Andressa

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lição 6 DEIXANDO A CASA LIMPA!

Texto Bíblico: João 2.13-17
Versículo: Não sabeis que sois a casa de Deus e que o Espírito Santo habita em vós? ( 1 Co 3.16)
Alvo: Mostrar que somos santos porque Deus santo habita em nós.
Quebra – Gelo: Prepare dois copos: um todo sujo e outro bem limpo. Coloque água nos dois copos e ofereça para as crianças. Pergunte em qual deles, elas aceitariam beber água e por quê!
Enquanto oferece água no copo sujo, diga que os dois copos simbolizam os nossos corpos. Assim como ninguém bebe água em copo sujo como esse, Deus também não mora em um coração cheio de pecado. Mas, da mesma maneira que todos gostariam de beber no copo limpo, também Deus se agrada de um coração limpo sem pecado.

Contando Histórias
Imagine uma situação: Vocês chegam da escola com aquela fome, é claro, e de longe vocês vêem um tumulto de pessoas na porta de suas casas. Nossa! Vocês perguntariam assustados: Será que aconteceu alguma coisa lá em casa? Vocês então vão correndo e qual não é a surpresa: O quê? Uma feira dentro da minha casa?
Passado o primeiro susto, vocês vão observando alguns detalhes: Cebola e alho no sofá, a mesa cheia de alface, tomate, jiló, berinjela, batata. E no seu quarto a seção de carnes: pendurado nos cabides há algumas lingüiças e pedaços de carne, frangos, vivos em cima da sua cama e outros espalhados no cobertor e travesseiro. E aquele cheiro. Como vocês reagiriam? No mínimo, ficariam um tanto irritados, não é mesmo? Porque será? Porque, é claro, a sua casa não foi feita para isso, muito menos o seu quarto. Jesus ficou realmente muito nervoso quando Ele viu que as pessoas haviam transformado o Templo, que era a Casa de Deus em um mercado. Por quê?

Onde Deus está é santo
Há muitos anos, havia um lugar chamado templo, aonde Deus vinha e recebia adoração do Seu povo. Aquele lugar não era como os outros. Não era um prédio comum. Era a casa de Deus. Ali as pessoas iam adorar e fazer sacrifícios a Deus. Aquele lugar não era especial por suas riquezas, nem por causa do tamanho ou por causa das pessoas que iriam ali. Aquele lugar era diferente por causa da presença de Deus, porque onde Deus está é santo. Mas e hoje onde Deus mora? Será que ele está no prédio da Igreja, ou na casa do líder da célula, ou do pastor? Não. Se vocês receberam Jesus nos seus corações, Ele está agora dentro de vocês. Jesus ficou muito nervoso com aqueles negociantes, porque eles consideraram o lugar Onde Deus morava como um lugar qualquer. Da mesma forma, vocês não são uma pessoa qualquer, porque carregam dentro de si uma grande riqueza, que é a pessoa de Deus.

Vocês são a casa de Deus, vocês são santos.
A palavra de Deus diz: Não sabeis que sois casa de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Hoje, Deus mora dentro do coração de toda pessoa que já se arrependeu e recebeu Jesus na sua vida. A palavra santo quer dizer “separado”, livre de toda contaminação do pecado. Imagine uma situação: se a escova de dentes caísse dentro do vaso sanitário(sujo), vocês pegariam e usariam como se nada tivesse acontecido? Bem, eu imagino que não. O diabo sabe que nós somos a casa de Deus, por isso ele tenta nos sujar, tentando nos contaminar com coisas pecaminosas. Mas Deus diz que nós devemos Ter muito cuidado com o nosso corpo e com o que entra no nosso coração. Jesus expulsou aqueles mercadores do templo. Jesus estava mostrando para as pessoas que tudo aquilo que fazemos, falamos, pensamos ou usamos, e que não agrada a Deus, deve ser tirado da nossa vida, pois nós somos a casa de Deus. Mas será que tem jeito de sujar a casa de Deus? Tem? Mas como? Vamos ver: falar palavrão, desobedecer aos pais e os professores, bater nos colegas, roubar, mentir, Ter inveja, pensamentos sujos, ver filmes que não são apropriados, como filmes de terror, de violência, filmes e fotos de pessoas nuas e seminuas. Essas coisas não agradam a Deus, porque não vêm de Deus. Outra coisa, roupas que mostram muito o corpo, roupas sensuais, não combinam com um filho de Deus. A roupa foi criada por Deus para cobrir o corpo e não para mostrá-lo. A Bíblia diz que o “sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado”. Se houver pecados que têm sujado os seus corações, vocês precisam se arrepender e confessar. Se vocês fizerem isso, então vocês serão limpos!

Hora de conversar
Onde é a casa de Deus?
Quais são as maneiras que podemos sujar a casa de Deus?
O que é preciso fazer para limpar novamente a casa de Deus?
O que acontece quando confessamos os nossos pecados?
Como podemos manter a casa de Deus sempre limpa?

Hora de brincar (Operação faxina)
Forme duas equipes em formato de círculo, elas serão a casa de Deus. Coloque dentro do círculo as palavras que representam o pecado, que sujam a casa de Deus. Faça uma caixa com as perguntas da lição, escolha uma criança de cada vez que, faça a pergunta se a resposta for correta retira-se um pecado do círculo, se errar passa a vez. A brincadeira só termina quando a casa estiver toda limpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário