Andressa

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Juvenis - Lição 7 A armadura de Deus
Textobíblico:Efésios6:11 Alvo: Ensinar a importância de estarmos revestidos da armadura de Deus, para poder resistirmos às tentações do mundo.
Quebra-gelo: Líder deve pedir a todos os participantes que se apóiem em um pé só, onde deveram dar um pulo para frente sem colocar o outro pé no chão, um pulo para a direita outro para esquerda dar uma rodadinha, uma abaixada e etc. Moral: A Palavra nos ensina que é melhor que seja dois do que um, não podemos viver com o nosso individualismo porque podemos cair e não ter força para levantar. Porque ficarmos sozinhos e temos um ombro amigo do nosso lado. Um batalhão é mais forte do que um soldado sozinho.

Palavra radical
(Leia o texto bíblico)

A Bíblia diz que somos soldados de Cristo. Um soldado precisa de roupas e equipamentos especiais para vencer a batalha contra o adversário. Deus preparou para nós um conjunto completo de armas que podemos usar contra o nosso inimigo. Você como bom soldado de Cristo vai conhecer cada uma delas e também aprender usá-las contra satanás.

Usar o cinto da verdade (Efésios 6.14 a)
Em João 8.32 Jesus disse: “Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, Por que Jesus disse isso? Porque Ele sabia que o diabo é o pai da mentira (João 8.32) e só há um meio de combatera a mentira: com a verdade. A verdade te libertará das garras do diabo. Cingir quer dizer cercar, envolver. Isso quer dizer que devemos estar rodeados pela verdade e a verdade é Jesus (João 14.6). A mentira não pode fazer parte da nossa vida.

Vestir a couraça da justiça (Efésios 6.14 b)
Couraça é uma armadura para revestir o peito, como uma proteção. E o que é justiça? Justiça é tudo o que é correto e justo. É agir dentro da legalidade, cumprir a lei. Então, se você anda em justiça: sem prejudicar, e nem agredir ninguém, devolver o que pegar emprestado, pedir perdão quando errar, estará, assim, protegido do ataque do inimigo.

Tomar o escudo da fé (Efésios 6.16)
Escudo é uma peça da armadura que defende o corpo do guerreiro das lanças, setas ou espada do inimigo. O diabo lança setas de dúvidas, o tempo todo, na sua mente: Será que sou salvo? Será que Deus me perdoou, me perdoou deste pecado horrível?
Será que Deus pode me curar? Ele pode dar um emprego para o meu pai? Em Hebreus 11.1, a Palavra de Deus diz que a “fé é a certeza das coisas que esperamos, é a convicção dos fatos que não vemos”. Use este escudo, para se proteger das setas malignas, permanecendo forte, diante dos problemas e dificuldades, não deixe de crer, pois o Senhor é contigo!

Calçar as sandálias do evangelho da paz (Efésios 6.15)
Calçar os pés no evangelho da paz e permitir que a paz com Deus, recebida pela fé através de Cristo, não fique retida com você, mas tome conta de todos os seus relacionamentos, ao caminhar e se aproximar dos seus amigos, você deve ser um proclamador das boas novas de paz do Senhor Jesus, com palavras e ações.

Colocar o capacete da salvação ( Efésios 6.17)
O capacete tem a função de proteger a cabeça, que é a parte que controla e comanda todo o nosso corpo. Podemos viver sem um braço, sem uma perna, mas não podemos viver sem a cabeça. No reino espiritual, também não podemos viver sem a salvação, temos que ter a nossa mente totalmente renovada, guardada de pensamentos ruins.

Usar a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Efésios 6.17)
Em Mateus 4:1-11, Jesus estava no deserto, em jejum de 40 dias, e foi tentado 3 vezes por satanás, Jesus o venceu com o poder da Palavra. Jesus não teve medo, não se apavorou, não fugiu. Ele simplesmente combateu o diabo citando a palavra de Deus. É muito importante que você leia a Palavra de Deus, decore versículos. Use a Palavra de Deus para se defender, como também para atacar o diabo, declarando as promessas que Deus tem pra sua vida, e ele não pode tirá-las de você.

Atividade para a sala de aula
Forme seis grupos com os juvenis. Dê para cada grupo um item da armadura e peça para que eles discutam o que entenderam sobre ela. Depois cada grupo deverá encenar em que situação usaria essa peça da armadura.

Compartilhando na célula

Você tinha algum conhecimento sobre a armadura de Deus? Qual parte da armadura você tem usado com mais freqüência?

2 comentários:

  1. MUITO BOA ESSA ATIVIDADE PROPOSTA VOU FAZER HOJE COM MEUS ALUNOS !!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOA ESSA ATIVIDADE PROPOSTA VOU FAZER HOJE COM MEUS ALUNOS !!

    ResponderExcluir