Andressa

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lição 16 - O NOSSO REI CHEGOU

Texto básico: Marcos 11. 1-11

Versículo: “ Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!” Marcos 11.9

Quebra-gelo: Peça para uma pessoa ir vestida de Jesus na célula, antes da pessoa entrar diga para as crianças que elas terão um convidado especial, e que por isso elas deverão recebê-lo bem. Combine com as crianças palavras de boas vindas que poderão ser feitas em grupo. Depois permita que cada uma delas expresse como receberia Jesus.

Moral: Explique para as crianças que elas devem receber Jesus bem todos os dias, não fazendo coisas erradas que venha entristecê-lo pois ele habita em nós e estará conosco todos os dias até a consumação do séculos.

Introdução: Vocês sabem o que um rei faz? Ele governa um reino e da ordens aos seus súditos.

Vive em meio ao luxo e a pompa e Jamais iria aceitar deixar o palácio e o trono para morar em um lugar simples e pobre. Mas Jesus fez isso! Ele deixou o Céu e o seu trono para, com humildade, vir ao mundo, nascer numa estrebaria, sofrer acusações injustas e morrer na cruz, sendo Santo. Tudo para nos salvar! E enquanto esteve entre nós fez maravilhas e também ensinou as pessoas como chegar ao Céu. Certamente Ele foi um Rei muito diferente, não é mesmo?! Ele é o Rei dos reis.

Contando a História

Jesus andava por toda a parte fazendo o bem. A Bíblia nos diz em Atos 10. 38 que” Ele foi ungido com o Espirito Santo e com poder. Por onde passava fazia o bem e curava a todos os oprimidos do diabo, porque Deus estava com Ele”. Jesus já estava sendo conhecido pelas maravilhas que fazia e pela bondade com que tratava as pessoas. Ele não se importava com o que a pessoa era, possuía ou fazia, mas a todos demonstrava amor. Na época da páscoa os judeus viajam de todas as partes do País para passarem a semana das festividades em Jerusalém. Desta vez não foi diferente, a cidade estava lotada. As ruas estreitas parecia não comportar tanta gente! Mas a cada instante novos grupos iam chegando. Nos diversos grupos só se comentava a última maravilha operada por Jesus.

Mas o que Jesus teria feito para causar tanto comentários?

Jesus tinha trazido seu amigo Lázaro novamente a vida. Ele já havia morrido a quatro dias e Jesus o ressuscitou! Agora, o povo estava ansioso, aguardando o grande momento da chegada do Rei prometido.

Quando eles estavam perto de Jerusalém num lugar chamado Beftagé, no Monte das Oliveiras, Jesus falou a dois dos seus discípulos:-“ vão até aquela vila logo ali, e assim que entrarem vocês verão um jumentinho? Amarrado que nunca foi montado. Desamarem-no e tragam-no aqui. E se alguém lhes perguntar o que estão fazendo, digam apenas: O nosso Mestre precisa dele e devolverá daqui a pouco”.

Mas para que Jesus precisaria de um Jumentinho?

Os discípulos fizeram o que o Mestre mandou. Quando os donos souberam que o jumentinho era para Jesus, o deixaram levar. Logo que o jumentinho chegou, os discípulos colocaram seus mantos sobre ele para que Jesus montasse, o jumentinho não ficou assustado. Desta forma estava se cumprindo a profecia profeta Zacarias, que disse que o verdadeiro Rei não chegaria galopando um cavalo de guerra, mas montado num tranqüilo jumentinho. Assim todos podiam ver que Jesus, o Rei prometido de Deus chegara em paz à sua cidade.

Os peregrinos que aguardavam Jesus e os seus discípulos estavam em Jerusalém, ao vê-los se aproximando, se alegraram e estendiam no caminho seus mantos e túnicas para que Jesus passasse por cima deles.

O povo da cidade em grande numero, cortava ramos de palmeira e se juntava a grande multidão, clamando: “ Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel!”

Vocês sabem o que significa “ Hosana”? A principio era uma oração “salva, pedidos”. Depois se transformou em uma palavra que expressa louvor e honra.

Como era grande a felicidade que eles sentiam!

Será que você ficaria feliz se visse Jesus?

Obs. Ouça atentamente os comentários e faça um esforço para retratar a cena de modo que entendam que é realmente maravilhoso estar diante do Filho de Deus!

Aplicação: Mesmo não estando presente fisicamente, Jesus pode estar no coração. Sua presença nos faz sentir uma alegria tão grande quanto sentiram os israelitas que o viram chegar montado um jumentinho. Que lição Jesus da a todas aquelas pessoas e também a nós hoje! o Rei dos reis não quis chegar na cidade em uma bela carruagem e nem montado num cavalo puro sangue, pelo contrário, Ele entrou humildemente em sua cidade. Não se importou com o que os poderosos iriam dizer ou pensar, mas viveu aquele momento com grande alegria, recebendo daqueles que o amavam o carinho e louvores. Da mesma forma, hoje, Ele se agrada dos seus louvores também. Então vamos louvar ao Senhor, ao nosso Rei.

Hora de conversar

Porque Jesus estava ficando conhecido entre o povo?

Qual foi a maravilha que Jesus havia operado, que deixou pessoas curiosas em conhece-lo?

Você pode testemunhar uma maravilha que Jesus operou em sua vida?

Qual foi a cidade em que Jesus foi recebido?

Qual foi o meio de Transporte que Jesus usou?

O que as pessoas fizeram quando Jesus entrou na cidade?

O que significa a palavra Hosana?

Hora de brincar: Coloque as crianças sentadas no chão em um circulo. Coloque dentro de uma caixinha papéis com as perguntas referentes a lição e outros papéis em branco. Ao som de uma música ou palmas, a caixinha vai circulando nas mãos das crianças, quando parar o som, a criança que está com a caixinha na mão abre e com os olhos fechados, tira um papel. Caso seja em branco passa a vez. Se tiver uma pergunta, ela deve tentar respondê-la corretamente. Se acertar, ganha um pirulito ou o que o líder achar melhor. Continue a atividade até acabar as perguntas.

Obs.: o líder pode elaborar outras perguntas e também colocar perguntas repetidas. Pois alvo é que firmem o ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário