Andressa

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lição 27 Jesus nos ensina a não julgar o próximo

Texto Bíblico: Mateus 7:1-6

Versículo: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o juízo que julgardes sereis julgados”. Mateus 7:1-2 parte a

Alvo: Ensinar a criança que ela não deve julgar as pessoas e sim orar por elas.

Quebra- gelo: Fazer lista de virtudes uns dos outros.

Moral: Fale para as crianças sobre a importância de olharmos as virtudes do nosso irmão, ao invés de falarmos dos seus defeitos.

Introdução: Nos tempos de Jesus havia um grupo de pessoas chamadas fariseus. Eles eram pessoas religiosas diziam crer em Deus, mas não acreditavam que Jesus fosse o filho de Deus. Os fariseus perseguiam Jesus, eles se sentiam melhor do que as pessoas e por isso tinham o hábito de julgá-las. Jesus não queria que os seus discípulos fossem como aqueles fariseus, por isso ensinou-lhes algo muito precioso sobre julgar as pessoas. Quantos querem saber o que Jesus ensinou? Então faça silêncio e preste atenção.

Contando a História

(Leia o texto na Bíblia e explique com suas próprias palavras)

Não devemos Julgar as pessoas

Jesus juntamente com os seus discípulos e a multidão estavam reunidos em um monte. Jesus era um homem muito sábio e as pessoas gostavam de ouvir os seus ensinamentos. E vocês gostam de ouvir a palavra de Deus? Nesse dia Jesus olhou para todos e disse: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o juízo que julgardes, sereis julgados...” Aqui Jesus está ensinando algo muito importante. Ele diz que não devemos julgar as pessoas, vocês lembram-se dos fariseus? Aqueles religiosos que gostavam de Julgar os outros. Muitas vezes nós nos comportamos iguaizinhos a eles, sabe como? Quando olhamos para os nossos amiguinhos e ficamos apontando os defeitos deles ou falando mal deles para os outros. Jesus disse que da mesma maneira que você julgar os outros, você será julgado também. Imagine uma situação onde você é pego fazendo algo de errado, e a pessoa que viu falou para todo mundo. Como você se sentiria? Creio que muito triste e envergonhado. Muitas vezes falamos mal das pessoas e as julgamos, mas quando nos colocamos no lugar dela sentimos como é ruim ser julgados.

Não reparar as pessoas

Neste mesmo texto vemos Jesus dizendo: “Porque você vê o cisco no olho do seu irmão e não repara a trave (viga de madeira) que está no seu olho”. Isso me faz lembrar uma mulher que todos os dias olhava da janela de sua casa, a sua vizinha estender a roupa no varal. Então começava a dizer: onde já se viu, que mulher porca! Não lava as roupas direito, e ainda tem a coragem de estender no varal essas roupas encardidas! Até que um dia o seu marido disse a ela: Mulher porque ao invés de você ficar falando mal da vizinha, você não vai lavar os vidros da janela! Pois não é a roupa da vizinha que está encardida, e sim os vidros por onde você está olhando que estão sujos! É exatamente isso que acontece conosco, apontamos os erros dos outros, mas não enxergamos os nossos. Jesus nos ensina que devemos examinar a nós mesmos ao invés de julgarmos o nosso próximo. Geralmente aquilo que menos gostamos nos outros é o que mais aparece na gente. Aquilo que você quer que as pessoas mudem é o que você precisa mudar. Achamos defeitos nas pessoas e para os nossos defeitos arrumamos desculpas. Portanto quando você estiver pronto para julgar alguém olhe para você primeiro e veja se você não está cometendo os mesmos erros que ela. Os fariseus tinham o costume de julgar as pessoas e não olhar para os seus erros. Quando Jesus disse que não devemos julgar, não é porque ele concorda com aquilo que está errado, pelo contrário! Jesus não suporta o pecado. Ele deseja que oremos pela pessoa ao invés de julgá-la e deixar que Deus julgue a cada um de acordo com as suas obras, pois Deus é o Justo Juiz.

Aplicação: Não seja como aqueles fariseus, se você até hoje tinha o costume de falar mal dos outros ou julgar as pessoas, é hora de se arrepender e pedir perdão a Jesus. Procure olhar para você e enxergar seus erros. Peça a Deus forças para mudar. E se você ver algo de errado no comportamento do seu irmão ore para que Jesus venha mudá-lo também. Agindo assim você estará agradando o coração de Deus

Hora de conversar

Quem eram fariseus? A quem Jesus estava ensinando sobre julgar o próximo? Quem são os discípulos hoje? O que Jesus disse acerca de julgar as pessoas? O que Jesus disse sobre o cisco no olho do irmão? O que você aprendeu hoje?

Hora de brincar: Formar duas equipes e dispô-las em filas, sendo que os primeiros participantes de cada equipe fique de frente um para o outro. No meio dos dois primeiros da fila colocar uma mesinha com um sino. O professor fará uma pergunta referente a lição e o que tocar primeiro o sino responderá a pergunta. Se acertar, ganhará um ponto para a equipe, se errar, perderá um ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário