Andressa

domingo, 13 de setembro de 2009

Lição 95 A oração é a chave do tesouro
Texto bíblico: Lucas 18
Versículo: E o meu Deus segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. (Filipenses 4.19)
Alvo: Ensinar para as crianças que a oração é a chave da nossa vitória e abre os tesouros dos céus.
Quebra-gelo

Material: Um bolo e vários tipos de chaves.
Escolha uma criança e peça para ela ficar do lado de fora da reunião com um bolo na mão, feche a porta com a chave. Essa criança deve bater na porta pedindo para entrar e dizendo que tem um presente especial para dar. Do lado de dentro, explique para as crianças que atrás da porta existe algo muito especial e feito com muito amor para elas. Mas só existe um jeito de receber o que está guardado do outro lado: abrindo a porta com a chave certa. Uma criança por vez recebe uma e tenta abrir a porta. Deixe a chave verdadeira por último e receba o bolo das mãos da criança.
Conclusão: Explique que o mesmo acontece no nosso relacionamento com Deus: ele tem muitos presentes especiais para nos dar (maiores e melhores que este delicioso bolo), o único problema é que, às vezes, não usamos a chave certa, isto é, não oramos pedindo aquilo que precisamos. A oração é a chave que abre os tesouros dos céus. (Diga que o bolo será compartilhado com todos no final da reunião)

Contando Histórias
Jesus tinha uma turma de doze amigos. Eles acompanhavam Jesus por todos os lugares. Jesus achava agradável a companhia deles. Mas Jesus queria que eles aprendessem a fazer os mesmos milagres que Ele fazia. Nossa! Isso parecia mesmo difícil!
Mas Jesus contou para eles o segredo: Era a Oração! O filho não pode fazer nada sozinho, só pode fazer aquilo que o Pai ensinar. (João 5.19)
Jesus orava todos os dias, assim Ele sempre sabia o que Deus queria fazer e como ajudar as pessoas.
Certa vez, Jesus contou uma história para seus discípulos, a fim de ensiná-los sobre a importância da oração. Essa história está escrito no livro de Lucas, no capítulo 18, na Bíblia Sagrada. Ouça bem! Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar: EM certa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém nessa cidade morava uma viúva que sempre o procurava para pedir justiça, dizendo:
- Ajude-me e julgue o meu caso contra o meu adversário!
Durante muito tempo, o juiz não quis julgar o caso da viúva, mas, ao final pensou assim: “É verdade que eu não temo a Deus e também não respeito a ninguém, porém, como está viúva continua me aborrecendo, vou dar a sentença a favor dela. Se eu não fizer isso, ela não vai parar de me amolar até acabar comigo.”
E o Senhor Jesus continuou:
- Prestem atenção naquilo que aquele juiz desonesto disse. Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro de dia e de noite? Será que Ele vai demorar em ajudá-la? Eu afirmo a vocês que ele julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa. Mas, quando o Filho do homem vier, será que vai encontrar fé na Terra?
Aplicação: Aquela mulher procurou a pessoa certa, isto é, o juiz, pois ele tinha autoridade para resolver o seu problema. O juiz nessa história simboliza a pessoa de Deus. Quando nós oramos, devemos orar a Ele e a mais ninguém. “A Bíblia nos ensina a orar em nome de Jesus”, porque só Ele pode nos representar diante de Deus.
A oração é como uma chave. Ela abre portas diante de nós. Comece a usar a chave do tesouro e Deus vai suprir sua necessidade, assim como o juiz Fez ao ajudar aquela mulher.

Hora de conversar
A quem a mulher pediu ajuda?
Outra pessoa poderia julgar a causa dela?
O que o juiz disse?
O que Jesus queria nos mostrar com essa história?
Você já orou a Deus de acordo com a sua necessidade?

Hora de brincar
Amarre uma guloseima (bala, pipoca, chocolate, etc.) no meio de um barbante de 3 metros, amarre um palito de picolé em cada extremidade do barbante. Duas crianças disputaram a guloseima. Ao ser dado o sinal cada criança deverá enrolar o barbante rapidamente no palito. Vence quem chegar primeiro ao centro que é onde está a guloseima. (procure participar todas as crianças da brincadeira, para isso serão necessários mais barbantes e guloseimas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário