Andressa

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lição 17 - JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO

Texto básico: João 6

Versículo: E pegando ele os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos aos céus e os abençoou. João30.11|

Alvo: saber que Jesus é misericordioso e está sempre pronto a operar milagres. Devemos orar agradecendo o Deus pelo nosso alimento e compartilhar o que temos.

Quebra Gelo: pegue um bombom, pirulito ou bala. forme um circulo com as crianças e dê o doce a uma criança pergunte a ela o que deseja fazer com o doce. Passe o doce para a próxima criança. O doce deverá passar por todas e todas deverão responder a mesma pergunta. Preste atenção nas respostas e analise se existe nelas o desejo de compartilhar.

Moral: Mostrar para a criança que não importa se temos apenas um doce devemos sempre ter o desejo de compartilhar. No final de o doce a todas as crianças.

Introdução: É muito bom comermos coisas gostosas! Não é mesmo? Principalmente quando estamos com aquela fome. Você lembra aquele dia que sua mãe preparou para você aquele lanche gostoso. De repente chegou os seus amiguinhos bem na hora, e você comeu tudo rapidinho para não dar a eles. Pois é hoje nós iremos conhecer uma história parecida com a sua, então preste bastante atenção para saber o final da história.

Contando a história

Os apóstolos haviam retornado de uma missão especial e se ajuntaram com Jesus para contar-lhe tudo o que haviam feito e ensinado. Jesus então os convida para descansar, pois onde estavam haviam muitas pessoas e eles não tinham tempo nem para comer. Entraram num barco, e foram para um lugar deserto, bem afastado.

Será que as multidões ficaram para trás?

Não foi bem assim muitos porém, os viram partir, e os reconheceram; e sabendo disso, saíram de suas cidades e correram para lá, a pé, e chegaram antes deles.

Quando Jesus desembarcou a multidão já estava lá, Jesus tomado de compaixão, curou os que estavam doentes e lhes ensinou muitas coisas boas.

Acho que eles estão com um grande problema o que será?

Já estava escurecendo quando os discípulos aproximaram-se dele dizendo: O lugar é deserto e a hora já é avançada; despede as multidões, para que indo às aldeias, comprem o que comer.

Jesus lhes disse: não precisam retirar dai-lhes vós de comer.

Será que os discípulos não tinham como alimentar a multidão ou queriam comer o que tinham sozinhos? Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. Jesus disse a eles: Trazei-os a mim. Jesus então mandou a multidão sentar-se na grama, pegou os pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e os abençoou.

O que será que vai acontecer agora?

Depois de partir os pães, deu-os aos discípulos, e estes às multidões.

Que incrível um grande milagre aconteceu! Jesus multiplicou os cinco pães e os dois peixes, cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças puderam comer e saciarem sua fome e ainda sobraram doze cestos cheios.

Aplicação

Jesus estava cansado e com fome, quando viu a multidão teve compaixão e abriu mão do seu tempo de descanso para ajudar as pessoas. Jesus quer que você e eu também estejamos dispostos a ajudar as pessoas. A Bíblia não diz se os discípulos estavam querendo dispensar a multidão para comer os pães e os peixes sozinhos, mas nos ensina a compartilhar o que temos com os que não tem nada. Devemos sempre orar e agradecer a Deus pelo nosso alimento, pedindo a Ele para nos abençoar e nunca deixar faltar a comida em nossa mesa.

Hora de compartilhar

Ø Porque Jesus e os discípulos foram para um lugar deserto?

Ø O que fez a multidão quando viu eles partindo?

Ø O que aconteceu quando eles desembarcaram?

Ø Qual era a dificuldade apresentada pelos discípulos?

Ø O que Jesus fez com os pães e os peixes?

Ø Quantas pessoas comeram?

Ø O que devemos fazer em relação as pessoas quando elas não tiverem o que comer?

Ø O que devemos fazer antes de comer o nosso alimento?

Hora de brincar

Escreva em tiras papel diversas situações tiradas do texto como: entrar no barco, curar, etc.

Depois coloque todas as tiras em um saquinho. Faça um circulo com as crianças e peça para tirarem um papel do saco e ler o que está escrito em voz baixa, ela terá que fazer a mímica para os outros descobrirem. Todas as crianças deverão participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário