Andressa

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lição 34 Faça a coisa certa

Texto bíblico: Josué 7

Versículo: “Aparte-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la” Salmo 34-14

Alvo: Fazer com que a criança entenda que não deve pegar ou ficar com coisas de outras pessoas.

Quebra- gelo: Você já sentiu vontade de pegar coisas dos outros?

Moral: Explique para as crianças que Deus nos diz em um dos dez mandamentos que não devemos pegar as coisas dos outros, pois isso é pecado.

Contando a História

O pecado de Acã

Certa vez, Josué precisa lutar contra as pessoas da cidade de Ai e, quando ficou sabendo que havia pouca gente lá, não mandou todos os seus soldados para a batalha, pois achou que seria muito fácil. Mas os soldados israelitas perderam a batalha, e morreram. Josué ficou muito triste e foi orar.

Deus respondeu assim a Josué: “Levante-se! O povo de Israel pecou. Eles desobedeceram às minhas ordens. Ficaram com algumas coisas que eu pedi que fossem destruídas. Eles roubaram estás coisas, mentiram por causa delas e colocaram no meio da bagagem deles. É por isso que os israelitas não podem enfrentar o inimigo” . Deus ainda falou para o povo se apresentar diante dEle, pois iria mostrar a pessoa que havia roubado as coisas. Deus mostrou que Acã havia roubado as coisas. Acã pegou uma capa, barras de prata e uma barra de ouro, por isso ele morreu e sua família também.

Havia um menino chamado Artur, certa vez a mãe de Artur pediu que ele fosse ao mercado para ela comprar algumas coisas. Com o dinheiro Artur comprou o que a sua mãe havia pedido e ainda lhe sobrou troco. Artur então pensou em pegar o troco pra ele e dizer a sua mãe que não tinha sobrado nada. Artur se lembrou do pecado de Acã, e entendeu que apesar da vontade que tinha de ficar com aquele troco, não era certo pegar as coisas dos outros.

Conclusão: Pegar as coisas dos outros é pecado e desagrada a Deus, Acã morreu por causa da sua desobediência. Hoje a morte é espiritual, pois cada vez que pegamos as coisas dos outros cometemos pecado e vamos nos afastando de Deus até o ponto de morrermos espiritualmente. Não pense que ninguém vai saber, pois Deus sabe de tudo o que fazemos, falamos e até pensamos. Se você já pegou alguma coisa de alguém peça perdão a Deus, para a pessoa e devolva o que pegou. Vamos pedir ajuda de Deus para que não peguemos coisas dos outros, Para que eu e você façamos a coisa certa. (ore com as crianças)

Hora de conversar

O que aconteceu com os soldados israelitas?

O que Deus falou para Josué?

O que aconteceu com Acã?

O que você aprendeu hoje?

Hora de brincar

Elabore algumas atitudes corretas. Por exemplo: abraçar todos os colegas, cantar um louvor, contar uma história bíblica. Escreva cada uma em uma tira de papel e ponha em uma caixa, que deve ficar na mão de uma criança. Fique de costas para o círculo de alunos e coloque uma música. Enquanto isso, a caixa passa de mão em mão. Quando você desligar ou abaixar o som, quem estiver com a caixa sorteia um papel e cumpre a tarefa que está escrita nele.

Um comentário:

  1. essa lição é muito boa. será uma benção para as crianças do bairo que frequentam a nossa igreja.

    ResponderExcluir