Andressa

quinta-feira, 8 de abril de 2010

JUVENIS- Lição 22- Autoridade espiritual

Texto bíblico: Rm 13.1
Alvo: Ensinar que todos devem estar de baixo de uma autoridade e que há bênçãos para aqueles que se submetem.
Quebra- gelo:
Palavra Radical
Hoje iremos aprender sobre autoridade espiritual e entender porque muitas vezes oramos e não somos abençoados.
Existem princípios estabelecidos por Deus que devemos seguir e nos submeter para não cairmos em condenação.

Submissão, um Princípio de DeusA. O que é Submissão?Submissão é prestar obediência inteligente a uma autoridade delegada. É exteriorizar um espírito submisso, mesmo quando ninguém está por perto. É renunciar à opinião própria quando se opõe à orientação daqueles que exercem autoridade sobre nós. Quando é que aprendemos o que é a submissão?
Quando aceitamos o senhorio de Cristo sobre nossas vidas. Quando verdadeiramente renuncio a tudo o que tenho, nego a mim mesmo, tomo a cruz e sigo ao Senhor. Sigo submisso às direções e orientações que recebo das autoridades que Deus colocou sobre a minha vida. "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus", "antes a si mesmo se esvaziou"... "a si mesmo se humilhou", "tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz" (Fp 2 5-8). Só existe um caminho para a submissão, andar como Cristo andou (1Jo 2.6). Ele é o nosso modelo. E, "embora sendo Filho (Jesus homem), aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu" (Hb 5.8).
Você sabe o que acontece quando não somos submissos?Sem submissão jamais chegaremos ao alvo. Nem estaremos sendo cooperadores do Senhor. Se alguém é independente, rebelde, não é membro do corpo, pois sendo membro será sempre dependente, submisso. Como pode um membro subsistir no corpo se não se submeter às ordens da cabeça? Assim também nós não podemos subsistir no corpo de Cristo se não formos sujeitos as autoridades constituídas por Deus.
Autoridades constituídas por Deus: Rm 13.1Deus é um Deus de ordem, por isso Ele ergue pessoas e coloca em posição de autoridade para que haja ordem no mundo. Imagine se não houvesse as autoridades a bagunça que seria! Cada um fazendo o que lhe desse na cabeça! O princípio de autoridade delegada é que rege todas as relações do homem com o homem, bem como do homem para com Deus. Todas as coisas estão debaixo deste princípio, nada está solto. Este é um princípio de ordem e paz, nunca de confusão. Deus assim criou todas as coisas, mas ao rebelar-se, Lúcifer gerou a confusão. E, pior, está levando todos os homens a viverem debaixo do princípio de rebelião.
Estar debaixo de autoridade não é ser inferior.Há uma tendência de se pensar que se submeter é ser inferior. Jesus nunca foi inferior ou menor que o Pai pelo simples fato de lhe ser submisso. Pelo contrário, Jesus Cristo tem o nome que está acima de todo nome (Fp 2.9). Temos que entender que entre iguais há uma relação de autoridade e submissão. Isto faz parte da ordem divina. As autoridades delegadas estão em todas as áreas de nossas vidas. Um discípulo do Senhor deve, onde estiver, procurar saber quem é a autoridade delegada para a ela se submeter.

A autoridade de Deus.Deus é a maior de todas as autoridades. Nada está acima da autoridade de Deus no universo. É indispensável para aquele que deseja cooperar com o Senhor, conheça e submeta-se a autoridade de Deus. "A maior das exigências que Deus faz ao homem não é a de carregar a cruz, servir, fazer ofertas, ou negar-se a si mesmo. A maior das exigências é que Obedeça". "Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocausto e sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria..." 1Sm 15.22-23Diante disso, rejeitar uma ordem de Deus é o mesmo que ir contra o próprio Deus. Jesus prega o Evangelho do Reino porque conhece o problema principal do homem: a sua independência para com Deus. Na independência de Deus mostra a Rebeldia.
O Princípio de Satanás.Satanás era um “Querubin” transformou-se em Satanás quando tentou ser ter a mesma autoridade que Deus, quando quis competir com Deus, e assim se tornou um adversário de Deus. Foi a rebeldia que provocou a queda de Satanás". A intenção de Satanás de estabelecer o seu trono acima do trono de Deus foi o que violou a autoridade do Senhor. O princípio de rebelião é passado a todos os homens depois da queda de Adão. Este princípio o Senhor abomina: é como feitiçaria.
Conclusão: Todas as vezes que nos submetemos as autoridades levantadas por Deus estamos agradando o coração do Senhor. Quando alguém peca contra essas autoridades, peca diretamente contra o Senhor. Não podemos permitir espaço para rebeldia em nossas vidas. Temos que viver em completa santidade, assim como Jesus, que em nada foi rebelde ao Pai. Ele vivia, como vive, para agradar ao Pai e em tudo lhe ser submisso.
Atividade para a sala de aula
Promova um debate entre os juvenis. O tema deve ser as conseqüências da insubmissão.

Compartilhando na célulaVocê se considera uma pessoa submissa ou acha tem muito a melhorar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário