Andressa

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lição 26 - Jesus nos ensina o maior de todos os mandamentos

Texto Bíblico: Marcos 12:28-34

Versículo: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o entendimento, e de todas as tuas forças. Marcos 12:30

Alvo: Ensinar para as crianças que elas devem amar a Deus acima de todas as coisas.

Quebra Gelo: Anote o nome das crianças em pequenos papéis, dobre e distribua a elas, cada uma deverá pegar um nome, que não seja o seu. Tenha recorte de pequenos corações em folha de cartolina. Distribua para as crianças os corações e peça para elas escreverem palavras que expresse o seu amor em Jesus pelo amiguinho. Depois ela deverá entregar para a pessoa que tirou dando-lhe um abraço. O líder deverá Ajudar as crianças que não souberem escrever.

Moral: Se não amamos o nosso irmão a quem vemos como poderemos amar a Deus se não o vemos.

Introdução: O amor é algo tremendo. Mas o que é o amor? É um sentimento, mas também é uma ação. O dicionário diz que amar é gostar muito. E quando gostamos muito de alguém, queremos fazer tudo para estar perto e agradá-lo.
E o que tudo isso tem a ver com o maior de todos os mandamentos? Muito simples. Esse é o maior de todos os mandamentos: AMAR!
.

Contando a história

(Leia o texto Bíblico e explique com suas próprias palavras)

Certo dia, um homem aproximou-se de Jesus e lhe fez uma pergunta: Qual o maior de todos os mandamentos? E Jesus lhe respondeu: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças.” (Marcos 12:30)

Como podemos ver no texto a primeira atitude que o Senhor nos ensina é amá-lO de todo o nosso coração, com toda a força do nosso ser, reconhecendo que Ele é nosso único Senhor e Deus.


Por que esse é o primeiro dos mandamentos?

Porque Ele não disse que é não matar, ou não mentir? É simples! Porque quando amamos realmente alguém, nos esforçamos para agradar, para fazer o outro feliz. Se amamos verdadeiramente a Deus, vamos nos esforçar para cumprir todos os outros mandamentos, com alegria, porque o desejo do nosso coração é agradá-lO.
Se o amamos e queremos alegrar o Seu coração, vamos aprender a falar a verdade, a não enganar os outros, a não mexer nas coisas dos outros, a honrar os nossos pais, a sermos cuidadosos com as coisas do Senhor, a sermos responsáveis em todas as coisas, etc.
Um filho que ama seus pais, não tem dificuldade em obedecer as suas ordens, pois deseja agradá-los. Um pai que ama seu filho fará tudo o que for possível para lhe dar sempre o melhor. Um crente que ama ao Senhor não terá dificuldade para cumprir os Seus mandamentos, certo?

Vocês sabem qual é o maior desejo de quem ama?

Quando amamos, queremos estar perto. Gostamos de estar perto dos nossos pais, sentimos segurança quando eles estão ao nosso lado. Quando uma pessoa ama a outra ela quer estar sempre junto da pessoa amada. Jesus te ama e espera que você também O ame, Ele esta sempre perto de você e espera que você deseje estar sempre perto dEle. Só o que pode separar você de Jesus é o pecado. Por isso deixe de lado todo o pecado, pois o pecado desagrada a Deus. Procure separar um tempo para estar a sós com Jesus, Ele quer falar ao seu coração.
Você sabe o que fazer para estar a sós com Jesus? Separe um tempo do seu dia, deixe de assistir televisão, brincar ou fazer qualquer outra coisa. Vá para o seu quarto ou qualquer outro lugar como: no quintal, na sala um lugar onde nada lhe tire a atenção. Comece a conversar com Jesus como estivesse falando com um de seus amigos, fale a Jesus como Ele é importante para você e como você O ama, conte a Ele como foi o seu dia, o que você mais gosta de fazer, o que você precisa e etc. Deixe de falar por alguns instantes, espere um pouco e você sentirá Jesus falando ao seu coração.
Aquele que ama o Senhor gosta de estar em Sua presença, busca estar em contato com Ele, através da oração, da adoração. A Sua presença é maravilhosa.
Sei que você ainda é pequeno, mas não existe idade para amar ao Senhor e mergulhar em Sua presença.
Vamos fazer isso juntos? Feche seus olhos e declare o seu amor ao Senhor e, com certeza, Ele vai encher você com a Sua presença fantástica.

Aplicação: Não esqueça o maior de todos os mandamentos é: "amar a Deus acima de todas as coisas", você não deve amar mais a um amigo, um bichinho de estimação, um brinquedo, suas roupas do que a Deus. Quando amamos alguém de verdade queremos agradar a pessoa amada, sendo sincero e fiel, fazemos tudo o que a pessoa gosta não é mesmo? Então faça tudo para agradar a Jesus, ame o Senhor de todo o teu coração, de toda a sua alma, de todo o seu pensamento. Não falta nas reuniões de célula e procure sempre estar nos cultos na igreja.

Hora de conversar

Ø O que o fariseu perguntou para Jesus?

Ø O que Jesus respondeu ao fariseu?

Ø Porque o primeiro mandamento é amar a Deus?

Ø Como podemos demonstrar o nosso amor para Jesus?

Ø Qual é o maior de todos os mandamentos?

Hora de brincar: Divida a célula em dois times e coloque um de frente para o outro. O líder falará o versículo algumas vezes até que as crianças decorem. Depois de decorado o versículo o líder dirá somente a referência e uma das crianças do grupo deverá recitar corretamente o versículo, se a resposta estiver errada a criança sai e um membro do outro time terá a chance de responder. Repita a brincadeira por várias vezes até que fique uma única criança. O time ao qual a criança pertencer será o vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário