Andressa

sábado, 28 de novembro de 2009

Lição 105 - Vitamina Espiritual: Perdão

Lição 105 Vitamina Espiritual: Perdão
Texto bíblico: Marcos 11. 22- 26

Alvo: Ensinar que somente quando perdoamos, é que temos as nossas orações respondidas.
Versículo a ser decorado: Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós temos perdoado os que nos tem ofendido. Mateus 6.12.

Quebra gelo: peça para as crianças falarem os tipos de pecados que elas já cometeram. Em seguida, escreva cada um deles o lápis, distribuindo em uma cartolina branca. Diga assim: Quando você pede perdão a Deus por esses pecados, Deus os perdoa e até se esquece deles. Está escrito: Dos seus pecados jamais me lembrarei. (Isais 43.25) Em seguida pegue uma borracha e comece apagar um por um cada pecado.
Assim também nós devemos fazer com aqueles que pecam contra nós e nos magoam. Devemos perdoá-los apagando de nosso coração toda magoa raiva ou dor. A falta de perdão impede que nossas orações cheguem até o Deus, por isso perdoe sempre o seu irmão!

Contando a História
Disse Jesus: Tende fé em Deus. Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergua-te e lança- te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as ofensas.

Aplicação
A falta de perdão impede a resposta da oração
Jesus ensinou aos seus discípulos algo muito importante sobre a oração: A importância de perdoar aqueles que nos magoam e que, muitas vezes, nos deixam tristes e chateados. Ele disse que, antes de pedirmos qualquer coisa para Deus em oração, precisamos perdoar. Se não perdoarmos, as nossas orações ficam interrompidas, isto é sem resposta. Jesus disse que poderíamos orar pedindo tudo! Mas, logo depois, Ele disse que deveríamos nos lembrar de perdoar também. Por que Ele disse isso?

Ilustração
Digamos que uma pessoa tenha uma conta em um determinado banco e dê um cheque. A pessoa que recebe o cheque vai até o banco para descontá-lo. Chegando lá, o funcionário do banco diz que o valor do cheque está bloqueado. Isso significa que o dinheiro está lá, mas não pode ser retirado. Isso é mais o menos o que acontece quando você ora e o seu coração está cheio de mágoa e não quer perdoar alguém. Deus ouve a sua oração, mas ela fica bloqueada por causa da falta de perdão. Quando você perdoa, a sua oração é liberada e respondida.

Por isso Jesus disse: Se perdoarmos uns aos outros, então Deus nos perdoará!

a) Perdão é uma decisão.
Você não precisa esperar ter vontade de perdoar a pessoa que o ofendeu. O perdão é uma decisão, ou seja, é você quem decide perdoar. Você deve fazer isso mesmo sem sentir vontade. Faça por obediência a Jesus.

b) O perdão é para quem não merece.
Muitas vezes, a pessoa que ofendeu não merece ser perdoada nem mesmo pediu perdão pelo que fez. Mas mesmo assim, você deve perdoar. Sabe por quê? Porque se você não perdoar os outros, Deus também não irá perdoá-lo. Pense bem! Você merecia ser perdoado por Deus? É claro que não! Nenhuma pessoa merece o perdão de Deus. Mas, ainda assim, Ele nos perdoa. Ele faz isso porque nos ama. Assim também você deve perdoar os outros.

Hora de conversar
O que Jesus disse acerca de tudo o que pedirmos ao Pai?
O que impede as nossas orações de serem respondidas?
O que é o perdão?
Existe alguém que você precisa perdoar?

Obs.: No final ore para que haja liberação de perdão, leve esse momento bastante a sério para que as crianças venham abrir seus corações. (coloque um louvor espiritual de fundo)

Hora de brincar: A brincadeira fica a escolha do líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário