Andressa

quarta-feira, 9 de março de 2011

JUVENIS- LIÇÃO 20- TODOS DEVEM CONGREGAR

Texto bíblico: Hebreus 10:25a “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns”

Alvo: Ensinar que todos devem congregar, pois a igreja é a família de Deus.

PALAVRA RADICAL

Hoje iremos falar da importância de congregarmos. Congregar significa é = a estar juntos. Existem pessoas que acham que ir ao culto de domingo é pra quem quer e se estiver com vontade. Não! Não é assim que se faz! Não é assim que a bíblia ensina! Há pessoas que por qualquer motivo faltam ao culto: Cansaço, indisposição, visita de primos, aniversários, passeios, etc. Tem juvenis da célula que nunca foram ao culto. Mas a partir de agora você passa, a saber, que Deus quer que você vá ao templo onde todos os outros juvenis estão reunidos, para você ser muito mais abençoado.

Mas alguém pode perguntar: porque eu preciso congregar (= estar junto)? A Bíblia diz por quê. Veja os motivos:

1º motivo para que você esteja congregando: Deus abençoa quando você está sozinho, mas existe uma bênção especial quando você está com outros irmãos!

No decorrer dos anos, temos aprendido que existe uma graça que é liberada sobre nós individualmente, mas há outro nível de graça e desfrute que somente podemos receber quando estamos reunidos com os irmãos: é a GRAÇA COLETIVA (quando estamos juntos). O mesmo Jesus que nos ensinou que você deve orar em secreto no seu quarto, também nos ensinou que você deve fazer oração de concordância com os seus irmãos (Mt.18.19). Por isso, aquela pessoa que deixa seguidamente de congregar e de participar da célula e dos cultos da igreja está perdendo algo em sua vida espiritual. Deixar de reunir-se é uma atitude errada. Fazendo isso, a pessoa está dizendo que não necessita de ninguém, que é auto-suficiente e que pode viver a vida cristã sem qualquer ajuda do Corpo de Cristo (que á a igreja). Participar do culto dos santos tem que ser uma prática diária pra você, mas em função do tempo em que vivemos deve ser algo que fazemos pelo menos duas vezes por semana: na célula e na celebração. Você tem que estar na célula e no templo aos domingos.

2º motivo para que você esteja congregando: Não há igreja sem comunhão!

Você sabia que no Velho Testamento, o povo se reunia para adorar na tenda da congregação, ou da comunhão? Quando o povo estava ali, eles eram a “congregação” de Israel. E você sabia que no Novo Testamento, a Palavra de Deus nos exorta a que não deixemos de nos congregar. Hb.10.25. (líder, leia o texto com eles novamente)

Por que alguns juvenis deixam de ir ao culto da igreja? Alguns estão impedidos pois seus pais não vão. Outros o líder não tem como levar. Outros estão doentes fisicamente; Mas alguns não vão porque preferem ficar em casa assistindo TV, na internet ou brincando na rua. Você sabia que o próprio Senhor Jesus ia à sinagoga todos os sábados para congregar (Lc 4.16). Se somos Seus discípulos, precisamos fazer como Ele fez. Não tem como ser crente vencedor sem congregar no templo e na célula. Todos os crentes devem se reunir para que possam receber da graça de Deus. Você também tem que estar sempre junto com seus amigos crentes, na célula e no culto de Domingo.

3º motivo para que você esteja congregando: O corpo (que é família de Deus) se expressa na reunião !

Algumas pessoas dizem que não precisam ir ao culto porque hoje Deus não habita em prédios feitos por mãos humanas e que, portanto, elas podem adorar e invocar ao Senhor em qualquer lugar. Isso é verdade, de fato, Deus não habita em prédios, mas nós não vamos adorar com os irmãos por causa do lugar, mas por causa da comunhão do Corpo. Se a congregação quiser, pode se reunir em qualquer lugar, mas, segundo a palavra de Deus, os santos (que somos nós) devem se reunir. Precisamos nos reunir. Quando nos reunimos há uma bênção espiritual, o poder de Deus é multiplicado:

4º motivo para que você esteja congregando: a presença do Senhor se manifesta no reunir!

Em Mateus 18.20, Ele prometeu Sua presença à Igreja de maneira coletiva. Ele disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Uma coisa é ter a presença do Senhor em nosso espírito, outra coisa é desfrutar de Sua presença quando estamos juntos como Igreja.

Como um crente pode rejeitar estar onde a presença de Deus está? Semana após semana, muitos crentes têm uma desculpa para não irem ao culto. Alguns se desculpam, dizendo que é demais exigir ir ao culto toda semana. Mas a verdade é que a sua freqüência ao culto fala do lugar das coisas de Deus na sua vida. A maior indignidade que qualquer cristão pode cometer contra o Senhor é deixá-lO em uma posição secundária. Todavia, as mesmas pessoas que dizem ter dificuldade para congregar encontram tempo pra ir ao shopping, para a academia, para os passeios e aniversários. Isso é a mesma coisa de dizer: Deus não é a minha prioridade!

Um juvenil vencedor é aquele vai à célula e também vai ao templo no domingo.

Você deve falar com seus pais sobre isso e até convidá-lo para ir com você.

Compartilhando na célula

Você está sempre na célula e no culto, ou só quando não tem outra coisa pra fazer?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nesses tempos atuais as igrejas está parecendo com a torre de babel construida pelos filhos dos filhos de Noé para proteção, pois eles não estavam totalmente seguros da aliança no qual Deus que jurou nunca mais imundar a terra com agua. Eles construiram uma torre tão alta que eles acreditavam que as aguas não alcançariam o seu topo. Então eles não acreditavam na aliança de Deus e nem obedeciam o pedido para que eles povoassem toda a terra.
    Deus fez ele falarem outras linguas para não se entenderem e derrubou sua torre de proteção. Com isso eles resolveram se espalhar e povoar toda a terra.
    O que vemos hoje não é diferente depois que Cristo trouce outra aliança. Mas muitos ainda tem medo e falam cada um a sua lingua (lingua espirita, lingua catolica, adventista, assembleiana, universal, etc...) e niguem se entende, lembrando que era apenas uma (catolica), e assim como a torre de babel ficou em pedaços.
    Tá na hora de crermos e nos regosijarmos na nova aliança de Cristo em paz. E falarmos dessa novidade para todos aqueles que ainda entendem a lingua do amor.
    Isaias 54:9

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    Ficamos felizes pelo seu blog é diferencial e ficamos mais felizes ainda pelos Líderes de células Kids é bom saber da importância que é levar a Palavra de Deus para os baixinhos"Crianças" dia desses estava dentro do ônibus e um garoto de 5 anos aproximadamente falava sobre o nascimento de Jesus mais com tanto amor que levou-me a refletir nos nossos ensinamentos para crianças já que entendo que o desenvolvimento na infância é primordial para o desenvolvimento emocional-afetivo. Muito bom mesmo! E fica o convite para nos seguir também.

    ResponderExcluir