Andressa

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lição 9 - Sede do Coração

Texto bíblico: Jo 4.5-15

Versículo: Quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. ( Jo 4.14)

Alvo: Mostrar que Jesus é a água viva e que Deus aceita toda aquele que tem sede dEle.

Quebra – gelo: Vista uma pessoa com roupa de palhaço e faça algumas brincadeiras com as crianças. Depois, o palhaço diz que está com sede e pede batatas fritas. O líder deve perguntar para as crianças se batata frita mata sede. Pergunte em seguida: O que mata a sede? Água!

Moral: Tem um tipo de sede que só Jesus pode saciar. É a sede do coração.

Obs: O palhaço deverá aparecer no final da reunião para fazer o encerramento (veja na conclusão

Contando História

Leia o texto bíblico e explique com suas palavras.

O homem rejeita porque olha a aparência.

Vamos conhecer que tipo de mulher era aquela que Jesus encontrou?

Ela era sozinha – Ela não tinha amigos. Ela foi sozinha tirar água no poço. É muito ruim não Ter amigos, não ter com quem conversar, nem brincar, não é?

Ela era infeliz – Ela já tinha se casado cinco vezes e continuava infeliz. Jesus percebeu isso. Ele sabia que era uma mulher triste e que nenhum dos seus casamentos tinha sido bem- sucedido.

Ela era rejeitada – Certamente as pessoas evitavam encontrar com ela, pois uma mulher que teve cinco maridos era muito mal vista. Ser rejeitado, por qualquer motivo que seja, é algo mito difícil.

Jesus conversou com aquela mulher. Isso mostra que ele é diferente das outras pessoas. Jesus conhece o coração das pessoas, por isso Ele não olha a aparência. As pessoas costumam dar muito valor á aparência dos outros. Por exemplo, pessoas que têm dinheiro, que têm um carrão, que são famílias importantes. E normalmente rejeitam aqueles que são pobres, não têm muito dinheiro, não são de famílias importantes etc.

Isso acontece porque eles davam valor ao que a pessoa tem e não tem e não a própria pessoa. Jesus não é assim. Ele dá valor na pessoa. Por isso, Ele conversou com aquela mulher e se tornou seu amigo. Jesus aceita as pessoas que o mundo rejeita, porque ele olha o coração.

Jesus aceita o que o homem rejeita porque Ele olha o coração.

Jesus estava com sede, mas foi ele quem ofereceu água para a mulher. Jesus estava falando de uma água diferente, que ela não conhecia. Era a água da vida! Ela mata a sede do coração. A sede do coração é a sede de Deus! Toda pessoa tem sede de Deus, mas elas preferem tentar matar essa sede com outras coisas; com dinheiro por exemplo. Aquela mulher também já tinha tentado matar a sede do coração casando cinco vezes. Mas não adiantou, ela continuava com sede. Jesus disse a ela que Ele podia lhe dar o que ela precisava que era água da vida.

O que significa “água da vida”?

Jesus disse que Ele era a água da vida. A água da vida é a SALVAÇÃO que vem de Deus. Por isso Jesus disse que esse era um presente (Dom) que duraria a vida eterna, isto é para sempre! Ela precisava de salvação e a encontrou em Jesus, pois a salvação só vem através de Jesus. Você tem certeza da sua salvação?

Como uma pessoa pode ser salva?

O segredo é PEDIR! Como aquela mulher pediu a salvação (água da vida), vocês também podem pedir e receber a salvação agora!

Vou contar uma história para vocês: Certa vez um homem procurou o médico para resolver um problema sério. Ele sentia uma enorme tristeza no coração. Todos os dias ao acordar pela manhã, ele já sentia a tristeza invadir seu coração. Ele pediu ao médico um remédio para resolver seu problema. O médico disse para ele sair e se divertir e aconselhou que ele fosse ver um grande palhaço que estava na cidade, com certeza rir um pouco seria muito bom para ele. O homem olhou nos olhos do médico e disse; doutor, esse palhaço sou eu!

Conclusão

O que essa história nos mostra? Que não importa a aparência e sim o coração da pessoa. Olha aqui o nosso amigo palhaço ( o palhaço entra com o rosto triste e começa a tirar sua fantasia e maquiagem. O líder deve mostrar que a alegria dele é só aparência, pois seu coração está vazio e triste , se ele não tiver Jesus).

Hora de conversar

Vocês já se sentiram assim: sozinhos, infelizes ou rejeitados? Porque vocês acham que foram rejeitados?

Vocês crêem que Jesus ama vocês assim como vocês são?

O que vocês devem fazer para receber a água da vida?

(Ore com as crianças pela salvação e pela alegria de viver de Jesus! Cante um cântico de alegria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário