Andressa

quarta-feira, 9 de março de 2011

JUVENIS - LIÇÃO 19 - VENÇA A PREGUIÇA

Texto bíblico: Provérbios 6.6

Alvo: Ensinar que devemos vencer a preguiça, e as conseqüências dela em nós.

PALAVRA RADICAL

Hoje iremos aprender coisas preciosas acerca da preguiça. O rei Salomão, inspirado por Deus, nos da como exemplo a formiga. Quando diz: “Vai ter com a formiga ó preguiçoso”. A formiga não tem preguiça!

Você já observou como é lindo e interessante o trabalho delas em conjunto, carregando sobre as costas folhas, insetos, pedacinhos de comida, entre outros, para o “sustento de sua família” e para fazerem estoque para o inverno; além disso, elas com suas próprias patinhas constroem suas belas e grandes “casas”, os formigueiros.

Observe uma formiga subindo pela parede. Ela não para, não olha para trás, nem tem dúvidas aonde quer chegar.

Você pode até derrubá-la que ela recomeçará o seu trajeto da mesma forma, com a mesma decisão e rapidez.

Derrube-a novamente, e ela recomeçará o seu trajeto quantas vezes for preciso, com a mesma objetividade e perseverança. Quando ela se encontra com outras formigas, balança as antenas, apenas um breve cumprimento, mas não para, segue o seu objetivo decidida. Continue derrubando-a, e logo irá perceber que o cansado agora é você, pois ela não desiste fácil.

Você sabe o que é preguiça?

Preguiça: Aversão ao trabalho; negligência, indolência, ociosidade, inatividade.

Preguiça é gostar de não fazer nada! Podemos encontrar na Bíblia vários versículos que falam sobre a preguiça e as conseqüências dela.

O preguiçoso envergonha os pais
As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. - Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha”. Provérbios 10. 4,5
O filho sábio, que alegra o seu pai e a sua mãe terá, entre as suas boas características, a diligência no trabalho, ajudando com as tarefas de casa. Se dedica aos estudos para ter uma boa profissão no futuro de modo que possa sustentar a si mesmo, e não precise depender de seus pais. Ele terá seu próprio lar; sua própria família; seu próprio trabalho; seu próprio salário.

O preguiço arruma desculpas

O preguiçoso diz: Há um leão lá fora! Serei morto na rua

Cada dia tem 24 horas repletas de oportunidades para crescer, servir e ser produtivo. Ainda assim é muito fácil desperdiçar tempo. Por exemplo: Na frente do computador, televisão, na rua com amigos, dormindo e etc. Rejeite a preguiça, a ociosidade e fique longe de alguém que desperdiça tempo.

O preguiçoso é desperdiçador
O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser diligente. Provérbios 12. 27
O diligente faz bom uso daquilo que seus pais lhe oferece; o preguiçoso os despreza. O desperdício se tornou um estilo de vida para muitos que vivem em uma terra abundante desperdiçam: comida, roupas, materiais escolar e etc. Faça bom uso e valorize tudo aquilo que Deus lhe deu!

O preguiçoso mendigará
O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega e nada receberá. Provérbios 20. 4
Você já deve ter ouvido advertências semelhantes a essas. Se não estudar, será reprovado no teste; se não economizar, não terá dinheiro quando precisar. Não podemos esperar que o Senhor nos resgate quando causamos nossos problemas por falta de planejamento e ação. Ele nos ajuda, mas também espera que sejamos responsáveis.

O preguiçoso morre desejando
O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. Provérbios 21. 25

O preguiçoso vive sonhando, porém não chega a lugar nenhum por não se esforçar para trabalhar.

Aplicação: Há muitas pessoas que sonham quando crescerem serem: pastores, médicos, advogados, professores, não levam em conta o caminho a ser seguido e esforço a ser feito para conseguir. Claro que devemos confiar em Deus, e Ele com certeza nos ajudará a alcançar nossos sonhos, se forem da Sua vontade, contudo, precisamos fazer a nossa parte (fazer os cursos que a igreja oferece, estudar, trabalhar, ler muito, e etc.) Siga o exemplo da formiga que trabalha e não desiste. O Senhor é contigo!!! Vença a preguiça!

Compartilhando na célula

Você às vezes é tentado a usar a possibilidade do perigo como desculpa para a preguiça?

2 comentários:

  1. Muito bonito o seu blog.Aliás, é muito importante o incentivo dado às crianças e gostamos porque é diferente da massa, dá valor às crianças e fico surpreso em saber que tem líderes de células Kids q D+++++ muito bom!! Há vou passar a ideia e falar de vocês. Se quiser nos seguir também ficaremos felizes duas vezes. Aceita convite?

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse artigo sou pastor trabalhamos com jovens vou ministrar aos jovens vai ser bem legal, vou usar esse artigo.

    ResponderExcluir