Andressa

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lição 10 - Paralítico nunca mais

Texto bíblico: João 5.1-9

Versículo: Ninguém tem maior amor do que este: de dar a própria vida em favor dos seus amigos. (Jo 15.13)

Alvo: Mostrar que só Jesus pode mudar a condição do homem pecador.

Quebra–Gelo: Coloque quatro crianças com as mãos para trás contendo uma balinha. As mesmas deverão descascar e chupar as balinhas sem tirar as mãos de trás. (Dica para o líder: uma criança pode ajudar a outra, mas dica não pode ser repassada para as crianças, pois alvo é que elas tenham a iniciativa de ajudar um ao outro e resolver o problema.)

Moral: Muitas pessoas não são ajudadas porque não tem ninguém que se disponha a ajudá-las.


Contando Histórias


O paralítico não tinha futuro, assim como o homem sem Deus.

Vocês já passaram pela rua e viram alguém doente pedindo esmolas? Geralmente eles ficam em lugares bem movimentados. É vocês já observaram como as pessoas reagem? Algumas colaboram e outras nem olham, outras até criticam. Mas nada disso vai mudar a condição dessa pessoa.

Esse paralítico do Livro de João também tinha uma história triste. Porque havia já trinta e oito anos que ele estava doente junto a um do poço chamado Betesda. As pessoas passavam por ele dia após dia, ano após ano, e ninguém tinha vontade de ajudar. Ele não tinha amigos, ninguém ligava para ele. Mas depois de todos estes anos no meio de tantos doentes alguém parou e fez uma pergunta: Quer ser curado? Alguém se ofereceu para ser seu amigo. E o paralítico disse: Não tenho ninguém que pode me ajudar-me! Ora o que ele estava dizendo, que não tinha amigos, não é?

Mas Jesus não ofereceu ajuda e sim solução para os seus problemas. Você quer ser curado? Foi o que Jesus perguntou. A história desse paralítico é muito parecida com a história do homem sem Deus. Pois a pessoa que não tem Jesus na sua vida está condenada a viver sem Deus para sempre. Isso é muito triste!

Jesus é o amigo certo, só Ele pode dar vida.

O paralítico não podia ir até Jesus, mas foi Jesus que Foi até ele. Ele estava esperando que Jesus o carregasse até o tanque. Mas Jesus disse com muita firmeza: Levante-se, pegue a sua cama e ande!

E de repente no meio daquela multidão de doentes, aquele paralítico levantou e começou a andar. Imaginem a alegria dele! Depois de todos estes anos ele só precisava encontrar a pessoa certa. Sua vida mudou muito, pois encontrou um amigo certo e verdadeiro!!!

Jesus é nosso amigo.

Vocês precisam encontrar o amigo Jesus! Você tem um amigo especial? Aquele amigo que você conta todos os seus segredos empresta seus brinquedos, então nem seu melhor amigo ou amiga pode ajudá-lo como o amigo Jesus. Seu amigo ou amiga, quando você fica doente, cura você? Ou seus pais ficam desempregados Arruma um emprego para os seus pais? Não!

Pois é só Jesus pode ajudar em todas as situações.

A doença do pecado.

Vocês sabiam que antes de conhecer o amigo Jesus, todos sofrem de uma doença grave? É o pecado. E do mesmo jeito que aquele paralítico, se Jesus não fizer um milagre, todos vão ficar doente para sempre. Mas Jesus nos ama tanto que hoje Ele faz a mesma pergunta: Você que ser salvo?

Jesus tira a tristeza e traz alegria, tira a doença e trás a cura, tira a morte e trás a vida!!!


Hora de Conversar

Há quanto tempo o paralítico estava doente?

Por que ele não conseguia chegar ao poço de água?

O que Jesus disse para o paralítico?

Como chama a doença que separa o homem de Deus?

Vocês gostariam de Ter um amigo como Jesus?

Vocês sabem como podem Ter Jesus como amigo?


Hora de Brincar

Faça duas equipes com duas cores, escolha duas crianças para começar. Eles devem ficar do lado oposto das outras crianças que ficarão agachadas. Tire par ou impar para começar. A criança que ganhou pergunta para uma criança agachada: O que você precisa? E ela responde: um amigo. E o 1º pergunta de que cor, a cor que ela escolher é levada para o outro lado e poderá ajudar na hora de carregar as crianças restantes. As crianças agachadas devem ser carregadas uma de cada lado do seu braço. Leve uma criança de cada vez. Ganha quem tiver mais crianças. Mas lembre-se se a criança não escolher a cor respectiva, continue perguntando até escolherem a cor da vez. Moral: Jesus é um amigo certo, que fará de você um verdadeiro vencedor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário