Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS - LIÇÃO 47- EU POSSO NAMORAR?

JUVENIS - LIÇÃO 47- EU POSSO NAMORAR?

Texto-biblico: Eclesiastes 3:1-20 Alvo: levar os adolescentes a entenderem o porquê de não namorar.

Introdução:Na semana passada aprendemos porque não devemos ficar. Mas outro assunto que causa bastante polêmica é o namoro. Isso acontece porque vivemos num mundo onde os adolescentes ficam, namoram e não estão nem aí. Muitos ou quase todos nem respeitam a opinião dos pais. Bem, já que quase todos adolescentes são assim, começam a surgir a várias perguntas e questionamentos. Por que não namorar? É pecado namorar?

PALAVRA RADICAL

O que é namoro? O namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a experimentação sentimental entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento. Na maioria das vezes os casais que namoram não se casam o primeiro namorado (a).

O que a Bíblia fala sobre o namoro? A Bíblia não fala nada sobre o namoro. Principalmente, porque o namoro é um costume ocidental. O que se tem de informação sobre namoro, está na tradição hebraica. Segundo ela, se não fosse possível que seus pais escolhessem o cônjuge de seu filho, o que era preferencial, e fosse necessário que ele mesmo fizesse a escolha, a ele só seria lícito comprometer-se em noivado com a moça ou seja, prometer-se a ela, por meio dos pais da moça. A conversa não podia ser direto com a “pretendida”, mas sim com os pais dela. Neste compromisso, qualquer envolvimento sexual ou afetivo com outra mulher, que não a noiva, já implicava em traição. Mas também, não era permitido qualquer contato sexual, em nenhuma intensidade, com a noiva. Em alguns casos nem sequer o desenvolvimento de uma amizade, pois até esta deveria acontecer apenas no casamento.

Como era o namoro antigamente? Antigamente não existia o namoro e sim a “corte”. O rapaz cortejava a moça. Isto era feito da seguinte forma: era estipulado um horário para o rapaz visitar a moça. Esta visita acontecia numa sala de visitas bem iluminada e o casal permanecia a 50 centímetros de distância no sofá, a mãe da jovem ficava vigilante na sala, fazendo “tricô”. Quando davam 9 horas esta começava a tossir impacientemente para que, dessa forma, o pretendente percebesse que era hora de ir embora. O namoro mais moderno, no qual os casais saiam sem a companhia de uma terceira pessoa, surgiu por volta da década de 20, nos centros urbanos. A partir daí ele foi se tornando mais liberal até chegar aos dias atuais, quando foi substituído pelo “ficar” (um encontro casual onde duas pessoas trocam certas intimidades durante determinado momento e depois não se vêem mais).

Por que não devo namorar?

A adolescência é a fase da confusão mental A adolescência é caracterizada pela instabilidade (altos e baixos, amores e ódio, admiração e desprezo), e também pela mudança no conhecimento do corpo (os hormônios estão à flor da pele, pulando). Tudo isso é muito difícil de dominar. O namoro visa o casamento. Os adolescentes não condição financeira para isso? Não sabem o que vão ser da vida direito? Nem qual profissão irá seguir? E mais, se o objetivo do namoro é o casamento, e não uma experiência que, “se der certo deu se não fazer o que?”. Imagine dois adolescentes que começam namorar com 13 anos, com quantos vão se casar?

O namoro rouba a fase da adolescência O período da adolescência é precioso e é a base para uma fase adulta estável e tranqüila. Quando se preocupa com namoro normalmente o casal se isola, perde o tempo de estar com os amigos, jogar futebol, praticar esportes e ter amizades saudáveis. Existem muitos casos de pessoas que se casaram após longo tempo de namoro na adolescência, e, após terem se casado, quiseram curtir a vida que não tiveram na adolescência, trazendo, assim, vários problemas para o casamento.

O namoro estimula a intimidade Não dá para acreditar que um adolescente normal possa agüentar namorar tanto tempo sem pecar. Normalmente o casal quer ficar sozinho, e aí acabam tendo oportunidade de ser estimulados ao sexo pela TV, pelos “amigos” ou “amigas”, ficam com a mente vazia, e, como conseqüência disso, tendo mais momentos juntos, alguns já começam a pôr a mão onde não devem, enganar os pais, e acabam tendo relacionamento sexual antes de casarem. Pecam contra Deus. O sexo é só para o casamento!!! Quando Deus fez o homem e a mulher em Gn. 2:4 a 17 e 18 a 25, no verso 24, diz que, na união do casal, os dois viram uma só carne. Portanto a união sexual não é só uma união de corpo, mas também de alma. Então, quando alguém tem uma relação sexual com outro, suas almas ficam ligadas. Isso acaba acarretando sérios problemas emocionais. Além disso, existe o risco das doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce, que tem um alto índice entre os adolescentes. Essa gravidez pode acabar gerando o aborto, ou, sendo uma gravidez indesejada, causar problemas emocionais à criança, etc. O namoro na adolescência não é um relacionamento que visa o casamento, mas sim o conhecimento do corpo, o que não é muito diferente de ficar, já que o casal não tem o objetivo de ter um relacionamento em santidade, e sim de conhecer o corpo do outro.

Existe tempo para todas as coisas Em Eclesiastes 3:1-20. O texto diz que há tempo para todas as coisas, e não há nada melhor do que desfrutar de algo no tempo ideal. Até a lei determina uma idade para o indivíduo poder exercer certas atividades como, exército, emprego fixo, responder pelos próprios atos pois, até então, o indivíduo é considerado menor e existe alguém que é responsável por ele. Na adolescência você ainda não é responsável legalmente pelos seus atos! Muitas vezes queremos antecipar as coisas na nossa vida. No tempo certo Deus irá colocar alguém em seu caminho para que você possa desenvolver um relacionamento sério estabelecido pelo Senhor. Um relacionamento radical (Corte), o qual vise o respeito à pessoa e à família, o conhecimento da pessoa, quais são os seus sonhos, planos e projetos, tendo como objetivo o casamento. Espere o tempo certo e desfrute o melhor de Deus para sua vida.

Conclusão: Nosso desejo é que todos vocês tenham entendido bem o que aprendemos hoje, e a partir deste estudo saibam que vocês não deixam de namorar porque a igreja proíbe, mas porque vocês têm um compromisso com Deus em entregar a sua adolescência para Ele, em vez de namorar. Pois vocês sabem que é o melhor para suas vidas não perder tempo com namoro. Esse deve ser o tempo em que você venha desfrutar bastante de suas amizades, de seus estudos, de seu ministério e de sua comunhão com Deus. Lembre-se: Namoro não presta.

Compartilhando na célula: Depois de termos aprendido sobre namoro qual é a conclusão você chegou?

Um comentário: