Andressa

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

LIÇÃO 21- JESUS E O JOVEM RICO

Texto Bíblico: Lucas 18-18

Versículo: Lucas 12.34 “Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará o vosso coração”.

Alvo: Ensinar as crianças que Jesus deve ser o primeiro em nossas vidas. E que devemos orar para que os ricos se convertam a Jesus.

Quebra-gelo: Pergunte para as crianças o que elas mais gostam de fazer e se isso as impedem de ir à célula ou a igreja, deixe que todas respondam.

Moral: Explique a elas que Jesus deixou toda a sua Glória para vir ao mundo e ter encontro um com a humanidade, e que ela deve deixar tudo para seguir Jesus. Nada pode nos impedir de seguir a Jesus.

Introdução: Como podemos ver no quebra- gelo que Jesus deseja ser o primeiro em nossas vidas, nada, porém deve dividir lugar no nosso coração com Ele. Hoje iremos conhecer a história de um Jovem rico que teve um encontro com Jesus e aprenderemos qual foi a sua atitude diante do que Jesus lhe pediu.

Contando a história

Certa vez chegou um príncipe diante de Jesus dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Porque me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos? E disse o Jovem: todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. Quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: ainda lhe falta uma coisa: vende tudo o que tens, reparte-o com os pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me. Mas ouvindo ele isso, ficou muito triste, porque era muito rico.

E, vendo Jesus que ele ficará muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que têm riquezas!

Será que o jovem era mau?

O jovem conhecia os mandamentos de Deus desde a sua mocidade e parecia uma boa pessoa, mas quando Jesus testa o seu coração, mando-lhe vender tudo o que tinha dar aos pobres e depois segui-lo, ele revela o que realmente estava no seu coração, o amor ao dinheiro. Por isso o motivo de sua tristeza. Ele não quis abrir mão da sua mordomia, nem repartir o que tinha, preferiu deixar que o mestre partisse para ficar com a sua riqueza.

E o seu coração onde está?

Como podemos ver o coração do jovem estava no dinheiro. Às vezes você pode pensar, mas eu nem sou rico! O que estava no coração do jovem era a riqueza, mas no seu coração talvez seja algo que você não abra mão para seguir a Jesus como: um passeio, a televisão, a preguiça, a mentira, o egoísmo, o futebol, o game, ou até mesmo o dinheiro. Cite outros exemplos. Talvez você abra mão de ir à igreja ou até mesmo a célula para fazer uma destas coisas. Devemos deixar tudo para seguir a Jesus.

E os ricos entrarão no reino de Deus?

Neste texto Jesus nos ensina que é difícil um rico entrar no Reino de Deus. Naquela época predominava entre os Judeus a idéia de que as riquezas era um favor especial de Deus, e que a pobreza era um sinal de falta de fé e do desagrado de Deus. Os fariseus, por exemplo, adotavam essa crença e escarneciam de Jesus porque ele era pobre. As riquezas são um obstáculo, tanto à salvação como ao discipulado porque geralmente Transmitem um falso senso de segurança, enganam e exigem total lealdade de coração. Quase sempre os ricos na luta para acumular riquezas, sufocam sua vida espiritual. Geralmente os ricos vivem como não precisassem de Deus. Porém Deus quer que todos sejam salvos e Jesus disse que aquilo que para o homem é difícil, para Deus tudo é possível. Devemos orar para que os ricos abram os seus corações creiam e sigam a Jesus.

Aplicação: Hoje aprendemos que não devemos ser como aquele jovem rico que não seguiu a Jesus devemos sim deixar tudo para seguir o Mestre e tê-lo como primeiro em nossos corações. Sabendo assim que teremos uma recompensa maior neste mundo e na Vida Eterna.

Devemos também orar pelos ricos, para que eles se convertam a Jesus, pois Deus quer que todos sejam salvos. Levante nesta semana o desafio para que todos orem para que os ricos se convertam.

Hora de conversar

Ø O que o jovem rico queria?

Ø Ele conhecia os mandamentos?

Ø O que Jesus o mandouele fazer?

Ø Porque ele ficou triste?

Ø O que devemos fazer em relação aos ricos?

Ø Você está disposto a deixar tudo para seguir a Jesus?

Hora de brincar

Forme duplas com as crianças de preferência com o mesmo sexo. Peça para elas compartilharem umas com as outras onde está o seu coração. Em seguida elas deverão orar uma pelas outras. Exija delas sinceridade e disciplina neste momento.

3 comentários:

  1. Muito edificante essa lição Bíblica e o blog tmbém!
    Lucineia

    ResponderExcluir
  2. Deus falou até comigo! Muito lindo as coisas de Deus, hoje vou levar uma palavra e vou usar esse tema no culto das crianças.

    ResponderExcluir
  3. Deus falou até comigo! Muito lindo as coisas de Deus, hoje vou levar uma palavra e vou usar esse tema no culto das crianças.

    ResponderExcluir