Andressa

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lição 29 Jesus e você unidos para sempre!

Texto Bíblico: João 14.15- 19; 25-26

Versículo: O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu disse a vocês. (Jo 14.26)

Alvo: Mostrar que, quando o Espírito Santo entre em nós, Deus está vindo para dentro do nosso ser e essa união é para sempre.

Quebra- gelo: Utilizando massinha de modelar, faça dois bonecos, um para representar as crianças e o outro para representara pessoa do espírito santo. Coloque os bonecos um de frente para o outro e explique o que eles representam. Comece então a pressioná-los um ao outro: cabeça com cabeça, pés com pés, até que cada parte do corpo do boneco e do espírito se misture completamente, formando uma só peça. Mostre o processo da vida de Deus entrando em nós através do espírito santo. Mostre os bonecos para as crianças e diga: assim como eles se tornaram um, também acontece com a gente, quando recebemos a Jesus nos nossos corações. A gente se torna um só com Deus.

Contando a História

(leia o texto na Bíblia e explique com as suas próprias palavras)

O Espírito Santo veio de Deus.

Antes de Jesus morrer e ressuscitar, Ele disse para seus discípulos que, depois que isso acontecesse, Ele iria subir para o Céu, mas eles não ficariam sozinhos, porque Ele enviaria o Espírito Santo de Deus para morar com eles para sempre.

Isso realmente aconteceu. Depois que Jesus ressuscitou, Ele se encontrou com seus discípulos e soprou neles o Espírito Santo. O sopro de Jesus fez com que a vida de Deus entrasse em seus corações. Agora era Lá que Deus estaria para sempre. Vamos ver o que está escrito? Ao cair à tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, e apareceu no meio deles e disse-lhes: paz seja convosco! Então Jesus lhes mostrou as mãos com os sinais dos pregos e o lado onde enfiaram a lança. Os discípulos ficaram alegres ao verem o Senhor. Jesus disse outra vez: paz seja convosco assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: recebi o Espírito Santo. (Jô 20.19-22) depois disso, Jesus subiu para o céu.

O Espírito Santo é próprio Deus!

O Espírito Santo é Deus. Ele agora vive dentro dos corações de todas as pessoas que receberam Jesus nas suas vidas como Senhor e Salvador. Quando recebemos Jesus, é o Espírito Santo que entra em nossos corações.

Unidos para sempre

Depois que o Espírito Santo entra nos nossos corações, Ele nunca mais sai. Agora o nosso coração é a sua casa. Isso significa duas coisas muito importantes:

Estamos unidos com Deus para sempre.

Vejam essas duas massinhas. Cada uma tem uma cor diferente. Elas são duas, mas, depois que eu misturar, elas vão se transformar em uma só. Vejam!(misture as duas massinhas, até ficarem bem misturadas). Quando nos unimos com Deus, ficamos assim como essas duas massinhas que foram misturadas, nos tornamos um só com Ele. Agora, se eu tentar separar as duas cores, será possível? Vamos tentar? Peça a uma das crianças para tirar uma das cores. Depois mostre como as cores foram misturadas e como não se pode mais separá-las. Quando o Espírito Santo vem morar em nós, ficamos unidos com Deus para sempre. Ninguém mas pode nos separar.

O Espírito Santo é o nosso ajudador!

O Espírito Santo agora é o seu ajudador. Em tudo o que vocês precisarem, Ele vai ajudar. Vocês não precisam vê-lO, mas Ele vai estar com vocês sempre. Onde vocês for Ele vai junto. Ele nunca vai se separar de vocês. Agora vocês têm um amigo para sempre.

O Espírito Santo não é um amigo imaginário, como algumas crianças dizem que têm, sabem por quê? Vamos ver a diferença:

O Espírito Santo é real! Ele existe mesmo- O amigo imaginário é inventado;

O Espírito Santo é Deus, Ele veio do Céu- O amigo imaginário não vem de Deus;

O Espírito Santo é o seu companheiro e dá alegria- O amigo imaginário deixa vocês sozinhos e tristes;

O Espírito Santo tem poder para ajudar vocês de verdade- o amigo imaginário deixa vocês não tem poder nenhum;

O Espírito Santo estará para sempre com vocês, mesmo em momentos difíceis- O amigo imaginário desaparece quando vocês o mandam embora no Nome de Jesus.

Portanto, é importante que você saiba que o Espírito Santo é uma pessoa, Ele veio de Deus e agora mora no coração de todos que receberam a Jesus.

Ele é bom, é companheiro e vocês podem conversar com Ele todos os dias. Ele vai guardar vocês de todo o mal, Ele vai ajudá-los na escola e vai ensinar tudo sobre Deus para vocês.

Vocês nunca mais estarão sozinhos, vocês foram unidos com Deus para sempre!

Hora de conversar

Quem aqui tem um amigo do peito?

Quando vocês querem brincar, vocês lembram-se desse amigo primeiro ou de outros?

Por que vocês preferem brincar e passear com esse amigo?

Quem Jesus enviou do Céu para que não ficássemos sozinhos?

Quem é o Espírito Santo?

Onde o Espírito Santo mora?

Quem é o nosso melhor amigo?

Hora de brincar

Faça a mesma atividade que foi feita no quebra-gelo, agora com todas as crianças. Relembre o que foi feito no quebra-gelo e conduza para que as crianças façam a mesma coisa. Escolha a massa marrom para representar a criança e a amarela para representar o Espírito Santo. Faça os bonecos do mesmo tamanho. Coloque um de frente com o outro e peça para as crianças irem unindo os dois até se tornarem um só boneco. Em seguida forme pares com as crianças e peça para elas explicarem o que aconteceu.

Receita caseira de massa de modelar

3 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de sal

½ xícara de água

1 colher de chá de anilina em pó. (marrom e amarela)

1 colher de chá de óleo

Dissolva a anilina na água. Misture com a farinha e o sal. Vá acrescentando o óleo até dar consistência e não grudar mais na mão. A cor da massa depende da quantidade de anilina que você colocar. Se quiser mais forte coloque mais. Se a massa ficar mole é só colocar mais farinha. Para a massa não grudar embrulhe num pano úmido e coloque dentro de um saco plástico. A massa durará cinco dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário