Andressa

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lição 100 – Quando eu oro, eu me torno como Jesus.

Texto bíblico: Atos 2. 1- 41
Alvo: As crianças aprenderão que ser como Jesus é expressar a vida de Deus! Versículo a ser decorado: Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim! (Gálatas 2.20) Quebra o Gelo: Coloque um pequeno espelho no fundo de uma caixa de sapato. Do lado de fora, cole as palavras: FORTE, CORAJOSO E CHEIO DE FÉ. Quem aqui já viu o rosto de Jesus? Qual é a aparência Dele?
Nós conhecemos algumas características do Senhor: Ele é forte, corajoso e cheio de fé, mas com quem Ele se parece?
Dentro desta caixa eu tenho uma foto do Senhor Jesus. Quem gostaria de ver?
Então eu mostrarei a cada um de vocês, mas apenas com uma condição: aquele que já viu não poderá fazer nenhum comentário para os outros que ainda não viram, combinado?
Façam fila e olhem um de cada vez, em silêncio, até que o último também veja.
Conclusão: Deus fez você parecido com Jesus! E, quanto mais você ora, mais você se torna semelhante a Ele. Esta semelhança não será somente por fora, mas também por dentro. Quando você ora, você se torna como Jesus: Forte, Corajoso e Cheio de Fé!

Contando a História
Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e encheu toda a casa onde eles estavam sentados. Então, todos viram coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma destas línguas. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa.
Estavam morando ali, em Jerusalém, judeus religiosos, vindos de todas as nações do mundo. Quando ouviram aquele barulho, uma multidão se ajuntou, e todos ficaram muito admirados, porque cada um podia entender, na sua própria língua, o que os seguidores de Jesus estavam dizendo.
A multidão ficou admirada e espantada e todos comentavam:
- Estas pessoas são da Galiléia? Mas como, então, cada um de nós os ouvimos falarem em nossa própria língua? Como podemos entender na nossa própria língua a respeito das grandes coisas que Deus tem feito?
Todos estavam admirados, sem saberem o que pensar, e perguntavam uns aos outros:
- O que será que isso quer dizer?
Mas outros zombavam, dizendo:
- Esse pessoal está bêbado!
Então, Pedro se levantou, junto com os outros onze apóstolos e, em voz bem alta, começou a dizer à multidão:
- Meus amigos judeus e todos vocês, que moram em Jerusalém, prestem atenção e escutem o que eu vou lhes dizer! Estas pessoas não estão bêbadas, tal como vocês estão pensando, pois não são apenas nove da manhã. O que está acontecendo é a mesma coisa que o profeta Joel disse: “é isto o que eu vou fazer nos últimos dias” diz Deus “Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciaram a minha passagem”.
Pedro continuou:
- Escutem o que vou lhes dizer. Pois, por meio de Jesus, Deus fez milagres, maravilhas e coisas Extraordinárias no meio de vocês. Deus, por sua própria vontade e sabedoria, já havia resolvido que Jesus seria entregue nas mãos de vocês. E vocês mesmos o mataram por mãos de homens maus, que os crucificaram. Mas Deus ressuscitou Jesus, livrando-o do poder da morte, porque não era possível que a morte o dominasse.
Quando ouviram isso, todos ficaram muito aflitos e perguntaram a Pedro aos outros apóstolos:
- Irmãos, o que devemos fazer?
Pedro respondeu:
Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberam de Deus o Espírito Santo. Pois, essa promessa é pra vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aquelas que o Senhor, nosso Deus, chamar.
Pedro continuou a dar seu testemunho e, com outras explicações, procurou convencê-los, dizendo:
- Saiam do meio dessa gente má e salvem-se!
Muitos acreditaram na mensagem de Pedro e foram batizados, naquele dia quase três mil se juntaram ao grupo de seguidores de Jesus.
Aplicação: A oração nos faz parecidos com Jesus, sabe por quê? Porque quando nós oramos, Ele mesmo vai nos mudando por dentro. Então, nós mudamos o nosso pensamento, nossas palavras, a nossa maneira de agir com as pessoas e ficamos cada vez mais parecidos com Jesus.
O que significa ser como Jesus?
Ser cheio da vida de Deus - A Bíblia conta que depois que Jesus subiu aos céus, Ele mandou os seus discípulos orarem juntos para receberem “O Espírito Santo de Deus”.
Os discípulos não entendiam muito bem como seria isso, mas obedeceram a Jesus e foram orar.
“Eles foram batizados com o Espírito Santo” e começaram a falar em línguas diferentes. Na verdade, eles ficaram “cheios da vida de Deus!” Eles agora estavam mesmo parecidos com Jesus, pois Jesus era cheio do Espírito Santo. Da mesma forma, Deus quer que você seja também uma pessoa cheia da vida de Deus.
Mas, para ser assim, você precisa orar. Os discípulos de Jesus oraram e se tornaram como Jesus.
Ore também e peça a Deus para enchê-lo com o Espírito Santo.

Hora de conversar
O que aconteceu no dia de pentecostes?
Porque a oração nos faz parecidos com Jesus?
O que as pessoas que estavam que estavam ali diziam?
O que Pedro começou dizer em voz alta?
Qual foi a reação das pessoas ao escutarem o que Pedro disse?

Hora de brincar
Coloque as crianças em pé, em pares, ficando uma de frente para a outra. Determine quais crianças farão o papel de espelho. Explique que uma das crianças será o espelho, isto é todo o gesto que uma fizer o espelho deve imitar. (quem fizer gestos imorais ou agressivos deve sair da brincadeira). As crianças que fizerem direito devem ser elogiadas. Se houver tempo, tempo peça para as crianças mudarem os papeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário