Andressa

domingo, 20 de setembro de 2009

Lição 96 - O tesouro é uma pessoa: Jesus!

Texto bíblico:
O filho pródigo. (Lucas 15).
Alvo: As crianças aprenderão que quem tem Jesus, tem tudo!
Versículo a ser decorado: “Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. (Mateus 6.21)
Quebra- Gelo: Hoje falaremos sobre um tesouro, que não está escondido, mas que nem todos conseguem Encontrá-lo. Você já sabe o que é? Vamos dar cinco pistas que o ajudarão a descobrir.
Este Tesouro é tão importante que já escreveram sobre Ele.
Não é preciso ter muita inteligência para encontrá-Lo, mas é preciso ter fé.
Só poderá encontrar este Tesouro aquele que O buscar de todo o coração.
A vida deste Tesouro está escrita no livro mais vendido do mundo;
O maior Tesouro que existe não é um objeto, é uma pessoa.
Conclusão: muitas pessoas costumam passar a vida toda tentando acumular bens que ladrões podem roubar como dinheiro, casa, carro, jóias, e acabam se esquecendo de conhecer aquele que é o maior Tesouro que existe: a pessoa de Jesus Cristo. Não é errado ter bens materiais, mas é errado viver somente para adquirir coisas. Por isso, concentre-se no alvo certo, concentre-se em conhecer a cada dia a pessoa de Jesus Cristo!

Contando a História
Texto Bíblico: Lucas 15. 11 – 32 (Leia o texto e explique)

E Jesus disse ainda: Um homem tinha dois filhos. Certo dia, o mais moço disse ao pai:
- Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança. E o pai repartiu os bens entre os dois.
Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha.
O rapaz já havia gastado tudo, quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade.
Então, o rapaz procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
Caindo em si, ele pensou: “Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra e eu estou aqui morrendo de fome! Vou voltar para a casa do meu pai e dizer:
-Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Por Favor, aceite-me como um dos seus trabalhadores .”
Então, saiu dali e voltou para a casa do meu pai. Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu para abraçá-lo e beijá-lo.
E o filho disse:
- Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!
Mas o pai ordenou aos empregados:
- depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no seu dedo e sandálias nos seus pés. Matém, também, um bezerro gordo. Vamos festejar, porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.
E assim começaram a festejar à sua volta.
Aplicação:Aquele filho estava interessado apenas na herança que o pai tinha.
Ele viveu muito tempo achando que a herança era o seu maior tesouro, mas, quando a herança acabou, ele percebeu que o seu maior tesouro era uma pessoa: o seu pai!
Essa história nos traz uma linda lição. Assim como aquele rapaz, nós também somos “filhos de Deus” e possuímos uma “herança”.
Tudo o que Jesus tem é nosso. Na ultima lição, falamos que Deus nos dá coisas boas de acordo com a Sua riqueza. Como filho de Deus, você tem acesso ao Tesouro Dele, basta usar a chave da oração.
Mas você não deve ser como esse filho da história que ouvimos, porque ele estava interessado apenas naquilo que Deus poderia lhe dar. Deus espera que você se interesse pela pessoa Dele.
Nessa história, mesmo o pai amando o seu filho, ele o deixou partir. Ele queria que o filho ficasse, porque o amava também. Assim também é com Deus. Ele espera que cada um dos seus filhos ore, não apenas para receber bênçãos, mas porque O ama.
O verdadeiro Tesouro que nós temos não são coisas de valor ou as bênçãos que Deus nos dá, mas é uma pessoa: a pessoa de Jesus! Jesus disse que onde estivesse o nosso coração estaria também o nosso tesouro. Isso significa que aquilo que nós mais desejamos e amamos é realmente o nosso tesouro.
Jesus espera que você O ame mais que tudo. Aí, sim, Ele será o seu tesouro!

Hora de conversar
Vocês acham que o filho pródigo esta certo em pedir a sua herança e dar as costas para o pai?
Vocês acham que valeu a pena ter gastado tudo e perder a companhia do pai?
Vocês acham que Deus quer mais que nos dar coisas?
O que você acha Deus quer?
Se Jesus é nosso tesouro, como nós podemos desfrutar Dele?

Hora de brincar
Brincadeira:
Alvo principal ou alvo secundário?
Material: massa de modelar
Receita:
03 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de sal
½ xícara de água fria
01 colher de chá de óleo

Procedimento:
Misture tudo com a mão, até formar uma massa branca. Divida na quantidade de cores que quer fazer e acrescente anilina, tinta guache ou suco em pó.
Peça às crianças para modelarem as coisas que elas consideram ser o Alvo Principal (bíblia, oração, cântico, amor ao próximo, o aconchego nos braços do Pai), e o que consideram ser o Alvo secundário em nossas vidas (tênis novos, roupas, brinquedos, TV,videogame).
Se você tivesse 15 minutos para fazer qualquer uma dessas coisas principais ou secundárias, qual você escolheria?(Resposta pessoal).
A sua escolha demonstra que tipo de tesouro você tem buscado conhecer. Busque conhecer o verdadeiro Tesouro, que é Jesus Cristo.

Disse o Senhor: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. (Jeremias 29.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário