Andressa

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lição 23 Jesus faz de Pedro um vencedor

Texto Bíblico: João 21: 1-17

Versículo: “Se tu me amas, apascenta os meus cordeiros” João 21:17b

Alvo: Ensinar a criança a amar a Jesus e continuar trabalhando para Ele.

Quebra-gelo: pegue 4 crianças para fazer uma encenação. A primeira criança deverá representar uma pessoa doente que está sentada no chão pedindo ajuda, e as outras 3 representarão crianças convertidas a Jesus. As duas crianças vêm conversando tranqüilamente pelo caminho quando se deparam com a pessoa pedindo ajuda, elas sem se importarem continuam andando sem prestarem nenhuma ajuda a pessoa caída.

Passando pelo mesmo local a terceira criança vê a pessoa pedindo ajuda, ela se compadece e agacha para ajudar-la, prestando-lhe os primeiros socorros e falando de Jesus para ela.

Moral: A pessoa caída representa as pessoas que não conhecem Jesus, que estão doentes por causa do pecado. As duas que passaram primeiro são pessoas que creram em Jesus, mas por algum motivo, deixaram de lado o chamado para fazer a obra de Deus. A terceira é uma pessoa que creu em Jesus e está sensível ao chamado de Deus para a sua vida. Não devemos deixar que o amor de Deus em nosso coração se esfrie ao ponto de não estarmos sensíveis e disposto a ajudar as pessoas. Se você por algum motivo deixou de lado o chamado de Deus, preste bastante atenção, pois Ele irá falar com você através desta palavra.

Introdução: Pedro foi um dos mais importantes discípulos de Cristo e ainda assim, errou várias vezes. Vamos aprender nesta lição que Pedro, apesar disso, tornou-se um vencedor. Nós, do mesmo modo que Pedro, também cometemos erros e também poderemos nos tornar vencedores, porque Jesus está pronto para nos dar uma nova oportunidade como também deu a Pedro. Prepare o seu coração para ser confrontado e corrigido por Cristo, porque depois virá à vitória sobre a sua vida.

Contando a História

(leia o texto na Bíblia e conte a história de forma resumida)


Um vencedor aceita ser confrontado

Confrontar significa por frente a frente, acarear, comparar etc. O que Jesus estava comparando junto a Pedro? Jesus estava comparando a desobediência de Pedro que, ao invés de ir pescar homens, voltou a pescar peixes. Pedro agiu assim porque pensava que Jesus o havia abandonado. Quantas vezes nós também nos sentimos sozinhos e pensamos que até Jesus nos abandonou? Mas Jesus nunca nos abandona, tanto é que vimos que Ele voltou para buscar a Pedro e os demais discípulos e, para isso, Ele preparou uma refeição para poder tê-los novamente em Sua presença. A Bíblia nos ensina que Jesus também está preparando uma grande refeição para nós no Seu Reino e Ele quer que eu, você e todos nós participemos dessa refeição. Para isso, Jesus, do mesmo modo que perguntou a Pedro, também lhe pergunta hoje: “você me ama?” Pedro, neste confronto, abriu o coração e falou a verdade para Jesus: “sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”, Abra também o seu coração, fale a verdade para Jesus, diga que você quer recebê-Lo como seu Senhor e Salvador e que você também O ama.

Um vencedor aceita ser corrigido

Hoje nós já aprendemos que Pedro foi confrontado porque agiu de forma errada, desobedecendo à ordem de Cristo. Quantas vezes nós deixamos de obedecer a Jesus para fazer a nossa vontade? Deixamos de ler a Bíblia, orar, ir à célula, aos cultos, estar em comunhão com Ele; para ver desenhos animados, brincar na rua, falar palavrão e até brigar. Quando o Senhor estava confrontando Pedro Ele mandou que Pedro voltasse a fazer o que já tinha lhe ordenado: “apascenta as minhas ovelhas”. Pedro, então, logo reconheceu o erro e passou a obedecer a Jesus, deixou de fazer o que queria (pescar), para fazer o que Jesus mandou (apascentar as ovelhas). Jesus, hoje, já lhe confrontou. Agora é a hora de você, assim como Pedro, aceitar a correção de Cristo. Deixe de fazer o que você quer (viver no mundo), para ir fazer o que Jesus lhe manda pescar almas para Ele. Você que não aceitou Jesus ainda, sabia que para aceitar a correção Jesus precisou perguntar a Pedro três vezes se ele o amava. Para aceitar a Cristo, quantas vezes você precisará vir a esta célula? Corrija sua vida agora, aceite a Jesus como seu Senhor e Salvador.

Aplicação: Hoje, vimos que Pedro, apesar de ter errado, teve uma nova oportunidade de se tornar um vencedor, isto porque Jesus está sempre pronto a nos dar uma nova chance. Talvez você esteja como Pedro desanimado, triste por não conseguir trazer ninguém para a Célula, achando que Jesus te abandonou. Agora Jesus está lhe dando a mesma oportunidade que deu a Pedro de ser um vencedor, não a deixe passar. Declare para Jesus: “sim, Senhor, tu sabes que eu te amo” e continue pescando almas para Jesus, pois Ele conta com você.

Por fim ore com as crianças renovando o chamado para fazer a obra de Deus.

Hora de conversar

Ø Que Jesus estava comparando junto a Pedro?

Ø Porque Pedro desobedeceu a Jesus?

Ø Jesus havia abandonado Pedro?

Ø O que Jesus perguntou a Pedro?

Ø Você já se sentiu abandonado?

Ø O que Jesus mandou Pedro fazer?

Ø Você ama Jesus?

Ø O que Jesus lhe pede para fazer?

Hora de brincar

Discuta com as crianças como compartilhar o evangelho com outros. Pergunte o que elas diriam a alguém sobre o pecado, o amor de Deus, quem Jesus é e que Ele fez o que alguém precisa fazer para ser salvo. Se o tempo permitir, duas crianças podem representar uma situação de evangelismo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário