Andressa

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Lição 101 Vitamina Espiritual: Confessar Pecados
Texto bíblico: Lucas 18. 10
Versículo para memorizar: “Se confessarmos os nossos o nosso pecado, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. 1 João 1.9
Quebra- gelo: Quem já ficou doente alguma vez? (deixe que respondam que tipo de doença)
Que tipo de remédio você tomou?
Introdução: Hoje iremos falar de uma doença muito seria. Ela é tão seria que até separa você de Deus, e ainda impede que ele ouça a suas orações. Mas vamos falar de uma vitamina Especial, um remédio maravilhoso que, se você quiser, poderá tomar e ficar sarado.

Contando a História

Dois homens foram ao templo para orar. Um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou sozinho assim:
- Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço- te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo que ganho. Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia:
- Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!
E Jesus terminou dizendo:
- Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.

Aplicação
a) Quando não confessamos os nossos pecados, eles ficam guardados dentro do nosso coração.
Você sabia que a única coisa que pode nos separar de Deus é o pecado? A Palavra de Deus nos diz em Isaias 59.2 que são os seus pecados que fazem separação entre você e Deus. Se o pecado nos separa de Deus então ele pode impedir a nossa oração. Deus sempre vê o nosso coração assim como Ele viu o coração do fariseu e do publicano.

b) Precisamos confessar os nossos pecados para que não haja impedimento em nossas orações.
O publicano agiu totalmente diferente do fariseu. Em nenhum momento, ele achava que era alguma coisa. Pelo contrário ele sequer levantou a cabeça ao céu, de tanta vergonha que estava por causa do seu pecado.
Você precisa saber que o pecado é algo sujo, pois ele te coloca longe de Deus. Isso machuca profundamente o coração de Deus, pois Ele não quer que estejamos longe dEle. Precisamos confessar os nossos pecados com o coração sincero. Somente quando confessamos é que o Senhor nos perdoa. Confessar os pecados é reconhecer que fizemos ou sentimos que o Senhor não aprova. Às vezes bate aquela vergonha antes de orar. Mas isso é bom, porque é um sinal que você está arrependido.
A Bíblia diz que somente o publicano foi para a casa com o coração em paz. Quando confessamos os nossos pecados, o próprio Deus se encarrega de tirar todo o peso do nosso coração. E, se tiramos do nosso caminho o que nos afasta de Deus, podemos ter certeza que teremos as nossas orações respondidas.

Hora de conversar
Quem eram as duas pessoas que estavam orando?
Qual foi a atitude do publicano?
Qual foi a atitude do fariseu?
Qual é a única coisa que pode nos separar de Deus?
Você tem o habito de confessar pecado todos os dias, ou só de vez em quando?
Você já teve a experiência de se sentir aliviado depois de confessar pecado?

Hora de brincar
Material: Cartões com os versículos e um dado.
Escreva em pequenos cartões os versículos bíblico de: II Cronicas 6. 36; Salmo 38. 18; Salmo 119. 11; João 1. 29; Romanos 6. 23; Romanos 3.23; Romanos 3.14; I João 3.9; 1 João 1.8; 1 João 1.9. (faça dois cartões com cada referencia). Numere os cartões com números de um a seis e distribua para as crianças. Jogue o dado, as crianças que estiverem com o cartão com o numero do dado deverá ler o versículo. (Líder ajude as crianças que não souberem ler).

Nenhum comentário:

Postar um comentário