Andressa

terça-feira, 23 de outubro de 2012

JUVENIS – LIÇÃO 3 - OS VALORES DA FAMÍLIA

Texto bíblico: Gn 2.24- Gn 1.27-28 Alvo: Ensinar para o juvenil os valores da família. Introdução: Estudar sobre o valor da família é de muita importância para nós, pois, de uma forma ou de outra, nascemos numa família. Com exceção daqueles que são fruto da marginalidade, cada um de nós vem de uma família, seja pobre ou rica, desconhecida ou famosa, pequena ou grande, evangélica ou não. A família é a base de nossa vivência. Dela nascemos e dela dependemos na maior parte da existência. Isso é plano de Deus. PALAVRA RADICAL A família é uma instituição divina. Ela é tão importante, que foi criada antes da Igreja, antes do Estado, antes da nação. Deus não fez o homem para viver na solidão. Quando acabou de criar o homem, Adão, o Senhor disse: "Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele" (Gn 2.18). Deus tinha em mente a constituição da família, mas esta não está completa só com o casal. Por isso, o Senhor previu a procriação, dizendo: “Crescei e multiplicai-vos e enchei a terra (Gn 1.27-28)”. Fica mais clara a origem da família, quando lemos: "Portanto, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher e serão ambos uma só carne" (Gn 2.24). "O homem" aí é o filho, nascido de pai e mãe. Deus fez a família para que o homem não vivesse na solidão (Sl 68.6; 113.9). Jesus valorizou a Família Nosso Senhor Jesus Cristo valorizou a família. Veio ao mundo através de uma família. Além de pais, teve irmãos e irmãs (Mt 13.55-57). Teve seu crescimento físico, social, intelectual e espiritual no seio da família (Lc 2.52). No seu ministério, não costumava a hospedar-se em hotéis, mas desfrutava da hospitalidade de um lar (Mt 8.14; Lc 10.38-42). Em muitos milagres, demonstrou seu cuidado para com a família (Mt 8.14-15; Lc 7.12-16). Seu primeiro milagre foi realizado numa festa de casamento (Jo 2.12). Ensinou-nos a orar, chamando Deus de “Pai Nosso” (Mt 6.9). Enfatizou o quarto mandamento, mandando honrar pai e mãe (Mt 15.3-6; Mc 7.10-13). Teve um trato especial com as crianças, abençoando-as (Mc 10.13-16). Os valores familiares Valores familiares contêm dois elementos essenciais: “o quê” e “por que”. Nossa tendência é enfocar demasiadamente o "quê", esquecendo-nos do "por quê". Falhamos quando não entendemos por que os valores familiares são tão importantes para nossas vidas, sabemos como firmamos nossa convicção em determinado valor, mas desconhecemos como chegamos a eles e a importância que tem para nós. Os valores familiares são passados de pai para filho de geração em geração. Muitos adolescentes cristãos sabem exatamente o que é certo e o que é errado na questão de seus valores herdados de família sobre, por exemplo, sexo antes do casamento, roubo, drogas, honrar pai e mãe, cola nas provas, amizades, etc. Os princípios bíblicos aplicado na família Observa-se que o conceito familiar muda completamente quando se aderem os princípios bíblicos, os valores cristãos quando são levados a serio, além de valorizar a família, fazem também melhores famílias. Isso é diferencial entre aqueles que servem e não servem ao Senhor. Por isso toda a igreja Cristã deve levar muito a serio a questão familiar, pois se acabar com a família acaba com a igreja e sociedade. O valor da família sempre fez parte dos eternos propósitos de Deus, mas o que tem ocorrido na sociedade e a desvalorização da mesma. A família e o relacionamento com Deus No relacionamento entre os membros da família cristã, é importante que todos dêem lugar à presença de Deus, vigiando para que o inimigo não encontre brecha para atuar entre eles. Oração e jejum; leitura da bíblia diária; culto doméstico; a prática do Fruto do Espírito, principalmente do amor, da longanimidade, da benignidade, da bondade e da temperança, são garantia certa contra as desavenças e conflitos no lar. Que Deus nos abençoe que possamos colocar em prática o que nos orienta a Sua Palavra para a família e o lar. Compartilhando na célula Você valoriza a sua família?

2 comentários:

  1. Estou seguindo aqui, gostei muito do blog com postagem muito edificantes, que bom que continuassem aqui. bjsss

    ResponderExcluir
  2. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir