Andressa

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lição 30 Jesus lava os pés dos discípulos

Texto Bíblico: João 13. 1-17

Versículo: Nisto conhecerão todos os que sois meus discípulos: se tiverdes amor um ao outros. (Jô 13.35)

Alvo: mostrar que servir é uma atitude de amor. Servir agrada a Deus, pois mostra nossos corações cheios de amor.

Quebra- gelo: Pergunte as crianças: quem já fez uma boa ação para alguém e achou que merecia uma recompensa por isso? Deixe-as falarem o que fizeram. Pergunte se elas receberam alguma recompensa pelo que fizeram. Explique rapidamente a importância de servir sem receber nada em troca. Algumas vezes, temos gestos bondosos para com outros porque recebemos ordem para isso, porque queremos que gostem de nós, ou porque, ao fazer essas coisas, podemos receber uma recompensa. Pouco antes do Senhor Jesus dar a sua vida por nós, ele ensinou aos discípulos uma lição muito importante sobre como e por que servir outras pessoas. Vamos descobrir o que Jesus fez para ensinar essa lição?

Contando a História

(leia o texto na Bíblia e explique com as suas próprias palavras)

Quem não serve não ama!

Jesus ensinou uma lição muito importante para os seus discípulos. Essa mesma lição vale para nós hoje.

Servir todo o tempo.

Naquela época, não havia carro ou avião para viajar de um lado para o outro, eles andavam o tempo todo a pé, portanto seus pés ficavam sujos e empoeirados e até rachados. Era costume lavar os pés das pessoas quando elas chegavam em casa. Mas esse era um serviço dos escravos. Quando uma pessoa ia visitar outra, ao chegar na casa, os empregados lavavam os seus pés, por causa da poeira. Era assim que os convidados eram recebidos. Não era um serviço bom de fazer, mas era necessário.

Jesus decidiu fazer um serviço de escravo para ensinar uma lição de humildade aos seus discípulos. Por isso, Ele lavou os pés de cada um.

Vocês sabem o que fazer para serem humildes?

Vocês podem aprender a serem humildes servindo aos seus irmãos. Isso agrada a Deus. Quem se humilha diante dos irmãos também se humilha diante de Deus.

Jesus era o filho de Deus, a pessoa mais importante de da terra e Ele serviu.

Servindo na célula.

Vocês também devem servir os irmãos na célula. Como? Oferecendo o seu lugar para outro se sentar, deixando o outro pegar o lanche na sua frente, oferecendo um pedaço do seu lanche quando alguém ficar sem lanchar, cuidando da casa no nosso anfitrião, não sujando o sofá, tendo o cuidado na hora de comer, não mexendo nas coisas dos outros, sendo educado ao entrar e ao sair, cumprimentando os donos da casa; se estragar alguma coisa, você deve consertar ou dar outra nova, ajudando a lavar os copos que ficarem sujos ou a varrer o chão do local da reunião, deixando a casa limpa. Tudo isso é servir.

Servindo em casa.

Na sua casa, vocês também devem aprender a servir às pessoas da sua família, não fiquem esperando ser servidos. Sirva! Lave os copos para a mamãe, guarde a louça, pendure a sua toalha para secar, guarde os seus sapatos; brinquedos, etc. Deus se agrada de quem serve! Jesus não apenas queria ensinar, Ele queria que os discípulos, a partir daquele dia, aprendessem a servir uns aos outros. Sabem por quê? Porque servir é uma prova de amor!

Servir é uma prova de amor!

Jesus lavou os pés dos discípulos, até mesmo de Judas, mesmo sabendo que ele iria traí-lO. Isso mostra que, quando vocês vão servir, vocês devem fazer isso mesmo que o seu irmão não mereça. Porque servir é uma prova de amor, assim como Jesus fez.

Nós não amamos só quem merece. Judas não merecia, mas Jesus lavou os pés dele também. A Bíblia diz que, se não amamos o nosso irmão que vemos, não podemos amar a Deus que não vemos. Quem é capaz de servir seu irmão também é capaz de servir a Deus. Pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê. (1 Jo 4.20)

Às vezes, seu amigo é muito chato, implica com você, e você acha que ele não merece, faça mesmo assim, sirva-o sem merecer, seja como Jesus! Assim você agradará a Deus e se tornará grande aos olhos do Senhor.

Quem não serve não ama, mas quem ama serve! Essa é a prova de que você é realmente alguém que segue a Jesus.

Hora de conversar

· Na época Jesus como eles iam de um lugar para o outro?

· Quando uma pessoa ia visitar a outra, qual era o costume do anfitrião?

· Porque Jesus lavou os pés dos discípulos?

· Servir é uma prova de que?

· A quem devemos servir?

Hora de brincar

Faça a brincadeira do seu mestre mandou.

Moral: Servir nem sempre é fácil, mas é importante, é prova de amor ao nosso irmão!

2 comentários: