Andressa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lição 37 A mentira não agrada a Deus

Texto bíblico: 27- 32; 22- 30

Versículo: “O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errada” Pv. 10.17

Alvo: Ensinar para a criança que o Senhor abomina a mentira.

Quebra-gelo: pegue um ursinho de pelúcia jogue para qualquer criança e pergunte, qual é o seu mais sonho. E assim cada criança faça o mesmo.

Introdução: Certa vez um menino fez uma coisa muito errada, e pensou se eu contar a verdade para a mamãe, certamente receberei o castigo, justamente naquele dia ele iria passar á tarde na casa de seu amigo. Artur teve muita vontade de deixar as coisas como estavam, afinal de contas a sua irmã já havia recebido o castigo mesmo e não ia mudar nada se ele falasse a verdade. Ele pensou: “Será que é certo mentir ou deixar de falar a verdade só de vez enquando? “A Bíblia conta a história de um homem que teve de um homem que teve que decidir entre falar a verdade.

Contando a História

Há muito tempo o casal Isaque e Rebeca tiveram filhos gêmeos. Esáu, o mais velho era muito peludo e gostava de caçar no campo. E o outro Jacó, era mais calmo, cuidava das ovelhas e gostava de ficar em casa. Naquela época, era costume, quando o pai estava velho, dar a benção da primogenitura para o filho que nasceu primeiro. Era uma benção especial que lhe dava o direito de receber uma herança maior do que a dos outros irmãos. Isaque já estava bem velhinho e quase não conseguia enxergar, mas conforme o costume chamou o filho mais velho. Qual era mesmo o nome dele? Rebeca ouviu tudo e percebeu que havia chegado a hora de Isaque dar a bênção especial para Esaú. Quando Esaú foi para o campo caçar, Rebeca disse a Jacó: “ Preste atenção e faça o que eu vou dizer: traga dois cabritos novos para eu fazer uma comida deliciosa para o seu pai, do jeito que ele gosta. Depois você leva a comida para o seu pai e ele dará a benção para você”. Jacó disse que o pai iria perceber, quando o apalpasse , pois Esaú era peludo e ele não. Rebeca disse para Jacó não se preocupar e fazer do jeito que ela estava dizendo. Jacó pegou os cabritos e deu para sua mãe. Ela preparou uma comida deliciosa, e vestiu Jacó com a roupa de Esaú, para o seu pai não estranhar o cheiro; cobriu as mãos e o pescoço de seu filho com peles de cabritos. Depois de tudo pronto, Jacó foi levar a comida para o seu pai, e disse: Meu pai. E Isaque perguntou: Quem é você, meu filho? Sou Esaú seu filho mais velho, respondeu Jacó. Vocês notaram alguma coisa errada nesse diálogo? Jacó mentiu para o seu pai e pegou o lugar de seu irmão.

Mentira é pecado e desagrada a Deus. Comprometa-se com o caminho certo. Jacó mentiu e sofreu por causa da mentira, aquele menino que falamos no começo da história, também ficou triste, porque sabia que havia pecado não falando a verdade para a sua mãe.

Ele foi para o seu quarto e pensou bastante se contava ou não o que havia feito. Então, com coragem, procurou a mãe elhe contou toda a verdade. Naquela tarde ele recebeu o castigo e não foi brincar na casa de seu amigo. Mas não ficou triste, pois sabia que havia tomado a decisão certa, e que Deus estava feliz com ele. A decisão certa é sempre falar a verdade e nunca mentir. E você, fala a verdade? Você pode pensar que falar uma mentirinha não faz mal. Para Deus não existe mentirinha. Mentir é pecado e desagrada a Deus, por isso, tenha coragem e fale sempre a verdade. Se você mentiu e ainda não pediu a Deus perdão , faça isso agora. (Ore com as crianças)

Hora de conversar

Qual eram os nomes dos gêmeos?

Qual era o nome da mãe de Jacó?

Qual era o nome do Pai de Jacó?

Porque Jacó mentiu?

O que aconteceu com Jacó por causa da mentira?

O que você aprendeu hoje?

Hora de brincar

Brincadeira: Telefone sem fio

Moral: Devemos falar exatamente o que ouvimos, sem mentira para aumentar a história.

2 comentários:

  1. adorei era o que eu precisava para minha aula. obrigado e parabéns pelo lindo trabalho

    ResponderExcluir
  2. obrigado eu pecisaa de algo mais para minha aula Deus abençoe

    ResponderExcluir