Andressa

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

JUVENIS- LIÇÃO 15- A BÊNÇÃO DOS BONS FILHOS (1ª PARTE)

Texto bíblico: Deuteronômio 5.16

Alvo: Ensinar que existem muitas bênçãos para os que honram os seus pais

Introdução: Muitas pessoas vivem mal hoje, porque na família, não foram bons filhos.
Em muitas casas as pessoas não estão sendo abençoadas, porque elas foram péssimas para com os seus pais.

PALAVRA RADICAL

O primeiro mandamento de Deus, com promessa, aparece mais de uma vez no VT e até no NT! Jesus falou sobre ele, e o apóstolo Paulo também! Está em Dt 5.16: “Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o SENHOR, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o SENHOR, o teu Deus, te dá”.
Agora escute essas Palavras que Jesus disse (Mc 7.10-13): “Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’. E ouça o apóstolo Paulo (Ef 6.1-3): “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. 2 “Honra teu pai e tua mãe” este é o primeiro mandamento com promessa 3 “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. Esta é a ordem de Deus: que honremos nossos pais. E a promessa é que, fazendo assim, teremos uma vida longa e iremos bem nela.

O que significa “honrar”?
Muita gente confunde honrar com amar, ou com admirar, ou com bajular. No entanto, não é bem assim.

Honrar significa estimar, respeitar, acatar... “Honra teu pai e tua mãe...”, diz a Bíblia.
Deus ordena que honremos nossos pais; e prá ficar bem claro, sem que haja dúvidas, Deus discriminou tanto um quanto o outro, Ele disse: “Honra teu pai e tua mãe”.

E se eles não forem crentes?

Muitas pessoas acham que só é possível honrar um pai que é amoroso ou uma mãe que é carinhosa e compreensiva.
Aqueles que não honram seus pais tem sempre algumas desculpas. As mais comuns são:
“Meus pais não são crentes. Eu não acato ou respeito a eles, porque eles não são crentes”.

É a Palavra de Deus quem diz.

Ora, você não pode acrescentar nada à Palavra de Deus! Você não pode ler o mandamento dessa maneira: “Honra teu pai e tua mãe que são fiéis a Deus”.
A Bíblia não está falando sobre a condição espiritual dos pais. Ela diz: “Honra o teu pai e a tua mãe”. Se você é crente, então você deve honrar e obedecer sempre. E isso, mesmo que seus pais não sejam crentes.

E se meus pais me mandarem fazer alguma coisa errada?

Aí podemos ouvir a seguinte pergunta: “E se meus pais me mandarem fazer algo imoral ou alguma coisa que vá fazer mal à minha saúde?” ...Bom, nesse caso, veja o que o apóstolo Paulo diz: “Filhos, obedeçam a seus pais no “Senhor”, pois isso é justo”. Obedecer aos pais no Senhor quer dizer: obedecer em tudo que não vá contra a Palavra do Senhor. Sendo assim, se os pais ordenarem algo que esteja em desacordo com os mandamentos de Deus, não é para ser feito. Por exemplo, os Dez Mandamentos: não matar, não furtar, não adorar outros deuses... e também a lei dos homens. Caso os pais estejam totalmente distantes de Deus, os filhos não devem obedecer a eles naquilo que é ilegal. No entanto, mesmo assim, ainda lhes devem honra.

Conclusão: Mesmo que você não encontre em seus pais motivos para admirá-los, honre-os! Essa é a vontade de Deus Você deve orar para que Deus transforme a vida deles, pois uma das promessas de Deus pra você é: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e sua casa”. (Atos 16: 31)
Pratique o princípio da obediência – honrar os pais é um mandamento do Senhor.
Se não cumprimos esse mandamento, estamos desobedecendo a Deus. E a desobediência nos afasta de Deus!

Compartilhando na célula

Como é o seu relacionamento com os seus pais?


Um comentário: