "dito". Ex.: Não mentir, não roubar, ser obediente, prestar atenção na aula, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário