Andressa

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lição 22 Jesus e a história dos três empregados

Texto Bíblico: Mateus 25:14-30

Versículo: “Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel sobre o muito te colocarei.

Entra no gozo do teu senhor”. Mateus 25:23

Alvo: Ensinar a criança que Deus nos entrega talentos e deseja que venhamos multiplica-los, e não escondê-los.

Quebra-gelo: Desenvolva um quebra-gelo relacionado com a história e passe para as crianças.

Introdução: Você sabia que Jesus gostava de contar muitas histórias? As suas histórias são chamadas de parábolas. E o que vamos contar agora é uma história de Jesus sobre três servos, três empregados e o seu senhor, chamada de “A Parábola dos Talentos”.
Prestem muita atenção. Vou contar-lhes a história...

Contando a história

(Narrar com suas próprias palavras toda a Parábola, antes de fazer a leitura na Bíblia).

Os empregados que foram premiados

O Senhor nesta história representa Deus e os servos podem representar cada um de nós. Nós recebemos talentos, dons de Deus em nossas vidas e devemos aproveitá-los. Podemos considerar como um talento a educação que os nossos pais nos dão, os ensinamentos dos nossos professores na Escola, as orientações dos nossos líderes na Célula e na Igreja. A nossa responsabilidade é aproveitar tudo isso, colocando em prática em nossas vidas!
Interessante a gente observar que o Senhor da história chamou os seus servos de homens fiéis. Deus se agrada daqueles que lhe são fiéis! Ora, como podemos demonstrar a nossa fidelidade a Deus? De várias maneiras, mas destacamos aqui a nossa fidelidade a Deus em viver os Seus ensinamentos e fazer a Sua vontade em nossas vidas. E a principal vontade de Deus para todos nós é que creiamos em Jesus Cristo como nosso Salvador e que anunciemos Jesus a todas as pessoas. Deus deseja que todos nós sejamos salvos (João 3:16)! Você já demonstrou a sua fidelidade a Deus, aceitando a Jesus como seu Senhor e Salvador? Agora não deixe de falar de Jesus a ninguém.

O empregado que foi reprovado
Creio que ninguém deseja ser um servo reprovado por Deus. Mas aquele servo da parábola foi reprovado por Deus por não ter multiplicado o seu talento. Ele recebeu apenas um talento, mas não soube aproveitar e não reproduziu, não multiplicou esse seu talento, não colocou em prática esse talento e acabou perdendo tudo e ainda foi repreendido por Deus.
Esse servo foi reprovado por Deus porque não conhecia verdadeiramente a Deus e acabou julgando Deus como sendo um homem duro, injusto e que não perdoa quem viesse a errar (V.24). Ele teve medo de Deus e acabou enterrando o seu talento (V.25).
Deus é amor e não devemos ter medo dEle, mas sim respeito! E uma das formas que podemos demonstrar respeito a Deus é fazer sempre o bem a todos, é conversar com Deus diariamente, é aprender mais de Deus e é também crer e receber Seu Filho Jesus como nosso Senhor e Salvador. Você já recebeu Jesus como seu Salvador?

Aplicação: Podemos dizer que por meio dessa história da Bíblia aprendemos muitas coisas novas, principalmente a de que Deus é Amor, Deus nos perdoa, Deus nos dá muitos presentes e bênçãos e Deus quer que sejamos servos aprovados por Ele! Agora que você já tem Jesus como seu Salvador, não enterre o seu talento. E como servo aprovado por Deus, desenvolva mais e mais a sua fé em Jesus e trabalhe para que muitos outros venham conhecer a Deus de verdade, e ter a Jesus como Salvador. Fale sempre de Jesus aos seus amiguinhos, seus pais, seus parentes, seus vizinhos. Uma boa maneira de você fazer isso é convidando alguém para vir a célula semana que vem. Não esqueça seja fiel no pouco, para Deus te colocar sobre o muito, e você entrar no gozo do Senhor.

Hora de conversar

Ø Quantos talentos o senhor deu a cada servo?

Ø O que fizeram os servos com seus talentos?

Ø O que aconteceu quando o senhor voltou da viagem?

Ø O que aconteceu com os servos que multiplicaram o talento?

Ø O que aconteceu com o servo que não multiplicou o seu talento?

Ø O que Deus deseja que você faça com o seu talento?

Ø Como você pode Multiplicar o seu talento?

Hora de brincar: CENA VIVA- Representar ou encenar a passagem Bíblica. A melhor apresentação vence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário