Andressa

quarta-feira, 9 de março de 2011

JUVENIS – Lição 17- ZELAR É NOSSA RESPONSABILIDADE

Texto- bíblico: Gn 2:15 “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar”.

Alvo: Ensinar o juvenil a zelar pelos seus pertences e o da sociedade.

Introdução: Nessa lição vamos falar sobre a importância de ser,os zelosos com o que ganhamos, e por aquilo que pertence a toda sociedade. Mas o que isso tem haver com a Bíblia? Na igreja não deveríamos falar apenas de coisas espirituais? Sim, na igreja devemos falar de coisas espirituais, entretanto, o espiritual diz respeito a nossa vida como um todo.

PALAVRA RADICAL

Desde a origem da humanidade Deus deu ao homem responsabilidades.

Gn 2:15 “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”

O texto é claro quanto o dever do homem no Éden, ali o homem tinha o privilégio de estar em um lugar perfeito, com toda natureza em volta, mas tinha uma grande responsabilidade, cuidar de tudo que havia ali. Ter algo e cuidar é um dos legados de Deus para a humanidade.

O que significa zelar?

Tratar com zelo, com cuidado, administrar diligentemente.

Mas o que isso tem haver com você que é adolescente? Tudo. Você pode não ter um jardim do Éden para cuidar como Adão tinha, mas você tem roupas, tênis, material escolar, enfim, uma serie de coisas que precisa cuidar. Ganhar as coisas é muito bom, porém se você não souber cuidar disso desde a adolescência, quando ficar mais velho será mais difícil. Algumas pessoas passam a cuidar daquilo que adquirem apenas quando sai do “bolso” dela.

Administrar os bens (Mt 25:14-30)

O texto diz respeito aos talentos recebidos, mas podemos interpretá-lo também no que diz respeito a administração dos bens materiais. As vezes lemos esse texto e pensamos: “Que cara vacilão, podia ao menos ter aplicado o dinheiro como o seu Senhor falou”. Porém muitas vezes agimos assim quando não sabemos administrar o dinheiro que vem a nossa mão, o tênis e a roupa nova que ganhamos, o material escolar, a mochila nova. No começo o cuidado é extremo, depois é deixado em qualquer lugar, esquece, suja e não limpa. É preciso ter a compreensão de que tudo que temos foi Deus que nos deu através de intermediários e por isso precisamos cuidar. Outro fator importante, dinheiro não cai do céu! Se você estraga algo, para conseguir outro será muito difícil. Seus pais trabalham bastante para poder comprar as coisas para você. Lembre-se que foi um presente de Deus que você ganhou por isso você deve fazer de tudo para ele durar o maior tempo possível.

Cuidar da casa de Deus (I Rs 6) Nesse capítulo é possível observar os detalhes e como o povo de Israel foi zeloso na construção do templo do Senhor. Da mesma maneira devemos agir nos dias de hoje em nossa igreja. É preciso cuidar do banheiro, das salas, do templo, NÃO JOGAR LIXO NO CHÃO. A igreja precisa ser um local limpo e bem cuidado, isso não depende apenas dos zeladores, mas de cada membro. Além de vermos exemplos na bíblia não podemos esquecer que é falta de educação não zelar por aquilo que é coletivo.

Cuidar dos bens da sociedade

Devemos também cuidar dos bens da sociedade. Ex.: na escola, no ônibus, nos parques, nas ruas, etc. Existem muitos adolescente que são verdadeiros vândalos quebram tudo o que vêem pela frente, riscam as carteiras e paredes da escola, quebram os orelhões telefônicos, rasgam os bancos dos ônibus, jogam lixo na rua, quebram os brinquedos das crianças no parque. Esse tipo de comportamento não agrada a Deus! Devemos zelar pelos bens da sociedade também.

Conclusão: O intuito dessa lição é mostrar que precisamos cuidar muito bem das coisas que possuímos, pois é um presente de Deus e o melhor momento para aprender isso é na adolescência. Fazendo isso agradamos o coração de Deus e Ele nos confiará coisas maiores.

Compartilhando na célula

Você tem cuidado bem das suas coisas ou precisa melhorar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário