Andressa

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Juvenis- Lição 21 - VOCÊ TEM UM AMIGO DE VERDADE

Texto bíblico: Lc. 8:41-54
Alvo: Ensinar que Amigo é aquele que ajuda de verdade. As crianças e os juvenis devem saber que as pessoas às vezes erram ou falham com a gente, mas que Jesus é amigo verdadeiro de todas as horas.

Palavra Radical
Lc. 8:41-54 (Líder, leia o texto na Bíblia).

Comentário do texto
Jairo era um homem rico, importante e religioso. Ele era chefe da sinagoga (lugar onde os religiosos se reuniam para prestar culto a Deus) E ele era o chefe dessa sinagoga, tinha um cargo muito importante.
Por isso, com certeza, ele conhecia pessoas muito ricas, importantes e religiosas. Mas na hora mais importante da sua vida, quando a sua filhinha estava doente, quase morrendo, os amigos ricos, importantes e religiosos não puderam ajudá-lo.

1. Jairo precisava de um amigo que o ajudasse de verdade, que pudesse curar a sua filha completamente.
O dinheiro, os amigos e a sua religião não puderam ajudá-lo.
Jesus era o amigo certo que Jairo precisava. Mas os amigos de Jairo desprezavam Jesus porque ele convivia com pessoas pobres, simples e doentes.

2. Jairo precisava de um amigo que tivesse o mais perto possível, pois sua filha estava muito mal. Então quem seria esse amigo?
Jairo lembrou-se de Jesus, e quem Ele estava ali por perto.
Jairo decidiu procurar o amigo Jesus. Afinal ele já tinha ouvido falar de Jesus, de como ele ajudava as pessoas, e que isso era verdade mesmo. No caminho para ajudar a sua filha, Jairo pôde ver Jesus parando para ajudar a uma mulher que foi ao seu encontro pedindo ajuda. Jesus parou e curou a mulher desconhecida. Jairo, então pode ver que Jesus era realmente um amigo leal.

3. Jairo falou com Jesus pessoalmente, ou seja, ele não mandou recado para Jesus ir até a sua casa. Foi Jairo quem pediu ajuda, por isso mesmo Jesus atendeu ao seu pedido.
Devemos orar e fazer as nossas petições ao Senhor. A Bíblia diz em Isaias que as mãos de Deus não estão encolhidas para que não possa nos abençoar, nem seus ouvidos tapados para que não possa ouvir as nossas orações. Se você falar com Deus Ele vai te atender.

4. Jairo, depois disso, tornou-se amigo de Jesus.
Jesus deseja ser nosso amigo, ser participante em nossas vidas, nos aconselhar em nossas decisões, nos ajudar nos momentos mais difíceis de nossas vidas.

Aplicação: Aprenda que dinheiro, amigos importantes, ou mesmo religião não podem ajudá-lo a resolver seus problemas. Mas Jesus sim! Por isso, chame por Ele!Jesus é o seu amigo mais rico e mais importante que você pode ter. Jesus é o seu amigo que está sempre por perto. Ele disse que estaria sempre com você, assim como uma sombra. Isso está escrito no Salmo 121:5 “O Senhor é a sua sombra...” A sombra é algo que nos acompanha aonde quer que vamos. É isso mesmo que Ele quis dizer para você: que aonde você for, Ele vai junto com você. Sabe porque ele disse isso? Ë porque aquele que o recebe no seu coração se torna um só com Ele. Você carrega Jesus dentro de você. Por isso, Jesus está mais perto de você do que você imagina: Ele está dentro de você! Puxa vida, isso é que é amigo! Você também pode conversar com seu amigo Jesus. Você não precisa orar a nenhum outro nome. Peça diretamente a Ele aquilo que você precisa e Ele o ouvirá. Não importa a idade que você tenha. Assim como Jesus ajudou a Jairo e curou a sua filha, Jesus também vai ajudar você em tudo o que você precisar. Basta você chamar por Ele!
Você pode ter certeza de que Jesus será seu amigo para sempre. Nesse amigo você pode confiar!


Atividade para a sala de aula
Você pode repetir a brincadeira do quebra-gelo, mas agora usando FRASES como presente.
Escreva várias frases de incentivo, elogio, etc. As crianças tiram um papel com o nome de uma criança e também tira um papel com uma frase e fala para o amigo. E assim por diante.


Compartilhando na célula
Quem é o seu melhor amigo? Você acha que esse amigo, por mais legal que ele seja, é melhor do que Jesus?

MENSAGEM PARA O LÍDER
“Quem sai chorando enquanto semeia, voltará alegre com a colheita!
Nunca esqueça que você está semeando na vida dos juvenis”

Nenhum comentário:

Postar um comentário