Andressa

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lição 32 Jesus e a viúva pobre

Texto Bíblico: Marcos 12:41-44

Versículo: “Maldito seja o enganador, que tendo animal no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor uma coisa qualquer”. Malaquias 3-14

Alvo: Ensinar a criança sobre a oferta e a motivação correta na hora de ofertar.

Quebra-gelo: Leve para célula duas peças que possa ser dadas de presente para uma criança. Uma deve ser nova e a outra com aparência de velha, por exemplo: um livro velho, uma caneta etc. Escolha uma criança e pergunte qual delas ela escolheria se tivesse que comprar para si.

Mora: Quando queremos algo para nós sempre queremos o melhor. Devemos ofertar a Deus o nosso melhor, pois Ele ofertou o melhor que Ele tinha: o Seu único Filho!

Contando a História

(Leia o texto na Bíblia e explique com as suas palavras)

Certo dia Jesus estava no templo com os seus discípulos. Ele observava as ofertas que as pessoas estavam levando para ofertar a Deus. De repente Ele viu quando os ricos lançavam as suas ofertas na arca do tesouro, e viu também uma pobre viúva lançar ali duas moedinhas; vendo a atitude da viúva, disse Ele aos discípulos em verdade em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva.

Porque será que Jesus achou a oferta da viúva maior do que a dos outros?

Vamos pensar um pouco em como deveria ser a vida daquela viúva. Seu marido havia morrido a Bíblia não diz, mas possivelmente ela deveria ter filhos e com certeza passava por muitas dificuldades, às vezes não tendo nem o que comer em casa. Mas a vontade de agradar a Deus era tão grande que ela pegou o único dinheiro, talvez do pão ou da farinha para o seu alimento, e depositou tudo na arca. Sem hesitar ou pensar o que iria fazer no dia seguinte. Nada disso ela deu o que tinha com alegria no coração.

O que aprendemos com a atitude da pobre viúva?

Deus se alegra de quem dá com alegria. A Palavra de Deus nos diz que não devemos nos apresentar diante dEle com as mãos vazias. Em Malaquias 1:14 Deus diz ao povo que maldito seja o enganador que tendo em seu rebanho um animal perfeito oferece ao Senhor um animal doente. Os ricos que ali estavam ofertavam grandes quantias, mas nenhuma daquelas ofertas era o melhor que eles tinham, pois eles davam aquilo que lhes sobravam. Nessa história Jesus destaca a atitude da viúva como sendo um sacrifício, pois ela deu voluntariamente e com o coração alegre o seu próprio sustento. Com a atitude da viúva nós aprendemos que devemos ofertar sempre o nosso melhor voluntariamente e com o coração alegre. Deus talvez não queira que demos todo o nosso dinheiro, mas quer que tenhamos essa disposição de Espírito. Uma oferta dada de má vontade ou visando algum reconhecimento ou algo em troca perde o seu valor. Quando damos para o Senhor uma oferta que está sobrando, nos tornamos iguais aqueles que deram os que lhes sobrava.

O que podemos ofertar ao Senhor?

Podemos ofertar ao Senhor o nosso dinheiro, o nosso tempo, o nosso talento, ou algo que nos custe, por exemplo: brinquedos, roupas, objetos decorativos, etc. (lembre as crianças que sempre que sentirem vontade de ofertar alguma dessas coisas elas devem pedir a permissão dos pais). A viúva tinha pouco, mas deu tudo quanto possuía. Seu coração não era apegado ao dinheiro. Agindo assim nos tornamos verdadeiros seguidores de Jesus que deu tudo por amor de nós.

Porque devemos ofertar ao Senhor?

Para que haja sustento e provisão na casa de Deus. O Senhor não precisa do nosso dinheiro, pois Ele é o dono do ouro e da prata, lá no Céu a muitas riquezas. Porém a igreja precisa, pois existem despesas que precisam ser pagas. Ex.: água, luz, aluguel, material de limpeza, descartáveis, a manutenção do templo, o sustento do Sacerdote e muito mais. Para isso é necessário dinheiro quem vem através das ofertas e dízimos.

Aplicação: Devemos ter no coração a mesma motivação que a viúva teve, embora a sua oferta fora menor que as demais ela ofertou o melhor que ela tinha. O valor de uma oferta não é determinado pela quantia, mas pela intenção que é oferecida e pela qualidade ao ofertar de ao Senhor o seu melhor.

Hora de conversar

Onde Jesus estava com os discípulos?

O que Jesus observava as pessoas fazerem?

Quem estava ofertando?

O que a viúva ofertou?

O que aprendemos com a atitude da viúva?

O que devemos ofertar ao Senhor?

Hora de brincar: Forme duplas com as crianças. Distribua folhas de jornal pelo chão. Cada dupla deve ficar em cima de uma folha. Coloque uma música e as crianças começam a dançar. Não vale sair de cima do papel nem rasgá-lo. Se isso acontecer, o par sai da brincadeira. Vence quem cumprir o objetivo. Se algumas crianças não toparem dançar por timidez, convide-as para serem juízes

com você. Varie os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas.

Um comentário: