Andressa

domingo, 30 de agosto de 2009

Lição 92 Jonas desobedeceu

Texto Bíblico: Jonas 1, 2
Versículo para memorizar: “Eis que é melhor obedecer do que o sacrificar” 1 Samuel 15:22
Alvo: Ensinar que Deus sabe todas as coisas e quer que sejamos obedientes sua Palavra.
Quebra-gelo: Pergunte quem tem medo do escuro? Por quê?
Contando a história

Introdução: Nas próximas semanas estaremos estudando sobre a vida de Jonas. Jonas foi um profeta que resolveu desobedecer a Deus, descobriremos qual foi às conseqüências da sua desobediência.

I-Deus fala com Jonas
O profeta Jonas morava em Samaria. Certo dia Deus que conhece tudo e todos, e sabendo das coisas erradas que o povo de uma cidade chamada Nínive estava fazendo, falou com Jonas assim: “Apronte-se e vá para a grande cidade chamada Nínive e grite contra ela, porque a maldade deles chegou aos meus ouvidos”. (Jn 1:2) Para Jonas essa tarefa não seria nada fácil, pois sabia que Deus é amor, e que se aquele povo se arrependessem, Deus não os destruiriam. Deus amava os ninivitas, mas não as coisas erradas que eles faziam. Jonas se aprontou, mas não foi para a cidade de Nínive e sim Társis na Espanha, desobedecendo assim à ordem de Deus.


II- A viajem de Jonas

Jonas pagou a passagem e embarcou no navio rumo à cidade de Társis. Quando Jonas estava viajando, Deus mandou um vento muito forte, e houve uma grande tempestade no mar. A tripulação estava em perigo, pois o navio estava quase partindo ao meio. Os marinheiros ficaram com medo, começaram a gritar, pedindo ajuda, e jogaram as cargas no mar. Enquanto isso Jonas dormia no porão do navio profundamente. O capitão do navio encontrou Jonas e disse para ele orar e pedir para que Deus tivesse pena deles e que não os deixassem morrer. Os marinheiros resolveram então tirar a sorte para descobrir quem era o culpado por todo aquele mal. A sorte caiu sobre Jonas, e eles quiseram saber quem ele era, de onde era e o que havia feito para acontecer aquela tempestade. Jonas contou que havia desobedecido a Deus, e que eles deveriam jogá-lo no mar, para que a tempestade passasse. Então eles oraram e jogaram Jonas no mar e o mar se acalmou. Os marinheiros reconheceram que Deus é o Único e verdadeiro Deus.

III- Jonas dentro do grande peixe
Quando Jonas caiu no mar, Deus ordenou que um grande peixe o engolisse, porque o amava e tinha um plano para a sua vida. Jonas ficou três dias e três noite no ventre do peixe. Ali naquele lugar tão ruim, escuro e sozinho Jonas reconheceu o seu pecado. Jonas não conseguiu esconder o seu pecado de Deus, pois Ele sabe de todas as coisas. Não pense que você pode esconder alguma coisa de Deus; Ele sabe de tudo! Jonas sabia que a única pessoa que poderia ajudá-lo naquela situação tão difícil era o Deus único e Verdadeiro. Jonas em sua oração disse que cumpriria a vontade de Deus, pois sabia que a salvação vinha dEle. Depois que ele orou Deus deu a ordem ao grande peixe, e ele vomitou Jonas na praia. Que maravilha Jonas reconheceu o seu pecado orou e Deus o livrou. Conclusão: Jonas aprendeu uma grande lição: ninguém pode se esconder ou fugir da vontade de Deus. Lendo a Bíblia podemos conhecer a vontade de Deus e devemos obedecê-la imediatamente.

Hora de conversar:
Qual era o nome do Profeta?
Como se chamava a cidade que Deus mandou Jonas ir? E para qual ele estava indo?
O que aconteceu quando Jonas estava no barco?
O que aconteceu com Jonas quando ele foi lançado ao mar?
Dentro do grande peixe Jonas orou, o que ele falou para Deus?
O que você aprendeu hoje?

Hora de brincar: Faça uma câmera de filmagem com uma caixa de sapato e um copo descartável, improvise também um microfone. Entreviste as crianças, elas deverão contar a história conforme forem lembrando.

4 comentários: